O Som de um Coração Vazio

O Som de um Coração Vazio Graciela Mayrink

Resenhas - O Som de um Coração Vazio

Majusz 11/04/2024

"Muitas pessoas vivem intensamente a dor, se apegam a ela de modo que bloqueia espaço para viver a felicidade. O indivíduo está tão consumido pela tristeza e desespero que, muitas vezes, se está em um bom momento, não consegue perceber ou aproveitar. Deixa de viver uma alegria, um instante prazeroso com a mesma intensidade que vive a dor ,porque não consegue mais ser atingido por isso. Hoje em dia , vejo uma valorização em levar ao extremo a dor negativa, principalmente entre os jovens. Vocês vivem a dor ao máximo, de forma intensa, e passam muito tempo focados nela, mas quando algo bom acontece, não é vivido com a mesma proporção."

Giovanna1836 08/02/2024

O melhor da vida está a chegar
Esse livro com todo certeza traz ensinamentos, até mesmo para mim, uma adolescente, e assim, é uma história linda que vai te fazer sorrir, chorar, ficar surpresa, acho que foi uns dos melhores livros que já li. Bom isso fica com uma recomendação, isso deviria ser uma leitura obrigatória, tanto pros adolescentes quanto quanto para uma adulta. Para entender cada problema que existe na vida.

melzinhamelao 10/01/2024

Primeiro livro do ano!
Simplesmente amei esse livro!
é incrível a força dos personagens em lidar com a depressão, ansiedade e toc e em como a autora demonstra que todos têm problemas (inclusive Gabriel, um cantor famoso e rico!). não devemos diminuir nossas dores e compará-las com as dores dos outros. amei esse final em que Gabriel grava um discurso para seus fãs os alertando para as doenças que muitos não falam e pensam ser frescura. apenas leiam! ?

Marya 23/06/2023

Fascinante, doloroso... Esplêndido.
Recentemente li o livro "O Som de Um Coração Vazio". Uma história que aborda temas como d3pr3ssã0, TOC, bipolaridade e su1cíd10. Neste livro doloroso e inesquecível, Graciela Mayrink conta a história de dois personagens que vivem momentos de pânico e sofrimento.

De um lado temos Gabriel Moura, um astro do rock que tenta vencer suas obsessões e compulsões. Do outro lado temos Carolina, a fã obcecada pelo astro do rock. Carolina vivenciou um escândalo no colégio, onde o ex-namorado vazou uma foto íntima dela. Sem o apoio dos pais, ela entra em depressão, se afastando de todo mundo, e só encontra alívio ao conversar com desconhecidos, em um fórum online.

"Um astro do rock... Uma fã deprimida, um fórum online."
Eles começam a conversar sem que ela saiba quem ele realmente é. Aos poucos, eles vão desabafando, e Gabriel fica obcecado em ajudar a fã até se ver emocionalmente envolvido por ela.

A história me encantou pelo seu realismo, o livro é extremamente doloroso e emocionante, tem reflexão, ensinamentos, além de ter uma escrita fácil, viciante e bem construída.

Eu sofri ao simpatizar imediatamente com os protagonistas, pois o livro cutuca as feridas que a maioria de nós temos, fazendo com que eu me identificasse com os personagens, mesmo não querendo.
"Porque você provavelmente também passou por fases de d3pr3ssã0, já teve dias em que sofreu dores horríveis em lugares que não aparecem nas radiografias, em que não conseguia encontrar palavras para explicar o que sentia mesmo para as pessoas que te amam."

Durante minha caminhada como leitora, já me deparei com vários livros que falam sobre d3pr3ssã0, mas em um som de um coração vazio, a autora entregou tudo, enfatizando a importância da terapia, e mostrando que pedir ajuda não é um sinal de fraqueza, muito pelo contrário, requer coragem.

"Uma pessoa ferida reconhece outra. É como um clube que ninguém quer fazer parte."
Um ponto interessante no livro, é que mesmo estando sofrendo, Gabriel estava no caminho para curar sua fã. Ler sobre Carolina e Gabriel, parte-nos o coração em cada linha, pois esse livro fala sobre sentimentos reais, dores que, necessitam de tratamento.

No geral, eu amei esse livro. Ele ganhou meu coração, mas antes o partiu inteiro.

"Viva um dia de cada vez, como se fosse único, como se fosse o último. Torne cada dia especial e as dores e tristezas não serão tão pesadas."

