Missão Stardust

Missão Stardust K. H. Scheer

Resenhas - Missão Stardust

Fabio Shiva 27/07/2020

Herói fora da caixa
Eu devia ter 8 ou 9 anos quando li esse livro pela primeira vez. Foi o começo de um fascínio que marcou definitivamente minha paixão pela leitura e, da mesma forma, minha vocação de escritor. Pois lembro claramente do dia em que, aos 11 anos, decidi que queria ser escritor, contemplando minha pequena biblioteca particular, com alguns exemplares de Agatha Christie, José de Alencar (meus dois primeiros amores literários), junto com uma crescente coleção de volumes da série Perry Rhodan (que eu aumentaria até chegar a duzentos exemplares, antes que a adolescência e a paixão pelo rock me fizessem vender tudo para comprar discos do Iron Maiden!). Pois eu sentia tanta felicidade ao mergulhar naquele mundo mágico dos livros que não me bastaria participar dele apenas como leitor: também queria brincar de Deus e criar mundos a partir de minha imaginação!

Por aí se faça a ideia de minha emoção ao reler esse primeiro volume da série Perry Rhodan, quase quarenta anos depois! A emoção nostálgica era garantida. O que eu não contava era ficar tão impactado pela leitura da obra em si! Terminei de ler “Missão Stardust” com a convicção de que o mentor da série, o alemão K. H. Scheer, foi tocado por intuições profundas, marca dos grande gênios. Talvez até tenha sido escolhido como instrumento da espiritualidade para ajudar a espécie humana a elevar sua mentalidade e a se livrar de seus tacanhos preconceitos. Tal como, asseguram alguns estudiosos de ufologia, Gene Roddenberry foi inspirado por nossos irmãos extraterrestres ao conceber sua igualmente inspiradora série Star Trek (Jornada nas Estrelas).

O que me impressionou acima de tudo foi perceber inúmeras sincronicidades entre a trama desse primeiro episódio e as profecias de Chico Xavier sobre a chamada “Data Limite” (https://youtu.be/4JxukHvGVzE): a conexão direta entre a chegada do homem à Lua e o perigo de uma guerra nuclear e, principalmente, a ajuda de espécies mais avançadas que o homem, possibilitando uma nova consciência de humanidade, pela percepção de que além das fronteiras e diferenças de ideologia por aqui somos todos terráqueos.

Na parte final de “Missão Stardust”, Perry Rhodan surpreende como um herói “fora da caixa”, quebrando todas as convenções e expectativas estereotipadas. É realmente um personagem carismático, intrigante, desafiador. Mas ainda assim não há como não ficar surpreso com a longevidade da série: iniciada em 1961, até onde sei um novo volume semanal de Perry Rhodan continua sendo publicado na Alemanha, tendo ultrapassado a casa dos 3.000 (!!!) episódios. Aqui no Brasil chegou pelo menos ao volume 800! Eu li até o 200 e pouco. E agora pretendo reler um por um!!!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Rosendo 03/11/2020minha estante
Faço minha suas palavras. Eu ultrapassei os 200 primeiros exemplares, a série é espetacular

Fabio Shiva 06/11/2020minha estante
Salve, amigo! Realmente é espetacular essa série! Abração!

Renato 21/05/2022minha estante
Eu reli este primeiro número umas 3 vezes desde que conheci a série. É espetacular, e não envelheceu mal. Ainda é bem atual, apesar de meio século já ter passado desde sua publicação.

Rubens.Memari 01/05/2023

Missão transformada
É o início de uma série fantástica, que comecei a ler na adolescência e resolvi matar saudades. Muito bom!
A missão tripulada Stardust entra em contato com uma civilização muito avançada, porém decadente, viciada em jogos de computador. Descobre-se que a Terra pode ajudar um dos extraterrestres, acometido de leucemia. E a história começa.

