Conan, o Bárbaro - Livro 2

Resenhas - Conan: O Bárbaro, Volume 2

1 | 2 | 3 | 4

ATHOS 01/04/2024

Um Ladrao, Um guerreiro, Um Rei, Um Barbaro,

**Conan, o Bárbaro**, de Robert E. Howard, é um clássico da fantasia heróica que continua a cativar leitores até hoje. O segundo volume da série, publicado pela Pipoca & Nanquim, reúne sete contos que narram as aventuras de Conan em sua juventude, enquanto ele perambula pelo mundo em busca de fortuna e glória.

**Ação trepidante e narrativa envolvente**

Os contos do livro 2 são marcados pela ação trepidante e pela narrativa envolvente de Howard. Conan enfrenta diversos desafios, desde piratas sanguinários e feiticeiros malignos até monstros terríveis e criaturas de outros mundos. A escrita de Howard é vívida e detalhada, transportando o leitor para a Era Hiboriana, um mundo de fantasia brutal e violento.

**Personagens memoráveis**

Além de Conan, o livro apresenta uma série de personagens memoráveis, como Bêlit, a Rainha da Costa Negra; Amalric, o mago; e Valeria, a guerreira. Cada personagem tem sua própria história e personalidade, o que contribui para a riqueza do universo criado por Howard.

**Temas universais**

Embora seja ambientado em um mundo de fantasia, **Conan, o Bárbaro** explora temas universais como a busca por identidade, a luta contra o mal e o poder da amizade. As histórias de Conan são atemporais e continuam a ressoar com leitores de todas as idades.

**Edição impecável**

A edição da Pipoca & Nanquim é impecável. O livro possui capa dura com ilustração de Frank Frazetta, acabamento de luxo com sobrecapa de acetato e fitilho, marca-página no formato da espada do clássico filme de 1982, ilustrações de artistas consagrados como Mark Schultz e Gary Gianni, galeria de capas originais e extras com contos inéditos.

**Conclusão**

**Conan, o Bárbaro: Livro 2** é uma leitura imperdível para fãs de fantasia heróica. As histórias de Conan são emocionantes, envolventes e atemporais. A edição da Pipoca & Nanquim é impecável e faz jus à obra-prima de Robert E. Howard.

**Recomendo este livro para:**

* Fãs de fantasia heróica
* Leitores que apreciam ação e aventura
* Amantes de histórias épicas

* Personagens memoráveis
* Temas universais
* Edição impecável

**Pontos fracos:**

* Algumas histórias podem ser consideradas repetitivas
* A violência pode ser perturbadora para alguns leitores

Lucas1894 01/02/2024

Conan total!
Conan é um personagem muito bom, apesar de nesse livro repetir vários momentos do primeiro livro, creio que o Howard consegue manter sua escrita linear e divertida, apesar de que, nesse livro senti que um conto foi longo demais e esse em especial não gostei nada. De resto é muito bom e vale a leitura.
Meu ranking dos contos do melhor para o pior:
1-A Rainha da costa negra
2-O Demônio de ferro
3-O Estranho de Preto
4-A Filha do gigante de gelo
5-inimigos em casa
6-os profetas do círculo negro

Allison 29/12/2023

Melhor, porém é aqui que Cona se mostra um personagem criado por um autor do século passado
Este segundo é muito superior ao primeiro volume desta coleção, aqui, Howard, nos mostra a forma completa de sua escrita com o personagem, seja para o bem, seja para o mal.
Aqui há narrativas recheadas de canastrice, piratas, monstros bizarros, situações absurdas recheadas de coincidências e muita, mas muitas ideias de um escritor de pulp daquela época, e isso pode afastar muitos leitores.
É importante comentar o quão latente estas historias apresentadas neste segundo volume nos apresenta descrições e situações completamente nefastas para a nossa época, comenta aqui não dos diversos membros amputados durante as batalhas, mas sobre a violência da escrita do autor para com minorias, com descrições corporais e situacionais que beiram a criminalidade nos dias atuais, este segundo volume exala os ideias dos EUA daquela época.

Hernan.Declek 26/11/2023

1 por saque 2 por dinheiro
Mais uma vez Conan entrando em várias confusões ou por causa de mulher ou por causa de dinheiro. Os extras desse volume tem uma das melhores historias: O estranho de preto.
AHNIRIAK 26/11/2023minha estante
Nossa, achei interessei, vou add

Pedro.Augusto 30/09/2023

Pirataria, feitiçaria e muitos combates
O volume dois dos contos de Conan, assim como o primeiro, traz uma diversidade de ambientações (por vezes no mesmo conto) que favorecem a versatilidade para as narrativas.

