The ABCs of Socialism

The ABCs of Socialism Bhaskar Sunkara

Resenhas -

gabi 10/09/2023

Um livro perfeito para iniciantes
Achei esse livro simplesmente perfeito. Traz diversos pontos interessantes de discussões para pessoas iniciantes no socialismo e apesar de a linguagem não ser exatamente "simples" é fácil de entender o que os autores estão tentando dizer. É o tipo de livro pra quem sabe bem por cima quais os objetivos do socialismo e ainda tem algumas dúvidas sobre ele ser realmente uma alternativa válida.

Thales 12/12/2022

Uni-vos
Cumpre o que propõe em ser um ABC do socialismo.
A edição brasileira pela revista Jacobin através da editora Autonomia Literária é uma versão simples, porém objetiva.
Na edição brasileira há muitas notas com leituras adicionais para aprofundarmos nos temas que levam a artigos na própria página da revista Jacobin.
Vale cada virada de página.

Lavigne 13/10/2022

Ótimo
para quem quer se iniciar aos estudos sobre o Socialismo sem entrar em alguma vertente. Responde algumas questões que sempre são levantadas em debates pelos defensores do Capitalismo.

gab 23/05/2022

É um livro bom pra conhecer a base, desmitificar umas coisas sobre o socialismo, mas, o que é completamente entendível, tem muitas referências estadunidenses o que deixa um pouco chato e acabou me permitindo perder o foco.

Didi 01/05/2022

bom
gostei mas até hj não entendi como o livro tava agrupado tipo achei meio confuso não dava pra ssber o que era pra saber

CoolGabe642 23/12/2021

Uma ótima introdução a alguns debates.
"O Socialismo não será criado, Lenin escreveu, com 'material humano abstrato, ou com material humano especialmente preparado por nós, mas com o material humano relegado a nós pelo Capitalismo. Verdade, não será uma questão fácil, mas nenhuma outra abordagem para esta tarefa é séria o bastante para garantir discussão.'"

lerpraviver 03/05/2021

Potencial Atingido...
Acredito que a ideia central - disseminar o conhecimento básico sobre o socialismo- foi alcançada com sucesso.

Ao ler, me senti realmente lendo um folhetim, apesar de tê-lo feito através do Kindle, foi agradável e conciso.

Por fim, gostaria de recomendar a todos e todas que tenham dúvidas quanto ao conteúdo e sua qualidade, devo frisar que é bem básico, entretanto as razões utilizadas para justificar as premissas citadas, me agradaram.

Igor 12/04/2021

Leitura fácil e divertida!
Este livro funciona muito bem como guia introdutório ao socialismo, pois os capítulos são curtos e escritos de forma didática. A beleza do encarte e as frequentes ilustrações servem para deixar a leitura mais leve. Com ele é possível aprender sobre personalidades históricas e também sobre pessoas atuantes hoje em dia, como o Bernie Sanders.

alanamendesm 13/02/2021

muito bom pra entender e desmitificar o socialismo. o livro explica muito bem sobre o assunto em forma de perguntas e respostas.

natalia 08/11/2020

Depois de tanto ler textos picados na faculdade to começando a ler livros inteiros sobre socialismo, que é um tema que me interessa muito. Esse livro é ótimo pra iniciar os estudos, tem uma linguagem tranquila e apresenta conceitos que merecem atenção como propriedade privada x propriedade pessoal. Desmistifica muitas concepções erradas pra quem não conhece muito a ideologia socialista e é bem conciso.

João Moreno 21/08/2020

Já dá pra começar a doutrinar (sic) por aí...

Infelizmente não vai furar a bolha. O tio do zap é o tio do zap porque as mensagens por lá são curtas, fáceis e rápidas.

Isso daqui não é uma resenha, só uma forma de tentar divulgar o trabalho de 'ABC do Socialismo', bem bacana, aos 'amigos' daqui do Skoob. (E eu também queria fazer a piada sobre doutrinação).

Tem como o ler tanto em Português quanto em Inglês, através dos links abaixo.

Sobre o livro, o 'The ABCs of Socialism' serve para desfazer alguns mitos, como o do "capitalismo democrático" ou o do "imposto é roubo" a partir de uma visão marxista da riqueza (e de sua distribuição) como fruto dessa organização social. O mito da liberdade LIBERDADE capitalista também é discutido, limitada à propriedade privada e à transformação do indivíduo em consumidor. Outro trecho interessante é a diferenciação que fazem entre propriedade privada dos Meios de Produção e propriedade pessoal. Não, socialistas não querem tomar seus livros do Harry Potter e do Percy Jackson.