Lili Machado 10/05/2012

Perry Rhodan é o título de uma série de livros de ficção científica, publicada desde 1961, na Alemanha, que já ultrapassou a marca de 2.500 volumes e deu origem a outras séries, produtos derivados e edições estrangeiras.
As décadas de sucesso comercial tornaram a série um fenômeno.
Perry Rhodan mostra uma crítica feroz à realidade atual, fazendo-nos refletir, em 1960, sobre a Guerra fria, em 1970, sobre a New Age, e em 1980, sobre o movimento pacifista, nas entrelinhas das suas estórias.
A série tem capturado os principais pensamentos da elite científica da Alemanha e influenciou todos os escritores de ficção científica do mundo.
Escrito por uma equipe de autores que se alternam, Perry Rhodan é um periódico semanal do formato livro de bolso.
Criada em 1961, inicialmente concebida para ser uma trilogia, ela se tornou um sucesso duradouro ultrapassando o número de 2.320 histórias em 2006.
Significativamente relacionadas a ela estão a série Atlan e Romances Planetários, nos quais os temas da série têm um desenvolvimento mais pormenorizado.
Nas décadas que se seguiram ao seu lançamento, surgiram histórias em quadrinhos, numerosos itens de colecionador, e várias canções. A série foi parcialmente traduzida para diversos idiomas. Ela também foi passada para o cinema com o filme Mission Stardust (1967), muito criticado pelos fãs.
A estória de Perry Rhodan começa em 1971, com o primeiro vôo tripulado à Lua, por membros da Força Aérea dos Estados Unidos, e avança, progressivamente, pelos séculos e milênios adiante, apresentando a história futura da Humanidade e sua expansão pelo espaço sideral como uma epopéia grandiosa e intrigante.
Enquanto a série prossegue, algumas personagens adquirem a imortalidade virtual, fazendo a estória cruzar os milênios, incluindo viagens no tempo, extraterrestres, cérebros mecânicos, mutantes atômicos (muito antes dos X-men), sobreviventes da Atlântida e da Lemúria, dinosauros e universos paralelos.
A série usa uma estrutura de narrativa em "ciclos" que podem se estender de 25 a 100 números devotados a explicar uma era. Alguns são agrupados em ciclos subseqüentes, criando-se um grande ciclo. A partir de um novo ciclo, novas situações, ambientes e personagens são apresentados, até o seu desfecho dezenas de episódios adiante.
Embora seus volumes formem uma linha seqüencial de estórias, cada episódio traz uma estória fechada em si, que pode ser lida individualmente.
Esta série chegou ao Brasil por intermédio da SSPG Editora, que passou a lançar, periodicamente, os seus volumes a partir de 2001. Para conhecer melhor a edição brasileira, visite www.perry-rhodan.com.br
Quanto o volume 1 da série Perry Rhodan, Ciclo Via Láctea, A Terceira Potência – Missão Stardust:
A aventura começa em meio a uma iminente guerra nuclear e o destino do planeta Terra depende de um só homem no espaço. O Major Perry Rhodan o capitão Reginald Bell, o tenente Dr. Eric Manoli e o capitão Fletcher, iniciam uma viagem com destino à Lua, perdem contato com nosso planeta e descobrem, no lado escuro de nosso satélite, uma espaçonave extraterrestre acidentada - uma nave de Arconida, comandada pela bela e feroz comandante, Thora de Zoltral. A bordo, o cientista Crest de Zoltral, sofria de uma doença parecida com a leucemia. Perry Rhodan decide dar-lhe ajuda com sua doença e voa de volta com ele para a Terra. Entretanto eles não aterrizam no local do seu lançamento, e sim, no meio do Deserto de Gobi, na China. Para que a tecnologia superior dos Arcônidas não caia nas mãos de uma das potências da Terra, Perry Rhodan ativa um campo de força arcônida sobre sua nave e cria a Terceira Potência, o início de um império galático com base na Terra. Enquanto isso, ele manda dois membros de sua tripulação, conseguir o material que Crest precisava para curar-se. Um é capturado pelo governo norteamericano, mas o outro consegue voltar, com o remédio e com um médico para ajudar. Apropriando-se da tecnologia extra-terrestre, eles conseguem a unificação da humanidade e iniciam a conquista da Galáxia e do cosmos. O retorno deles à Terra, irá abrir caminho para uma nova era para a humanidade. Em breve Rhodan vai descobrir que, com grandes poderes, caminham as grandes responsabilidades.
Um aviso: desliguem a porção lógica de suas mentes e preparem-se para ficar viciados na série, depois dos primeiros livros.
Um pequeno resumo do restante das estórias:
• Para defender a Terra de perigos extraterrestres, Perry Rhodan cria o exército de mutantes.
• Sob a pressão desses ataques ele consegue unir a humanidade.
• Após o encontro com os Ferrônios no sistema Vega, Perry Rhodan resolve o mistério galático e consegue a imortalidade relativa, no planeta Peregrino, concedida por Aquilo, o Imortal.
• Durante a aventura ele conhece Gucky, um rato-castor inteligente, com poderes mutantes, que se torna seu companheiro.
• Quando volta ao sistema solar, ele toma consciência da ameaça do Supercrânio.
• Após ultrapassar mais este problema, ele encontra o grande computador de Vénus.
• Após defender a Terra ele avança para Árcon, mundo natal de Crest e Thora, apenas para descobrir que o Computador Regente havia assumido o poder no Grande Império, com a impiedosa lógica de sua programação. Para se proteger dos Aras (médicos galácticos) e outros perigos, o Regente faz um pacto com Rhodan.
• O perigo de descobrir a posição galáctica da Terra aumenta. Assim surge o grande embuste, com ajuda inconsciente dos Tópsidas, que leva à pseudo-destruição da Terra.
Delgado 02/08/2014minha estante
Na verdade a série chegou ao Brasil pela Ediouro, em 1975, e foram lançados 536 números, até 1991, quanto foi cancelada. Antes disso, em 1969, houve um lançamento com as duas primeiras histórias da série, "Missão Stardust" e "A Terceira Potência".