As histórias sempre tem muito combates, sangue e algo de sobrenatural, seja pelo uso de feitiçaria ou a existência de seres diabólicos. Também é frequente uma presença feminina que acaba por direcionar as ações do Conan.

Gosto dos contos, principalmente pela criatividade e diversidade de ambientes retratados.

Cristiano.Cruz 21/09/2023

Personagem Único
É impressionante quando uma obra literária encontra ressonância em outra mídia. A obra de Howard encontrou nos quadrinhos sua efeméride, cuja extensão infinita de possibilidades se estendeu pela miríade de histórias em quadrinhos imaginadas e ainda por serem imaginadas, onde outros autores incutiram sua visão da obra, por vezes a estendendo.

Nos vários contos deste volume a virtuose que é o texto de Howard torna-se mais intensa ao retratar o relacionamento de Bêlit e Conan, tendo a persona de Bêlit prevalecendo sobre a virilidade do cimério. E isso é incrível para a época, mesmo que levando a consequências trágicas para a personagem.

Também é precioso constatar como Roy Thomas - nos quadrinhos - foi prolífico o suficiente ao transformar este pequeno, e intenso conto, em uma saga qadrinística de tamanha relevância, engrandecendo ainda mais o culto à personagem. E o mais importante: a versão literária e as histórias em quadrinhos se complementam.

Já Os Profetas do Círculo Negro é um dos maiores contos do cimério, tanto em número de páginas como em grandiosidade de batalhas. Além de brincar com feitiçaria e conhecimentos científicos, temas caros ao cimério e que mexe com os brios do bárbaro.

Howard me impressiona a cada conto lido ou relido e O Estranho de Preto é apenas mais um dos diversos escritos do autor desconsiderados pelos editores. Relegado a outros autores, metamorfoseado e alterados a revelia, agora temos a oportunidade de apreciar seus escritos da maneira certa. E não é difícil perceber quanto o autor estava a frente do seu tempo.

Zidane 19/09/2023

Conan, O Selvagemn que alfineta os autoproclamdos "Civilizados"
As edições do pipoca e nanquim que tem as historias em ordem de lançamento fica mais evidente para mim agora neste segundo livro. Além de acompanharmos a evolução na escrita detalhista e poderosa de Howard, também acompanhamos o desenvolvimento de todo esse mundo criado por Howard, a Era Hiboriana.

Nas historias desse volume acompanhamos mais reinos, mais criaturas, mais cidades, e mais demonstrações de magia nesse mundo que são muito bem salpicatos ao longos dos contos de forma nem um pouco didatica na maoria das vezes. Ele vai apenas jogar nomes de reinos, reis, governantes, povos e você tem que ser agiu para entender e absorver se não vai acabar ficando perdido, em outros momentos ele vai tirar várias páginas para nos descrever e contar toda historias desse novo personagem, criatura ou esquema político.

Mais uma das evoluções que mais me chamaram atenção foram as criticas que Howard fazem as sociedade civiliazadas. Apesar do personagem Conan admitir que ja conviveu nesse meio civilizado, ele ainda não entende muito bem essas pessoas e seus valores são totalemente contra ao que os civilizados pregam. Os civilizados se dizem tão inteligentes e avançados, mas são constantemente enganados e passados pra trás pelo "Selvagem Conan", ele se dizem tão éticos e bons quando em varios momentos são mostratos fazendo atrocidades que até o próprio Conan desmosntra ser contra.

Apesar do Cimerio ser utilizado como esse ponto de contraste na crítica do Howard a sociedade civilizada, ele nunca e retrato com o tipico herói de histórias, ele pode até ser mesmo um anti-herói porque não há quase nada de heroico nas intenções de Conan, mesmo quando ele aparenta esta querendo ajudar alguém, geralmente é sim por motivos egoístas, mesmo que ele tenha uma certa honra, e princípios próprios que trazem o questionamento no leitor e tornar as atitudes do personagem meio inprevisiveis, já que você sempre fica se questionando o que vai se sobresair no personagem? Os seus instintos selvagens ou a sua honra e fiapos de ética.

Edu021 05/09/2023

Conan, O Bárbaro - Livro 2
Tô adorando essas histórias do Conan. Além de ser um guerreiro que dispensa comentários, ele consegue ser engraçado e até gentil.

Marcelo Leite 30/07/2023

Contos de espirrar sangue.
Neste segundo livro de Conan, O bárbaro, publicado pela editora Pipoca e Nanquim, os contos originais de Robert E. Howard segue incríveis.

O mesmo ritmo do primeiro livro, as ameaças, vilões e tramas continuam colocando o cimério em maus bocados, forçando nosso herói a usar de toda a sua astúcia, inteligência e vigor para sair de todas as situações que colocam sua vida em risco.

