Nocte Courtney Cole

Resenhas - Nocte

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Queria Estar Lendo 09/10/2018

Resenha: Nocte
Nocte é o primeiro título da trilogia de Courtney Cole, publicado aqui pela Editora Verus - que cedeu o exemplar para esta resenha. A história fala sobre luto e loucura com a promessa de uma narrativa intensa que, infelizmente, não conseguiu me surpreender.

Na trama, Calla vive um momento traumático quando perde a mãe em um acidente de carro. Alguns meses se passam desde a tragédia e ela tem tentado segurar as pontas até se mudar para a faculdade - mas as coisas não são tão fáceis quando Calla precisa lidar, também, com o irmão gêmeo esquizofrênico, Finn, e o luto do pai. Some isso à aparição de um rapaz bonitão e misterioso, Dare - que aparentemente é cheio de segredos -, e você tem a trama do livro.

Que eu, sinceramente, não entendi até agora. A sensação que tive durante toda a leitura foi de que Nocte não estava caminhando para lugar algum; as coisas aconteciam e os dias passavam e era isso. Não senti evolução na história, não vi o crescimento das personagens. O romance foi tão pífio e mal construído para rotacionar 90% da história que eu só conseguia revirar os olhos para cada diálogo trocado entre os dois.

A única coisa que me impediu de baixar mais a nota foi uma baita reviravolta no fim; o plot twist me pegou desprevenida e foi bem encaixado no desenrolar da cena. Foi uma coisa encaixadinha no livro todo. Quando parei pra analisar, deu pra achar todas as pistas escondidas na narrativa.

E só consegui salvar isso, de verdade. A narrativa não é ruim, mas poderia ter sido melhor se tivesse um rumo ou trama além dos suspiros da protagonista pelo seu interesse amoroso e alguns poucos momentos em que ela se lembrou de que tinha uma vida além da existência daquele macho.

Calla é o esteriótipo de personagem principal de romance que se apaixona pelo cara sedutor e bonitão que cruza seu caminho e aparentemente só sabe viver por ele depois disso. Suas interações com o irmão, Finn, se tornam mecânicas a partir do instante em que Dare aparece em seu caminho. Ter vida pra quê, né? Se você pode viver pensando em homem...

Sua narrativa se torna dependente da existência do Dare. Foi revoltante e bastante desgastante o tanto de vezes que a Calla tinha alguma coisa para elogiar a respeito da aparência do cara, da presença do cara, seu "perfume masculino" ou lábios sedutores e os diabos a quatro mais que tivessem respeito à sua existência. Metade do problema de a trama não avançar existe por isso. A trama só estava ali pelo "romance", que nasce abruptamente e toma conta de todo o livro.

Queria muito ter visto mais desenvolvimento da parte da personagem. Ela tinha potencial nas relações familiares, nos próprios medos - toda a questão do isolamento em que vive, da perda abrupta da mãe e do peso que carrega ajudando o irmão a resistir, eram detalhes interessantes da protagonista. Mas, quando Dare entra em cena, acabaram jogados de escanteio ou eram usados para desenvolvimento do romance.

Finn foi um enigma bem intrigante - e o outro motivo pelo qual eu não baixei totalmente a nota do livro. Seus diários e mensagens desesperadas me deixavam curiosa para saber onde a trama seguiria com ele; os capítulos eram mais curtos e sôfregos, mostrando a incerteza e o terror que ele tinha da própria mente, das vozes que o assombravam, da ideia de que, sem Calla, não haveria ninguém para estender a mão para ajudá-lo a escapar disso tudo.

A trama, como eu já mencionei, não desenvolve muita coisa. Era tedioso o quanto a narrativa só seguia a protagonista em sua rotina, mostrava um pouquinho sobre as relações familiares e então focava total e absolutamente na presença do Dare ou em quanto a Calla sentia falta do Dare ou ainda em como o Dare era a fonte de oxigênio da personagem - isso, gente, depois de alguns dias de convivência.

Não convence, não emociona, só enche as paciências e te faz querer sacudir a garota pelos ombros porque essa obsessão é doentia. A autora até tenta jogar umas coisinhas na história pra mostrar como a obsessão "tem um motivo", mas não dá pra comprar a ideia quando você passou o livro todo revirando os olhos pra esse instalove.

Em relação à edição, Nocte está muito bem revisado e diagramado. A capa é muito bonita e atrativa e é uma pequena que a história não faça jus.

Nocte promete uma narrativa impactante, personagens complexos e difíceis de ler e muita coisa pra tirar seu fôlego, mas a única coisa que realmente me entregou foi uma quantidade incalculável de "ele faz meus joelhos tremerem" e "seu perfume masculino". Eu não sei exatamente para onde a autora quer ir com aquele cliffhanger no fim, mas, infelizmente, não encontrei vontade de segui-la.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/10/resenha-nocte.html
Barbara 12/10/2018minha estante
Como eu odeio instalove grr Tenho até pena dessas autoras que se autosabotam.