Delgado 30/03/2018minha estante
Hoje a série está próxima ao nº 3.000 na Alemanha, e em 2011 foi lançada a série Perry Rhodan NEO, uma espécie de reboot, que tem uma qualidade surpreendente e nada fica a dever à série clássica. No Brasil está no 22º ciclo, por volta do nº 1520. E a série Perry Rhodan NEO está por volta do nº 100. Romances Planetários e a série Atlan também são lançados.

Herick 20/10/2022

Interessante a leitura de um clássico da ficção científica. Curioso ver como esses livros de curtos contos se desenvolviam e amarravam a história já permeando o solo para a sequência que viria a seguir.

Perry Rhodan é um dos primeiros periódicos aos quais tive acesso, quando ainda muito novo, e à época não tinha a paciência nem o discernimento necessário para fazer bom proveito da história que, por mais que seja curta e simples, ainda é bastante filosófica e muito interessante do ponto de vista científico. É sempre muito interessante ver qual era a visão de futuro que tinham há mais de 60 anos.

Não vou me estender muito na história, que é bastante curta e seria difícil resumí-la sem uma grande quantia de spoilers. Basta dizer que Rhodan mostra ser um herói bastante diferente daquilo que costumamos ver em obras literárias, independente do gênero. Ele empolga pela inteligência e pela racionalidade na tomada de ações, resolvendo os problemas de uma forma que o Spock resolveria, ao contrário das tomadas de decisão mais emocionais do Capitão Kirk.

Excelente abertura, estou ansioso pelos próximos volumes.

Sergio 02/05/2012

O início da grande saga estelar
"Perry Rhodan é o título de uma série de livros de ficção científica do gênero space opera[1], publicada desde 1961 na Alemanha.

Enquanto os críticos do gênero nos Estados Unidos habitualmente difamam a série, as décadas de sucesso comercial tornaram a série um fenômeno. Perry Rhodan mostra uma crítica feroz à realidade atual, fazendo-nos refletir em 1960 sobre a Guerra Fria, em 1970 sobre a New Age e em 1980 sobre o movimento pacifista nas entrelinhas da sua história. A série tem capturado os principais pensamentos da elite científica da Alemanha e influenciou de forma pungente todos os escritores de ficção científica alemães e do mundo." (Wikipédia, a enciclopédia livre)

Este livro marca o início da grande obra de ficção científica que conquistou minha admiração na adolescência para o fantástico mundo literário. Cheguei a possuir cerca de 300 volumes da série (todos da Ediouro)e ainda hoje, relendo alguns livros tenho certeza de que a saga de Rhodan e do Império retrata de forma bem interessante, a evolução humana e científica bem como à aceitação da vida extraterrestre.
Vale à pena.

Lucas 27/09/2020

Ansioso para descobrir a continuação dessa história. E de e certa forma preocupado com a possibilidade de conseguir achar os livros físicos.
wel - @nanquimcomleite 27/09/2020minha estante
Tenho curiosidade de ler essa série. Quanto aos livros físicos, dá uma olhada nesse sebo: https://pacobello.com.br/produtos/buscar/?s=Perry+rhodan

Lucas 27/09/2020minha estante
Opa, obrigado :D

wel - @nanquimcomleite 27/09/2020minha estante
??

