A mão e a Luva

A mão e a Luva Machado de Assis

Resenhas - A mão e a Luva

Vanessa.Carla 20/04/2021

Mais um do Machado
Eu tô muito feliz de poder dizer que estou conseguindo aumentar minha lista de lidos do Machado de Assis. Sem perceber e de forma muito natural isso esta acontecendo e eu estou amando. Falando agora sobre A mão e a luva, não é o meu favorito dos lidos até agora. Guiomar é uma personagem que tem muitos problemas de personalidade e caráter, problemas esses que a própria personagem percebe. Mas foi extremamente interessante ver esse Machado romântico e sentimentalista e até pessimista abrindo mão da ironia. Algumas partes eram carregadas de tanto sentimento que poderiam facilmente ser confundidas com poemas. A narrativa fica muito interessante nas últimas 80-70 páginas do livro. Recomendo o livro, principalmente para quem quer conhecer o Machado na sua fase Romântica.

Gabrielle 15/01/2022

Primeiro livro do Machado de Assis que concluí, achei legal conhecer a fase romântico do melhor escritor brasileiro conhecido pelo sarcasmo. Em alguns momentos não detectei os detalhes, mas a parte final do livro ajuda nesse sentido, com seus comentários. A expressão a mão e a luva não foi usada com o romantismo habitual, mas com um sarcasmo que chega a ser engraçado.

beverly mariano 22/12/2022

O final me deixou surpresa e ao mesmo tempo não, a Guiomar não queria o Estevão nem pra chamar de cachorro, o Jorge piorou...

Chamar o Luís Alves de talarico é elogio.

"Foram feitos um para o outro, como uma luva feita sob medida para aquela mão."

Júlia Beatriz 29/12/2022

Queria que ela ficasse com outro :( mas eu gostei do final.
O livro é bom não é meu preferido do Machado mas eu gostei.
Mais um livro do Machado lido ?

Manuela28 09/08/2023

MINHA OPINIÃO
É um bom livro para quem quer ler Machado em sua fase romântica. O que eu acho incrível é que mesmo na sua fase romântica já se diferenciava dos padrões românticos de sua época pois podemos ver ao longo do romance ironias e a crítica ao casamento por interesse. Também percebi que a Guiomar tem um certo problema de caráter.