Vikings: Berserker

Vikings: Berserker Eduardo Kasse

Resenhas - Vikings: Berserker

Rodrigo Fernandes 08/07/2020

"Tocou o ombro..."
Você, amigo leitor, que está prestes a iniciar a leitura desta obra, faça-me (e a todos os demais que por esta página de interesse navegam): Contem quantas vezes no livro o autor usa a expressão que da titulo a minha resenha. Quando me toquei da excessiva repetição, já não tinha como retornar ao início. Relevando isto, até a metade da leitura, a imagem dos personagens e das cenas na minha cabeça eram feitas através de personagens de revistas em quadrinhos, tais como Asterix e Obelix, com seus desenhos coloridos e traços arredondados, dando uma certa graça aos personagens principais, estes, adolescentes e jovens. Apesar do uso de linguagem de baixo escalão aqui e ali, linguajar rude de guerreiros com costumes rústicos e não tão civilizados, não consegui transformar internamente a estória como adulta. As lutas e batalhas foram bem escritas, e o desenvolver e amadurecimento devido suas aventuras e experiências dos personagens, fizeram o ar tornar-se mais sério. O maior problema PARA MIM, é que venho lendo a série "Crônicas Saxônicas" de Bernard Cornwell", adaptadas para série "The Last Kingdom" da Netflix. E é inevitável a comparação e nivelamento. Nunca li uma história épica como aquelas, séria, inteligente, forte, sangrenta na medida certa. Por isso, este livre divertiu. Foi bom! Pode atingir um publico em cheio! Mas eu estou absorto ao grandioso e complexo trabalho citado (a série são 10 livros). Em resumo: recomendo, com estas ressalvas.

Vanessa 04/01/2019

Vikings: Berserker - Eduardo Kasse
O bom de ler um livro de Kasse é que quando você pensa que a aventura está acabando, é quando na verdade ela realmente começa. Eu já conhecia a escrita do autor de Tempos de Sangue, mas em Vikings: Berserker parece que o encaixe foi perfeito. O autor mantém a escrita rica em detalhes, o que só ajuda à uma leitura mais imersiva. E claro a linguagem chula aqui tá rolando solta. Então se você sempre quis se sentir um Viking… essa é sua chance. Mas é bom avisar que estamos falando de Eduardo Kasse, então prepare-se para os detalhes mais sórdidos, sujos e nojentos e de quebra ainda aprender umas novas ofensas bem sujas.
Vikings me lembrou e muito a Hobbit de Tolkien (um dos meus livros prediletos). O clima de aventura, as músicas e a quantidade de personagens. Dentro do Berserker tem tantas pessoas quanto anões numa toca de hobbit. Em determinado momento ainda temos dois barcos cheios de personagens com nomes estranhos (ainda bem que rolam uns apelidos). E por causa dessa enorme quantidade de personagens – nos dois casos – alguns acabam perdendo espaço, sendo pouco aprofundados. Mas claro, aqueles que realmente importam pra narrativa são muito bem trabalhados seja na aventura presente ou através das histórias dos Skalds.
Fica aqui também o meu parabéns para a Editora Draco pela edição. O livro está lindo. Cheio de ilustrações de runas, escudos e claro, do Langskip.
Fico muito feliz pela escolha do Kasse de escrever sobre vikings, pois se com os vampiros de Tempos de Sangue, já foi sensacional, em Berserker o que parecia impossível aconteceu: Ficou ainda melhor!!! Entre espadas, machados, escudos, Deuses, mortes, sangue, canções e honra, Eduardo Kasse se encontrou e eu espero que não se perca desse caminho tão cedo.

site: www.dicadoleitor.com.br

@malusinhaass 29/01/2019

Um livro gostoso de se ler , você realmente se sente um dos jovens naquele navio, a escrita é muito inteligente e rica em detalhes da era vikings, nada modinha ou inventado , do modo como eles falavam ao cânticos , tudo muito bem feito.

O livro mostra uma história simples e muito emblemática, É com certeza uma leitura maravilhosa
Eduardo Kasse 30/01/2019minha estante
Muito obrigado por essa resenha, Maria Luiza! Fico feliz que você curtiu a jornada junto aos nórdicos. Grande abraço e fica bem!

Rafaela 30/07/2022

Vikings:Berserker
Esse livro apresenta o que bem conhecemos dos vikings: viagens e batalhas. Mas não é clichê, não cai na mesmice. Heróis improváveis, viajantes improváveis, amores improváveis.

A linguagem é dura, o que combina perfeitamente com o tema. Às vezes, as palavras agem como socos no estômago, mas os temas também são como socos no estômago.

As descrições das batalhas são bem... descritivas. Alguns momentos me davam aflição, o que é um bom ponto porque mostra a habilidade do autor em descrever.

Acho interessante notar a forma que as descrições mudam de acordo com os personagens que estão vivendo as situações. As batalhas são diferentes para os jovens e para os velhos, o sexo é diferente quando os personagens estão usando para expressar seu amor, a viagem é diferente quando são aqueles que escolheram seguir o caminho do mar dos que acabaram ali só pelo destino e a morte é diferente para quem tinha o resto da vida pela frente e quem só aguardava seu banquete em Valhala.

Eu tive um pouco de dificuldade em acompanhar quem era quem nos personagens por causa dos nomes e gostaria que tivesse um pouco mais de descrição física deles, mas eu entendo que era muita gente para ficar descrevendo.

Enfim, esse livro é um bom retrato viking, tem batalhas que você sequer consegue respirar enquanto lê e que cada virada de página muda o rumo. Você vê os personagens evoluindo e se desenvolvendo e mudando a cada desafio e batalha.
Eduardo Kasse 30/07/2022minha estante
Fiquei muito feliz que você curtiu, Rafaela! Vi os comentários que você fez durante a leitura e amei a sua empolgação. Obrigado por compartilhar. Fica bem e que os Deuses sempre se alegrem com você.