Maria 04/06/2023

Veja por outros olhos
"O grande problema das pessoas é esse:
Nunca achavam que havia alguma coisa errada com os outros,mas só quem estava passando por uma situação difícil é que sabia a exata dimensão,a quantidade de dor que aquilo causava."

Esse foi o trecho que mais me marcou e meu deus eu nunca me identifiquei tanto com um livro pois ninguém pode saber o que o outro está sentindo esse livro pode ser o respiro de alguém ou apenas fazer alguém ter uma pequena noção de com uma doença mental pode afetar o nosso dia.
Simplesmente leiam esse livro ele vai fazer pq criar outras perspectivas sobre a vida além de ser um romance muito fofo?

Carlinha 27/03/2023

Leia em qualquer tempo esse livro
"O instante em que você está vivendo é uma dádiva, por isso se chama presente."

Um dos melhores livros nacional que já li. Me deixou reflexiva sobre o assunto TOC e depressão, a forma como a autora descreveu a jornada dos personagens foi fiel ao mesmo tempo leve, visto que saúde mental é um tema que me pega sempre em lugar muito vulnerável. Achei que ela foi simplesmente maravilhosa do início ao fim dessa história muito bem elaborada, no fim fica um recado muito importante pra quem tem questões com a saúde mental. Eu como portadora do TOC, fui às lágrimas ao ler o último capítulo.
Leitura rápida que de uma maneira "leve" alerta sobre a importância da saúde mental em qualquer tempo. Com certeza Carol e Gabriel estarão guardados por muito tempo em minha memória.
Amei e recomendo a leitura pra quem deseja conhecer mais sobre o tema , porém não é uma leitura técnica, mas envolvente pincelando alguns pontos do TOC e da depressão (nada muito aprofundado) dar uma leve ideia de como aparecem os primeiros sintomas... É bom ressaltar que nessa leitura existem gatilhos para quem tem depressão ou TOC.

Obs.Adorei a ideia da autora em citar em cada capítulo um trecho de uma música que ao meu ver vai se interligar com o enredo proposto naquele capítulo.

Helena_ 14/07/2022

Fofo e com bons ensinamentos
Esse livro trata de vários assuntos meios pesados e bastante atuais, como a depressão e toc. Achei ele fofinho, mas nada muito profundo

Naara.Loyane 04/11/2021

*título perfeito*
Mano, este livro me surpreendeu MUITO!

Eu não esperava que ele fosse me surpreender tanto assim, sinceramente, achava que seria um romancezinho meia boca, mas quando eu comecei a ler eu fiquei abismada de tão boa e prazerosa está leitura foi.

Comecei a ler ele na escola (aliás, não recomendo), mas parei por conta do barulho que minha sala fazia. Quando voltei a ler ele em casa e com mais calma, eu fiquei apaixonada pela história e como ela se desenvolveu.

Os personagens foram muito bem trabalhados e deu para conhecer bem a personalidade da maioria. Achei bem interessante e, tenho que admitir, ficou muito puta quando os pais da Carol apareceram, não surpreendeu muito a forma que eles agiram com a depressão da própria filha, mas achei muito legal a forma que eles mudaram a opinião sobre o assunto, lá no finalzinho do livro.

Falando sobre o final, eu gostei até, mas acho que ficou um pouco forçado demais sabe, parecia que estava lendo aqueles folhetos que a escola disponibiliza em setembro contra depressão, tirando isto eu gostei muito.

4.5 estrelas só por conta do final.
E recomendo para quem está atrás de um romance cheio de problemas. Boa leitura!

Juliaribeiro.01 30/09/2021

4,5 estrelas
Carol leva uma vida normal, junto com sua irmã gêmea Luciana, até que seu namorado (agora ex) publica uma foto íntima que ela havia mandado para ele enquanto namoravam, e essa foto se espalha. A partir desse dia, aquela menina alegre que todos conheciam se fechou em seu próprio mundo, onde começou a desenvolver depressão e a única coisa que aliviava um pouco os seus dias ruins era ouvir as músicas do Gabriel Moura, seu artista preferido.

Após conhecer um fórum de debates chamado Depressivos Anônimos, Carol começa a usá-lo como uma forma de desabafar sobre o seu dia. Até que uma pessoa lhe manda uma mensagem e elas acabam descobrindo um gosto em comum? Gabriel Moura. Mas, o que ela não sabe, é que essa pessoa não é uma simples fã de Gabriel, mas sim o próprio, que caiu naquele fórum após seu irmão sugerir que ele poderia estar com depressão devido à vários problemas que ele enfrentava.

