Transexualidade

Transexualidade Marco Antonio Coutinho Jorge

Resenhas -

Thamires de Fátima 24/04/2020

Transexualidade
Define com clareza termos com transexual, transgênero, travesti, bem como diferencia identidade de gênero e orientação sexual. Aborda tais temas à luz da psicanálise, tentando tornar seus conceitos mais acessíveis para o público leigo. Me senti ligeiramente incomodada com o questionamento de se a cirurgia de redesignação sexual seria sempre benéfica, tal discussão traz referenciais teóricos, bem como casos em que houve arrependimento do procedimento cirúrgico, embora, é claro, os autores não se oponham a cirurgia, se mostram preocupados com o caráter irreversível e como uma questão psíquica é respondida com alterações no físico e os interesses de mercado por trás disso, porém não tenho conhecimento o suficiente para me posicionar sobre o assunto kk apenas fiquei desconfortável.

Caio 11/10/2021

Polêmicas a parte
Um tema sempre atual e que deveria ser mais abordado pelos psicanalistas contemporâneos. Leitura fácil, na qual se explicam alguns conceitos da psicanálise.

bobbie 06/06/2020

Necessário.
Este livro é a prova de que os melhores perfumes vêm nos menores frascos. Sou Doutor em Letras, com ênfase em Literatura Comparada e o assunto de minhas pesquisas são gênero e sexualidade. Transgêneros e transexuais são meu foco de estudo desde 2011, quando ingressei no doutorado. Quando a gente pesquisa sobre algo, é imprescindível nunca parar, pois o tempo não para e as evoluções vêm em fluxo constante. Este livro me fascinou. Ele me acrescentou uma visão psicanalítica clara sobre homossexualidade (em menor escala) e transexualidade (o foco do livro), algo que eu tinha muito pouco. Minha formação é em letras, com mestrado em literatura de línguas inglesas e doutorado em literatura comparada, e jamais pensei que pudesse entender um tratado psicanalítico tão a fundo quanto entendi este livro. Isso faz dele um enorme adendo à minha pesquisa e aos meus conhecimentos. Escrito por psicanalistas brasileiros, traz uma visão límpida e sem preconceitos sobre os assuntos que trata, contribuindo imensamente para a compreensão do tema. Qualquer pessoa com a mente aberta pode e deve ler este livro. E quem tem sua cota de preconceitos também faria a si mesmo e aos outros um bem enorme ao dedicar um tempo para ler as 130 páginas deste livro (o restante são notas e bibliografia). Dê uma chance a si mesmo e contribua para que o mundo seja um lugar melhor para todos.

Blue 04/04/2019

Nao entendi nada
Não sei pq comprei isso, não entendi nada e...... psicanalise. Isso ja define tudo.

Maitê 26/05/2019

Um livro bem curto, que foca mais no contexto histórico do que do entendimento da psicanalise sobre o tema. Acho que funciona bem para leigos, para analistas é um livro um pouco repetitivo e que só menciona alguns temas interessantes sem aprofundar em nada.
Sebastian S 03/07/2019minha estante
Oi, Maitê! Já leste "Psicanálise e Transexualismo - Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler", da Patricia Porchat? Ele também não é muito grande, mas se aprofunda um pouco mais no tema. Enquanto profissional, achei mais proveitoso. Recomendo.

Valéria 20/11/2021

Livro importante para debater um tema tão atual. Busca-se entender a transexualidade por intermédio da Psicanálise, questionando o papel da ciência em reforçar a solução das angustias dessa população com intervenções cirúrgicas.
As análises referentes ao quesito social e ao impacto individual de intervenções no corpo do sujeito é bem pertinente, principalmente pelo fato dos diagnósticos de disforia de gênero ocorrerem cada vez mais cedo.
Sobre os termos referentes a Psicanálise, senti alguma dificuldade em compreender, pois não conhecia todos eles. Mesmo assim, a abordagem social merece a devida atenção. Os questionamentos feitos pelos autores precisam, no mínimo, servir de estimulo para um diálogo mais profundo acerca desse tema.

Pietro.Vicente 07/07/2022

Bom mas
É um livro complexo para quem não está acostumado com a linguagem científica, para as pessoas trans assim como eu espero que tenham entendido o livro e espero que seguimos firme nessa luta.

k.mazzi 29/11/2023

Uma discussão e reflexão importante sobre a transexualidade na perspectiva da psicanálise principalmente. Me fez retomar assuntos a serem refletidos em terapia, o que me faz um grande favor.
É um livro rápido e de fácil compreensão, mesmo pra quem não é de psicologia. Somente em pouquíssimos momentos que o conhecimento prévio de algum termo facilita o raciocínio. Nada que um Google não resolva.

Yarinha 05/03/2024

Livro necessário
Adquiri esse livro para aprofundar mais no assunto e não sabia que sairia tão transformada por ele. O livro explora a transexualidade ao longo da história e traz indagações importantes sobre o assunto no tempos atuais, visto que hoje as alterações corporais estão cada vez mais acessiveis e desenvolvidas com o avanço da medicina. Mas o livro acima de tudo nos faz refletir sobre a sexualidade retomando em alguns momentos a teoria psicanalítica. Conheci o autor Marco Antônio Coutinho Jorge pela coleção Fundamentos da psicanálise e desde então gosto da forma como explica a teoria. A obra te convida a pensar o tema com o cuidado necessário sem envolver polêmicas políticas. Indico a todos que queiram se aprofundar no tema, mas que tem um certo conhecimento sobre a teoria psicanalítica Lacaniana.

Arthur 14/03/2024

Leiam "psicologia suja", de sofia favero, ao invés disso. ouçam, mas ouçam DE VERDADE aquelas que estão aqui pra falarem de si. por escutas menos cis-higienistas.