Todas as crônicas

Todas as crônicas Clarice Lispector

Resenhas - Todas as Crônicas

Isa 31/12/2023

Um dos melhores livros que já li! Todo fã da Clarice deveria ler, vc se sente muito próximo a ela como amigo mesmo. Vale muito a pena!!!

Dani 16/12/2023

Achei uma leitura interessante. Demorei um ano pra ler, comecei a ler querendo acabar rápido, mas enjoiei durante o percurso e fiquei meses com ele parado. Retomei e decidi ler um pouquinho cada dia e dai fez mais sentido, porque ai a leitura se tornou mais leve. De qualquer forma, nem tudo me fez ter vontade de continuar, já outros dava vontade de voltar a ler prestando atenção em cada detalhe. Como eu disse, foi uma leitura interessante.

Maylla.Nogueira 10/11/2023

Eterna Clarice
Meu primeiro contato com a autora, amei demais, descobri nela minha alma gêmea de sentimentos e pensamentos. Suas crônicas são relatos diários, tomados como seu refúgio, ela ama, odeia e sofre na mesma proporção.
O melhor desse livro é que não é uma história com começo, meio e fim, ela apenas escreve o que sente, na hora em que sente e suas palavras se tornam relatos tão profundos que quase escaneiam nossa alma, ela que escreve mas nós que sentimos, cada palavra, é escrita com a fome voraz de uma escritora que escreve com amor e por amor e não apenas para finalizar um trabalho.

Maria Luiza ð¦ 30/07/2023

Adiei o inevitável, mas finalmente fiquei órfã de Cartas, Contos e Crônicas de Clarice :( senti que deu uma decaída pela metade do livro, mas o finalzinho foi fantástico. O começo foi muito bom também. Clarice era pessoalíssima nas Crônicas. Continuarei relendo para sempre ?

ToniBooks 28/04/2023

O olho do furacão calmo
Em "Todas as Crônicas", publicado pela Editora Rocco, Pedro Karp Vasquez compila textos de Clarice Lispector, escritos, principalmente, para o Caderno B do Jornal do Brasil, de 1967 a 1977. Como não poderia deixar de ser, a variedade de temas e o elegante estilo hermético dão o tom da obra. Interessante ver a acidez de Clarice sendo diluída num periódico jornalístico, o que poderia ser antagônico...mas não é.

tinoco 16/04/2023

Tudo.
Não sei como começar, não sei como explicar a dimensão de uma forma simples. de início, importante mencionar que senti que estava enlouquecendo muitas vezes por causa da mente complicada e brilhante dela, mas deu certo!

adoro a clarice, amo sua espontaneidade e a forma como ela nunca abandonou isso. amo sua forma de expressão, sua atenção a pequenos detalhes. foi muito divertido ler e me reconhecer em 99% das palavras.

experiência única da vida, sinto que me mudou por completo em tantos aspectos que citar todos levaria uma vida inteira! sinto que tive meus devaneios compreendidos. simplesmente nada que eu disser vai se assemelhar com a imensidão de conforto que esse livro me proporcionou?

viterario 24/03/2023

97 POST-ITS
O livro é simplesmente incrível, porém entre as páginas 300 e 400 os textos começam a se tornar bastante cansativos e entediantes, além claro de em certo grau se tornarem repetitivos.

Icaro 07/09/2022

Muito interessante
Gostei do livro, acho que com as crônicas é possível entender melhor a mulher chamada Clarice. São vários pontos interessantes sobre a sua personalidade.

Flavio 29/05/2022

Clarisse é uma mestra em ser ela mesma. Todos podemos escrever como Clarisse, basta aprimorarmos a nossa amabilidade e, principalmente, sinceridade e não para com o leitor, mas para consigo mesmo.
Paloma Viricio 01/06/2022minha estante
Que lindo. Clarice, Diva!

Thais 27/05/2022

Fiz a escolha de ler esse livro beeem devagarinho. Ficou mais de um ano na minha cabeceira! E como foi proveitoso, de tempos em tempos, ter alguns escritos de Clarice Lispector nos quais mergulhar.
O principal ponto que me fez amar a leitura dessas crônicas foi conhecer um pouco mais da autora. Clarice, muitas vezes, falava de si e de sua vida, e dessa forma podemos descobrir um pouco mais sobre seus gostos, seus sentimentos, seus posicionamentos, e sobre as pessoas e coisas que ela admirava. Com isso, ela se aproximava do leitor, e por isso, não tem como não admirá-la ainda mais.

@thereader2408 18/05/2022

Você teria um minuto para ouvir a palavra de Chaya Pinkhasovna
"Todas as Crônicas de Clarice Lispector" é um volume que apresenta em uma só edição o trabalho em ordem cronológica que foi assinado por Clarice quando ela trabalhou para o Jornal Brasil (entre 1967 a 1973). Ideal para quem ainda não a conhece ou têm medo da escrita dela, ou para quem já conhece e quer saber mais sobre as opiniões da autora sobre os mais diversos assuntos.

Não se assuste com o tamanho do livro, mais de 700 páginas, é uma delícia ler os pensamentos íntimos de uma escritora que é praticamente uma entidade dentro da literatura brasileira. Em 2017, em uma edição parecida, eu li "Todos os contos" demorei quase um ano lendo, porque Clarice é Clarice e ter pressa por que? Diferente dos contos, que precisavam de um tempo maior de reflexão, o livro de crônicas fluiu muito bem, ainda é Clarice, mas um pouco mais acessível.

Oficialmente não temos uma biografia da autora, mas esse livro é o mais próximo que saberemos sobre seu cotidiano, posicionamentos políticos, gostos musicais e literários. Vemos também, escritos sobre a relação entre a autora e seus filhos, sua revolução interna, a busca do eu...Já no prefácio temos um vislumbre sobre como especial será o livro.

Marina Colasanti, outra escritora extraordinária, revela como foi seu encontro com Clarice, pois ela trabalhava no jornal e seria a responsável por receber seus textos. Marina nos conta sobre os pedidos que Clarice fez: Para não perder os textos, pois eram únicos, sem cópias. Imagine a responsabilidade!! E pediu também para que não mudasse nada em seus textos, nem as vírgulas.

O livro foi organizado por Pedro Karp Vasquez e Larissa Vaz fez a pesquisa textual. A obra é dividida em três partes: a primeira apresenta as crônicas publicadas no "Jornal do Brasil" e alguns textos que não saíram na coletânea "A Descoberta do Mundo". A segunda parte reúne textos publicados em outros veículos da imprensa, muitos inéditos em livro. A terceira parte recupera alguns textos do livro "Para Não Esquecer". Em resumo esta obra é uma reunião definitiva da produção de crônicas de Clarice Lispector para jornais e revistas e nós ganhamos de presente 120 textos inéditos.

@thereader2408

Ize 29/04/2022

Com esse livro tive uma pequena prova de como era a mente da Clarice Lispector funcional e é genial e complicada ao mesmo tempo. Ela consegue ser acelerada e prolixa ao mesmo tempo. A escrita dela é uma confusão deliciosa.

Safo from Lesbos 16/04/2022

O que dizer de Clarice?!
A gente ri, a gente chora, a gente questiona, uma mulher descobrindo o feminismo, mas ao mesmo tempo racista, gordofóbica e tudo mais que nem era questionado em sua época. (Não passo pano pra ninguém)

Marcinhow 31/01/2022

Crônista
Sou apaixonado por Clarice Lispector, já li seus romances e seus contos, mas ainda não tinha intimidade com suas crônicas.
Que grata surpresa, Clarice se mostra muito divertida e muito mais leve.