Contas a Pagar

Contas a Pagar Bianca Gulim

Resenhas - Contas a Pagar

Érica | @aquelacomlivros 13/03/2020

Laerte é um advogado ambicioso que se casou por interesse com a filha do dono de um dos maiores escritórios de advocacia do país. Para manter sua vida de luxo, ele desempenha o papel de marido perfeito, cedendo aos caprichos de sua mimada esposa. Apesar do seu esforço, ele nunca caiu nas graças do sogro e, portanto, não consegue que ele lhe dê casos mais importantes, o que fere o seu orgulho.

Com mais um processo tedioso em mãos, ele dá início a outro dia rotineiro até que a chegada de uma carta sem remetente traz uma reviravolta na sua vida. Uma mulher acusa-o de estuprá-la e, após 15 anos, está de volta buscando justiça pelo que sofrera. Mas o que parecia uma simples chantagem, é na verdade um plano muito bem arquitetado por alguém com sede de vingança e Laerte descobre isso assim que volta para casa, deparando-se com Sarah, sua antiga colega da época de escola, conversando com sua esposa, que lhe apresenta como a nova vizinha da mansão ao lado.

Ele faz um verdadeiro malabarismo para manter a sua imagem e colocar um fim naquela dívida antiga, mas Sarah está disposta a tudo e o desafia até fazê-lo questionar a própria sanidade. Até onde Laerte irá para manter o seu passado em segredo? Até onde Sarah irá para conseguir a sua justiça?

Um thriller psicológico que nos coloca dentro da mente de um homem egocêntrico, dominado pela ganância, que vê o seu castelo prestes a ruir. Acompanhamos o seu desespero conduzi-lo em uma montanha russa de emoções, indo do remorso ao ódio, arrastando seus pensamentos ao lugar mais sombrio. Ao mesmo tempo, temos Sarah, vítima de um ato covarde e grotesco que gerou sequelas com as quais vem lidando por 15 anos e agora volta para cobrar o seu preço. Qual é o limite para uma alma quebrada?

Bianca Gulim tem uma escrita fluida e instigante que me fez devorar o livro em poucas horas. Não é o tipo de thriller com aquele convite à investigação, tudo está às claras e a história decorre conforme a proposta, mas ele traz um apelo à psiquê dos personagens e às consequências causadas por traumas hediondos como abuso sexual, violência doméstica e abandono parental. É uma trama fascinante, que nos seduz e termina de maneira inteligente. Conheci a autora na Bienal do ano passado, que me apresentou o seu trabalho da maneira mais fofa e cativante possível e hoje posso dizer que foi uma grata surpresa. Já estou ansiosa pelos próximos livros!

Vem conhecer o meu Instagram literário @aquelacomlivros

Eliana Portella 20/02/2020

Instigante
Aquela leitura que começa tranquila e vai despertando a curiosidade de maneira sutil, perturbadora, e, sem perceber somos tomados pela necessidade louca de saber o que vem pela frente.
Aqui temos um vilão que nos conquista e nos faz repensar nossos valores de um jeito quase imoral.
Sensual, enigmático, surpreende e deliciosamente torturante.
Super recomendo!

Personagens cativantes e revoltantes

Vale muito a pena

Gárgula 26/09/2019

Contas a pagar
Comprei Contas a pagar, de Bianca Gulim, publicação da Editora Coerência, no primeiro sábado da Bienal do Livro de 2019.

Dentre os muitos livros de horror do catálogo da editora, Contas a pagar me foi apresentado pela própria autora. Dessa conversa – muito boa por sinal – mesmo depois de rodar a Bienal e ter feito outras aquisições no tema do horror, voltei ao estande da editora e comprei o livro, apostando na história.

Agora vamos a resenha!

A história mostra o retorno de uma mulher à vida de Laerte, o protagonista. Ela traz um fato bastante perturbador de seu passado e começa a ameaçá-lo. Ele, um advogado ambicioso, vive uma vida abastada e pacata dentro de um casamento interesseiro, desfrutando dessa união. Sua paz acaba completamente com a revelação desse fato passado, que dá a tônica da história com uma perseguição implacável.

A vida de Laerte é atingida por um furacão imprevisível, belíssimo e assustador. Mentiras e dúvidas vão sendo colocadas enquanto a trama ganha densidade. O texto ligeiro e fácil de Bianca Gulim dita um ritmo forte à narrativa, deixando o leitor sem fôlego e impedindo-o de largar o livro um minuto sequer. Você está lendo uma história que se desenrola em poucos dias na vida dos personagens.

