Introdução à Teologia Bíblica

Introdução à Teologia Bíblica Graeme Goldsworthy

Resenhas - Introdução à teologia bíblica

Jonas.Pessoa 28/03/2024

Se quer amar teologia bíblica, comece por aqui
Sempre achei as teologias sistemática, histórica, filosófica e aplicadas fantásticas, pois entendia seu uso. Mas toda vez que tentava entender a TB, ficava vagando. Isso até conhecer essa obra maravilhosa, que foi leitura obrigatória no seminário que estou cursando, até o momento desse resenha.

Goldsworthy vai não apenas mostrar que se trata de uma teologia que mostra a unidade da Bíblia, mas como Cristo está impregnado nela por inteiro. Além disso, a TB se concentra em mostrar a progressão da história da redenção de modo a vermos padrões que se repetem desde o Éden até os dias de Jesus, mas nunca fizemos a relação.

A TB me fez olha para a Palavra de Deus com uma cor que nunca tinha visto antes. Some a esse fato a escrita maravilhosa e o esforço do autor em ser didático, o que consegue em mais de 90% da obra. Eu recomendo demais para quem deseja aprender sobre algo que não deveria ser apenas para seminaristas como eu, mas pra todo cristão que precisa aprender a ver seu Salvador unificando a palavra de Deus de modo pleno.

Vale a pena!

Pedro 08/03/2023

Livro muito bom, com linguagem simples e clara, de forma que un leigo como eu consegue entender. Ótima introdução

Kendi.Hashimoto 19/05/2022

Otimos livro para novos convertidos
Nao so para novos convertidos mas para todas as pessoas que desejam aprender mais sobre a unidade da biblia e o evangelho de Cristo, aprendi muitas coisas e me abencoou bastante essa leitura.

Lucas 17/12/2021

Graeme Goldsworthy - Introdução à teologia bíblica - RESENHA
Graeme Goldsworthy – Introdução à teologia bíblica.

Eis aqui o livro perfeito para iniciar qualquer cristão na disciplina da Teologia Bíblica (TB), mas não só isso. O livro de Goldsworthy trata de todos os temas fundamentais das Escrituras, à luz do Evangelho (e isso é importante para o autor), em uma linguagem que até um adolescente absorveria o material por inteiro.

Não se trata de uma TB muito profunda, muito menos exaustiva. Como o título diz, é uma introdução à disciplina. Mas essa é a única introdução à TB que alguém precisa. A partir daqui, já se pode entrar no assunto de forma mais profunda com segurança.

Mesmo para quem nunca leu nada de TB, o livro não trará nenhuma dificuldade, pois o autor traz os assuntos com explicações extremamente concisas e simplificadas. E melhor: soa como uma Teologia Sistemática. Ou seja, soa como se ele apenas estivesse separando tópico por tópico, doutrina por doutrina, e explanando sobre elas.

Além disso, todo o conteúdo está fundamentado de forma muito consistente na mensagem do Evangelho. E o autor é muito claro em não estar usando o termo “evangelho” de forma genérica (para se referir à fé cristã no geral), mas sim para falar especificamente da mensagem que, conhecendo-a e crendo nela, pessoas são salvas.

Se você não tem certeza de qual é a mensagem do Evangelho, você precisa ler esse livro. Se você já crê no Evangelho e não tem dúvidas, esse livro te ajudará a olhar para a Bíblia como um todo, e mais especificamente o Antigo Testamento, agora como Escritura Cristã, à luz da obra de Cristo.

O livro tem um formato excelente também para ser usado em grupos de estudo, escola bíblica e até mesmo células.

Graeme Goldsworthy – Introdução à teologia bíblica.

Leia mais em: www.editoramentecrista.com

site: https://editoramentecrista.com/graeme-goldsworthy-introducao-a-teologia-biblica-resenha/

Marcio 09/12/2021

Apesar de ser uma introdução, esse livro é profundo e muito didático.
Uma leitura leve e bem interessante. O autor consegue explorar o "fio da meada" dos dois testamentos.

Pão 26/07/2021

Obra de referência
Um panorama unificado da grande história bíblica
Neste excelente livro, o autor apresenta uma boa introdução ao tema da teologia bíblica.

Muito lêem a Bíblia mas não conseguem compreender a sua mensagem de uma forma ampla e unificada com toda a variedade dos gêneros literários que encontramos na Bíblia. Muitas são as histórias e os relatos que vemos nas Sagradas Escrituras. Mas como uni-las? Como entender a grande mensagem de toda a Bíblia? Essa é a tarefa da teologia bíblica.

Com o tema unificador do Reino de Deus, o autor mostra como o tema é desenvolvido em toda a Bíblia. A mensagem de toda a Bíblia é exposta mostrando como Deus se apresenta como o Senhor que reina, que cria o seu povo e toda a ordem de sua criação e que regenera esse povo e essa criação para uma eternidade consumada.

Vale a pena a leitura e o estudo. Atende a todo tipo de público: o mais leigo, que pode conhecer de forma abrangente e unificada a mensagem da Bíblia e também o estudioso já iniciado na teologia bíblica, que pode verificar neste livro um bom método e tema para o estudo geral da mensagem bíblica.

Uma obra de referência e para constantes consultas durante a nossa vida de estudo e conhecimento da Palavra de Deus.

Edmon Santos 11/01/2021

Recomendo.
Se todo cristão lesse obras como essa, muitos problemas que encontramos por aí seriam resolvidos. Um estudo de Teologia Bíblica se faz necessário para que possamos entender o todo da história da Redenção, evitando erros que separam um testamento do outro ou ideias erradas do ser de Deus. Esse livro é uma excelente introdução ao tema; possui linguagem acessível sem perder a profundidade.

Matheus Alves Carmo 23/04/2020

Uma ótima introdução teológica
O livro tem uma linguagem bem acessível, mostrando um panorama sobre o evangelho desde o antigo testamento.
Os temas não são tão aprofundados, nós instigando a pesquisarmos e buscarmos mais por conta própria, nos dando guias e sugestões de leituras, e instigando com perguntas.

Thiago.Batista 06/02/2020

null
O autor vai mostrar como a Bíblia toda fala de um assunto, o Evangelho. Uma ótima introdução, leitura fácil e bem esclarecedora.

Ricardo 03/01/2020

Uma boa introdução
"Resumo", creio, é a palavra de destaque deste livro. Ele funciona quase como um resumo da Bíblia, especialmente do AT. Cada capítulo vem acompanhado de resumos, quadros e esquemas que permitem uma leitura mais rápida, sem a preocupação de ter de sublinhar os pontos mais importantes. Se desejar retomar o livro, basta ler os próprios resumos da obra. Serve bem ao seu propósito.

Gilmar.Melo 18/10/2018

Um panorama unificado da grande história bíblica