Dostoiévski

Dostoiévski Joseph Frank

Resenhas - Dostoiévski

Pedro Igor 08/10/2018

Não menos do que extraordinário!
Esta é talvez uma das melhores biografias de todos os tempos. Iluminando em tantos níveis! Frank magistralmente une biografia, história, ideologia e crítica literária para elucidar o pensamento de Dostoiévski. É tão bem escrito que a extensão de mais de 1000 páginas não deve intimidar os leitores considerando o conteúdo de altíssima qualidade. Você será muito mais capaz de compreender a riqueza das idéias de Dostoiévski e suas intenções.

Você compreenderá quais foram os princípios políticos, sociais, filosóficos e psicológicos que motivaram Dostoiévski e, em seguida, o livro traça essas idéias em suas principais obras. O que mais gostei dessa biografia é a maneira como Frank liga os pensamentos e crenças dos personagens de Dostoiévski às crenças que Dostoiévski abraçou e às quais ele se opunha fervorosamente. Graças a Frank, vejo agora o incrível gênio deste escritor que foi capaz de usar seus romances para apresentar uma certa visão de mundo e, ao mesmo tempo, criar personagens tão realistas, retratos tão vívidos de suas profundezas interiores. Se você gosta de escrever, você encontrará este livro inspirador e útil de uma forma muito prática, pois mostra como um grande escritor é capaz de transformar idéias em literatura. E então, claro, há a vida de Dostoiévski. O que esse homem não sofreu? Prisão na Sibéria, epilepsia constantes, dívida constante, pobreza, vício em jogo, mau casamento, humilhações públicas... Eu poderia continuar... É impressionante, apesar de tudo que ele passou, ele foi capaz de escrever esses livros! Frank mostra que o grande Dostoiévski encontrou uma maneira de derramar toda a sua confusão e todo o seu desejo, todo o seu remorso e sua esperança, todas as suas dúvidas e toda a sua fé em seus livros.

Agora também estou mais familiarizado com os debates ideológicos de seu tempo e seu papel crítico na história russa. Mesmo que você não leia o livro inteiro, eu recomendo os capítulos de cada um de seus romances. Porém, você definitivamente vai ganhar mais lendo o livro inteiro. Simplesmente brilhante!

Duchesse 12/07/2023

Uma das melhores biografias que já li!!
Dostoiévski foi o primeiro escritor que realmente me deixou uma marca profunda e me fez entender a diferença entre Literatura e livros.

Li ?Crime e Castigo? aos 15 anos e a sensação era a de ter tido acesso à uma realidade paralela, ao real mundo real. A realidade objetiva nunca mais foi a mesma depois de ter visto o mundo com os olhos de Dostoiévski.

Portanto, meu interesse em ler sua biografia era grande e não me decepcionei. O livro é incrível e vai muito além da narrativa dos acontecimentos da sua vida. Além de ser uma verdadeira aula de História, o livro nos faz entrar em contato com o pensamento da intelligentsia russa do século XIX e das motivações de Dostoiévski por trás de cada uma das suas obras. Sua profunda crença na fé cristã ortodoxa, suas críticas ao catolicismo romano e à civilização europeia, aos niilistas, ao socialismo que então despontava...

Suas ideias e percepção do mundo são mais atuais do que nunca! Dostoiévski é instigante, provocador; suas obras são atemporais por tratarem de questões humanas sempre presentes. Poucas pessoas conheceram tão bem a psique humana quanto ele, tanto é que podemos ver a concretização de algumas das suas ?previsões? nos dias de hoje.

Aconselho esse livro para quem ama sua obra, para aqueles que ainda não a conhecem (vão aproveitar muito mais depois de terem lido sua biografia) e para aqueles que gostam de História em geral. Um livro imperdível para os amantes da grande Literatura!
GIPA_RJ 26/07/2023minha estante
Excelente resenha , Karin.
Li Crime e Castigo somente no ano passado , acredita? Passei antes por outros livros dele

Duchesse 26/07/2023minha estante
Leia essa biografia, Gian - a obra dele fica ainda mais profunda quando compreendida dentro do contexto no qual foi escrita. Estou lendo agora ?Os Demônios?, mas tenho vontade de ler/reler todos os livros dele!

GIPA_RJ 27/07/2023minha estante
Boa dica. Não sei , eu sempre me identifiquei mais com Tolstoi : tudo o que li daquele me marcou mais.
Uma coisa é fato para mim : a história de vida , a trajetória destes caras me fascinam e me impressionam infinitamente mais do que seus romances.
Suas obras refletem naturalmente toda esta riqueza interiorr e seus ptofundos entendimenos do ser humano .

