Ideias e Crenças

Ideias e Crenças José Ortega y Gasset

Resenhas - Ideias e Crenças

Yasmim578 01/03/2024

Jose Ortega, é filósofo que ao decorrer das páginas vai descrevendo suas análises de ideias e crenças. O autor despertou o meu lado intelectual que todos nós temos, as vezes por estarmos em sociedade acabamos confundindo o seu real significado do intelectual. Um aprendizado que o livro me trouxe nunca estamos sozinhos, vivemos em sociedade onde deveríamos dar mais valor ás poesias, escutar e principalmente entender que cada um de nós tem uma crença e ideia individual, e que na verdade não sabemos aproveitar da filosofia, e por fim respeitar cada religião , entender que alguns templos usa o nome de Deus em vão e faz aproveito gerando o capitalismo. Por trás de toda histórias existem uma cresça e uma ideia cabe a nós aprender interpretar cada uma delas.

Carol 05/02/2024

Ortega y Gasset explora a interação entre as ideias e as crenças que permeiam a mente humana e influenciam nossas ações e percepções do mundo. Ele argumenta que as ideias não são meramente abstrações intelectuais, mas forças vivas que impulsionam a história e a cultura. Da mesma forma, as crenças não são apenas sistemas de pensamento estáticos, mas sim estruturas dinâmicas que moldam nossa compreensão do mundo e nossa maneira de viver.

Uma das contribuições mais importantes deste livro é a análise da relação entre ideias e crenças. Ortega y Gasset argumenta que as crenças não são simplesmente produtos do pensamento racional, mas sim manifestações mais profundas da identidade e da vontade do indivíduo. Ele examina como as crenças se formam, se transformam e se mantêm ao longo do tempo, e como exercem influência sobre o comportamento humano e a estrutura social.

Além disso, Ortega y Gasset discute a natureza da verdade e da realidade, argumentando que as ideias são instrumentos através dos quais os seres humanos interpretam e interagem com o mundo ao seu redor. Ele desafia a noção de uma verdade absoluta e sugere que nossa compreensão da realidade é sempre mediada pelas nossas ideias e crenças.

Aline Maia 19/12/2023

"Ideias e Crenças" é um compilado de artigos e transcrições de conferências feitas pelo José Ortega y Gasset.

O autor parte da premissa de que para conhecer o homem é preciso ir atrás das ideias e crenças de seu tempo. Em seguida ele começa a explicar o que ele chama de crenças (ideias básicas) e o que chama de ideias ocorrências. Esses dois termos aparecem muitas vezes nos artigos também presentes nessa edição e toda a reflexão que Ortega constrói a partir deles é bem interessante e pertinente.

Os artigos que mais me chamaram a atenção foram sobre tradução, o olhar histórico e a inteligência/o intelectual. Quem já caminhou ou ainda caminha na vida acadêmica certamente se identificará com alguns pontos levantados pelo autor.

Me interessei bastante pela escrita/fala de José Ortega y Gasset e pretendo conhecer seu trabalho mais afundo.

Monique 28/05/2023

Ideias e Crenças
Essa é a 5? leitura de um clube do livro do qual estou participando esse ano e foi o mais difícil de terminar até agora.
A linguagem é bem acessível, mas por se tratar de um filósofo e eu não ter tido muito contato com esse universo da filosofia, confesso que penei um bocado.
Mas vamos ao livro: ele é composto por uma coletânea de ensaios escritos pelo autor e a transcrição de algumas palestras (discursos) feitas por ele.
Num resumo geral ele fala sobre liberdade, coletivismo e individualidade, sobre a relação do indivíduo com a sociedade e sobre a compreensão de realidade baseada nas ideias e crenças individuais.

Pretendo ler novamente em uma próxima oportunidade, quando já estiver mais familiarizada com a filosofia.