Star Wars Queen

Star Wars Queen's Shadow E.K. Johnston

Resenhas - Star Wars Queen's Shadow

stutz 15/07/2021

um livro da nossa amada Senadora Amidala
Um tempo após a invasão de seu planeta, Padmé Amidala deve passar seu governo como rainha para outra pessoa, e então começa a sua carreira como Senadora de Naboo em Coruscant. Mas existem muitas diferenças entre essas duas carreiras, e ela deve aprender a sair da sombra da rainha que um dia ela foi e saber que tipo de Senadora ela será.
Esse livro é cheio das intrigas políticas do Senado, com vários personagens conhecidos como Senador Organa, Mon Mothma e o Chanceler Palpatine, além de ter (obviamente) várias referências do filme A Ameaça Fantasma. Quando comecei Queen?s Shadow, queria MUITO que o Anakin aparecesse e eu pudesse saber o que Padmé pensou sobre ele no momento e tals, mas entendi depois que esse livro tinha que ser totalmente focado nela e em sua evolução.
Dou 3,5 estrelas porque, ao mesmo tempo que achei Queen?s Shadow bom, em alguns momentos a história fica meio confusa e que poderia ter sido melhor explicada, além de que esse livro não possui muita ação, possuindo algumas partes beeem lentas (o que é compreensível, já que aborda uma temática bem mais política). Mesmo assim eu gostei do livro, e o final deixou aquele gostinho de ?quero mais?.

Ludmilla Silva 27/06/2020

“You’ll be Amidala and you’ll be Padmé, too.”
Amei demais esse livro e acredito que sou até suspeita para falar, pois adoro a E.K Johnston, e sei que ela conhece muito bem o universo de Star Wars e os seus personagens, vi isso com o livro da “Ashoka”. E ela faz o trabalho incrível de aprofundar-se na vida dos personagens secundários, ou daqueles personagens que não receberam tanta atenção ao longo dos filmes. Ela escreve tão bem o universo que parece que é realmente um filme da trilogia. A Padmé é, sem dúvidas, uma das personagens favoritas e fico um pouco triste que ela não recebeu a atenção que merece nas prequels. Em “The Clone Wars” percebemos um pouco mais desse lado político dela, mas nada muito profundo. Então o meu ponto favorito do livro é justamente a visibilidade que a Padmé possui, principalmente do seu período de transição de Rainha de Naboo para Senadora.

O primeiro filme de Star Wars que eu vi foi “A Ameaça Fantasma” e eu lembro de ficar bastante intrigada com a Rainha Amidala e com todas aquelas suas roupas e maquiagens pesadas e também com suas Aias que sempre trocavam de lugar com ela. Confesso que após anos e anos de ser fã de Star Wars isso era algo que ainda me intrigava então amei que eu pude descobrir mais sobre isso neste livro. Um aspecto que eu descobri e que eu achei um máximo foi justamente as roupas da Padmé servirem como uma espécie de escudo para ela. Em uma passagem do livro descobrimos suas roupas eram resistentes ao fogo de uma blaster, os seus broches e joias eram dispositivos de gravação ou escudos, os vestidos pesados eram uma barreira para ela conseguir fugir e todos os acessórios na cabeça era uma forma de distração do seu rosto. A maquiagem da Rainha também era extremamente pesada justamente para ninguém conhecer seu “verdadeiro” rosto e elas poderem trocar e proteger a rainha sempre que necessário. E eu achei tudo incrível porque não imaginei isso vendo os filmes. E o mais incrível para mim foi que a E.K Johnston entrou em contato com a moça responsável pelo design da Padmé nas prequels e pegou todas as informações necessárias para escrever estes detalhes, o que mostra para mim uma tamanha dedicação.

