Jogo de Verdades

Jogo de Verdades Vinícius Almeida

Resenhas - Jogo de Verdades

Atravesdaobra 25/09/2018

Júlio um adolescente normal, com uma vida monótona.
Joel assessor do deputado Senhor Saldanha.
O que há de comum entre os dois?
Realmente nada!.
Mas um dia Joel atropela Júlio sem querer e deixa cair um pendrive. Que após Júlio verificar o conteúdo de tal em seu computador, ele fica perturbado pois há varias provas de corrupção do deputado Senhor Saldanha.
E detalhe, é ano de eleição!.
Por coincidência Júlio compartilha seu segredo com o tio Rodrigo que é agente no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).
E partir daí a história vai se desenvolvendo.
Foi uma leitura super interessante que lhe dá uma margem para imaginar o cenário de período eleitoral entre os políticos, no qual é muito importante tal compreensão. Me vez ver com outros olhos toda essa situação.
Também achei legal pois foi citado o sociólogo Durkein, o filósofo Platão e a teoria ?O Mito da Caverna? e também algumas frases do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
É um livro para melhor compreensão do cenário político brasileiro. .
? 5/5
Site do autor: www.viniciusescritor.com.br/

Nós Literários 26/11/2018

Jogo de Verdades
Neste livro vamos encontrar um misto de sentimentos: Indignação, verdades, corrupção, medo, ansiedade, receios, vergonha e porque não - Esperança. Jogos de Verdades é um livro que traz a tona dois universos bem diferentes e que ao mesmo tempo estão de fato interligados, o primeiro é o mundo dos políticos e da política. O segundo o mundo de um adolescente de classe social média que está se descobrindo enquanto pessoa crítica e leitor do mundo que vive.
Aqui iremos ter dois personagens fortes e com bastante destaque, que são Júlio e Joel. Júlio é um garoto que está no último ano do Ensino Médio, ele possui uma vida comum a maioria dos garotos da sua idade, no entanto, Júlio é um garoto super questionador e a partir desses questionamentos busca formar opiniões. Na mesma cidade mora Joel um homem casado, sociólogo, inteligente e bem comunicativo, que trabalha como assessor de um deputado estadual.
Em um determinado momento da história a vida de Júlio e Joel se cruzam e a história começa a ficar cada vez mais interessante, pois é a partir desse encontro que vamos de fato descobrir os jogos dessa grande narrativa. Vamos visualizar os bastidores de uma campanha municipal e o que de fato há por trás dela. E mediante a isto, os nossos olhares não serão mais os mesmos, pois iremos desconstruir e reconstruir um novo olhar.
Ler este livro me fez relembrar diversos acontecimentos políticos já presenciado por mim ao longo desses últimos 10 anos, por meio da internet, TV, Jornal impresso e etc. como: Petrolão, Operação Lava Jato , mensalão no congresso e por aí vai. O livro é uma retrospectiva aparente.
Gostei bastante da narrativa do Vinícius, por que é rica de informações, ele traz pro livro alguns teóricos incríveis da Sociologia e isso me despertou muito mais interesse, porque de fato a história não foi pensada num vazio e isso é muito bom. Este livro é essêncial e que deve ser lido com o máximo de reflexão possível.
É isso gente, espero que gostem!

