A Morte de Hitler

A Morte de Hitler Jean-Christophe Brisard...

Resenhas - A Morte De Hitler

IngridCosta84 25/11/2023

Pra quem gosta de livros baseados em realidade, esse é incrível. Baseados nos documentos da KGB. Mostra o medo, o desespero e a fragilidade de um dos homens mais odiados e temidos do mundo.

Bruno 07/08/2022

Um livro
muito interessante, nos mostra o outro lado da história, aquele cujo poucos conhecem. E acrescenta mais dados sobre o que aconteceu nos últimos dias do Terceiro Reich até os possíveis restos mortais de Adolf Hitler e o que aconteceu com seu círculo fiel
mais próximo.

tbmarlo 25/04/2022

se tem interesse em história, vale muito a leitura!
Hitler se matou com veneno ou um tiro na cabeça?
Essa é a grande pergunta do livro. A forma da reconstituição, hora a hora, é excelente. O trabalho de pesquisa, enfrentar a gigantesca burocracia, tudo descrito em detalhes.
Excelente leitura!

Laís 15/12/2020

Sinceramente um dos melhores livros que li na vida. Impossível parar de ler até chegar ao parágrafo final!
Muito interessante e cheio de fatos históricos. Mostra um panorama incrível da Rússia atualmente e da União Soviética nas mãos do Stálin, além das inúmeras informações sobre Hitler, seus companheiros, o famoso bunker e, claro, sobre a Segunda Guerra Mundial.
Obrigatório p/ qualquer um que curta o tema!

Felipe González 14/06/2019

Interessantíssimo
Formidável obra que mostra a obstinação de dois jornalistas frente aos desafios impostos pela burocracia russa da era Putin na busca de provas cabais que coloquem um ponto final no mistério que envolve a morte do senhor da guerra nazista, Adolf Hitler.

Cássio 30/03/2019

A morte de Hitler – Os arquivos secretos da KGB.
O livro que compartilho comentários aqui já tinha passado pelos meus olhos durantes algumas visitas a livrarias que faço sempre que posso. É uma atração irresistível da qual não consigo me curar! Confesso que a capa parecia um tanto sensacionalista e eu sequer manipulei a obra nesses primeiros contatos.
Algum tempo depois, ao ler uma matéria no jornal Correio Braziliense, publicado na coluna Pensar, que é publicada aos sábados no caderno Diversão e Arte, me deparei com matéria sobre o livro (o link dessa matéria é https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/09/02/interna_diversao_arte,703220/como-morreu-hitler.shtml?fbclid=IwAR2eEWXEj50idZNtF-sEjSGPCX_Z4CNoes_zNAadf6vY_HOxUmNC0AWURrA ).
Esse foi o gatilho para que eu comprasse a obra e depois começasse minha leitura, claro após finalizar o livro que estava com sua leitura em curso.
Se você gosta de história, de perícia, de medicina legal, de odontologia legal, de investigação, de mistério, de espionagem vai curtir essa leitura. Publicado no Brasil pela Companhia das Letras em 2018, o livro promete desvendar de uma vez por todas enigmas que envolvem os últimos dias e horas do grande ditador alemão. Ele teria sido morto ou se suicidado? Teria tomado uma cápsula de cianeto ou atirado contra a própria cabeça? Onde teria sido esse tiro, na têmpora ou na cavidade oral? Onde estariam seus restos mortais? Ele fugiu antes de seu bunker ser invadido pelas tropas russas?
As fotos desse post podem aguçar ainda mais quem gostar do assunto. Elas falam por si só.
Não se preocupem pois não vou cometer um spoiler. Ontem terminei minha leitura e posso dizer que descobri muitos detalhes que não conhecia ou não me recordava. Leitura que recomendo. Fica a indicação. Para quem se aventurar: Divirtam-se.

