Todo Mundo Merece Morrer

Todo Mundo Merece Morrer Clarissa Wolff

Resenhas - Todo Mundo Merece Morrer

Larissa4014 05/02/2024

A premissa e sinopse me deixaram com muita vontade de ler e saber o que acontece. O que rolou é que são 13 capítulos cheios de histórias ( algumas realmente intrigantes e interessantes ) horrendas quase que de forma gratuita.Pensei que teria um final mais conclusivo tbm.
No final terminei com um sentimento do tipo ' tá, foi isso ?'

clara 03/02/2024

Todo mundo merece morrer?
Eu meio que fui ler sem saber muito do que se tratava o livro, não li sinopse nem nada, só me indicaram e eu fui ver o que saira disso, e a real é foi uma jogada diferente e bem interessante da autora, ver pespectivas diferentes de pessoas que a levaram pro mesmo lugar, e perceber a quantidade de pessoas escrotas no mundo é extremamente agoniante.
você se tocar de que pode ta convivendo com estupradores, pedofilos, assassinos, ladrões, bem do seu lado no ônibus, metrô, trem. Olhar pra fulando e ciclano nesses respectivos lugares públicos e pensar que aquela pessoa pode ser uma pessoa fudidona que já fez tanta merda, enfim.
A proposta foi muito interessante, mas algumas historias simplesmente não funcionaram pra mim, ficava meio que cansativo e eu so queria acabar aquele capitulo o mais rápido possível.

Cah 18/01/2024

Me surpreendeu
Fui sem grandes expectativas, achei a sinopse interessante e iniciei a leitura.
E assim a mágica aconteceu, me vi totalmente envolvida na história dos personagens.
Em cada capítulo a gente conhece uma das pessoas que estarão no fatídico vagão onde se passa o acontecimento onde se inicia a história.
Acompanhamos um a um, conhecemos suas histórias, anseios e crueldades, tudo isso nos choca, causa repulsa e diversos outros sentimentos que nos incomoda, nos enoja, mas mesmo assim queremos saber onde isso vai dar.
O encerramento é simples, mas mesmo assim achei pertinente com toda a narrativa e amarrou perfeitamente com o título do livro.
Ótima leitura, recomendo.

strawberry cat 17/01/2024

Meh
Confesso que esperava mais.
Algumas histórias me deixaram bastante intrigada e interessada, mas num geral achei ok. Em certos momentos achei meio raso. E meu senhor, quanta gente escrota.
Apesar de tudo, gosto do fato de todos estarem juntos no mesmo vagão; faz pensar um pouco sobre como cada pessoa tem sua história e a gente nunca vai saber o que de fato se passa com alguém.

Gaby Vidal 31/12/2023

A leitura me prendeu, achei interessante o jeito que a autora ligou as histórias e como ela faz você odiar os personagens a cada história.

Maria4043 31/12/2023

O metrô de SP é cheio de gente escrota?
Fiquei até com medo de me aventurar pelas linhas de metrô depois dessa história cheia de mini histórias; cheia de gente estranha e meio biruta. Estou aliviada por não ter que precisar usar a linha verde ??

Maria18112 16/12/2023

Quantas histórias se conectam a uma só? Um segundo, um momento que mudou vidas e conectou quem estava no vagão do metrô.

A autora trata de assuntos duversos e necessários. Não é um livro fácil de digerir.

melo 13/11/2023

Todo mundo merece morrer
O nome já diz tudo, todos os personagens tem histórias muito pesadas e passaram por muito coisa na vida, porém adorei o modo como as histórias são retratas e adorei conhecer os personagens que ?merecem morrer? creio que mostrou até mesmo a realidade de algumas pessoas de são paulo. Recomendo muitoo

Polly 22/09/2023

Todo mundo merece morrer: tanta gente ruim no metrô (#193)
Todo mundo merece morrer faz jus ao seu título. De fato, a impressão que fica é que todos os personagens deveriam estar mortos e enterrados. Sério. É difícil gostar de qualquer personagem durante os capítulos - difícil demais, eu diria impossível. A galera é tão baixo astral, que a gente cansa de carregar toda aquela energia “pesadona”. A escrita até ajuda a leitura fluir, mas a vibe dos personagens pede algumas pausas.