Outro ponto que foi meu favorito no livro foi a humanização que a autora trouxe as Aias da Padmé. Quando nós vemos as prequels eu penso que as Aias são bem parecidas com os Clones da República, porque é como se estes dois grupos estivessem ali apenas para proteção, apenas para cumprir o seu propósito e se morressem não teria problema, pois seriam substituídos. É um pouco a ideia do que os filmes passam, pois não temos uma aprofundação destes personagens, porém vendo a série animada “The Clone Wars” por exemplo a gente percebe a humanização dos clones e o quanto cada um é importante para a história, nos preocupamos e ficamos tristes caso algum deles morra e senti esse paralelo muito forte com as Aias. Eu, mesmo sendo fã avida de Star Wars, nunca me dei o trabalho de me importar ou saber os nomes das Aias – ou dos seguranças - porque de fato elas pareciam meio descartáveis nos filmes, mas aqui eles recebem um espaço e um papel primordial, como a Sabé, por exemplo, que divide a narração do livro com a Padmé. Então aqui a autora faz um excelente trabalho ao nos mostrar o vínculo da Padmé com as Aias, nos mostrar o quanto elas amam trabalhar ao lado da senadora, nos mostrar que elas tem ambições e talentos (como ser artista, trabalhar na Assembleia e outros) e o quanto elas são importantes para o desenvolvimento da história como um todo.

Eu gostei que tivemos a transição das Aias do primeiro filme para o segundo filme aqui. Então começamos com três aias que eram extremamente leais a Padmé enquanto Rainha e depois temos mais três aias que são leias a Padmé Senadora. Gosto que a autora soube trabalhar muito bem essa transição e não colocou as Aias odiando a Padmé e estando feliz que não teriam que trabalhar mais com ela, pelo contrário elas pareciam bastante tristes e ao mesmo tempo grata pela amiga. Um exemplo é a Sabé que mesmo não tendo obrigação continuou ao lado da Padmé por todos os seus anos. Inclusive o epílogo é narrado pela Sabé, após a morte da Padmé em “Revenge of the Sith” e percebemos que ela foi leal a amiga durante muitos anos e até depois, pois ela estava determinada a descobrir mais sobre a sua estranha morte. Gostei bastante que o Senador Organa ligou para ela no final, imagino que seja para contar sobre a Leia, gosto de pensar que a Sabé, que era tão leal a Padmé, ajudou na criação da Leia ou pelo menos a visitava de tempos em tempos. Inclusive uma coisa que percebi em vários momentos do livro foi um clima entre as duas, não me entenda mal eu acho a amizade das 2 incrível e shippo demais anidala (que ainda nem existia nessa época), mas elas viveram grande parte de suas vidas juntas, eram novas (entre 14 e 18/19 anos) e tinham uma relação muito forte, então sei que pelo menos uma sentia algo pela outra, na verdade acredito que era algo reciproco, percebi isso principalmente na cena do café da manhã. Não sei se aconteceu algo mas tenho certeza que tinha um clima e ninguém pode me dizer o contrário... a não ser a autora.

De forma geral a aprofundação da personagem da Padmé foi incrível, eu adorei que a autora nos mostrou um pouco mais sobre a família dela, algo que eu também sempre tive curiosidade. Gostei de saber que os pais dela não eram os maiores fãs da filha ser Rainha e Senadora, mas que a apoiavam mesmo assim. É um pouco triste saber que eles não tiveram a oportunidade de criar a Leia e o Luke, pois eles seriam avós incríveis e os gêmeos teriam também uma prima para brincar, seria lindo. Gostei de saber sobre como funciona a monarquia em Naboo e em como as crianças (isso mesmo, a partir de 8 anos) já poderiam entrar no programa legislativo. Após ler isso fez sentido para mim a Padmé ter sido rainha apenas com 14 anos, ela já tinha treinamento e conhecimento, e continuou fazendo sentido ela amar tanto a política, pois ela já cresceu dentro deste ambiente, era boa nisso, então nenhuma surpresa.

