O novo Iluminismo

O novo Iluminismo Steven Pinker

Resenhas - O Novo Iluminismo

rrodolfo.lima 03/03/2024

Fiquei em dúvida se dava três ou quatro estrelas. O livro é bom para mostrar como a sociedade evoluiu, mas nem sempre a linguagem é fácil pras explicações. Ele mostra como os ideais do iluminismo: razão, ciência e humanismo fizeram a sociedade das um salto em vários indicadores de melhoria: qualidade de vida, expectativa de vida, redução de criminalidade, redução de guerras e homicídios... e mostra como o iluminismo está sendo atacado tentando dizer que a vida não está melhor

Vi 12/02/2024

Não concordo com tudo, principalmente com a visão "liberal" do enfrentamento do aquecimento global, mas no geral é tudo bem embasado e aprendi bastante com a leitura.

Tama 15/02/2023

Homo sapiens
Secularismo.
Liberalismo.
Ateísmo.
A base do pensamento de direita.
Instrutivo e confortante saber que ainda há espaço para raciocínio científico em nossa espécie

alex 19/10/2022

O novo iluminismo: em defesa da razão, da ciência
e do humanismo, de Steven Pinker (2018)

Um sopro imenso de otimismo secular.

O autor apresenta um panorama de longo prazo para atestar o progresso extenso e variado pelo qual a humanidade tem passado ao longo dos séculos.

Nessa travessia, realiza uma defesa intransigente da ciência e do humanismo.

É uma pena que vivamos no curto prazo. De todo modo, não deixa de ser uma força motora poderosa para continuarmos firmes na direção correta.

"Lembre-se da matemática: uma história individual não é uma tendência. Lembre-se da história: o fato de que algo seja ruim hoje não significa que fosse melhor no passado. Lembre-se da filosofia: não se pode raciocinar que não existe a razão, ou que algo é verdadeiro ou bom porque Deus disse que é. E lembre-se da psicologia: muito do que sabemos não é bem assim (...)" (p. 526)

Cleberson 21/07/2022

Apesar de eu não concordar com algumas afirmações do autor, confesso que mudei algumas coisas que eu acreditava. É bastante interessante a forma com que ele constrói seus raciocínios, sempre fundamentado em dados. No entanto, a pandemia deixou alguns itens obsoletos. Além disso, traz uma leitura interessante que mostra que o momento político que vivemos no Brasil é um fenômeno global.
Recomendo a leitura.

Cássio 21/02/2022

Perfeito
Nos mostra uma realidade diferente daquela visualizada diariamente na midia e redes sociais. Ciência e análise de dados são luzes pra o tempo que vivemos.

MIRANDA 16/02/2022

UM EXCELENTE LIVRO , PINKER COM SUAS ABRANGENTES REFERENCIAS , NOS PRESENTEIA COM UM LIVRO EM QUE A ESPERANÇA POR ESSE MUNDO AINDA SOBREVIVE. "HÁ LUZ NO FIM DO TÚNEL".
PALAVRA PARA O LIVRO : LUMIÈRE

Felipe1177 16/01/2022

Leitura cansativa porém muito bem recompensada
O livro tem quase 700 páginas, com a maior parte delas falando sobre dados estatísticos e gráficos. Esteja preparado para uma leitura muito densa, com muita informação e cansativa. Mesmo assim, é um livro que eu recomendaria para todas as pessoas, principalmente para as que possuem uma perspectiva negativa do presente e futuro da humanidade. Aquela pessoa clássica que tem o comentário ?a humanidade está perdida?. Esse é o tipo de pessoa que mais precisa ler esse livro. Steven Pinker fez, na minha opinião, seu melhor trabalho aqui.

Ayrtonmcn 30/12/2021

Podia ser menor
Não foi nada fácil terminar este livro. Finalizei na teimosia, logo o comentário já fica tendencioso para grande porção deste calhamaço.

Peguei este livro pois gosto do ideal iluminista e o título me atraiu, mas logo de cara iniciei uma comparação com Factfulness do Hans Rosling, o qual havia lido a pouco tempo e gostado. A partir daí foi uma leitura maçante, um texto enfadonho, argumentos que poderiam tomar 2 páginas eram espremidos e espalhados por 10 - e alguns bem questionáveis para mim.

O livro é dividido em 3 partes: 1. Iluminismo, 2. Progresso e 3. Razão, ciência e humanismo. Foi somente nas últimas 100 páginas que houve uma melhora e a leitura fluiu — talvez porque estava finalmente vendo que acabaria.

Em resumo as mais de 700 páginas poderiam virar 350, sendo generoso.
Fica a recomendação para o Factfulness!

#desafioleiamais

Rogério 18/09/2021

Uma visão otimista da vida
Uma análise muito bem construída do pensamento científico moderno. Sendo bastante abrangente e repleto de informações úteis.

DarcioGeo 13/07/2021

Dados, dados e mais dados!
Steven Pinker nos apresenta neste livro um denso cenário de dados muito bem embasados em pesquisas, as mais diversas mas, curiosamente este fato não o torna maçante, muito pelo contrário, o ajuda a tecer um rico panorama dinâmico esclarecedor da importância que as ciências e, em especial, o Iluminismo tiveram, tem e terão em nossa sociedade. O autor é otimista em relação ao futuro, talvez até cornucopiano neste sentido, para Pinker as ciências e tecnologias serão nossas melhores ferramentas para os desafios que temos pela frente como o Aquecimento Global, erradicação da pobreza, conflitos étnicos etc., longe de ser uma panaceia utópica o livro trata de questões factuais e de soluções muito realistas calcadas nos ideários humanistas, uma verdadeira ode ao pensamento livre, as liberdades individuais, a visão critica de mundo, uma leitura extremamente essencial no cenário global em que vivemos onde a ascensão da pós-verdade e das fake news engendram as diretrizes e a tomada de decisões dos que estão em postos de poder. Mais que recomendado!