A frase na capa do livro foi o que me chamou a atenção? ?Um astro do rock? Uma fã deprimida. Um fórum on-line para unir os dois?. Fiquei super curiosa pra saber como ia ser o desenrolar do livro, como ia ser abordado o assunto ?depressão?. E acho que isso foi o que mais me motivou a ler.

Nesse livro, a autora nos traz algumas doenças, como a depressão e o TOC, que grande parte das pessoas veem como frescura. O livro possui alguns gatilhos, principalmente relacionado a automutilação.

Comecei a ler imaginando que seria mais um clichê daqueles onde os dois são depressivos, mas assim que se conhecem, tudo se resolve? Mas estava enganada. Vemos duas pessoas que se apoiaram uma na outra, fazendo um trabalho mútuo de ajuda e força, se ajudando a superar seus medos e traumas.

A única coisa que me incomodou um pouco foram as narrações. Uma hora era a Carol, de repente é o Gabriel, depois a Lu? fica nessa troca de personagens narrando, o que me deixou um pouco confusa.

E, só para que fique claro se você chegou até aqui?
Depressão não é frescura.
Depressão não é falta de Deus.
Depressão é uma doença séria, que precisa ser tratada como tal.

Bruna3548 09/09/2021

Viva um dia de cada vez
Fiquei muito curiosa quando li a sinopse deste livro e principalmente sobre o conteúdo que ele tinha, tanto que ele foi colocado como minha meta de leitura deste ano 2021 de qualquer jeito eu queria ler ele e não me arrependo. Dois personagens cativantes com problemas familiares que acontecem em milhares de casas hoje em dia, de assuntos sérios que muitas pessoas ainda levam na brincadeira, não acreditam acham que é besteira ou frescura. Leitura super recomendada, e agora principalmente na pandemia que muitas pessoas foram afetadas psicologicamente (assim como eu) digo apenas " Viva um dia de cada vez".

bibliotecadatiabi 30/06/2021

Eu amei essa leitura .
O jeito que a autora conduziu os problemas psicológicos...como a depressão...o toc...

Depressão não é frescura
Depressão não é falta de Deus..

Depressão tem que ter os mesmos cuidados como qualquer outra doença.

Cuide de quem está ao seu redor ?

Nilson 26/06/2021

IDÍLICO

duas pessoas depressivas por razões diferentes que se descobrem e atraves da paixão se ajudam e tornam suas vidas novamente prazerosas...bom !!! Acho q valeu...

@jaliagoraesuavez 07/06/2021

FALTOU PROFUNDIDADE
“O melhor da festa é esperar por ela”
Esse livro aborda temas importantes como depressão, ansiedade, suicídio, exposição na internet.
Não caímos no clichê de “o amor tudo cura e salva” e lidamos com personagens com problemas reais, sabe?
Não deixa de ter um pouco de fantasia e contos de fadas, mas nada que tire a importância da seriedade dos temas trazidos pela autora.
Uma leitura rápida, fluída, com personagens que você se identifica e cria empatia.
Super necessário para os jovens dos dias de hoje.
Uma linguagem bem simples e acessível. Onde não há dificuldade em se conectar com a história.
Adoro que todos os personagens dos livros da autora estudam na Universidade da Guanabara. Por que eles não se esbarram em uma história?
Enfim... apesar de toda a seriedade do tema, uma leitura que me deixou leve. E acho que foi isso o que faltou... uma maior profundidade da autora. Acabou que foi tudo muito superficial. Faltou um envolvimento maior (pelo menos da minha parte), mas valeu a leitura. Bom entretenimento.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

leticia_s2 30/04/2021

Mais que uma história de amor
Esse livro fala sobre tantas coisas importantes e aborda esses assuntos de um jeito maravilhoso.

Foge dos clichês de "o amor cura tudo" e parte para um rumo que diz "o amor cura sim, mas não é em um passe de mágica".

A autora mostrou que juntos os dois podiam se ajudar, mas que a melhora dependia de cada um querer melhorar, de lutar para ficar bem.

No começo eu fiquei com medo de eles ficarem dependentes um do outro e se tornar um relacionamento tóxico. Mas passou MUITO longe disso. E eu amei.

E agora preciso fazer uma resenha no meu bookstagram, mas não sei nem por onde começar.