Tacinha 06/10/2020minha estante
O único motivo de ter conseguido terminado o livro foi a sua resenha k

luiza2020 21/08/2023minha estante
nossa como assim vocês nao gostaram?? eu li em 3 dias, enlouqueci, comprei o outro e paguei pra chegar no mesmo dia, acabei em uma tarde, baixei o terceiro no kindle e terminei em horas da madrugada

JAlia637 24/09/2021

Tenho nem palavras para descrever o quão ruim isso daqui é, mas vou ser sucinta.
Os únicos traços de personalidade dos personagens são:
- Calla: ser uma chata que se acha alternativa.
- Finn: "ser louco."
- Dare: ser britânico.
E pasmem, o livro inteiro é assim. Faço nem questão de hot, mas o hot também é ruim.

Deborah.Thalita 26/02/2024

Livro com um mistério bom porém maçante
O livro tava bom no começo e tinha tudo pra ser bom até começar a me dar ressaca literária de tão maçante que começou a ser... Os capitulos interessantes estavam sendo só o do Finn e eu pensei que o final poderia compensar o meio do livro mas isso não aconteceu. Infelizmente não tenho vontade de ler a continuação.

Haru 04/06/2021

O livro que fritou meus miolos?
Primeiramente, a escrita da autora me cativou muito, apesar dos eventos mais importantes terem iniciado após os 50%, eu passei toda narrativa apreciando o cenário e os sentimentos que a escrita passavam. A vibe da história é melancólica e, eu arriscaria dizer, meio gótica. Mas isso não tirou a esperança que o romance entre a Calla e o Dare demonstrava ao longo de todos os capítulos. Por várias vezes eu julguei algumas atitudes da protagonista, mas quando o plot veio eu finalmente entendi a razão de tantos elementos estranhos ao longo do livro, como a relação muito superprotetora da Calla com seu irmão e os segredos que claramente todos os personagens tinham, mas quem eu achava que não tinha segregos se mostrou a pessoa com as maiores nuances que não foram mostradas até chegar o final do livro. O final me agradou demais, apesar de deixar um gancho muito cativante para o segundo volume (que quero começar a ler) e deu várias explicações que fritaram minha cabeça. Amei demais, favoritado?????

ifbookfavs 14/12/2022

Nocte. ?
MQNO MAS QUE PLOR FOI ESSE MEUDOAJZOQJWLRJLWKE eu estou perdendo a minha sanidade junto com ela.

depois de meses em ressaca esse livro conseguiu me tirar e fez minha mente trabalhar MUITO em teorias e explicações.

eu pensei em todo tipo de coisa mas o plot me pegou em cheio e eu chorei muito por causa do ****!

é impressionante como ninguém fala desse livro (?) gente, tem uma obra prima ali à espera e vocês não estão vendo? PELO AMOR DE DEUS!

Anasansao 27/03/2021

Quando eu comecei a ler, eu já sabia que não seria um livro que eu amaria e, de fato, não foi.

A narrativa é bem ok, mas o livro tem algumas partes muito confusas e que não há explicações, o que deixa o livro um pouco chato, mas com o plot twist, MUITA coisa é explicada, fazendo com que torne a história um pouco interessante e com vontade de continuar a série.

No geral, a história foi bem mais ou menos pra mim, mas o que fez com que eu tivesse a curiosidade de saber mais sobre a história da Calla são, sem dúvidas, os últimos capítulos.

Não é um livro que eu recomendaria para as pessoas que nunca ouviram falar nada sobre ele, mas eu recomendaria pra quem já tem um pouquinho de ideia do que acontece ao decorrer da história.

Dudaaa 06/04/2020

Um pouco confuso
A história é boa, mas um tanto confusa, entendi o que a autora quis fazer e até gostei, mas demorou um pouco pra eu entender.

Poliana 14/08/2021

Clichê com um final que vale a pena
Começou muito bem e amei a áurea de perigo e morte que rondava o enredo, mas depois se perdeu naquele velho clichê da menina que se apaixonada do nada e a cada três linha tem que falar sobre o abdômem do personagem masculino. Tava certa de não continuar a série, mas a autora esperta revelou algo que definitivamente me surpreendeu e quando faltava o grande segredo ela acabou deixando isso pro segundo livro.

laira.myrele 21/08/2023

Comecei gostando da leitura e me sentindo muito envolvida com a história, o ar de mistério é muito interessante e cada vez mais você se sente ansiosa pra descobrir o grande UAU. porém, que final BOSTAAAAAAAAAA. por ser uma série (ou trilogia) sei que tem que segurar um pouco ainda o mistério, mas a forma que acabou foi tão confuso quanto o começo do livro.
não tenho vontade de ler os outros.