Felipe.Camargo 01/05/2021

Ouse saber!
De acordo com Kahneman, a ancoragem está relacionada a um tipo de efeito causado pela confiança intuitivamente atribuída a um número dado quando somos chamados a dar respostas numéricas em cenários de incerteza, dessa forma nosso cérebro procura calibrar uma resposta com base em ajustes efetuados tomando como ponto de partida o número de referência. Não sei se alguém já tentou desenvolver algum estudo permutando os números por valores (morais, políticos, filosóficos, etc.), mas foi com a presente teoria, replicada no clássico Rápido e Devagar do psicólogo israelense, que me vi enlaçado ao ler as mais de 600 páginas do livro de Steven Pinker. Digamos que o professor do MIT vá na contramão de cerca de 90% dos autores que li desde minha adolescência e claro, isso me causou enorme estranhamento, mas como estudante de filosofia e também de psicologia, devo atentar-me aos ?misoneísmos? e abrir-me a novas ideias.
A tese do autor é clara e objetiva: o presente momento ao qual vivemos é a melhor era da história da humanidade e o que proporcionou isso foi o iluminismo e o desenvolvimento da ciência. Através de muitos gráficos, dados e estatísticas, Pinker demonstra o quão a fome, a pobreza e a violência diminuíram ao longo dos séculos, e desde os lugares mais abastados aos mais miseráveis, vemos uma vertiginosa queda na mortalidade infantil e um aumento da expectativa de vida, além disso, por mais que ainda nos falte, podemos reivindicar direitos, denunciar violações e celebrar certa liberdade de ser e de nos manifestarmos, o que de certa forma foi reprimido e impossibilitado durante a maior parte da humanidade.
O livro de Pinker é dividido em três partes, sendo que a primeira ele apresenta a importância do iluminismo e como ele possibilitou um mundo melhor; na segunda ele trabalha os mais diferentes itens (vida, saúde, riqueza, desigualdade, meio ambiente, qualidade de vida, etc.) e como eles têm melhorado ao longo dos últimos anos, sempre apresentando dados para provar sua tese e na última parte, ele faz uma apologia a ciência, a razão ao humanismo, levantando uma crítica aos movimentos contra-iluministas, desenvolvido por filósofos, religiosos fundamentalistas e extremistas políticos (tanto de direita quanto de esquerda).
É claro que não concordo com muitas coisas levantadas ao longo do livro e questiono também alguns dados, por exemplo quando ele fala que o desmatamento está caindo, por mais que os números venham sofrendo queda, temos que concordar que a noção de progresso foi responsável por boa parte do extermínio de ecossistemas e isso, mesmo com quedas, é um caminho sem volta. Me também chamou a atenção quando ele associa a expectativa de felicidade com o progresso financeiro. Alguns dados como os levantados por Gianetti (Economia e felicidade, 2001) vão para um lado contrário a associação feita por Pinker, demonstrando que não necessariamente o dinheiro está relacionado a felicidade, mas é necessário entender que a estatística é um instrumento e não um fim em si, por isso, muitas vezes, pode ser manipulada para comprovar ou rechaçar uma tese.
Outro ponto que discordo do autor é a crítica que ele faz aos vários movimentos de questionamento da ciência, acredito que faltou profundidade e discussão, pois ele coloca alguns pensadores de forma bem superficial, como os teóricos de Frankfurt ou até mesmo Nietzsche e autores ?pós-modernos? mais contemporâneos como Foucault e Lacan. Acredito que a denúncia que tais autores fazem não é um irracionalismo sem sentido, mas pontos que podem ser utilizados para avaliarmos os rumos do progresso e não devem ser totalmente rejeitados.
A ciência, por mais que nos trouxe avanços, é construída por seres humanos, que são sujeitos de forças, desejos, vieses cognitivos, interesses e outros elementos que nos impedem de sermos totalmente racionais e sapientes, por isso é necessário certo cuidado para não deificá-la. Entretanto, é inegável que o poder que ela possibilitou ao homem é estratosférico e isso nos traz diversas responsabilidades sobre o mundo ao qual vivemos.
Por fim, gostaria de ter o mesmo otimismo que Pinker, mas talvez a ancoragem me deixe ainda com um pé atrás... mas de fato, tal livro é uma das obras mais otimistas que contemplei e vale muita a pena ser lida.

Rubens 14/03/2021

Essencial
Num momento histórico em que extremistas e negacionistas alcançam posições de destaque em nossa sociedade e pregam medos generalizados contra a ciência, a globalização e os valores humanistas que tanto contribuíram para a evolução humana, o livro de Pinker se torna uma leitura essencial.
Bem fundamentado em dados e estatísticas, o autor demonstra como a humanidade nunca viveu um momento tão próspero como o atual, graças ao Iluminismo e a valorização do pensamento científico.
Assim como para Bill Gates, este é, sem dúvida, o meu mais novo "melhor livro que já li".

Charles 13/03/2021

O livro retrata como o mundo evoluiu através de vários gráficos e estatísticas.

Apresenta uma visão otimista do futuro que faz todo o sentido com o nome do livro: O Novo Iluminismo!