Celular, doce lar

Celular, doce lar Rosana Hermann

Resenhas - Celular, doce lar

Luiz Souza 09/10/2022

Largue desse celular kkk
O livro é bem informativo e interessante, ele fala da tecnologia do celular e de como somos dependentes desse aparelho eletrônico, ele fala do início do celular quando ele era bem grande quase um tijolo até os dias atuais com smartphone e iPhone cada vez mais modernos e caros também.

Devemos saber como usar o celular se não ficamos viciados e as interação sociais ficam escassas tudo é no online, conversas ao vivo uma raridade hoje em dia.

Ótima leitura.

Mylane 22/12/2018

Uma vida publicada, é uma vida mal vivida
Confesso que estou vivendo o ápice do meu vício tecnológico e me vi desesperada procurando métodos par ser mais produtiva e perder menos tempo passeando pelos feeds organizados do Instagram. E a minha auxiliadora master foi Rosana Hermann com seu livro Celular, Doce Lar. Rindo com os causos da veterana da internet, eu descobri que o problema não está na quantidade de tempo que passamos no celular, mas sim em tudo que perdemos no mundo offline.

Rosana é uma física de formação pela USP, mas que tem talento reconhecido para escrita de livros e roteiros para televisão. Seu humor ácido e sagaz marca cada uma das passagens do livro que une dados científicos aos causos da autora. Você sabia que ao inclinar o pescoço para utilizar o celular você exerce uma força equivalente a sustentar um buldogue na nuca? Dados alarmantes como este são distribuídos de forma descontraída pelos capítulos e levantam questionamento arrebatadores no leitor.

Como uma boa cientista, a permeação de algumas explicações sobre o funcionamento do cérebro e como somos vítimas fáceis para o vício nos pequeninos (ou nem tanto!) smartphones. Fiquei encantada ao ler o parafraseamento do Nobel de Fisiologia de 1904 que explica como procedem os condicionamentos mentais e como nos sentimos diariamente motivados a passar horas no celular em busca de pequenas migalhas virtuais como likes e seguidores.

A forma como a autora explana sua relação com o celular desde o começo da popularização destes aparelhos é totalmente cômica com histórias extras de convidados famosos como Paulo Coelho. E acredite se quiser, até o mais equilibrado dos homens vive momento de rendição às telinhas. Mas o apelo do livro é para a existência do sentimento de culpa por tal postura recorrente.

Os leitores do gênero de autoajuda certamente amarão as reflexões sucintas que Celular, Doce Lar propõe. Não é preciso ir a um SPA budista na Tailândia para desintoxicar-se do vício dos smartphones, basta abrir-se para as vivência cotidiana e seguir dicas básicas contidas no livro. E como se não bastasse, as tirinhas entre os capítulos são verdadeiros banhos de água fria nos viciados de plantão. Uma excelente leitura para todas jovens e adultos, organizada em uma diagramação impecável.

Wesley - @quemleganhamais 06/05/2022

Um vício
Celular é um vício que impregnou em nossas vidas. Dificilmente conseguimos viver muito tempo sem ele ao nosso lado. Para alguns, já é uma extensão do próprio corpo.

De maneira divertida e agradável, Rosana discute um pouco como esse aparelho entrou em nossas vidas, seus impactos e possíveis males que ele pode nos causar.

Não é um livro para você pensar em deixar de usar o celular, mas sim para repensar a forma que você o utiliza.

Vale a pena a reflexão.

julisianthus 10/05/2020

Somos viciados e não sabemos
O livro é curtinho, bem humorado e repleto de informações. Você se envolve na história, ri, mas ao mesmo tempo consegue entender o quanto e como os aplicativos de celular vem nos viciando.

Esse livro me ajudou muito a entender que a minha relação com o celular não era nem de longe saudável, me ajudou a criar métodos para diminuir o vício e conseguir viver de uma forma mais leve em conjunto com essa tecnologia que tanto nos é necessária nos dias de hoje.

Eu super recomendo a leitura pra quem sente que o celular anda tomando tempo demais na vida, pra quem tem interesse em saber como os aplicativos são pensados para nos viciar ou mesmo pra quem tem curiosidade sobre o assunto.

Aline ig @escape.abacharel 04/07/2021

Você é viciado no seu celular? Se for, esse livro é para você.

Comprei esse livro no mês passado porque tudo me chamou atenção: o prefácio do Porchat, os quadrinhos de André Dahmer e até uma parte da sinopse:

"Qual foi a última vez que você passou mais de uma hora (acordado) sem checar o celular? Agora mesmo, enquanto lê estas linhas, o seu celular está ao alcance das suas mãos?" Quando eu li isso nas lojas americanas, meu celular estava na minha mão! Não só ao alcance, não estava perto, pronto para ser alcançado, mas estava literalmente ali! haha

Aí resolvi comprar o livro ali mesmo. E como não é um livro grosso, li rapidinho. A leitura é maravilhosa, fluiu super bem. É um assunto muito importante e esse livro super informativo vai ajudar demais para quem tem essa compulsão de estar sempre checando as notificações do aparelho.

