Manual Politicamente Incorreto do Catolicismo

Manual Politicamente Incorreto do Catolicismo John Zmirak

Resenhas - Manual Politicamente Incorreto do Catolicismo

Filino 11/12/2021

Para além de lugares-comuns...
A série "Manual politicamente incorreto" tem o propósito de desmistificar um bocado de ideias prontas que, não raro, aceitamos de bom grado porque assim nos foi repassado. Nesse volume sobre o Catolicismo, isso não é diferente: a infalibilidade papal; a possibilidade de se discordar de ideias "modernas" do Papa Francisco, tudo isso e muito mais é posto sob um rigoroso, bem humorado e didático escrutínio do autor. Ao mesmo tempo, John Zmirak desnuda outros temas que soariam meio "inconvenientes", a exemplo da história não tão conhecida do Planned Parenthood (ligada a ideias de eugenia e outros tipos de controle social, além do comércio de órgãos humanos); o estágio atual em que se encontra o próprio Catolicismo (com autoridades eclesiástica com posicionamentos pra lá de contrários à própria doutrina); e decisões políticas que, se parecem bem-vindas a um primeiro olhar, podem ser nefastas a médio e longo prazo.

Como se trata de um livro escrito por um norte-americano, boa parte dos argumentos tem como base episódios e personagens da vida político-cultural dos Estados Unidos. Mas isso não é empecilho para apreciar essa obra.

Pode-se discordar das ideias defendidas por Zmirak e das conclusões que ele extrai de determinadas situações. Mas é inegável que ele levanta importantíssimas discussões, não apenas sobre o Catolicismo, mas também sobre as novas configurações que têm assumido o Ocidente.