Lições de Abismo

Lições de Abismo Gustavo Corção

Resenhas - Lições de Abismo

Graziela.Bachiao 29/07/2022

Obra-prima
Lições de abismo apresenta a história de um homem que precisa enfrentar uma das mais difíceis realidades da vida: o diagnóstico de uma doença terminal. Ele experimenta sentimentos e pensamentos diversos sobre sua situação atual e sobre seus dias já vividos. Gustavo Corção destila verdadeira humanidade em sua obra. Ela mostra que é possível a um livro, devido à grandiosidade de quem o escreve, sobrepor-se a si mesmo, e tornar-se amor puro, sangue pulsando nas veias. Estou estarrecida. Nunca me deparei, na literatura brasileira, com um livro assim. Aconteceu comigo algo raro no meio de uma leitura: comecei a chorar como uma criança. Ele PRECISA ocupar um pedestal em nossa literatura.

josé filho 25/02/2022

ótima leitura
ótimo livro que apresenta as reflexões de um personagem que recebe o diagnóstico de um câncer terminal. muito bem escrito por um autor que apresenta profundidade, erudição e espiritualidade.

Dani 28/03/2020

Grandioso, profundo, poético e psicólogico. Esta é a primeira vez que leio um livro escrito por Gustavo Coração e devo dizer que foi uma grande surpresa. Acompanhamos um homem que, apesar de corroído pela doença, à beira da morte, consegue ter um olhar reflexivo tanto para essa mesma morte que se aproxima, como para a vida.

"Ora, tudo o que se diz e se faz, de mais ou menos sensato ou mais ou menos absurdo, depende da solução desse enigma. Quem sou eu? Para que a vida tenha sentido, e para que a morte mesma tenha alguma decência, eu preciso saber quem sou, por que vivo, por que morro, por que choro. De que me vale apreender o milhar de relações do mundo exterior, se não consigo apreender a substancial realidade que me diz respeito? Que me adianta medir a distância do sol e analisar a configuração do átomo de urânio, se desconheço a largura, a altura, a profundidade de meu próprio ser? De que me serve ganhar o universo se ando perdido de minha alma?"

Lorena K. 25/07/2018

Grata surpresa!
Há muito não lia um livro brasileiro. Li muitos quando adolescente, mas fui me desencantando com a literatura nacional quando conheci a literatura russa, Dostoiévski, Tolstói... encontrei algo e alguma forma maior em tudo aquilo ali. Já conhecia Lições de Abismo de nome e de trechos... sou aluna do Olavo de Carvalho e ele fala muito, muito, muito sobre esse livro: e hoje reconheço a razão.
Abri esse livrinho de Corção para dar uma olhada, já que tinha o pdf por aqui, e que grata surpresa! Não consegui despregar os olhos dessa leitura incrível durante o último fim de semana, e olha que sou avessa a leitura pelo computador, assim, sem o livro propriamente dito nas mãos, pra grifar e anotar e levar por aí. Mas que livro! Em diversos momentos senti raiva, senti rancor pela "intelectualidade" brasileira que enterrou uma narrativa dessas no esquecimento, tive raiva pelo reconhecimento que Corção quase não tem, não fosse pelo professor Olavo de Carvalho muitos -- e inclusive eu -- deixariam de se debruçar em tão magnífica leitura.
Há alguns livros que substituem por alguns momentos séculos inteiros de filosofia, de mística, de tratados de teologia, de arte, da mais alta música sacra etc. Hoje eu divido os livros brasileiros em Lições de Abismo e os outros.

Ren@t@ 27/01/2014

O que resta ao homem que sabe, com a certeza de informações cronológicas, que está à beira da morte, corroído pela doença? É o que podemos ver no livro "Lições de abismo", do grande Gustavo Corção, pelo menos para o homem dotado de alguma capacidade e vivência que o permitam olhar para a vida – e para a morte – sem a histeria de um desvairado, sem o temor de encontrar o nada, mas com a vontade de entregar-se nas mãos de Deus.

Leia. Mesmo que ao final você discorde de algumas coisas e fique matutando incoerências com suas próprias ideias ou crenças. É um livro absolutamente essencial.

Pedrinho 27/01/2014minha estante
Depois desta resenha, o livro entrou na lista de futuras aquisições.

Catharina 28/01/2014minha estante
Realmente este livro é incrível.

Renata CCS 29/01/2014minha estante
Já foi para a lista de futuras aquisições!

Paty 11/04/2014minha estante
Já foi pra estante! Vou ler!!!

Maria Luísa 13/06/2014minha estante
Resenha instigante, minha cara.

silcarina 14/05/2009

Como lidar com a morte iminente? Um amigo emprestou-me esse livro sensível que me marcou e me mostrou que até o abismo tem lições a dar.