Normalmente, ter personagens escrotos não é um empecilho para que eu goste de um livro, afinal, o que faz um livro bom é a narrativa, é a maneira que o autor nos conta a história (ao menos, para mim). Aliás, meus livros preferidos, quase sempre, são cheios de pessoas perturbadas e de caráter duvidoso. Dar nuances aos personagens deixa a narrativa muito mais rica, muito mais interessante. Deixa a ficção mais próxima da realidade. E o jeito de colocar isso no papel é fundamental. A escrita, na maioria das vezes, compensa o desagrado de estar na cabeça de alguém não tão legal.

No entanto, a escrita da Clarissa, embora impecável, não é o suficiente para compensar o horror de ter que lidar com tanta gente sem alma. A leitura foi desagradável para mim. Tirando uns dois ou três personagens, as nuances de personalidade não existem: os personagens são essencialmente maus, são simplesmente as piores pessoas com quem você pode se deparar por aí - aliás, como juntou tanta gente bad vibes em um único vagão de metrô, meu pai?. O negócio é tão sério, que a gente acaba torcendo para que o ataque terrorista dê certo (risos desesperados).

Para falar do que gostei, embora curto, o capítulo da personagem que tenta realizar o ataque em pleno metrô de São Paulo foi o que mais achei interessante. Os matizes da personalidade da personagem assassina são bastante delineados. Apesar de sua ação ser abominável, é possível entender o raciocínio da personagem. Ela não é uma pessoa ruim por, pura e simplesmente, ser ruim. O sofrimento do seu passado explica suas ações, ainda que não sejam suficientes para justificá-las.

Outra coisa que chama bastante atenção na escrita de Clarissa é o domínio que a autora parece ter das paisagens de São Paulo. A cidade quase vira um personagem durante a narrativa, e olhe que essa afirmação vem de quem nunca pisou em São Paulo. Imagino que seja ainda mais interessante para quem conhece e vive na cidade.

Por fim, não deu para gostar do livro. Infelizmente. Os capítulos parecem ser uma sequência de justificativas do injustificável. Gente perturbada demais procurando uma desculpa para ser escrota e ruim. Não me parece ter propósito - não que a literatura precise de um. Ainda assim, acredito que eu daria uma nova chance para a escrita da autora, que acho que tem muito potencial.

Sabrina 07/09/2023

Quanta gente ruim no metrô
Pior que não é impossível tanta gente escr*ta estar num mesmo vagão em São Paulo né (ou em qualquer cidade!).

Li alguém falando que esse livro é feito de pequenos contos e é isso mesmo, neles vamos conhecendo um pouco sobre algumas das pessoas que estavam no vagão quando acontece o atentado que deixa um morto e vamos nos questionando se faz sentido mesmo a afirmação no título de que todo mundo merece morrer. Gosto dessa ideia pois embora não possamos fazer esse julgamento diretamente, a gente sempre pensa mesmo sem querer afinal somos humanos.

É um livro CHEIO de gatilhos pra várias coisas entao é importante avaliar se vale a pena pra você ler ou não.

Cecilia305 17/08/2023

Todo mundo Merece.
Primeiramente, a ambientação do livro é incrível, levando em consideração que conheço são paulo, as descrições de lugares como a Catedral da sé, Oscar freire, Paulista, é muito interessante e fica muito legal de imaginar. Além do metro da linha verde que é quase uma pessoa, como cita o livro ?Paraíso, Liberdade e Consolação?, muito legal pra mim.
Agora sobre o livro, eu o li sem ver nenhuma resenha, então fui descobrindo o livro conforme o lia, e fui criando ódio de alguns personagens, mas isso não é ruim ja que são muito bem escritos, porém são sim fáceis de odiar. Gostei somente de Ivana e achei interessante a história da Marina, apesar dela ser horrível também, como quase todos. A frase ?Nenhuma boa ação passa impune? pode resumir bem a narrativa.