The Silent Patient

The Silent Patient Alex Michaelides

Resenhas - The Silent Patient

Clara 19/03/2021

no final eu fiquei só ????????????????????????????????????????????????????????? passou SEMANAS na minha cabeça
Edilene 19/03/2021minha estante

Tem sim Duda

Duda 25/10/2021minha estante
Onde @Edilene

marina.siqueira 19/01/2023

Não tenho o costume de ler suspenses, mas o que mais gosto no gênero é a capacidade de prender o leitor em um frenesi. Ler se torna uma necessidade imediata, porque simplesmente não dá para continuar não sabendo o que aconteceu na história.
Paciente Silenciosa prende a atenção, porém, somente a partir da metade do livro. Embora isso ocorra tardiamente, fez valer o tempo investido. É interessante acompanhar o desenvolvimento dos personagens, tal como seus traumas e respectivos reflexos.
O final é surpreendente e faz ligar todos os pontos que o autor construiu até ali. Adoro quando o livro consegue me despistar. A surpresa é sempre melhor.

jpmondoni 07/03/2024

Não acredite em (quase) nenhum personagem

“I wanted to help start her up again - help Alicia tell her story, to heal and get well. I wanted to fix her.” - pg 18.

Essa frase dita pelo psicoterapeuta Theo Faber, ainda no começo do livro, demonstra a natureza de seu comportamento (não) profissional enquanto era responsável pelo tratamento de Alicia. Sendo um psicoterapeuta que em muitos momentos estourou o limite da relação de ser um agente da saúde e um investigador pessoal. O livro é narrado por um personagem que tem um interesse muito pessoal, até mesmo questionável, num caso famoso e que - teoricamente - fora resolvido e não deixara dúvidas a ninguém.

Em thrillers, narrativas em primeira pessoa devem ser sempre lidas com desconfiança e nesse livro isso não é diferente, principalmente tentando entender o motivo de tamanho interesse de Theo com Alicia. As passagens de Alicia, as narrativas da vida pessoal de Theo fora da clínica, e sua vida profissional enquanto psicoterapeuta são histórias que vão sendo costuradas até se conectarem. Mas atenção: não acredite em nada do que você ler, (quase) todos os personagens vão mentir pra você.

The Silent Patient é um livro rápido de ler, que consegue deixar o leitor interessado o suficiente para saber como as tramas vão se conectar e que premia tanto o leitor que busca fatos alternativos, não se deixando levar pela sedução da onisciência da narração em primeira pessoa; quanto o leitor que interpreta os fatos apresentados como 100% reais (dentro do escopo do livro, claro). O final é surpreendente e trás uma conclusão muito interessante. Ótimo trabalho do autor Alex Michaelides, o qual pretendo ler outras obras.

mat 12/02/2022

Lembrou-me de Ilha do medo
Não vou me atar aos detalhes do enredo, pois o plot é bem simples, uma mulher mata o marido e fica calada por anos após o ocorrido, então um psicólogo começa "terapia" com ela para tentar fazê-la falar e descobrir oque levou ela a ao ato. Eu achei esse livro problemático em como retratou o psicólogo e a psicanálise, ele segue alguns conceitos de Bion e Freud que estão corretos, entretanto não há um encaixe coerente disso no livro, outra questão é a espetacularização da psicologia, o Theo está a todo momento observando os comportamentos das pessoas e falando o significado e origem daquele comportamento, apesar de alguns comportamentos representarem sim algo do passado ou da personalidade da pessoa(dentro do setting terapêutico), você não pode afirmar isso a todo momento!
Um ponto interessante dentro da narrativa é a mitologia, como serve de alegoria para o que está acontecendo na narrativa. É curioso perceber também como o Theo e Alicia são espelho um do outro (se eles fossem iguais, ele seria como um Doppelgänger da Alicia). Em relação ao final, ele me lembrou um pouco o tom do final de Ilha do medo, achei interessante o desfecho, entretanto, como o escritor chegou lá foi problemático, achei fraca a maneira como as coisas se encaixaram, e o final da Alicia fiquei (????), mas enfim, vi que vai virar filme, se o roteirista e o diretor forem bons, acho que pode sair algo nível de Gone Girl
Gabriel Rodrigues 12/02/2022minha estante
Eu percebi que de uns anos pra cá tá bem popularizado histórias envolvendo psicólogos principalmente em thrillers, mas eu acho que nenhum desses retratam a profissão dignamente, porque muito deles tem como plano de fundo o psicólogo se envolvendo com paciente eu acho isso muito problemático, tem algumas profissões que são sexualizadas e eu vejo muito disso acontecendo com psicólogos.

mat 15/02/2022minha estante
Nossa, verdade, é até comum acontecer uma transferência erótica, mas o profissional precisa cortar ela, ou... parar de atender o paciente

Luci 10/07/2021

Muito bom! O suspense é bem construído, os personagens também e mesmo quando eu achei que soubesse pra onde o final se encaminhava, fui bastante surpreendida.

nicole.cunha 20/03/2024

O melhor mistério/ thriller (e único) que eu já li
"As you will see, it?s an incredible story?of that there is no doubt.
Whether you believe it or not is up to you."
Me dói o coração fazer uma resenha curto para um livro tão imenso, mas como alguém que almeja sempre deixar suas análises sem spoilers, preciso deixar algo claro: entre neste livro com o mínimo de noções possível - qualquer expectativa pode impactar sua percepção sobre a obra.
Com certeza um dos melhores livros que eu ja li, recomendo para todos aqueles que gostam de ler com o peito agitado e teorias na cabeça

Mari Mignac 24/07/2021

Achei o livro muito bom, apesar de ter um história pesada e com muitos gatilhos, a escrita é relativamente leve e muito fluida, os capítulos geralmente são curtos e isso ajuda muito na continuidade da trama e a história super prende. Eu adorei que os personagens envolvidos com Alicia ficavam jogando a bola para os outros e isso fez com que Theo tivesse que correr e sair buscando respostas. Fiquei o livro todo tentando entender pq Theo tinha tanto interesse no caso e em ajudar Alicia, mas o final não foi NADA como eu esperava, me surpreendeu muito!!

ragnaei 06/06/2021

aviso: eu realmente não indico pra quem tem sensibilidade/tendências suicidas/questões psicológicas que precisam de remédio (depressão, ansiedade, borderline...). o livro contém também gaslighting.

