Insegurança Pública

Insegurança Pública Diógenes Lucca

Resenhas - Insegurança Pública

Vinícius 11/08/2023

Panorama da Segurança Pública
O ex-tenente-coronel da PM de SP Diógenes Lucca aborda as várias faces da segurança pública no Brasil focando principalmente no nas criações das polícias de elite de São Paulo e Rio de Janeiro, com detalhes da primeira, passando por histórico das polícias de elite de outros países com a Swat Americana. Parte do livro, explica o duro treinamento desses agentes e o grande funil para entrar na ROTA, GATE e BOPE. Aborda ainda operações de êxito e de tragédias ocorrida no decorrer da existência dessas polícias, assim como a imprensa e a sociedade reagem as ações da PM. Apesar de não comprar brigas mais pesadas no texto, fala da nossa justiça leniente e a bandidolatria criada em nosso país, onde ser bandido tornou-se um grande negócio, alçado a herói em algumas novelas e filmes assim como o efeito de filmes como Tropa de Elite que marcou o imaginário dos brasileiros há poucos anos atrás, não tendo o efeito que o diretor queria para o filme (apesar de não ter comentado isso em nenhuma passagem do livro). Situações de crise e de segurança reforçada são também abordadas como: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e a intervenção na Cracolândia. Leitura recomendada para uma visão geral de segurança sem muito aprofundamento do assunto.

Murilo 13/08/2020

Insegurança Pública
O livro trata dos diversos aspectos relacionados à segurança pública ou à falta dela.