Sobre a imortalidade de Rui de Leão

Sobre a imortalidade de Rui de Leão Machado de Assis

Resenhas - Sobre a imortalidade de Rui de Leão

rogerbeier 28/12/2023

A necessidade da morte
Contos em que o imortal Machado de Assis trata dos inconvenientes da imortalidade e da necessidade da morte. Chama a atenção como nessa obra de literatura do século XIX já se percebem alguns dos clichês que foram grandemente explorados por filmes de sci-fi dos séculos XX e XXI. Para citar apenas exemplos, me vieram a cabeça partes de O feitiço do tempo, O homem bicentenário e, até mesmo, de volta para o futuro. Vale a leitura!

anaartnic 12/12/2022

Similia similibus curantur
Este livro une dois contos de Machado e Assis: Rui de Leão e O imortal, são a mesma história, porém contada por pessoas diferentes.

Rui de Leão é casado com uma mulher indígena e vive junto à tribo, o pai de sua esposa cai doente maa antes de morrer lhe revela um segredo: Um elixir da imortalidade. Rui de Leão não acredita na história, porém ao cair doente arrisca e toma este elixir. Sim, ele funciona (pelo título do livro, isso não é spoiler algum kk).

O primeiro conto acompanha este acontecimento, a vida imortal de Rui de Leão e os seus desdobramentos. Já o segundo é este acontecimento narrado pelo filho de Rui de Leão aos seus dois amigos.

O Machado de Assis éum escritor genial, a maneira que ele narra as histórias possui um estilo muito próprio e envolvente, há um tom sarcástico que de alguma forma suscita sempre a dúvida. E o final não poderia ser melhor.

É uma obra que é considerada uma certa fase embrionária da ficção científica brasileira, ainda que com um teor "xamânico" relacionado à mitologia indígena, aborda um pouco da homeopatia e seus princípios.

Recomendo a leitura, leiam a história deste imortal escrita pelo imortal Machado de Assis.

Cris 05/09/2022

Machado de Assis e a ficção científica

Dois contos que contam versões diferentes, e que se completam, da mesma história.

Nemec 22/08/2022

Uma boa história
Neste livro temos 2 contos de Machado de Assis contando a mesma história: um homem, Rui de Leão, nascido no século XVI adquire a imortalidade e passa a viver diversas passagens da história e enfrentando os desafios de ser imortal. Um conto empolgante e muito bem escrito, digno de Machado de Assis.
Vale a pena ler. Mais um livro que leio na plataforma Biblion.

Celi Gomes 05/06/2022

Uma leitura gostosa e fluída. Gostei da forma como Machado escolhe contar a história de Rui de Leão. Uma parte contada por ele próprio e outra pelo filho que ao narrar a história do pai acaba preenchendo lacunas e elucidando eventos que o pai não havia mencionado.

Sofia 09/01/2022

Nessa história de Machado, vamos conhecer o europeu Rui Leão, que em uma de suas viagens para o Brasil conheceu uma índia e se apaixonou por ela. Casaram-se e Rui foi aceito na aldeia de esposa. Certo dia, o pajé da aldeia estava muito doente e sentia que iria falecer. Chamou Rui Leão e mostrou para ele um dos seus grandes segredos, um elixir que poderia conceder a imortalidade. Rui apressou-se em fazer o pajé beber o elixir, mas não era isso que ele queria, ele queria presentear Rui com a imortalidade. O personagem ignorou aquela bebida por muito tempo, até que um dia muito doente via a morte de perto e decidir beber. A partir de então, tornou-se imortal. Assim, vamos acompanhar a jornada desse personagem que nunca envelhece tentando dar um sentido para a imortalidade.

Mais uma obra impecável de Machado. Quanto mais conheço do autor, mais me encanto. Confesso que nunca ouvi falar muito sobre esse livro, então fiquei muito feliz de conhecer essa história. Machado, como sempre, trazendo suas críticas extremamente intrínsecas na obra. Afinal, qual o sentido de viver tanto? Para que é necessário se tornar imortal, sendo que todos que amamos vão embora? Para quem ainda não conhece o autor, fica me indicação. Um livro muito fácil de ler e de leitura super rápida, mas que ao mesmo tempo nos envolve e nos prende de início ao fim.