Algumas das informações já até sabia antes de ter lido o livro, mas é sempre importante alertar: o celular causa insônia devido à luz azul, pode causar má postura, alterando todo o funcionamento da coluna, por ficarmos tão curvados. E também causa problemas oftalmológicos, afetando nossa visão, devido ao foco constante nesse aparelhinho.

E não é só sobre saúde: qual foi a última vez que você passou bons momentos com a família, amigos, etc, sem ter o celular por perto? Nesses momentos, se desligue do celular, não só em parte, mas totalmente. Você vai ver que irá aproveitar muito melhor!

Bom, tem muitas coisas que gostaria de abordar nessa resenha, mas por falta de espaço não vai dar. rs Eu já me considero praticamente viciada em celular. Vi que passo, em média, 2 horas diárias no aplicativo instagram! É muita coisa! Imagina somar todas essas horas ao longo da vida.

Esse é um livro para que a gente reflita sobre esses hábitos viciantes. Um livro que deveria ser lido por todos, até porque hoje em dia é quase todos que têm um celular (ou mais de um!).

Lirieudo 26/07/2020

Engraçado e reflexivo
O livro começa com algumas histórias muito bem humoradas da Rosana, ri demais. Ao mesmo tempo existem algumas passagens interessantes pra discussão da nossa relação com este aparelho que está colado nas nossas mãos.

LALA LITERARIOS 20/04/2021

Livro muito bom, traz questinomentos importantissimos sobre como estamos levando a vida com a existência da tecnologia, e como o celular influência em nosso dia, nos tornando viciados ou não nele..
O livro nos ensina a fazer um detox de celular e não deixar ele nos dominar..
Fiz uma leitura leve e obtive muitos informações importantes além disso tem comentarios e experiências com o celular tanto da autora como de alguns famosos conhecidos dela...
Eu super comendo ..

bianca_nevesteo 10/05/2021

Muito bom para mostrar a realidade do quanto a dependência ao celular pode afetar psicologicamente e socialmente a nossa vida.

MarciaCannecchia 30/08/2021

Amei
Esta resenha se inicia com o famoso : sou suspeita pra falar...
Mas sou msm., sou fã da Rosana desde não sei quando. Fui assídua no blog farofa. Ah legal lembrei, conheci a Rosana no fala Brasil da Record. Nem sei q ano foi isso. Rosana é daquelas pessoas que te cativa no mesmo segundo em quem tem contato (na escrita ou na fala) . Ela é incrível. Sua forma de se expressar é única.

Sobre o livro: ele diz basicamente sobre nossa dependência, como era a vida antes desse aparelho e como podemos, pensar, tentar fazer o desmame. Não sei. Mas me deu muitas ideias.
Leitura gostosinha.

Te amo, Rosana.

Kakau 15/02/2022

Super necessário
Achei super interessante, a narrativa prendeu muito minha atenção. Eu pensei que seria só um livro dizendo "fique sem celular pipipopo", mas, trouxe a todo momento informação (de cair o queixo), e a todo momento eu fiquei super concentrada em toda a história e teorias e pesquisas científicas apresentadas no livro.

allcalina 07/06/2020

Uma leitura necessária pros dias atuais. Um pouco de informação, um pouco de critica.

Albino 13/02/2022

Uma leitura leve e reflexiva
Um livro que li de forma despretensiosa, mas que toca no fundo do nosso inconsciente. Embora o livro seja sobre a relação com celular, podemos expandir para as novas tecnologias e essa hiperconectividade.

Temos, em tempos de fullconnect, ser mais offline, sermos mais presentes, mais corpóreos. E com a chegada do metaverso essa releitura e reflexão é ainda mais importante.

Sabrina 11/01/2022

Vício no celular
Gostei muito do livro que fala do vício no celular no geral, não apenas nas redes sociais.

Além disso, trás alguns prejuízos que o uso excessivo pode causar no nosso corpo e vida.
Bem como formas de diminuir essa dependência.

Recomendo!

- Li o livro físico -

Bruno 13/06/2019

Quem controla quem ?
O livro aborda assuntos muito interessante. Para quem está "perdido" sendo controlado por esse dispositivo e pessoas que estão acordando, saindo dessa matriz.
As vezes nem percebamos que estamos nesse vício e esse livro é muito bom para ter consciência e com ele aprendemos e pensamos em algum modo de mudar o nossa quadro atual. Uma das perguntas que podemos fazer e até fala no livro Quem está no controle, você ou o seu amigo touch screen.
Um bom livro, faz a gente pensar do começo ao fim, sobre esse mundo artificial que vivemos no celular Doce lar.
ARAM 23/06/2019minha estante
Eu sempre me questiono sobre isso.. um dia tentei achar algo que discutisse esse assunto e não achei nada interessante. Vou adicionar esse livro, será logo o meu próximo. Obrigada por compartilhar

Bruno 29/06/2019minha estante
Estamos aqui para tentar somar e agregar alguma coisa de valor para todos nessa comunidade. Espero que você curta tanto quanto eu. Depois me fale o que achou.