Davenir - Diário de Anarres 02/12/2021

O início da jornada!
"Missão Stardust" é o primeiro volume do que viria a ser a maior saga da ficção científica, com mais de 3000 volumes já lançados no original, em alemão, e quase 1500 no Brasil. 536 deles, em papel entre os anos 70 e 1991. A série foi continuada pela SSPG editora até meados de 2010 em papel e digital até hoje. Contudo, por maior que a saga seja, o início é sempre o numero um e vamos começar por ele, e quem sabe um dia parear com os lançamentos recentes mas, de qualquer forma, o que vale é o caminho.

O primeiro episódio é Missão Stardust, que podemos dividir em três partes. Na primeira acompanhamos até a página 57 uma viagem até a lua repleta de detalhes. É importante lembrar que o livro foi escrito e lançado na Alemanha, alguns anos antes do voo real da Apolo, e portanto, trata-se de uma especulação com bastante detalhes, relevando as diferenças. Tanto que quando o volume chegou ao Brasil, foi colocado um aviso ao leitor, recomendando que inicia-se a leitura após o relato dessa viagem que terminava na página 57. Contudo, a viagem da Stardust e a da Apolo já são antigas e não vi motivo para não ler e quem gosta de detalhes técnicos vai gostar desta parte.

Na segunda parte temos o contato travado, o primeiro oficial entre a humanidade e os arcônidas. Os arcônidas são retratados como uma raça inteligente, com uma tecnologia muito superior porém que está definhando por falta de "força de vontade". Com a exceção de Crest e Thora, que os recebem, os demais arcônidas são letárgicos, satisfeitos apenas em assistirem "vídeos" em uma tela esférica. A letargia chega a um ponto em que reagem a problemas que colocariam suas vidas em risco. Crest e Thora ainda mantem viva essa chama, se importam com o futuro de seus iguais, contudo são bem diferentes. Crest é um cavalheiro com ares aristocratas e simpatiza com a humanidade, enquanto Thora é impulsiva e repudia os humanos. Rhodan representa nossa humanidade, uma visão de que a humanidade é cheia de vontade de realizar grandes feitos e conquistar o espaço.

É aqui que Perry Rhodan é definido ideologicamente, com uma visão de mundo humanista liberal, sem perder o capitalismo de vista. O humano é o centro de tudo e os arcônidas são um alerta trágico caso os humanos se rendam ao assistencialismo, a dar tudo de mão beijada, sob o custo de estagnação. O medo da estagnação pelo bem estar pleno é um medo do capitalismo. Na terceira parte, Perry Rhodan começa a agir para que a humanidade não perca seu rumo, uma vez que a descoberta de um espaço cósmico cheio de raças e tecnologia inexploradas pela humanidade é a descoberta de sua própria fragilidade. Sua missão é salvar a vida de Crest, que padece de uma doença terminal e que em troca de auxílio, ajudaria Perry Rhodan a acabar com a Guerra Fria.

A Guerra Fria Perry Rhodan, nesse novo cenário, é apenas uma perda de tempo, o que pode ser visto enganosamente como uma visão pacifista pedindo a união da humanidade, é apenas um clamor pela reorganização da Terra para adequar-se a novas ameaças. Por esse motivo, Perry Rhodan, na última frase do livro, remove os emblemas dos Estados Unidos de seu uniforme.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2021/11/resenha-211-missao-stardust-perry.html

marcosevane 28/12/2009

O começo
A humanidade começa a conquistar o espaço sideral e conhecer as suas fraquezas. O livro mostra com detalhes uma missão tripulada a Lua, numa epóca em que a tecnologia estava começando, coisa que até o momento não conseguimos fazer, pousar na lua com uma nave espacial e retornar a Terra como um avião. O primeiro de uma grande serie, todo fã deve ter.

Tiago 21/10/2022

O começo
Aviso a aqueles que aqui se aventurarem, estão preste a entrar numa saga inimaginavel de livros, mas vale a pena, vale muito a pena.

Sr. Quadros 09/04/2023

A frente do seu tempo e com qualidade que atravessa gerações
"Perry Rhodan: Missão Stardust", escrito por Clark Darlton e K. H. Scheer, é um clássico da ficção científica que cativa os leitores desde a primeira página. O livro conta a história do comandante Perry Rhodan e sua tripulação em uma missão para explorar a lua e descobrir seus segredos.