Várias vezes durante a leitura, lembrei de filmes como Instinto Selvagem (1992) e Lua de Fel (1992), principalmente pela forma como o argumento conduz o leitor. Além disso a autora utiliza muito do terror psicológico, nos levando através dos olhos, sensações, atitudes e pensamentos de Laerte, que é o narrador. Muitas das suas colocações e pensamentos são questionáveis, criando um sentimento conflitante sobre o caráter do personagem.

Esse conflito todo agrega demais ao clima. Somos atirados em uma terrível espiral de sentimentos como angústia, perseguição, desejo, dúvida, medo e pena, nos tornamos quase cúmplices dos pecados e falhas de Laerte visto que estamos vendo tudo sob sua ótica.

É um livro adulto então vale o aviso.

O final é absolutamente surpreendente daqueles que te deixa olhando para o vazio, pensando e se perguntando: mas como?

Um livro que indico a leitura com certeza.

Esta resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula, na data de 19/09/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/09/19/contas-a-pagar/

Arca Literária 26/08/2019

resenha disponivel no link a partir do dia 08/09/2019 http://www.arcaliteraria.com.br/contas-a-pagar-bianca-gulin/

Clauclau/Eu leio sim e daí 12/02/2019

Contas a Pagar
Esse é um daqueles enredos que nos arrastam para dentro da estória de tão bem construído que é. De um lado um homem ambicioso e sem escrúpulos e do outro uma mulher marcada por um grande trauma na juventude que se reerguerá para vingar-se!

Tramas psicológicos conseguem mexer om a imaginação do leitor, transformando-se em um convite para podermos adentrar na vida dos personagens, questiona-los ou até mesmo aconselha-los.

Em situações de grande risco o ser humano é capaz das mais loucas armações, basta apenas saber se isso resolverá ou apenas o afundará ainda mais no problema.

Cuidado, você poderá ser seu maior algoz!
A vingança é perigosa e escorregadia!
Narrado em primeira pessoa esse enredo me deixou completamente envolvida e consegui entrar na cabeça do personagem Laerte e compreender certas atitudes tomadas por ele, mesmo não concordando com suas motivações e os resultados obtidos, a mesma coisa aconteceu com Sarah que ao lidar com a vingança perdeu a mão e acabou ficando à mercê dela mesmo.Todos os personagens forem bem construídos pela autora que soube muito bem trabalhar com os traumas dos personagens e também com a dubiedade da personalidade de cada um apresentando as fortes alterações emocionais frente as situações ameaçadoras.

Para ler na íntegra acesse o blog

site: www.euleiosimedai.com.br

Vinicius609 09/01/2019

Cativante e possui uma ótima escrita
Uma obra nacional pequena (baseado em quantidade de páginas), mas que se torna grande no seu desenrolar.
Só pela sinopse, eu fiquei louco de curiosidade para saber mais sobre como Sarah iria dar a volta por cima. O livro nos apresenta um advogado bem-sucedido que trabalha na empresa do sogro e tudo segue com um ar de vida perfeita até o retorno de uma mulher motiva pela vingança, com base em um trauma vivido na adolescência.
Uma vingança que cai entre nós, é extremamente justa, até mesmo a opção de fazer pelas próprias mãos. E é justamente isso que lemos no livro. Sarah, consegue até se tornar vizinha do colega de escola e deixa Laerte ainda mais apreensivo com o que ela pode fazer ao se tornar mais íntima, por exemplo, de sua esposa.
Sendo advogado, ele consegue ter uma visão do que poderia ser um assassinato ou um descuido e conforme avançamos, conseguimos visualizar o quão doentio pode ser a mente do ser humano, tanto pelo agressor, quanto pela vítima e desperta ainda mais o interesse pela leitura.
Com um livro cheio de jogos e manipulações psicológicas, Bianca Gulin, nos apresenta um ótimo thriller policial. Que nos deixa apreensivo com o que pode acontece, dando até um gosto de quero mais por ter apenas o ponto de vista de Laerte, confesso que também queria estar na mente de Sarah e ver suas reais motivações para tudo que arquitetou.
Lançado pela Editora Coerência, Contas a Pagar possui 161 páginas e está bem diagramado, deixando o livro mais perfeito. Dei 4.5/5 estrela no meu Skoob e só não fechou com 5, por que senti a falta de descrições de alguns personagens, fato que criou um borrão de como seria a fisionomia deles. Isso não tira o encanto do livro e deixa uma porta aberta para mais obras da autora. Se gostou da resenha, compartilhe sua opinião.
Até a próxima.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 01/10/2018

