Sereias: Encantos & Perigos

Sereias: Encantos & Perigos Mário Bentes...

Resenhas - Sereias: Encantos & Perigos

Fernando.Araujo 07/12/2022

A convergência que não agrada
O livro aborda 13 contos distintos, ambientados conforme o desejo de cada escritor(a). Apesar das diferenças entre eles, o que me chamou muito atenção foi a convergência central da maior parte das histórias para um casal principal. A meu ver, essa convergência cansa a leitura por se tornar mais do mesmo. Contos que fugiram disso foram os mais legais dentro dessa composição como Uma canção de liberdade e Sereia aprisionada. Se prender tanto nessa características, faz com que as sereias sejam reduzidas a isso mesmo quando há possibilidade enormes de outros focos. Talvez o canto, talvez o mar, talvez a sustentabilidade, tantas nuances que foram jogadas fora em prol do estabelecido romance entre sereias e homens. Acho que tem potencial, mas precisa ser mais encorpado com histórias que fogem dessa narrativa de conquista e de casais.

... 22/01/2021

As sereias que eu procurava e não procurava
Eu procurava histórias de sereias mais próximas das lendas originais, com afogamento e mortes, e me deparei com está coletânea.
Foi uma agradável surpresa, pois apesar de fugir um pouco do que eu esperava, acaba sendo um trunfo. As diferentes ambientações e criações impedem que soe repetitivo ou "mais do mesmo". Alguns contos não são tão interessantes enquanto outros te instigam até o fim

Suemi.Oliveira 06/06/2020

A sua visão sobre sereias nunca mais será a mesma.
“Sereias: encantos e perigos” foi o meu primeiro contato com o trabalho da Delirium Editora, cuja aposta é investir em publicações de autoria nacional. Trata-se de uma antologia de treze contos, a qual consiste em revelar o lado sombrio das sereias, transitando por diversos gêneros literários.

Impetuosidade, manipulação e vingança são os elementos que se sobressaem, embora alguns dos autores tenham inserido um toque sutil de amistosidade nesses seres.

O que mais me chamou atenção durante a leitura é que todas as estórias são cuidadosamente ambientadas, facilitando a imersão do leitor. Além disso, a maioria das narrativas é apresentada pelas vítimas dessas criaturas impiedosas, enquanto uma pequena parcela é relatada pelas próprias sereias.

Uma coisa é certa: os escritores cumpriram com perfeição a proposta de fugir do convencional. Para mim, o “top 3” fica por conta de “Imersão do medo” (Carol Oliveira), “Os assassinatos de Baía Luna” (Fabiana Pietro) e “A dama vestida de burlesco” (Mário Mentes), respectivamente.

Francisco.Vitor 07/01/2019

Uma grata surpresa em 2017
O livro apresenta 13 histórias de sereias em abordagens variadas, os contos vão agradar fãs de gêneros como: fantasia, policial, segunda guerra mundial e terror. Com histórias muito criativas os autores conseguiram criar enredos interessantíssimos em poucas páginas.

Poucos contos não me agradaram muito, o que não é um problema, pois é muito difícil um livro com tantos contos ser unânime. Por conta disso os pontos negativos acabam sendo camuflados.

Os meu contos favoritos (na ordem que foram colocados no livro) foram:
-Uma canção de liberdade
-Imersão do medo
-Os assassinatos de Baía Luna
-O jantar
-Monstro?
-O soldado do império

Marcela 27/10/2018

Um livro instigante
Um dos melhores projetos que apoiei no Catarse. Os contos prenderam minha atenção de forma que só sosseguei quando terminei a leitura.