O livro dos mártires

O livro dos mártires John Foxe

Resenhas - O livro dos mártires

Rai 29/09/2021

Será que sou realmente cristã?
O livro dos mártires veio como um choque de realidade pra mim.

Diante de tantos acontecimentos, tanta luta, entrega e morte. Comecei a repensar na minha conduta como cristã.

Hoje tenho eterna gratidão por todos o mártires que se entregaram por amor a Cristo e para que hoje, eu tivesse total acesso a palavra.

Esse livro é MARAVILHOSO!!
toricarvl 29/09/2021minha estante
Me convenceu a ler, adicionei a lista...

Miguel Muniz 28/04/2020

Encorajador
Exemplos, lindamente exemplos a serem seguidos, pois diante de um cristianismo tão descompromissado, é de vital importância imitá-los se possível até a morte.

rebeccasegolin 06/09/2020

Amei
Uma coletânea com histórias de pessoas que valem a pena serem lembradas, para que mantenhamos nossos olhos na eternidade e relembremos a perecidade desse corpo e dos nossos luxos

Anna 30/01/2021

Doloroso e inspirador
“O verdadeiro mártir é sempre vítima de agressão ou violência. O mártir cristão é aquele que prefere morrer a renegar seu Senhor e sua fé.”

Esse livro não foi uma leitura fácil, apesar da escrita fluida do autor. Através do relato de perseguição sofrida por esses cristãos (homens, mulheres e até crianças) que, por defenderem o evangelho em sua pureza foram condenados, torturados, afogados e queimados na fogueira podemos perceber a importância e a profundidade de uma fé profunda e alicerçada no Cristo Redentor.

“Não é o ato de sacrificar-se em nome de uma convicção que transforma essa convicção verdade. Contudo, quando compartilhamos dessa convicção, o que observamos no mártir nos leva naturalmente a uma reflexão a respeito da natureza da própria fé.”

Termino essa leitura com a profunda consciência do quão privilegiada sou, por ter uma bíblia, por poder falar dela e de cristo livremente; por poder congregar em uma igreja de dá a devida honra somente a Deus e que incentiva o relacionamento individual com nosso Senhor. E também com a consciência de que essa perseguição não está somente relegada ao passado, em muitos países e regiões faz parte do presente e fará parte do nosso futuro( como nos diz A Bíblia) até a Volta de Jesus.
Carla.Beatriz 30/01/2021minha estante
?????

Jonas Martins 09/04/2021

É uma história cíclica
Desde os primórdios a igreja católica perseguia os mais piedosos protestantes que não "engolia" os rituais e doutrinas de homens, e com isso terminavam sempre na inquisição onde eram queimados vivos por não se retratando, escolhendo a verdade das escrituras.

Quanto ao livro, é muito repetitivo os relatos, da impressão que é sempre a mesma história e acaba tornando a leitura, de certa forma cansativa.

David 01/09/2020

Será que ainda estamos dispostos a queimar?

De tempos em tempos Deus suscita seus profetas e santos para trazer de volta o verdadeiro evangelho.

E assim foi com esses homens e mulheres que o mundo não lhes era digno.

A perseguição aos verdadeiros cristãos começa em Roma, e com os Apóstolos de Cristo. Todos eles com exceção de João, todos deram a vida e regaram o solo da terra com o sangue cheio de amor e paixão pelo seu Mestre e Salvador e muito mais do que isso, deram a vida em prol do evangelho e para selar com sangue a mensagem de Jesus.

Após os apóstolos, no ano de 64 d.c Nero faz dos cristãos o seu bode expiatório depois do incêndio de Roma, levando assim muitos cristãos para a tortura e morte. Muitos deles eram queimados vivos. Era o começo deste império que nada mais foi se não o poder do Anticristo revelado na terra.

Mas com a perseguição também veio a explosão de novos cristãos que não se dobravam a falsa religião, ao falso cristianismo e ao poder destrutivo desta terra. Muitos mártires morreram denunciando a corrupção dos palácios e as estruturas de pecados. E não só por isso, muitos morreram defendendo as verdades escritas no evangelho.

A Igreja daquela época estava tão perdida e tão desalinhada com a verdadeira mensagem que ela vai cometer atrocidades em nome de Deus e em nome de regras feitas por homens que nada tinham a ver com uma vida de piedade e justiça. E assim tão cheios de si e tão legalistas, que promoveram fogueiras, torturas, crucificação e também não poupava nem as crianças (e olha que delas é o reino dos céus).

Constantino vai reverter o quadro e trará a paz para os cristãos e fará com que a perseguição tenha uma leve trégua, mas que com a reforma de Lutero voltará com força total.