Precisei de 10 dias pra poder continuar a resenha (pelos motivos acima) e, antes de explicar mais, vamos para um resuminho do livro:

The Silent Patient é um livro narrado por Theo, um psicoterapeuta, que está muito interessado pelo caso de Alicia Berenson, uma artista que matou o marido com cinco tiros no rosto e, depois do caso, nunca mais falou. Ele acredita que pode tratar Alicia, que está há 6 anos em silêncio.

Deixa eu avisar que gostei do livro como livro. Fui surpreendida e me envolvi bastante com a história. Mas me envolvi tanto que esse livro tem uns discursos que me deixaram literalmente com vontade de m*rrer por dois dias diretos. Uma coisa de (não vou dar spoiler, tá? vou tentar explicar da melhor maneira possível) "a terapia não vai funcionar", "no fim das coisas você vai continuar igual", "seus traumas impedem que outras pessoas te amem".

Talvez uma pessoa mais resolvida da cabeça não se incomode com isso e veja tudo como ficção, mas pra uma pessoa cujos medos são justamente esses (eu), esse livro engatilha demais. Eu realmente precisei de mais de uma semana pra conseguir pensar nesse livro de forma mais racional, toda hora ele voltava pra minha mente e ficava repetindo essas mesmas frases (eu não conseguia ouvir uma música mais lenta sem pensar em certas coisas do livro).

Então eu fico nesse beco sem saída nesse negócio de indicação. Eu gostei muito do livro, mas ao mesmo tempo ele me afetou de forma extremamente negativa. Talvez fosse melhor quem já tem essas tendências e transtornos (principalmente os citados no livro: suicídio, borderline, depressão) nem ler, ou, se for ler, já vai avisado! Quando a gente já sabe o que vem, pode ser melhor.

Bom, o quanto esse livro me afetou só me deixou claro quanto eu preciso voltar pra terapia ao mesmo tempo que PARADOXALMENTE ele me deixou com MUITO MEDO de terapia. E todo meu trauma com psicólogo voltou 3 vezes mais forte. (sim, a resenha foi toda falando de mim k, mas é porque eu tô tentando explicar o porquê eu fiquei tão mal...)

Enfim, o livro é bem escrito, é interessante, é envolvente (pra mim, foi surpreendente também), mas me deixou muito mal e muitas coisas eu não sei se gostei, mesmo em ficção.

(só um breve lembrete: seus traumas não te tornam incapaz de ser amado e eles também não são determinantes pra te transformar em uma "pessoa ruim"! é difícil se manter lembrando disso, mas é verdade, eu juro)

(e se você é uma pessoa que não sentiu nada, que bom pra você, mas espero que a resenha ajude a dar uma outra perspectiva do porquê certos livros afetam certas pessoas de forma tão intimista)

pra quem já leu:

tá certo gostar do theo? eu gosto dele.

Juh 07/08/2021

Nota 4,2
Um suspense psicológico muito bom! Gostei bastante da escrita do autor e de certos elementos que o mesmo incluiu. Achei bem interessante o contexto psicológico, que nos mostra uma visão mais clínica. Suspeitei do plot twist, mas foi achei legal a explicação que ele deu. O inglês é bem de boa. Recomendo a leitura.

aninha 19/06/2022minha estante
simplesmente se tornou um dos meus autores favoritos, esse e musas são obras maravilhosas

Karolina 19/06/2022minha estante
me apaixonei pela escrita desse autor! é sua primeira obra que eu leio, tô doida pra começar Musas.

aninha 19/06/2022minha estante
é a mesma receita mas é uma receita q deu certo e me deixou ? do mesmo jeito kkkkkk

Karolina 19/06/2022minha estante
vou confiar hein kkkkkkkk

Patricia.Pereira 17/12/2021

We are made up of good and bad
?We are made up of different parts, some good, some bad, and a healthy mind can tolerate this ambivalence and juggle both good and bad at the same time. Mental illness is precisely about a lack of this kind of integration - we end up losing contact with the unacceptable parts of ourselves.?

mimi 30/12/2021

Me surpreendi muito! O começo foi meio parado pra mim, mas depois q pegou o ritmo ficou muito interessante. Nunca esperaria por esse plot twist, perfeito!! Recomendo demais.

kiwi 21/01/2023minha estante
eu sou apaixonada nesse livro, o final ?

Fabio.Dimant 17/07/2020

Cativante
Aos poucos vamos conhecendo a história dos personagens e vamos criando nossos suspeitos. Confesso que até desconfiei em parte mas quando o autor revela a participação do culpado, fiquei ansioso para descobrir o 'como' .

fedgott 18/05/2023

Um livro incrível, com desfecho surpreendente.

Considero um dos melhores suspenses que já li.

Desde a escrita, até o final, é maravilhoso!