A Casa Dourada

A Casa Dourada Salman Rushdie

Resenhas - A casa dourada

Ronan 02/03/2024

“A moralidade veio antes da religião, e a religião foi a forma que os nossos antepassados encontraram de responder a essa necessidade inerente. E se fosse assim, então seria perfeitamente possível levar uma vida boa, ter um forte senso de certo e errado, sem nunca deixar Deus e suas harpias entrarem na sala.”

Gostei muito da narrativa do Salman, com certeza irei ler mais livros dele.
O livro tem muitas referências, até achei muitas delas ótimas, mas fica um pouco cansativo também, mesmo assim foi uma ótima leitura.
mpettrus 03/03/2024minha estante
Resenha Perfeita!!! ??????

PietA0 02/03/2022

A casa dourada
Livro com uma história que parecia ser interessante no início, mas que possui uma narrativa lenta e muito confusa. Além disso, a história é muito enrolada, nada acontece por vários capítulos e todos os acontecimentos ocorrem do nada e possuem muitas explicações que só fizeram com que eu me perdesse na narrativa.

Fernando.Dias 20/10/2020

Não entrega o que promete
O que me atraiu a ler este livro foi a fama do autor e a sinopse, que promete uma estória movimentada, com toques de intriga, suspense, mistério e discussões políticas. Entretanto, não é bem assim. A trama é superficial e o final previsível. Há uma excesso de referências que vão desde arte clássica, filosofia, até música pop e filmes de super-herói. Praticamente uma referência por página, numa espécie de auto-promoção do vasto conhecimento cultural do autor. Os destaques positivos ficam por conta de uma discussão sobre a história política recente da Índia e uma interessante metáfora associando a ascensão de Trump à Casa Branca a uma bizarra estória em quadrinhos, na qual o público escolhe (conscientemente?) o vilão.

Camila Faria 03/01/2019

Nero Golden é um bilionário misterioso, que se muda para uma mansão no Greenwich Village em Manhattan com os três filhos adultos (e igualmente enigmáticos): Petya, Apu e D. A presença feminina na casa fica por conta da jovem russa, marcante e ambiciosa, Vasilisa Arsenyeva, que conquista o coração de Nero, tornando-se a soberana da casa. Quem narra a história é René, o vizinho cineasta de Nero que, com a desculpa de fazer um filme sobre os Golden, acaba se envolvendo intimamente nas questões mais problemáticas da família. Rushie constrói uma espécie de épico norte-americano moderno, misturando elementos mitológicos com cultura popular (especialmente referências cinematográficas, uma vez que o narrador é um jovem cineasta) e expondo as excentricidades e caprichos da bolha dos milionários nos EUA. O livro também é recheado de referências políticas atuais: começa no dia da posse de Barack Obama e acompanha a disputa política entre dois candidatos caricatos (com destaque para o “vilão” grotesco, claramente inspirado no Donald Trump). Um desses raros casos em que um autor escreve um livro sobre o momento exato em que ele está sendo escrito, com discussões super relevantes sobre política, pós-verdade e identidade de gênero, entre outros temas.

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-24/