Nero, Diocleciano, os três Papas, a estrutura antiga da Igreja Católica, estes cheios de arrogância e em nome do poder, donos da verdade e embaixadores da justiça, não sabiam que eles eram instrumentos das trevas para acabar com os cristãos.

site: https://www.davidhenrique.com.br/

Washington.Luiz 03/10/2019

Leitura iniciada em 10/09/2019 finalizada hoje em 03/10/2019 , fui muito edificado por esta obra , o que chamamos hoje de sofrimento nem se compara com o que esses nossos irmãos sofreram, que o Senhor nosso Deus nos capacite a sermos fieis ate a morte como foram estes sabtos mártires.

migaindicaumlivro 30/03/2020

Uma mensagem de fé e perseverança.
Até onde você iria para defender a sua fé? Seria capaz de dar a sua vida em defesa do Cristianismo?

Bem, os personagens reais desta obra não pensaram duas vezes em defender a sua fé e a maioria pagou com as suas vidas. Os poucos que sobreviveram foram obrigados a fugir.

Neste clássico de John Foxe temos a oportunidade de ler e nos fortalecer através de testemunhos de pessoas que perseveraram até o fim e deram a vida por Cristo.

Em momentos difíceis, é importante usarmos a leitura para fortalecer a nossa fé. Esta leitura nos auxiliou muito nessa área. Na medida do possível, vamos ser positivos, galera.

site: https://migaindicaumlivro.wordpress.com/2020/03/30/uma-mensagem-de-fe-e-perseveranca/

Priscila.Pieper 17/09/2020

O LIVRO DOS MÁRTIRES
Publicado pela primeira vez em 1559, O Livro Dos Mártires se tornou um clássico da literatura cristã. De geração em geração, a obra foi responsável por levar e manter viva as mensagens, os sofrimentos e as vitórias de diversos mártires que passaram pela história.

No livro, o autor nos apresenta em detalhes a vida de privações vivida por personagens famosos como o próprio Jesus Cristo e seus apóstolos como Paulo, João, Tiago, e dos reformadores como John Wycliffe, John Huss, William Tyndale, Martinho Lutero, Thomas Cranmer, etc. Se até aqui a leitura já estava interessante, John Foxe consegue deixar ainda mais intrigante e nos apresenta à personagens esquecidas ou desconhecidas, mas que não tiveram dúvidas, preferindo pagar o preço máximo à renegar a sua fé.

Com uma escrita delicada, apesar do tema difícil e complexo, John Foxe levanta reflexões capazes de nos tirar o sono. O que eu faria no lugar de cada um deles? E se eu fosse um dos espectadores de cada uma dessas histórias? São perguntas que nos acompanham de início ao fim.

Sendo muito mais que um livro sobre o cristianismo, O Livro dos Mártires carrega o peso de um documento histórico que apresenta as barbáries cometidas pela Igreja “em nome de Deus”. A cada página é possível sentir um misto de agonia, revolta, injustiça, empatia e conforto.

Essencial para todo aquele que se denomina cristão, O Livro dos Mártires não apenas nos encoraja de se manter firmes na fé, mas nos traz um novo entendimento sobre a história mundial. A contemporaneidade da obra, nos faz entender o que muitos de nós ainda sofrem em países onde a fé cristã é proibida. Uma leitura apaixonante e transformadora.

Preparem os lenços e boa leitura.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/

Raquel 26/03/2021

Este livro... eu nem sei se consigo achar palavras para expressar tudo que estou sentindo. Me senti envergonhada por não dar valor às incontáveis mortes que me possibilitaram estar aqui hoje, vivendo minha fé em liberdade e segurança. Também me fez pensar em quantos lugares, mesmo neste tempo, ainda existem pessoas correndo o mesmo tipo de perigo, por declararem sua fé. Sou só lágrimas.

É aquele tipo de leitura desafiadora e desconfortável, que te coloca na parede e coloca muita coisa em perspectiva. Durante todas as páginas, a passagem que me vinha a mente era: "Foram eles que, sob tortura, se recusaram a desistir e ser libertados, preferindo algo melhor: a ressurreição. Outros enfrentaram abusos, açoites e, sim, algemas e prisões. Temos informação de alguns que foram apedrejados, serrados ao meio, assassinados a sangue frio; histórias de homens vagando pela terra em peles de animais, sem teto, sem amigos, sem força ? o mundo não os mereceu! ?, vivendo como podiam nas periferias cruéis do mundo." - Hebreus 11:32-38 MSG

Indico para quem gosta de história e religião. E para quem é cristão, é mais do que leitura obrigatória.

"E contudo, apesar de todas essas contínuas perseguições e castigos horríveis, a Igreja crescia a cada dia, profundamente enraizada na doutrina dos apóstolos e dos homens apostólicos e abundantemente regada pelo sangue dos santos."

Jean375 09/04/2022

MUITO FORTE.
Somos levados a ver e sentir como viveram e testemunharam de sua fé muitos cristãos na idade média.
Como entregaram suas vidas nas mãos de Deus convictos de que sua fé era verdadeira.