O Condenado

O Condenado Graham Greene

Resenhas - O Condenado

jessyroux 06/03/2024

Razoável
"O Condenado" de Graham Greene é uma obra que apresenta uma narrativa intrigante e bem construída, com uma atmosfera sombria e carregada de tensão. No entanto, falta desenvolvimento dos personagens secundários, que podem parecer unidimensionais em comparação com o protagonista. Além disso, a trama pode se tornar um pouco previsível em certos momentos, especialmente para leitores familiarizados com o estilo narrativo de Greene. A profundidade psicológica do protagonista, embora fascinante, também pode deixar algumas lacunas no entendimento de suas motivações e conflitos internos. Mas apesar disso, "O Condenado" ainda é uma leitura envolvente que oferece uma reflexão intrigante sobre temas como culpa, redenção e os limites morais da ação humana.

skuser02844 17/07/2023

Maravilhoso, como sempre
Escolhi este livro para ser meu livro de junho do desafio MSL, que seria um livro que falava sobre decisões difíceis porque na sinopse dele fala que o protagonista, Pinkie Brown (falaremos mais sobre esse nome logo, logo) era um garoto, líder de gangue que comete vários crimes enquanto lida com uma moça apaixonada, enfrenta dilemas morais de um casamento sem a bênção de Deus e tenta conquistar o respeito do resto da máfia... Mas não é exatamente isso que encontramos aqui. Os fatos sim, mas os dilemas do protagonista são diferentes dos que a sinopse leva o leitor a pensar.
Pinkie Brown é um nome interessante, ao olhar pra ele você enxerga duas cores rosa (pink) e marrom (brown) e vai mostrar muito bem a dualidade desse personagem, o rosa representando sua ingenuidade e, em certo sentido, inocência, sendo um jovem de 17 anos, ainda totalmente imaturo nas questões adultas em sua essência, com a aversão ao sexo de uma criança que ouviu falar mas tem a estranheza e repulsa comum da infância (que vem se perdendo, mas que é importante para manter a pureza). E o marrom representando o homem bruto e sujo que ele tenta se provar ser, que comete crimes e despreza a tudo e a todos.
O livro começa com a perseguição de Hale, um jornalista que tenta fugir da punição que Pinkie e seu bando planejam para ele, nessas tentativas ele vai conhecer Ida Arnold, que já aviso que é a melhor personagem do livro, com larga vantagem... Enquanto anda com Ida, que é uma espécie de prostituta, mesmo que não seja exatamente isso, para usá-la como escudo, já que não vão atacá-lo tendo uma testemunha vemos seu desespero crescer, e em um breve momento de ausência da parte de Ida, Hale encontra seu fim. Ida então vai passar o restante do livro investigando o que aconteceu com Hale, mesmo que sua morte tenha sido considerada como "causas naturais".
Para encobrir esse crime, o bando de Pinkie deixa algumas pistas falsas que acabam envolvendo Rose, uma garçonete de 16 anos que acaba desenvolvendo uma paixão doentia por Pinkie, que para calá-la resolve se casar com ela, mesmo com todo o desprezo que ele sente por ela.
Vários crimes são cometidos e muitas conversas extremamente interessantes são construidas. É um livro lento (como todos os do autor que li até hoje), que vai passear nos temas comuns de sua obra, a crença, muitas vezes distorcida, e a decadência do ser humano. Vai falar muito sobre a dualidade, a vida de aparências, a paixão doentia e obsessiva da juventude. Sobre como a verdade, muitas vezes, é bem diferente do que é mostrado, além de sentimentos reprimidos e a barganha com a fé, Pinkie se diz católico, apesar de acreditar muito mais no inferno do que no céu:
"'Claro que é verdade!', disse o Garoto. 'Que mais poderia haver? [...] Pois se é a única coisa aceitável! Esses ateus não sabem nada. Está claro que existe o inferno. Chamas e maldição, [...] tormentos.' 'E o céu também', disse Rose com ansiedade, enquanto a chuva caía interminavelmente. 'Ah! Pode ser, pode ser...'"
Em vários momentos Pinkie se lembra do que um padre lhe disse uma vez, que entre a cela do cavalo e o chão um jóquei tem tempo de se arrepender e ser perdoado se esse arrependimento for real, então ele vive a sua vida da pior forma possível, satisfazendo desejos que nem são realmente dele pensando que nos segundos que antecederão sua morte ele poderá se arrepender e não ir para o inferno.
O livro tem um clima sombrio que vai durar até o fim da história, se tornando ainda mais obscuro conforme as páginas vão passando até chegar ao final que é bastante cruel, algumas coisas eram previsíveis enquanto outras nos deixam com um gosto amargo na boca.
Um livro cru, corajoso e indigesto, mas que nos faz refletir sobre como levamos a nossa vida e quantas vezes ignoramos a realidade achando que haverá tempo para corrigir nossas rotas, mostrando que há muito lobo em pele de cordeiro, e que as vezes nós é que somos o lobo.

gabrielareislr 24/04/2021

um livro que não gostei
O condenado é uma história com temáticas que na época que comprei me pareceu interessante, isso foi a uns 5 anos atrás, mas quando li a orelha do livro em janeiro eu ainda tive um interesse despertado a ler esse livro, gostaria começar dizendo que eu não gostei do livro, mas isso não significa que seja ruim, porém tenho pontos a criticar o livro, que não fez o meu gosto, mas tem seus pontos negativos.
- Os personagens pareciam não ter verdadeiras motivações para o que queriam e estavam fazendo, principalmente os que buscavam '' justiça '', por conta disso, não gostei de nenhum.
-A relação entre as gangues era algo que esperava que seria abordada de forma que você se aproximasse em relação a esse mundo mas, não achei que foi o que ocorreu.
Por fim, gostaria de ressaltar que passei raiva com o livro, e por mais que eu não tenha gostado, o final é a prova da acidez que o personagem principal tem, e eu não poderia esperar uma atitude diferente da que ele teve, até ri, uma risada nervosa de eu não acredito que estou lendo isso.
rossini 24/04/2021minha estante
Obrigado por compartilhar sua experiência do livro, gostei que pontuou o que não te agradou, e parabéns por mais uma leitura ?

Shadai.Vieira 26/06/2019

Excelente!
Como pode estar com média inferior a 4 estrelas?
É muito mais que um romance policial.
Os bandidos são os personagens principais, sendo que o protagonista é o egocentrismo em pessoa. Uma nuvem carregada o persegue pela história toda, envolvendo todos à sua volta, inclusive a mais "inocente" das personagens.
A história aborda temas como culpa, pecado, casamento e traição, de forma natural.
Um clássico!
skuser02844 16/07/2023minha estante
Concordo que essa média está meio baixa, não é um cinco estrelas para mim, longe de ser o melhor que li do autor, mas é fenomenal