Maric0ota 19/08/2021

Nocte
Sem dúvidas uma história pesada, densa, que te tira do conforto, principalmente na primeira vez lendo. Mas acredite, toda essa quietude e clichê carrega detalhes que você só vai entender quando nas últimas frases do livro, sentir sua mente virar de cabeça pra baixo. Vale muito a pena ler, é denso e leve ao mesmo tempo, o plot twist bem feito e, realmente, Calla, nada é o que parece.

Um dos meus livros favoritos! Pra quem gosta de suspenses psicológicos, essa trilogia é ouro.

Isa 04/10/2021

Nocte
Calla, 18 anos, tem um irmão gêmeo, Finn, e mora com com os pais em uma funerária. Seu irmão tem esquizofrenia e os dois são muito ligados. Durante um jantar, a mãe de Calla informa que eles vão para faculdades diferentes, que eles precisam desenvolver a independência um do outro e isso deixa Calla furiosa. A mãe sai a noite durante um temporal e Calla faz uma ligação para ela. Aí tudo desaba. Sua mãe perde o controle do carro e bate em outro motorista na pista contrária, ela cai morro abaixo e morre. Calla se culpa pela morte, mas tenta seguir em frente. Tenta continuar ajudando seu irmão, o acompanha até às reuniões de grupo no hospital psiquiátrico e, em um desses encontros conhece Dare, um cara lindo e misterioso, mas lá no fundo, ela sente uma ligação com ele, como se já o conhecesse. O livro é cercado por segredos, tanto de Finn como de Dare. Calla pega o diário do irmão para tentar descobrir o que ele está escondendo. Sente que Dare também tem segredos. E, quando tudo chega ao limite, e ela vai atrás de Finn para evitar que ele se jogue de um precipício, sua mente se liberta e tudo vem a tona.
Achei a leitura meio lenta no início, enrolada demais, mas até que o final foi bem emocionante. E já deixa uma um questão em aberto que faz você querer ir direto para o segundo volume para dar continuidade a história. Parece que vou continuar essa história logo, logo.

Marina @outononoslivros 12/04/2020

Calla sente que está se afogando. Sua mãe morreu a pouco tempo, seu pai não liga para nada e seu irmão gêmeo, Finn, sofre de esquizofrenia o que obriga Calma estar sempre alerta.

Em meio ao luto, as preocupações com sua outra metade e a luta por sobreviver a mais um dia, Calla conhece Dare, o misterioso vizinho e, logo o transforma em sua âncora.

O problema é que nem tudo é o que parece ser, todos escondem muitos segredos e cabe a Calla decidir se quer descobri-los ou manter sua sanidade.

Este não é um livro fácil de ser lido. Extremamente intenso, acompanhamos a narrativa de Calla intercalada com trechos do diário de Finn, bem como as vozes que falam na cabeça do garoto. Courtney, através de sua escrita, consegue fazer com que sintamos todas as emoções tal como os personagens as sentem, o que torna a leitura impactante e angustiante. O final foi tão surpreendente que mesmo após horas do término da leitura continuo abalada e louca pela continuação.

tatiletenski0 31/10/2019

Horrível, menos o plot twist.
Toda vez que eu lia, eu ficava tão desgostosa com o que eu estava lendo. Eu acho que nunca encontrei personagem que me deixasse tão enraivecida como a protagonista dessa história... Eu continuei a ler pela força do ódio. O que na verdade foi bom, pois o final foi na verdade bem satisfatório e me fez entender a Calla - mas não gostar, eu entendo completamente o que a fez chegar naquele estado, no entanto não consigo me levar a gostar dela de maneira alguma. Afinal, até o final surpreendente, ela seria considerada a PIOR protagonista que tive o desprazer de ler. Continuei a ler pela história do Finn e como isso iria se desenrolar... Graças aos céus não foi o que eu pensei, então dou alguns créditos para esse livro. No entanto não consigo gostar dessa história que me fez ficar 90% com raiva e desgosto, e mesmo que o final tenha sido "ok, o que diabos aconteceu com esse mocinho mais sem graça de todos" (aka Dare, que me fez gostar dele nos últimos SEGUNDOS da trama só para na última página pensar que não é possível que um ser humano seja tão bonzinho assim) eu simplesmente não vou conseguir me levar a aguentar mais tanta tortura em continuar a ler um plot que mais me fez querer desistir dele a cada capítulo. Vou procurar para ver qual é o segredo dele na internet só para sanar minha curiosidade, mas no geral uma perda de tempo. Se não fosse pelo plot twist do final seria um dos piores livros que eu já li.

1 | 2 | 3 | 4 | 5