Por fim, vale notar como nós, brasileiros, somos depósito do esgoto ideológico norte-americano, com o libertarianismo (sic) e a noção de que impostos, Estado e políticas sociais tem a ver com Socialismo.

Para quem não entendeu, o título da 'resenha' é uma piada mesmo :)

< https://ominhocario.wordpress.com/os-abcs-do-socialismo/ >.
< https://s3.jacobinmag.com/issues/jacobin-abcs.pdf >.

site: < https://ominhocario.wordpress.com/os-abcs-do-socialismo/ >.

Camila 18/06/2020

Ótimo para iniciantes
Àqueles que procuram uma didática introdução ao Socialismo: aqui vai minha indicação. Ótima referência para servir de base a estudos subsequentes.

Lena 06/06/2020

Uma obra bastante didática e que usa uma linguagem bastante simples para falar de tudo o que abarca o socialismo. É perfeito para quem quer conseguir conhecer o movimento e não está acostumado com textos que usam linguagem e termos mais complexos.

JoAo.Eduardo 13/03/2020

Uma ótima maneira de compreender o Socialismo
Trata-se de um livro fascinante. Respondendo a diversas questões que surgem quando o assunto é Socialismo, o livro pode ser indicado para Socialista e não-socialistas que queiram compreender o Socialismo, em vez de se basear apenas em achismos. Um livro para ter na cabeceira da cama e ler todos os dias.

Stefanie Oliveira 04/04/2019

Introdução ao Socialismo
The ABC Of Socialism é um livro extremamente didático e importante pra compreensão do socialismo, elucida questões importantes de como surgem os movimentos, por quem ele é composto e como ele pode ser desenvolvido de forma saudável dentro da sociedade contrapondo o capitalismo selvagem atual. Como o próprio nome diz, é de fato um ABC do socialismo, idealizado como um livro introdutório sobre o assunto, é de fácil compreensão. Livro de leitura fácil e nada cansativo, talvez pela diversidade de autores e dinâmica de assuntos. Possui 13 capítulos ("O país já não é meio Socialista?", "Pelo menos o Capitalismo é livre e democrático, né?", "O Socialismo soa bem na teoria, mas a natureza humana não o torna impossível de se realizar?", "Os ricos não merecem ficar com a maior parte de seu dinheiro?", "Os Socialistas vão levar os meus CD's do Calypso?", "O Socialismo não termina sempre em ditadura?", "O Socialismo não é só um conceito Ocidental?", "E sobre o Racismo? Os Socialistas não se importam só com Classe?", "O Socialismo e o Feminismo não entram às vezes em conflito?", "Um mundo Socialista não significaria só uma crise ambiental maior ainda?", "Os Socialistas são pacifistas? Algumas guerras não são justificadas?", "Por que os Socialistas falam tanto sobre Trabalhadores?" e "O Socialismo vai ser chato?") onde lança questionamentos recorrentes de quem por algum motivo tenha aversão e/ou não imagina possíveis revoluções e as considere "utópicas". Ao decorrer do livro os autores esclarecem "tin-tin por tin tin" todas as questões lançadas como títulos, tirando as muitas dúvidas que iniciantes costumam ter.
O livro foi escrito e organizado por autores norte americanos e vem como resposta ao crescimento da busca por informações sobre o tema no próprio pais, mas é fácil conciliar com nossa realidade aqui no Brasil, principalmente porque ele não está inteiramente focado na América do Norte já que tem muito conteúdo histórico.
Indico muito o livro pra quem está iniciando leituras sobre o assunto, principalmente pessoas mais jovens que nunca tiveram qualquer contato com leituras mais teóricas, como também para a desmistificação da imagem estereotipara e preconceituosa sobre socialismo por parte de quem só conhece o termo pelo conhecimento da URSS e nunca tenha lido nenhum teórico específico também. É um livro bastante completo, escrito de forma simples e divertida além de prático que vale a pena investir, principalmente quem costuma usar referências bibliográficas e fazer consultas.
Infelizmente o livro físico não tem tradução oficial ainda para o português mas o grupo O Minhocário traduziu e disponibilizou ele completo gratuitamente (https://ominhocario.wordpress.com/os-abcs-do-socialismo/). Você pode ler em PDF de forma gratuita em inglês também (https://s3.jacobinmag.com/issues/jacobin-abcs.pdf) mas indico que comprem o livro porque ajuda os autores e é um ótimo investimento!

site: https://ominhocario.wordpress.com/os-abcs-do-socialismo/