O enredo é empolgante e bem estruturado, com muita ação, mistério e aventura. A escrita é fluida e envolvente, mantendo o leitor preso na trama do início ao fim. Os personagens são bem desenvolvidos e cativantes, com personalidades únicas que adicionam camadas à história.

O universo criado pelos autores é detalhado e fascinante, com uma ciência convincente que dá credibilidade à trama. A ambientação na lua é descrita de forma vívida, transportando o leitor para esse mundo imaginário e fazendo-o se sentir parte da missão.

O livro aborda temas profundos e universais, como a importância da cooperação entre povos e a busca por conhecimento e avanço científico. A mensagem é poderosa e inspiradora, incentivando o leitor a pensar em questões importantes da vida.

O final é surpreendente e satisfatório, deixando o leitor ansioso para continuar a acompanhar as aventuras de Perry Rhodan e sua tripulação.

Em resumo, "Perry Rhodan: Missão Stardust" é um livro emocionante e cativante que proporciona uma leitura envolvente e inspiradora. Com uma trama bem estruturada, personagens cativantes e uma mensagem poderosa, este livro é uma leitura obrigatória para os fãs da ficção científica.

Osmar 29/05/2010

Idéia interessante porém o desenvolvimento da mesma é estranho para os dias de hoje
O livro explora uma idéia fascinante... o que voce faria se lhe caisse nas mãos ferramentas tecnológicas que lhe permitissem mudar o mundo. A idéia é boa , a estória é bem desenvolvida e há momento bem complexos em torno do trama. ENtretanto porém a escrita chega a ser de uma simplicidade que beira as vezes a infantibilidade, endeusando o principal personagem e a humanidade. Me parece que, para o contexto da época ele se aplicava bem, porém para o leitor de hoje, o texto parece um pouco ingenuo demais.
Rodrigo 13/10/2013minha estante
Pois bem, meu amigo. As pessoas não podem ler obras de décadas com os olhos de hoje... isso sim é infantibilidade.
Os livros de Perry Rhodan são melhores escritos até mesmo do que os livros de Star Wars da época.
Só uma dica: Leia os livros de 1970 com os olhos de 1970... pois os livros não mudam, não se ajustam com a atualidade.
Abraços.

Kau 07/03/2014minha estante
Muito bem dito Rodrigo

Aécio de Paula 26/09/2018

Passei um bom tempo receoso sobre essa série! Hoje dei o ponta pé inicial nessa longa série alemã. Com mais de 2.900 volumes, a maior série do mundo. É boa? não sei, quero descobrir! A história começa com termos técnicos para quem vai à lua. Até ai tudo bem! Explica como é a tecnologia da nave, quem são os 4 tripulantes, e apresenta alguns integrantes responsáveis do governo pela viagem. Isso é só a introdução. O bicho pega é quando eles chegam na lua e se enganam ao pensar que outra nave terrestre já estavam lá antes dele... daí vem uma briguinha de governo no livro entre os EUA e Ásia. Só que não era o que pensavam, mas alienígenas inteligentes, mas seres decadentes, com alta capacidade tecnológica e inteligência superior.. depois a galera conhece os tripulantes da nave alienígena e ficam amigos, e o chefe dentre eles está doente, com leucemia, segundo o exame de um dos terrestres, e logo eles decidem voltar para a terra e trazer o adoentado, que tem um conhecimento elevado sobre a tecnologia espacial.

Rodrigo 29/05/2021

Leitura interessante
Como leitor de ficção científica volta e meia eu ouvia falar de Perry Rhodan. Para quem não conhece é a série de ficção científica mais longeva existente, segundo o que vi até agora, ele iniciou-se em 1961 e permanece sendo publicada até hoje, na Alemanha, com a tradução de diversos episódios para outras línguas inclusive português. Quanto a estória é uma clássica space ópera, provavelmente o conceito surgiu com esta série mesmo. Ela é visionária em muitas, muitas coisas e introduziu muitos conceitos que ficaram famosos em outras obras, livros, quadrinhos, filmes, etc. É muito interessante de se ler. Atualmente, na Alemanha, está sendo publicado o episódio três mil e alguma coisa, em portugues se tem acesso até o episódio 536, na sequência, e alguns outros conforme se conseguia a tradução. Minha meta, claro intercalando com outras coisas, é ler todos.