Leila 02/08/2023

A biografia de Dostoiévski escrita por Joseph Frank em volume único é simplesmente fantástica, capaz de transportar o leitor para a profunda alma do escritor russo. Ao finalizar a leitura, eu estava aos prantos ( o que é raro mas acontece sempre, rs), imersa em uma experiência intensa que me aproximou ainda mais desse notável autor e do seu doloroso caminho.

Assim como na biografia de Van Gogh pela qual sou apaixonada e que também me destruiu, a vida de Dostoiévski é retratada com grande sensibilidade, revelando as agruras, as tristezas e as adversidades enfrentadas por esse gênio literário. Sua vida foi permeada por inúmeras dificuldades, e a narrativa habilmente construída por Frank não deixa espaço para ignorar a magnitude da dor que ele enfrentou ao longo de sua trajetória.

Dostoiévski, um homem à frente de seu tempo, foi capaz de transcender as convenções e preconceitos de sua época, trazendo à tona questões profundas e desconfortáveis sobre a natureza humana. Seus personagens complexos e emocionalmente perturbados refletem a sua própria luta interior, conferindo às suas obras uma autenticidade rara e tocante.

Contudo, a biografia também ressalta que Dostoiévski não era um ser humano perfeito, como qualquer pessoa. Suas falhas e fraquezas são expostas de maneira honesta, e isso só aumenta o seu impacto na história da literatura e sua relevância como figura humana.

Um dos aspectos tocantes da narrativa é a dedicação apaixonada de Dostoiévski pela família e por seu país. Suas relações pessoais, especialmente com sua amada esposa e seu irmão, revelam um homem compassivo e atencioso, que encontrava na família o alicerce para enfrentar os desafios do mundo exterior.

A sensação de estar diante de uma vida triste e desgraçada é inevitável, e é surpreendente como a empatia pelo biografado só cresce a cada página lida. A dor, o sofrimento e as dificuldades que permearam a vida de Dostoiévski deixam uma marca profunda em qualquer leitor sensível, tornando-o mais do que um simples autor admirado, mas uma figura complexa e real, cujas emoções ecoam através das décadas.

Terminar a leitura dessa biografia exigiu uma pausa para respirar, tamanho foi o impacto emocional que deixou. É um livro que toca a alma e que já vai pra lista dos favoritos da vida.

Enfm e por fim, e correndo o risco de ser repetitiva, mas quero ser enfática, a biografia de Dostoiévski por Joseph Frank é uma obra-prima que mergulha nas profundezas da alma de um dos maiores escritores de todos os tempos. Sua vida trágica e sua dedicação à literatura e à humanidade são retratadas com maestria, conquistando o coração de quem se aventura em suas páginas. É uma leitura que toca e transforma, deixando uma marca indelével e reforçando a importância de Dostoiévski como um ser humano "humano" e notável para a história da literatura e da humanidade.

Adriano.Santos 13/01/2020

Ótimo para ler durante a leitura das obras ou após ler todos (ou os principais) pare entender como um gênio cresce e cria algo que atravessará séculos.

Nina 11/09/2022

Biografia, crítica literária e jornalismo histórico
Prosseguir com a leitura das obras ou recomeçar desde o início? Essa é a dúvida após ler este trabalho de reconstituição histórica monumental de Joseph Frank.

Longe de "apenas" retratar fatos da vida de Dostoiéviski, esta narrativa situa e analisa cada obra de maneira indissociável do momento vivido pelo escritor e toda a Rússia. e è tocante acompanhar todas as adversidades que o escritor enfrentou ao longo de toda a vida e ainda conseguiu criar obras magníficas e eternas.

Entende-se que as obras de Dostoiéviski não existem apenas por si, mas como o retrato e/ou resposta à efervescência político-cultural do país e da Europa do final do século XIX.

Dostoiéviski não apenas relatou, mas ativamente buscou infuenciar os acontecimentos filosóficos, políticos e culturais da Rússia e em parte conseguiu, mesmo que tardiamente (olá, Putin!).

Foi uma jornada com muitas surpresas, algumas muito difíceis de assimilar, mas se houve descobertas decepcionantes, o balanço foi positivo: diminuiu o homem, porém engrandeceu enormemente o escritor e a obra.

Carlos 24/03/2023

Uma vida trágica!!
Meu Deus!! Que tragédia foi a vida do Dostoiévski. Mas tudo o q ele passou não deixa de ser inspirador. Acabou sendo um exemplo de labuta.

O seu processo de conversão foi espantoso e ao mesmo tempo transcendente.

Um livro completo!