A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Sun Tzu

Resenhas -

Yagaum 02/12/2022

Não é grande coisa
Eu esperava mais de um livro tão famoso como esse. Absorvi pouca coisa, principalmente pelo fato dele repetir várias vezes algo simples de entender, como "lute em maior número". É como um livro de autoajuda normal.

Apesar da fraqueza de conteúdo, eu recomendaria a leitura para alguém que não tem costume de ler ou que queira começar a ler uma linguagem mais antiga.

esquadroz 14/08/2022

Um livro realmente cansativo, porém, com informações e dicas muito valiosas. Vale a leitura!!

Essa edição está muito bonita.

Helo 28/07/2022

Bonzinho
O livro fala sobre estratégias de guerra, mas com interpretação, algumas delas são úteis para pessoas em posição de liderança tirarem boas lições. Achei bem cansativo de ler e algumas estratégias um tanto trapaceiras. Apesar de não ter gostando muito dei 3 estrelas, pois você consegue adquirir alguns ensinamentos através dele.

bia monteiro 29/06/2022

"A vitória é uma consequência natural de seu saber..."
Razoável, fiz várias marcações nele pq eu estava de mente aberta e pronta para fazer interpretações do que seria tratado no livro.

Olhei as "dicas de guerra" dele com o olhar de uma líder na área da tecnologia e fui lendo e pensando: isso aqui se encaixa nisso, isso pode estar falando sobre tal ação...

Não é muito lá essas coisas, mas da pra tirar alguns aprendizados, sabendo que é mt mais prático pegar um livro atual sobre liderança q seria mt mais claro e de maior proveito.

Enfim, não recomendo a leitura a quem não gosta de livros que exigem análise e interpretação.

Fang.Dani 20/05/2022

Um pequeno livro com grandes ensinamentos.
A arte da guerra é um clássico da estratégia militar sem sombra de dúvidas. Entrar no mundo chinês da guerra foi muito interessante.

Ps: Li mais por entretenimento. Que também é recomendável para isso.

Dri 23/01/2022

Tudo mundo deveria ler !
Inicialmente queria parabenizar a editora Lafonte por ter feito esse trabalho incrível com o livro ?A Arte da Guerra?, colocando as referências em nota de rodapé facilitou muitoooooo o entendimento de algumas frases peculiares de cultura chinesa, bem como os comentários do tradutor e de comentaristas à parte sobre o significado de cada frase e trecho em questão. Li este livro no ensino médio, mas não me recordava até ler novamente.

Apesar de ter sido escrito 500 anos a.C, o tratado militar de Sun Tzu na sua grande extensão tem um entendimento claro para os tempos atuais, o que me impressiona, pois o escrito tem 2.500 anos, ao logos dos seus capítulos identifiquei alguns ensinamentos de Sun Tzu podem ser utilizados casuisticamente na época atual.
Sun Tzu é deslumbrante em todos os aspectos, sempre á frente de qualquer imprevisibilidade e super inteligente, rude mas ao mesmo tempo cuidadoso com seus subordinados. É impressionante que uma mente tão brilhante nasceu a 500 anos a.C com tamanha astúcia.
Sun Tzu mostrou de forma explícita que paciência, estratégia, tática, autodisciplina e sigilo é uma das suas maiores virtudes, seus ensinamentos são essenciais e ultrapassam as barreiras do tempo tornando-se atemporal podendo ser utilizado na vida pessoal e profissional.

Algumas frases serviram como gatilho e acabei grifando:

? Finja por vezes ser fraco para que seu inimigo, abrindo a porta da presunção e do orgulho, venha atacá-lo inadequadamente, ou se deixe surpreender e acabe destruído vergonhosamente. ?

? Não é necessário ter olhos muito penetrantes para descobrir os astros que nos iluminam. Não é necessário ter um ouvido muito delicado para ouvir o trovão quando ruge com ardor.
[...]
A vitória é uma consequência natural de seu saber e sua boa conduta. ?

? O inimigo surpreendido já está meio derrotado, mas não é a mesma coisa se ele tiver tempo de se reconhecer, logo pode encontrar recursos para escapar e até mesmo para perder você de vista ?

? Digo que deve amar todos aqueles que estão sob seu comando como ama seus próprios filhos. Contudo, que não sejam filhos mimados. Serão assim se você não os corrigir quando merecerem, se, mesmo cheio de atenção, consideração e ternura por eles, você não conseguir os governar nem os utilizar como gostaria em caso de necessidade. ?

? Esteja sempre em alerta, mesmo que pareça não pensar em nada. Desconfie de tudo, mesmo que pareça tranquilo. Tenha muitos segredos, mesmo que pareça que é um livro aberto. ?

Gostei muito da leitura

Júlia Rodrigues 22/08/2021

É um livro escrito antes da época de Cristo, super interessante para entender o contexto em que foi escrito. Um livro com ensinamentos que podemos usar até hoje.
Canoff 22/08/2021minha estante
Olha, primeira mulher que eu vejo ler esse livro. Interessante!

ceci 10/06/2021

O livro em si é muito bom, mas não faz muito meu gosto e acaba ficando repetitivo por ser parecido com um manual de instruções, porém recomendaria sim a leitura.

Carley.Delmondes 18/05/2021

Precisei ler duas vezes e ainda fui pesquisar conteúdo no YouTube. Esse livro é para estudos profundos. A leitura é pesada.

Paulo1378 02/02/2021

Era um livro que eu gostaria de ter lido muito tempo atrás. Em certos aspectos o livro me lembrou 'O príncipe' de Maquiavel.

Roger Santos 13/01/2021

Antigo mas bom
Livro bom para ler, da para tirar bastante lições para aplicar na vida pessoal e profissional, porém tem melhores livros, legal pensar no tempo que foi escrito e nas circunstâncias.

sami 27/12/2020

Uma surpresa agradável...
Confesso que quando comprei " Arte da Guerra" não comprei porque a sinopse me interessou ou a capa fez meus olhos brilharem...quando o encontrei adquiri porque sabia que era uma obra conhecida mundialmente e até tinha visto sendo citada em filmes o que sempre me fez pensar o que de extraordinário teria um livro assim.?
Comecei achando que não fosse gostar por se tratar de ensinamentos para o campo de batalha e terminei sabendo que alguns trechos são meras metáforas e que se encaixam muito bem no nosso dia a dia. Fico extasiada por saber que uma obra de séculos atrás pode ser tão atemporal.??
Com isso me despeço de Sun Tsu, um general que claramente tinha muito a compartilhar, e guardo todos os seus simples ensinamentos...espero que isso me torne uma honrosa guerreira ???

Ysa.leituras 16/12/2020

Interessante
É um livro muito interessante no qual podemos tirar muitas lições até mesmo para a vida pessoal e principalmente para quem possui algum cargo de liderança. Foi um livro que me fez refletir bastante sobre alguns conceitos que costumava considerar.
Muito interessante!

Igor.Marques 10/08/2020

Um livro repleto de grandes ensinamentos. Importante para entender parte da história do mundo, livro que foi usado por diversos governantes e influenciou inúmeras pessoas, un grande peso para o estudo sociológico.

Ruan Souza 30/07/2020

Bem interessante pensar sobre tudo que está ali e perdura até hoje. Espero poder ler em outra tradução.