Crítica e Profecia

Crítica e Profecia Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Crítica e Profecia

Edson Sokabe 26/03/2021

Ler a obra para entender o livro
O livro foi arrastado, pois não li todos os livros de Dostoiévski, porém me motivou ainda mais a ler a obra completa

Marcone 05/04/2015

"O homem é uma sombra feita de átomos" Ivan Karamázov
Um exercício intelectual fascinante: seguir o raciocínio de um dos maiores filósofos brasileiros da atualidade ao analisar as obras de um dos maiores escritores de todos os tempos.

Este livro é um ensaio acadêmico. Ou seja, aqui não há muito espaço para o 'verniz facilitador para leigos em filosofia', de que o autor faz uso em livros voltados ao grande público, como 'Era do ressentimento', por exemplo. Porém, mesmo com toda a erudição natural dos ensaios acadêmicos, achei que a leitura desta obra se deu com mais fluidez, principalmente se comparada ao 'Do pensamento no deserto', do mesmo autor.

Aqui, Pondé mergulha fundo na filosofia dostoievskiana, na ortodoxia católica russa, no abismo da condição humana, nos valores morais e éticos das tradições religiosas, e, é claro, no niilismo e na polifonia de Dostoiévski. Leitura obrigatória para quem leu o autor russo e deseja conhecer as particularidades da sua literatura. Leitura deliciosa para os apreciadores do gênio de Dostoiévski e da análise crítica inteligente de Pondé.

"É melhor para o indivíduo encontrar-se com o Diabo do que ficar achando que o mal não existe, que é tudo uma questão de contexto (...) A modernidade é um investimento em Satanás"

Bernardo 17/06/2014

Aprofunda as idéias públicas do Pondé
Este ensaio acadêmico é uma oportunidade para se conhecer em maior profundidade as origens de parte das idéias publicadas pelo Pondé na grande mídia.

Lucas 03/12/2017

'Um Deus que não pede o impossível, não é Deus'.
Estudo que resgata a obra de Dostoiévski das interpretações sociológicas e meramente estéticas, que grassam por aí. Pondé consegue enfrentar o desafio de articular em palavras o poder teofórico e místico, sem perder de vista o abismo da nossa condição humana diante destes fenômenos. O que realmente importa em Dostoiévski é o amor - o amor sobrenatural. "E a única liberdade que não leva ao niilismo é a liberdade parametrizada pelo amor. Só que esse amor não é algo que se aprende por um código; é da ordem da liberdade interior, ou seja, da ordem da graça" (p. 215).

Logo antes de conhecer esta obra, escrevi um artigo que desenvolve ideias que o Pondé apresenta: "Se o amor existe, tudo é permitido" (no link abaixo).

site: https://www.revistaamalgama.com.br/11/2017/dostoievski-se-o-amor-existe-tudo-e-permitido/

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro “Crítica e Profecia: A Filosofia da Religião em Dostoiévski” de Luiz Felipe Pondé é uma análise da obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski sob a perspectiva filosófica e religiosa. Pondé apresenta uma visão crítica da sociedade contemporânea e a relação com a religião, utilizando as obras de Dostoiévski para trazer reflexões sobre o papel da fé e da religião em nossa vida.

Capítulo 1: Dostoiévski, o homem e a obra
O primeiro capítulo é uma introdução à vida e obra de Dostoiévski, apresentando as principais características de seu estilo literário e os temas que aborda em suas obras. Pondé ressalta a importância do autor russo para a literatura e filosofia, principalmente por sua capacidade de refletir sobre a condição humana e a busca por sentido e transcendência.

Capítulo 2: O problema do mal e a redenção
Neste capítulo, Pondé apresenta a visão de Dostoiévski sobre o problema do mal e a redenção, que são temas recorrentes em suas obras. O autor analisa os personagens de Dostoiévski que, apesar de serem imperfeitos e muitas vezes cometem atos condenáveis, buscam a redenção e a salvação. Pondé destaca a importância da religião e da fé como um caminho para superar o mal e alcançar a redenção.

Capítulo 3: O niilismo e a crítica à modernidade
O terceiro capítulo aborda a visão de Dostoiévski sobre o niilismo e a crítica à modernidade. Pondé apresenta os personagens de Dostoiévski que representam o niilismo e a perda de valores, e como isso é uma crítica à sociedade contemporânea. O autor ressalta que, para Dostoiévski, a solução para o niilismo é a religião e a busca por um sentido para a vida.

Capítulo 4: O problema do sofrimento e a esperança
No quarto capítulo, Pondé discute a visão de Dostoiévski sobre o problema do sofrimento e a esperança. O autor apresenta os personagens de Dostoiévski que passam por situações de sofrimento e como isso é retratado em suas obras. Pondé destaca que, para Dostoiévski, a esperança é a chave para superar o sofrimento e encontrar um sentido para a vida.

Capítulo 5: O amor e a liberdade
No quinto e último capítulo, Pondé apresenta a visão de Dostoiévski sobre o amor e a liberdade. O autor analisa os personagens de Dostoiévski que buscam o amor e a liberdade, e como isso é retratado em suas obras. Pondé destaca que, para Dostoiévski, o amor e a liberdade são valores fundamentais para a realização humana e para a busca por um sentido para a vida.

(...)

"A Filosofia da Religião em Dostoiévski" de Luiz Felipe Pondé é uma obra fundamental para a compreensão da obra do escritor russo. Ao analisar os temas religiosos presentes em seus romances, Pondé mostra como Dostoiévski foi capaz de captar as angústias e inquietações do homem moderno, colocando em cena personagens que se debatem com questões existenciais e morais complexas.

Pondé também destaca a crítica de Dostoiévski ao racionalismo e ao cientificismo que predominavam na época, mostrando como o escritor via na religião uma forma de resgatar a dimensão transcendental da existência humana. Além disso, o autor destaca a importância da obra de Dostoiévski para a filosofia da religião, mostrando como seus romances abrem caminho para uma reflexão profunda sobre a condição humana e a relação com o sagrado.

Em resumo, "A Filosofia da Religião em Dostoiévski" é uma obra que contribui significativamente para a compreensão da obra do escritor russo, bem como para a reflexão sobre temas fundamentais da existência humana, tais como a liberdade, a moralidade, o sofrimento e a redenção.
Por: Romeu Felix Menin Junior.