Junior.Silva 07/01/2019

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
Ao longo dos anos surgiram dezenas de teorias da conspiração sobre o verdadeiro destino de Adolf Hittler após o final da segunda guerra mundial. Se pesquisarmos um pouco vamos ver vários destinos para o ditador responsável pela maior atrocidade da nossa história. Livros, filmes e séries com o intuito de gerar receita ou simplesmente ferir a história de milhões de pessoas afetadas pela guerra, fazem o desfavor de  plantar histórias do tipo que Hittler fugiu para Argentina em um submarino e viveu até os 80 anos, poderia estar na Colômbia como afirmou o jornal El Tiempo, em carta publicada em 1948 ou até mesmo, acreditem, no Mato Grosso, onde viveu nas sombras do passado até a sua suposta morte.

Relatos como esses que descrevi acima não foram baseados em nenhum fato concreto, mas serviram para tumultuar a história, praticamente obrigando pesquisadores a provar que o Führer realmente se suicidou no dia 30 de abril de 1945 após o avanço soviético em Berlim. Motivados por essas teorias, os jornalistas Jean-Christophe Brisard e Lana Parshina, iniciaram uma ampla investigação e somente em 2016, após dois anos de investigações, todo o mistério em torno desse tema tão sensível, chegou ao fim: o crânio levado por oficiais do Exército Vermelho a Moscou, em 1945, era mesmo de Hitler. A investigação resultou no livro A morte de Hitler, lançado em 2017 na França e publicado em 2018 no Brasil pela Companhia das Letras.

O livro, dono de uma pesquisa histórica fantástica, relata ao leitor todo o caminho percorrido por  Brisard e Parshina para conseguir abrir a história guardada, até então, a sete chaves pelo governo russo. Os autores contam nas páginas todas as dificuldades enfrentadas com a burocracia do Kremlin. Por vezes, vamos  da análise do material que está em posse dos jornalistas a uma viagem no tempo para os acontecimentos dos últimos dias do bunker, graças aos depoimentos daqueles vivenciaram presencialmente aquele período.

Os autores fizeram uma tentativa, sem sucesso, de criar um clima de suspense ao longo da história instigando o leitor a buscar mais a leitura, por vezes cansativa, no intuito de encontrar algum fato novo sobre a tão discutida forma como Hittler foi a óbito. Apesar de uma pesquisa rica de documentos, análises e provas concretas, não há nada de novidade que já não tenha sido relatado, como por exemplo, no filme "A Queda", dirigido por Oliver Hirschbiegel, lançado em 2005.

Nada disso, obviamente, tira o brilho dessa obra definitiva sobre a teoria de morte de Adolf Hittler. Para os fãs de história, esse livro é uma rica obra sobre o capítulo final da segunda guerra mundial. Você pode mergulhar nessa leitura e se deparar com relatos, documentos e um vasto acervo fotográfico que leva a conclusão que jamais deveria ter sido contestada.

site: http://leitorcompulsivo.com.br

Gramatura Alta 26/10/2018

Em 1 de maio de 1945, o exército vermelho consegue chegar até o bunker onde Adolf Hitler se esconde com sua esposa e algumas pessoas de confiança. A situação é clara: o ditador está morto. Ele se suicidou e, em seguida, seu corpo foi queimado, juntamente com o de Eva Braun.

Mas será que foi isso mesmo o que aconteceu? Será que os soviéticos escondem algum segredo? Ele morreu por envenenamento ou com um tiro na cabeça? Será que ele realmente morreu ou fugiu para a Argentina?

A MORTE DE HITLER foi escrito pelos jornalistas Jean-Christophe Brisard e Lana Pashina. Trata-se de um relato sobre os últimos dias de Hitler no bunker, baseado em arquivos soviéticos, nunca divulgados, e investigações forenses.

O livro é contado intercalando os fatos mais atuais, e como os jornalistas conseguiram chegar até esses arquivos secretos depois de meses de negociações, e os fatos mais antigos, literalmente os últimos dias de Hitler. Acompanhamos todos os passos dos jornalistas em busca de tais arquivos, junto às autoridades russas, e compartilhamos das surpresas reveladas.