Resenha: Contas a pagar
Contas a pagar é um livro de suspense escrito pela autora Bianca Gulim sendo de literatura nacional.
Ele é dividido em capítulos numerados e foi recebido na Bienal fazendo assim a parceria.
O livro é sobre Laerte que é um homem que é milionário vive com sua esposa e o chefe dele é o sogro e de repente é surpreendido por voltar na vida dele Sarah que ele na época de escola a estrupou nisso explica o título do livro que ele tem contas a pagar a ela. Ele investiga o passado dela mas não é o suficiente esse trama traz ao leitor mistério assim ele obtém uma leitura que fluí pela vontade de saber o que vai acontecer. Bianca Gulim escreve de um jeito que faz você querer ler mais e mais pois o livro é bem cativante e o final inesperado.
Analisando o livro eu gostei se você ficou curioso para saber mais sobre leia pois vale a pena ,esse é um excelente livro da Editora Coerência e vou conhecer a escritora em breve no lançamento dia 6 de outubro as 15h na livraria Martins Fontes.Se você gosta de mistério e suspense esse livro é perfeito para você.

Sobre a escritora:

Bianca Gulim nasceu e mora em São Paulo. Sempre foi leitora voraz de ficção e fantasia, com uma forte tendência a sagas distópicas e vampirescas. Atua no meio literário como escritora independente e preparadora de textos. Tem dois livros publicados, Sobreviventes do Caos e Herdeiros de Sangue, que vêm conquistando leitores por todo Brasil."

Quote:
Do que você seria capaz se seu passado invadisse seu presente com a intenção de destruir seu futuro?
Confira o Instagram Literário:@kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/10/resenha-contas-pagar-bianca-gulim.html

Tete.Monteiro 03/09/2018

Me prendeu .
Gostei bastante , li em menos de um dia . Desculpem não sei resenhar mais precisava dáo meu parecer.

Andressa | Baú Literário 11/08/2018

Contas a pagar, Bianca Gulim
Em "Contas a Pagar, vamos conhecer Laerte, um advogado que trabalha em uma empresa muito conceituada de seu sogro (que não gosta nada dele).

Certo dia Laerte recebe uma carta de Sarah, que faz com que seu passado volte para o perturbar. Na carta diz que ela foi estuprada por ele na época da escola e que está pronta para se vingar dele de várias maneiras.

Aos poucos vamos entrando na mente e na vida de Laerte, vamos saber mais sobre seu passado, família e seu caráter e vamos sentindo seu pânico de que isso se torne público e que ele perca o casamento e por consequência seu emprego e status. E para piorar sua situação, Sarah começa a cercar por todos os lados, fazendo a tensão aumentar cada vez mais.

Com uma escrita eletrizante, a autora constrói uma história de tirar o fôlego, que torna a lleitura muito fluida e nos faz devorar desesperadamente cada página para saber como vai se desenrolar. Quando menos percebemos já estamos presos e só dá para largar o livro depois de acabado.

O final é surpreendente e percebemos como tudo foi bem amarrado pela autora, levando o leitor a sentir cada momento de tensão e ter um certo sentimento catártico.

Esse é um livro que desperta sentimentos variados no leitor: desespero, dúvida, pena, raiva e que até o fim devoramos sem parar, cada palavra.

site: youtube. com/bauliterario

Aline 16/07/2018

Um thriller psicológico que terá muita ação, manipulação e tensão.
Laerte é um advogado promissor, seu importante cargo deve-se ao casamento com Melissa filha do dono de um grande escritório de advocacia em São Paulo. Ele deixou sua origem pobre e sua família no passado, assim como o estupro que cometeu aos 16 anos contra Sarah sua colega de sala.

Alguns anos se passaram Laerte usufrui de tudo que o dinheiro pode lhe oferecer já Sarah nunca esqueceu o abuso que sofreu e para surpresa de Laerte todos esses anos serviu para que ela pudesse tramar sua vingança.

Sarah tornou-se uma mulher fria, calculista e através de chantagens, manipulações e jogos psicológicos fará de tudo para acabar com a vida de Laerte; por outro lado o renomado advogado nunca mediu esforços para alcançar seus objetivos agirá de modo igual para preservar sua carreira, seu casamento e mantê-la longe da sua vida.

Essa trama foi uma grata surpresa, mesmo já conhecendo Bianca como autora, é nítido seu crescimento; fluidez é uma característica na escrita da Bianca e para essa trama foi essencial, Contas a pagar contêm tudo que thriller psicológico bem escrito deve abranger; agilidade, fluidez, manipulação e muita tensão.

Com uma narrativa ágil Bianca Gulim manterá seu leitor preso em uma trama inundada de jogos psicológicos; será possível escolher um lado dessa história?

Enfim, acho que fica claro o quanto fiquei conectada com essa leitura, leia Contas a pagar, você será surpreendido positivamente por esse enredo.

site: www.divagandopalavras.com
Aline 16/07/2018minha estante