De todos os contos, vale o destaque de "A sombra de ferro ao luar" a descrição de Conan sendo atacado por hienas nesta história são de tirar o fôlego. Assim como, A rainha da costa negra, do qual Conan se apaixona e ao lado Belit enfrentam terríveis desafios a bordo do seu navio.

Agora só falta o último livro para concluir a leitura de todos os contos originais.

Rodrigo 23/07/2023

O Bárbaro, livro 2
Neste segundo volume, as aventuras de Conan continuam brutais e empolgantes. Os contos focam mais no lado ladrão e pirata do Cimério

Abaixo os contos presentes na edição:
Inimigos em Casa
Sombras de Ferro ao Luar
A Rainha da Costa Negra
O Demônio de Ferro
Os Profetas do Círculo Negro
O Estranho de Preto

Daniel.Engelmeier 19/07/2023

Conan 2
Que personagem simples e incrível!!
Prefiro as histórias do primeiro livro, mas esse confirmou quem é Conan. Um cimério simples que segue seu código de honra bárbaro ao pé da letra e atropela qualquer homem ou coisa que se colocar na sua frente.
Leitura indispensável, divertida e rápida.
Mas ainda sinto falta de algo que me fale em que lugar da linha do tempo do Conan está cada história, não que faça diferença para o entendimento dela, seria apenas para apaziguar a minha curiosidade.

André 10/07/2023

Mais aventuras do Cimerio
Mais uma rodada dos incríveis Contos de Howard. Conan é descrito como um personagem fascinante, cheio de nuances e com uma paixão imensa por aventuras. Acabamos sendo arrastados com ele num ciclo espetacular de aventuras eletrizantes, cheias de reviravoltas, mistério e personagens memoráveis.
Howard tem uma habilidade especial para envolver o leitor.
Conan sempre surpreende nesses contos espetaculares, com sua força, inteligência e sorte.
Mais um ciclo memorável de histórias.
E que venham mais aventuras ?!

Caio.DeMorais 31/05/2023

O Auge da Espada e Feitiçaria
Eu demorei a ler esse livro por que era tão bom que eu não queria que acabasse, eu já havia o primeiro e tinha gostado, mas esse segundo superou o seu antecessor.

As descrições de batalhas do Howard são fora-de-série, ele escreve de tão forma que você vivência o frenesi da batalha, parece que você está lá com o Conan.

E esse livro tem doses de humor muito boas, eu me peguei rindo auto em certas situações em que o Conan se mete e ele tem que resolver.

Todo fã de fantasia que se prese tem que ler Robert E. Howard, é uma pegada única que esse escritor fantástico dá a suas estórias, o clima de aventura é muito contagiante.

Meus contos favorito são "O Estranho de Preto" e "A Filha do Gigante de Gelo", ambas você termina e fica com vontade de querer ler mais.

Bu 15/05/2023

Seguindo com o bárbaro...
Essa coletânea é excelente, os contos mais fluidos ficaram no primeiro volume, agora a imersão está chegando a camadas mais profundas tendo contos beirando as 90 páginas, e visivelmente a troca de informações e tentativa de junção de universo com o Lovecraft ficou escancarada.

Excelente leitura e altamente recomendado.

T.N.T.Rock 01/05/2023

A caneta afiada de Robert E. Howard.
Se a espada de Conan é afiada, a caneta de Howard me parece ainda mais. Nesse segundo volume da Coleção Conan o Bárbaro de Robert E. Howard, temos uma experiência melhor e mais completa de seu personagem, a mitologia de Conan e tudo que lhe cerca na Era Hiboriana desenvolve-se de maneira natural, o nome Conan se tornou um adjetivo, uma figura onipresente, lendária.
Um ponto que me surpreendeu nessa nova edição é a carga de suspense que cerca boa parte das narrativas, diferente da simplória: espada, sangue e cabeças decepadas, cada parágrafo traz uma carga de tensão que só é diluída nas linhas finais e de forma magistral, na verdade Howard vai nos brindar com os mais variados temas, terror, ação, comédia, aventura etc, é diversão para todos os gostos.
Como de costume, a edição da Editora Pipoca & Nanquim tem uma qualidade que demonstra todo o respeito que as obras do genial Robert E, Howard merecem.

Histórias deste volume:
Inimigos em Casa.
Sombras de Ferro ao Luar.
A Rainha da Costa Negra.
O Demônio de Ferro.
Os Profetas do Circulo Negro.

EXTRAS

A Filha do Gigante de Gelo.
O Estranho de Preto.

1 | 2 | 3 | 4