Memórias Afetivas. A Constituição do Professor na Perspectiva de Henri Wallon

Memórias Afetivas. A Constituição do Professor na Perspectiva de Henri Wallon Daniela Barros Mendes

Resenhas -

jessyhehe 21/08/2020

O livro é destinado para o pessoal que trabalha na área da educação, e fala da importância da relação entre o eu e o outro para a construção e formação da pessoa. Nesse livro , que é uma dissertação, coloca como reflexão a prática pedagógica e procura compreender a constituição do professor.
Ela segue a teoria do Wallon que basicamente defende a pessoa como um todo e reconhece os conjuntos funcionais para entender o indivíduo em sua totalidade.
Enfim, embora o livro seja super pequeno, ele é bem interessante e propõe ao professor olhar para o seu passado, suas experiências desde da infância, dos livros que leu e dos seus ex alunos e professores PARA, a partir disso ,ele compreender a sua prática e o seu eu no momento atual e a partir disso refletir.

Elaine Miranda 06/07/2020

...uma grata surpresa.
Comprei esse livro pelo título, por amar a perspectiva de Wallon sobre a Educação.
Durante a leitura da dissertação de Daniela, tive a oportunidade refletir um pouco acerca da importância de nossos referenciais enquanto docentes e do quanto o aspecto afetivo pesa em nossa construção. Não bastasse, o artigo permite uma breve síntese da história da Literatura Infantil. É uma valiosa leitura para professores em formação, por proporcionar uma profunda reflexão do quão importante somos enquanto referenciais para vida de nossos alunos.

Domitila 15/09/2022

Memórias Afetivas
A Daniela quis retratar e expor suas memórias como professora e antes de entrar na área de pedagogia, e dialogar sobre a importância da leitura na infância e a teoria da afetividade de Wallon.

professormarco 02/08/2021

O papel do outro
O livro acaba sendo interessante por trazer para a reflexão a importância da solidariedade, respeito as individualidades e a própria memória afetiva na construção do presente.
O papel do outro se torna necessário e auxilia famílias e professores a organizarem, ou melhor, planejarem um trabalho voltado ao amor e conhecimento antes de mais nada, de si.