Thalita - @mundodaspaginas 07/01/2019

Temática super atual!
📖 Júlio, um adolescente de 16 anos encontra um pen drive após ser atropelado. Chegando em casa sua curiosidade fala mais alto e ele acaba conectando-o ao computador para descobrir o que tem em mãos, e lá descobre algo que vai mudar completamente sua vida. Uma planilha detalha o que parece ser uma rede de compra de votos para um influente deputado, os nomes e valores estão detalhados e Julio começa a questionar o que fazer com essa informação. Arriscar sua vida e entregar para a polícia? Pedir uma espécie de resgate pelo pen drive? Não fazer nada?
📖 Enquanto isso, Joel o assessor do deputado Saldanha, e proprietário do pen drive perdido se atormenta com a dúvida a respeito do paradeiro dessa planilha, enquanto continua a se encontrar com lideranças políticas, adicionando cada vez mais nomes e valores a essa grande rede de corrupção.
📝 O livro de Vinícius Almeida se encaixa de forma tão perfeita ao momento político que vivemos no Brasil que muitas vezes me perguntei se essa história não seria real. Corrupção, compra de votos, obras superfaturadas, benefícios que chegam sempre aos ricos e poderosos enquanto são tomados dos mais pobres. O livro escancara tudo isso e muito mais.
📝 A escrita do autor é muito fluída e vem carregada de conhecimentos das mais diversas áreas. Durante todo o tempo eu me questionei o que faria no lugar de Julio, e várias reflexões vieram a partir dessa leitura. Minha única ressalva foi que senti falta de um aprofundamento maior no que diz respeito ao final do livro, que parece ter sido apressado injustamente já que durante o desenrolar da história, os fatos foram narrados minuciosamente. No entanto, se você procura uma obra de ficção, que se assemelha muito a nossa realidade, e se a temática política te interessa, esse livro é perfeito para você e sei que não vai se arrepender com essa leitura!
Essa resenha foi postada originalmente no perfil literário no Instagram @mundodaspaginas

Sara | @saraliteraria 21/05/2019

Um jogo de poder!
Um livro que em sua totalidade aborda questões importantes sobre política e que nos leva a refletir até mesmo sobre o nosso atual governo, de tanto que a temática usada pelo autor se aproxima da realidade. Nele está bastante presente diálogos a respeito da filosofia e como ela é sim uma área que deve ser valorizada e estudada.

Corrupção, compra de votos e afins são tratados nessa história e nos levam a imaginar tudo o que pode estar oculto durante o período eleitoral. Muitas vezes os próprios eleitores acabam se perdendo na hora de exigir os seus direitos, com isso fazem parte da bagunça gerada de más ações que se passam por boas.

Gostei muito da escrita do autor, principalmente por abordar também a sociologia e filosofia de forma a nos explicar alguns assuntos. Acredito que fiz a leitura no momento certo, mas que também será uma leitura capaz de se encaixar em futuras campanhas eleitorais, infelizmente.

Theo61 21/03/2023

Horrível
Tá explicado porque tava em promoçãokkkk serio que livro horrível o plot avança de uma maneira lentíssima e completamente nada a ver, e a história nem é tao legal assim, é uma punhetagem p velho que fica "ai esses políticos bandidos!!!!!"
o protagonista não age como alguém de 16 anos agiria
esse livro nao passa nesse teste de bechadel pq não tem UMA mulher relevante na história, e eu contei um total de 4 MULHERES que tem pelo menos um nome. o resto é tudo secretária, faxineira, assessora, "Uma voz feminina na sala".
nao vale os 20 reais que eu paguei, preferia ter gastado em sorvete.
Theo61 21/03/2023minha estante
Livro total de boomer, dava pra cortar pela METADE se tirassem todas as partes extremamente repetitivas sobre acordos políticos e etc
e um dos personagens MAIS IMPORTANTES não aparece no final e muito menos no epílogo, parece que simplesmente esqueceram dele
Pelo menos UMA VEZ POR CAPÍTULO tem uma citação do Nietzsche (que vem TODAS MESMO LIVRO, tipo ok a gente entendeu que você leu esse livro parabéns olha como você é frio e calculista)
história mal planejada sem pé nem cabeça, li até o final só de raiva pra poder deixar esse review aqui puto com propriedade.
enfim, nao comprem. livro horrível.

Greiza 08/08/2018

Adorei!!
O livro borda um assunto real: a corrupção. Apesar de eu não gostar de política, esse livro traz a realidade para todos que o leem. Também faz a pessoa se ligar se está votando na pessoa certa para o cargo... enfim, deve ser lido por todos