anselmo.pessoal 29/12/2021

Nem tudo que um grande escritor escreve é bom!
Ficção científica por Machado de Assis!!!!
Uauuuuu? tem de ser no mínimo bom.
Que decepção!
Uma premissa interessante que se perde em inúmeras repetições de uma mesmice entediante.
A partir da metade do conto só queria que acabasse!
Mais um daqueles, cuja lista já está ficando longa, que não proporcionam prazer durante nem depois de lidos.
Espero que outros gostem.
Ah, ia me esquecendo. O prefácio de Roberto de Sousa Causo trás um excelente resumo da história da ficção científica no Brasil. Uma pena que seja tão resumido.

lorena 31/07/2021

F*DA
Mais um motivo para amar e admirar Machado de Assis, além das obras mais conhecidas. Esse livro ajuda a analisar o autor sob outra ótica, afastada da ideia de que Machado de Assis é chato, só usa linguagem difícil e não dá para entender suas propostas. Duas obras incríveis imersas na ficção científica, comprovando mais uma vez que o cara sempre esteve à frente do seu tempo.

Jô Santos 16/03/2021

Das origens da ficção científica no Brasil
Nesse livro temos juntos as duas versões de uma mesma história: a vida do grande imortal Rui de Leão. São dois contos de Machado de Assis escritos com 10 anos de diferença e que contam uma mesma história de pontos de vista diversos.
Na primeira versão "Rui de Leão" temos a história do grande imortal brasileira contada em terceira pessoa, essa narrativa acaba por focar em alguns momentos específicos dos 200 anos de vida do nosso imortal. Já no segundo, intitulado "O imortal" conto temos a história sendo narrada segundo o ponto de vista do último filho de Rui de Leão, temos mais detalhes sobre outros momentos da vida dessa figura, sua vida se entrelaça com alguns fatos da história mundial e vemos muito mais de suas conquistas amorosas. É possível notar algumas divergências entre as duas versões.
O livro também trás um ótimo prefácio sobre os contos e a ficção científica no Brasil (sugiro ler depois de terminar os contos). Achei esse texto muito bom e fiquei com vontade de me aventurar mais por esse gênero nacional.
É legal a forma como a imortalidade é tratada por Machado, como algo que se torna uma verdadeira maldição com o passar do tempo. Como sempre Machado traz em seus textos uma ironia que lhe é inata e que molda suas críticas sociais.

Natália | @tracandolivros 22/02/2021

Sobre a imortalidade de Rui de Leão
Um clássico de Machado de Assis, foi um conto que deu muito o que falar sobre o tempo, a imortalidade, as conquistas e desejos dos humanos, além da exploração indígena.⁠
Não tem uma escrita muito complexa, então pra quem nunca leu nada do autor pode ser uma boa, porque é bem rápido de ler.⁠

site: https://www.instagram.com/p/CLfPdYuD5ul/

Ana Luiza Silva 08/02/2021

Pela capa, achei que seria uma releitura do conto "O imortal", de Machado de Assis, mas o livro apenas reúne este e mais outro conto, "Rui de Leão", e traz um contexto histórico da ficção científica em solo brasileiro, datando Machado de Assis como o seu precursor.

O tema da imortalidade sempre me chama muito a atenção nas histórias que leio, sejam fantásticas, dramas ou ficção científica, pelos dilemas íntimos que lhe acompanham: pelo que vale viver para sempre? O que se pode fazer quando se tem a eternidade?

Machado de Assis, em dois contos, descreve os caminhos tortuosos mas, por vezes, divertidos de um personagem que adquiriu a imortalidade mas depois de séculos de tédio e solidão quer morrer. Só que não consegue. O bruxo da literatura brasileira escreve de maneira que nos cativa e nos estimula a pensar na própria natureza do que é ser humano e observar a sociedade passando diante dos seus olhos enquanto você permanece lá, sem mudar.

No fim das contas, imortal mesmo é Machado. Vida longa ao bruxo!

Gilmar 19/01/2021

Boa leitura, não foi nada excepcional mas trás boas reflexões, como saber viver sem temer a morte já q é algo q todos iremos passar, e saber valorizar até mesmo esse momento.

Não se pode viver para sempre mas ainda q fosse possível, essa experiência pode não ser tão boa.

A verdade é que você pode viver para sempre todos os dias, é só saber viver.

fev 13/01/2021

A primeira versão do conto é muito superior que a segunda. Pelo menos eu curti muito mais do que a segunda versão que no caso é narrada pelo filho de Rui de Leão.

Machado disse que a imortalidade é entendiante. Devo concordar com ele. Se a gente que não vive nenhum século direito vive em tédio, imagina quantos tédios viveríamos sendo imortais?

Fernanda Sleiman 16/10/2020

Muito bem