Sempre achei o Senado um mistério para mim, já tenho um pouco de dificuldade em entender sua importância na vida real, agora em Star Wars eu tinha ainda mais, por isso foi legal ver a Padmé dentro do Senado e ver o seu crescimento como Senadora. Adorei a parte dos comitês e das alianças, eu não fazia ideia de que as centenas de senadoras da galáxia poderiam montar comitês por uma causa que achavam válida e com base nesses comitês eles poderiam criar moção e apresenta-la direta ao senado e aos políticos ali presentes, achei incrível mesmo. Gostei que vemos o caráter da Padmé e que ela, mesmo no meio de tanta corrupção e sujeira, nunca deixou de lutar por justiça, pelo bem maior e por aqueles que necessitavam. Isso sempre foi algo inerente a personagem e foi exatamente estas características que a guiaram ao longo de seu caminho como senadora, o que a fez crescer e a deu credibilidade perante aos outros políticos. Alguns de fato a achavam ingênua, mas pareceram para mim que a respeitavam muito acima de tudo.

Adorei muito ver o Senador Organa e a Mon Mothma na história. Ambos são personagens extremamente conhecidos e importantes para a saga, então foi legal ver o começo da amizade deles com a Padmé e os valores e ideais que pregavam na República e que continuavam sendo prezados durante a Aliança Rebelde. Gostei também que apareceu o Senador Clovis e a Mina Bonteri, personagens intrigantes que já tinham aparecido antes em “The Clone Wars”. E também foi interessante ver mais sobre a “Trade Federation” e o Nate Gunray - mostrou a lacuna de 10 anos que existia entre “A Ameaça Fantasma” e o “Ataque dos Clones”. De forma geral eu gostei muito de como a autora pegou personagens e aspectos já pré-estabelecidos nos filmes, desenhos e outros livros e os deu profundidade e evolução, isso é um dos aspectos que tornam o universo Star Wars tão rico e vibrante.

Eu só tenho elogios a fazer a este livro, eu amei muito, justamente porque é cheio de easter eggs e referências a toda a saga. Eu amo a Padmé e foi incrível ver o desenvolvimento e evolução da personagem assim como das suas Aias e também personagens secundários das prequels e da série animada. Estou ansiosa para o segundo que vai contar um pouco mais sobre a história da Padmé enquanto rainha, e acho que será incrível também. É, sem dúvidas, para mim um must-read para os fãs de star wars, principalmente para os fãs das prequels, que reconhecem e entendem a importância destes personagens para o universo.

fangrunin 23/08/2021

O final me despedaçou a sabé amava tanto ela que realmente estava disposta a saber o que aconteceu ?? a amizade delas é tão linda mas nada me convence de que pelo menos uma das duas tinha interesse uma na outra, sério não é possível
anyway adorei como mostrou ela fazendo a transição de rainha para senadora, esses livros me fazem me apaixonar cada vez mais por essa personagem maravilhosa que é a padmé. Toda a luta dela e o fato dela acreditar verdadeiramente na democracia mesmo vendo como a maioria do senado não se importa.
Outro ponto que eu gostei muito foi a introdução sobre como ela e o bail ficaram próximos e os outros personagens tbm, além de conhecermos melhor suas novas aias e seu propósito em tatooine. Enfim amei 5 estrelas

taissa 14/08/2022

We are brave, your highness
"Naboo. Tatooine. Bromlarch. Trade. Slavery. Piracy. There would always be another planet that needed help, and she?d be damned if she would let anyone stop her. A light flashed on her personal console, the alert she?d set for any development on Chancellor Palpatine?s jurisdictional bill. She?d make time for all of it. She looked up, and her people were ready for her.
?What do we do next??

"Any path can be a poor one if it goes blindly in one direction.?

?It won?t last,? she said.
?I know,? he said. ?You can like something even when you know it?s not going to last.?

poison 12/01/2021

arrepiei com o epilogo
Padmé é minha personagem favorita do universo star wars e ver ela nesse ponto de vista só aumentou a admiração! A história do livro é muito interessante e felizmente não demora pra se desenrolar.

Jay 05/06/2021

Senadora Amidala entra em cena
Assim como Queen?s Peril retirada o período de Padmé como Rainha de Naboo, Queen?s Shadow mostra sua adaptação do papel de monarca para senadora, as novas dificuldades na transição para um tipo diferente de trabalho, mas ainda mantendo os amigos da rainha com papéis importantes em sua nova jornada.

