Casados e DesCasados

Casados e DesCasados August Strindberg

Resenhas -

Henrique Fendrich 22/11/2018

Propaganda enganosa da L&PM
A L&PM anuncia na própria capa do livro "Casados e descasados" do Strindberg que é "um dos primeiros grandes clássicos feministas". Ocorre que essa é uma propaganda enganosa, pra não dizer que é uma mentira deslavada.

Já na primeira frase da introdução feita pelo próprio autor lemos: "O movimento feminista sobre o qual, segundo se afirma, se apoiam, atualmente, os fundamentos da sociedade, me parece superestimado".

Ou seja, está claro desde o início que o autor não se considera parte do movimento feminista. E, de fato, ao longo da introdução ele tenta mostrar equívocos do feminismo e dá a sua própria interpretação de como se deve dar a igualdade de gêneros. Aí a mulher vê a capa, lê a sinopse, compra o livro e se depara com frases em que até eu, sendo homem, me sinto ofendido, como "Uma mulher sem filhos não é mulher".

Que clássico do feminismo pode conter uma frase dessas?

O pensamento do Strindberg sobre o assunto não se filia a outra corrente que não ao "strindbergismo".

Para piorar, na contracapa, eles destacam a seguinte frase de um conto do livro:

"E, acredite em mim, são as mulheres que governam o mundo, ainda que não tenham direito a voto".

Aí você pensa "puxa vida, ele faz uma bela defesa mesmo das mulheres, realmente é um macho muito feminista". SÓ QUE NÃO.

Vejam a fala de onde foi tirada esse trecho:

- Você é homem e, portanto, aquele que detém a iniciativa. Por consequência, em quase todos os casos, é o homem que se torna escravo. Aquele que ama é o escravo. Quase todos os casamentos são realizados por amor da parte do homem. É assim na natureza. Os machos atacam; as fêmeas ficam sentadas, esperando. Quem? Aquele que chega! E, acredite em mim, são as mulheres que governam o mundo, ainda que não tenham direito a voto. Ela se casou para sair de casa, e isso é o que faz a maioria das mulheres. Você se casou para ter a sua casa! ela é depravada? Não! É da natureza dela ser poliândrica. E você, é da sua natureza ser monogâmico. Foi azar terem se encontrado um com o outro! Foi azar, meu amigo!

Desse trecho constrangedor a L&PM tirou a frase que considerou a mais feminista do livro, a ponto de destacar na contracapa.

A L&PM está enganando as suas leitoras e está desrespeitando o próprio Strindberg, que não se incluía no movimento feminista.

Tudo isso para alcançar o "filão de mercado feminista".

Faça-me o favor!
Henrique Fendrich 01/12/2018minha estante
Encontrei uma referência aos contos desse livro feita há muitos anos por Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Rónai:

"Série de episódios matrimoniais relatados com ironia brutal, nos quais se empenha em despojar as relações sexuais de todo halo romântico e em RIDICULARIZAR o movimento feminista".

E mais adiante:

"Quase todas as obras do autor, pela incompreensão, pela solidão, pelo insucesso de três casamentos seguidos, refletem um ódio irracional e incontível à mulher, em quem ele vê o inimigo natural do homem, e que lhe entrava as tentativas de ascensão".

Isso está muito mais de acordo com o que eu li.

De tudo isso, conclui-se que o erro grosseiro da L&PM (pra não dizer a má-fé) deve ser uma das coisas mais escandalosas do mercado editorial recente.