O material inclui a planta do bunker, relatos de testemunhas oculares e o principal: um pedaço de crânio com marcas de bala e um fragmento de sua mandíbula.

O livro traz as fotos dos documentos e também da arcada dentária e do pedaço do suposto crânio de Adolf Hitler. Além de trechos do testamento, onde o ditador nazista põe a culpa da guerra nos Judeus.

Pela primeira vez na história, esses elementos irão ser analisados em laboratório por equipamentos de ponta. Até mesmo fragmentos microscópicos de tártaro dos dentes será crucial na identificação, sendo assim revelada a verdade.

O livro pode se tornar cansativo para quem não está acostumado com esse tipo de escrita, que foge da tão comum narrativa em prosa, porém, na maioria dos capítulos, os autores encaixam o quebra-cabeça, narrando, assim, os acontecimentos que antecedem o fim da Guerra e a queda do terceiro Reich.

Foi um presente e tanto que a Companhia das Letras deu aos seus leitores viciados em história, publicar esse livro aqui no Brasil, por trazer todos os detalhes, dando ênfase às conspirações e aos vários lados da história.

ONZE CURIOSIDADES SOBRE HITLER
UM: O corpo de Eva não tinha ferimentos físicos visíveis e ela própria havia dito anteriormente para Linge que desejava ser envenenada;

DOIS: A meia noite do dia 29 de abril, Hitler oficializou a união com Eva Braun. Após a cerimônia simples e breve, ele teria ditado o seu testamento para uma secretária e se dirigido ao quarto com sua recente esposa;

TRÊS: Não existem evidências concretas que comprovem os rumores de que Hitler tinha descendência judia. No entanto, análises de DNA feitos a partir de familiares do Führer apontaram a presença de elementos comuns entre judeus e africanos em seu genoma;

QUATRO: O Führer desenvolveu uma obsessão por Geli Raubal, sua sobrinha adolescente, e dizem que ela foi o verdadeiro amor de sua vida. A jovem viveu com Hitler por algum tempo — e era mantida praticamente como prisioneira pelo tio. Geli teria tirado a própria vida aos 17 anos de idade com uma arma do Führer depois de os dois brigarem feio quando ela comunicou que pretendia se mudar para a Áustria. Geli foi encontrada morta no apartamento de Hitler com ferimentos à bala nos pulmões no dia seguinte à discussão e seu falecimento é tratado como muito suspeito pelos historiadores.

CINCO: Os registros médicos de Hitler apontam que ele tinha apenas um testículo. Eles também indicam que o Führer padecia de diversos problemas gastrointestinais e peidava descontroladamente. Ademais, sabe-se que Hitler era usuário habitual de cocaína;

SEIS: Depois de sofrer uma tentativa de assassinato por meio de comida envenenada, Hitler passou a manter um time de 15 jovens que tinham que provar todas suas refeições antes que elas fossem servidas ao Führer;

SETE: Hitler teve um sobrinho chamado William Patrick Hitler que fugiu para os EUA, se alistou ao exército norte-americano e lutou contra o Eixo durante a Segunda Guerra Mundial;

OITO: O Führer costumava praticar seus eloquentes discursos tirando fotos dele mesmo em várias poses diferentes;

NOVE: Hitler começou a coletar artefatos judeus com o propósito de colocá-los em exposição em um museu após a guerra, uma vez que ele acreditava que essa se tornaria uma “raça” extinta depois do final do conflito;

DEZ: Um padre o teria salvado de se afogar em um lago congelado quando Hitler ainda era criança;

ONZE: Os historiadores observam que o regime de Hitler é particularmente arrepiante porque revela como uma sociedade moderna, avançada e culta pode rapidamente se transformar em uma barbaridade e genocídio. De maneira geral, a ditadura de Hitler revela o que somos capazes de fazer.

site: http://gettub.com.br/2018/10/25/a-morte-de-hitler-mais-onze-curiosidades/