Em Queen?s Shadow, Eirté, Yané e Rabé dão lugar às novas aias de Padmé: Dormé, Versé e Cordé. As operações de troca continuam sendo uma carta na manga da senadora e Sabé, a amiga mais próxima de Padmé continua sendo essencial no plot.

Diferente de Queen?s Peril, Queen?s Shadow é uma leitura muito mais densa, trata muito mais de política do que sua prequel e tem muito menos ação, mas apresenta muitos outros desafios a protagonista.

Leitura essencial para se aprofundar na personagem, aguardando ansiosa o lançamento do próximo livro.

evelyn1 02/09/2023

Quando assiste só os filmes não é possível ver a forma que as aias acrescentam e são importantes na vida da Padmé. Leitura obrigatória pra quem gosta da personagem. Amo o universo expandido de star wars.

ob1w4ns 11/11/2023

Acompanhamos aqui a transição da padmé de rainha para senadora, ele é um livro que explora bem a política o que pode ser um problema para alguns leitores mas foi um dos pontos mais positivos do livro na minha opinião, é interessante observar os dilemas da padmé aqui entre ela não ter uma exata certeza se quer ou não aceitar o papel de senadora e todas as implicações que esse cargo vai trazer a ela.
dito isso, é um ótimo livro!

Boris.Battestin 08/04/2019

Queen's shadow é bom
O livro é bom, embora bem mais parado do que "ahsoka". Ñ gostei do excesso de detalhes de vestuário, perde-se muito tempo com isso ao longo de todo o livro, embora seja compreensível pela personagem, mas podia ser mais objetivo. Mostra a transição de uma ex-rainha em uma senadora, interessante no aspecto político de como funcionam as engrenagens da República. Também é bom para dar um contexto maior ao grande grupo de personagens de naboo aos quais ñ temos destaque nos filmes, em especial à equipe de aias que cercam Padmé ao longo da saga, mostrando detalhes muito interessantes, como as "vozes" usadas por ela enquanto rainha, bem como outras coisas para as quais ñ damos muita atenção. Finalzinho bacana também, acho q vale ler sem esperar grandes momentos de ação, serve de complemento à saga.

arthurbusco 18/03/2020

adorei
quanto mais historias das prequels, melhor. um aprofundamento na vida da padme

brina !! 28/05/2021

Queen's Shadow nos dá uma face de Padmé Amidala que não é mostrada nos filmes, a ex-rainha que saiu de sua zona de conforto para cair no mundo da política galáctica, um mundo onde ela é subestimada e onde seus costumes e as tradições de seu planeta pouco importam e até a prejudicam às vezes.
O livro em si não tem um plot mirabolante ou uma história cheia de altos e baixos, mas é uma lente de aumento na Padmé que conhecemos dos filmes e no cenário da política galáctica e seus senadores.

Gih 16/08/2022

Queen's SHADOW
Uau que obra prima!!!!

Sinto que estou na vibe de ler livros sem plots específicos, livros narram vários cenários vividos, que narram as emoções além das ações e sinto que esse livro se encaixa perfeitamente nessa descrição.

Aqui temos a história da nossa perfeita Padme entrando no senado com apenas 18 aninhos e com apenas a experiência de Rainha. Ela precisa mudar tanto internamente quanto extremamente pra assumir essa nova função e as 400 pgs entregam exatamente isso.
Vemos uma senadora insegura no início, sem conhecer a si próprio, sem objetivos fixos e sem aliados, se tornar uma das maiores Senadoras já vistas no senado galáctico!!!
Além da história da Padme ainda acompanhamos alguns dilemas vividos pela Sabé, oq complementam perfeitamente a narrativa.
O EPÍLOGO é de quebrar nosso coração e totalmente inesperado, tô a 5 min olhando pro teto e chorando.
Se vc não curte livros focados em político e mais "parados", vc não vai gostar tanto desse livro, massss como sou fã dos plots políticos de Star Wars, aprovei dms