O Ateneu

O Ateneu Raul Pompéia

Resenhas -

Eduarda.Silva 14/07/2021

até que é bom...
Dentre os 19 livros dos vestibulares que irei prestar em 2022, esse foi o que eu mais tive dificuldade em ler, não pela linguagem, mas achei a leitura muito arrastada.

Mas enfim, mesmo assim deixarei meu entendimento sobre esse livro, quem sabe ajude alguém.

Publicado em 1888, o livro faz parte do realismo brasileiro (onde a ideia central era expor o lado real e cruel da sociedade)

O Ateneu, um colégio interno localizado no RJ é um microcosmo, ou seja, é uma metáfora do mundo e da vida, o personagem principal, o Sérgio, é uma criança indo conhecer o mundo (naquela pegada realista que comentei acima).

Diante ao livro, percebemos que o autor discutiu muito a homossexualidade que era extremamente polêmica na época, onde o personagem Rebelo, revela para Sérgio que na escola havia os protetores e os protegidos, os protetores "cobravam" favores sexuais.

Após toda a história (não darei spoiler), percebemos que o objetivo central era nos mostrar uma introdução a vida adulta e discutir sobre a homossexualidade focando sempre em expor o lado real e cruel da sociedade.

Recomendo a pesquisa de resenhas no YouTube, muitas pessoas descrevem os personagens e sua importância com detalhes.

Henricas14 24/11/2023

Clássico
"Saudades verdadeiramente? Puras recordações, saudades talvez se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo ? o funeral para sempre das horas."

Um clássico da literatura nacional, escancara uma crítica sagaz à sociedade elitista do Rio no século XIX

okkmaria 05/09/2021

Desgastante, porém muito bom
[leitura para o vestibular]
Esse livro exigiu muito de mim para entender a escrita, então a história ficou meio confusa na minha cabeça em certos momentos.

Durante todo o livro eu vi o autor descrevendo uma parte mega emocionante da história e do nada a coisa ficava mto monótona, ele começava a filosofar sobre algo num parágrafo gigantesco para só depois concluir a história emocionante que ele começou, ou seja, foi tenso.

Apesar de sentir que nao absorvi 100% da obra, eu gostei muito da história e me apeguei a alguns personagens, principalmente ao Sérgio.

Quero reler um dia.

Nat Rubira 26/04/2021

É bom
Li o livro obrigada, porque vai cair no vestibular, mas fui supreendida. Não sou muito fã de clássicos, mas mesmo com a linguagem difícil a história é boa. Enfim, até que gostei.

Igaço 29/12/2023

Se não fosse o pedantismo...
Eu considero que tenho um bom nível de vocabulário (embora esse bom nível me escape na hora de escrever), porém nesse livro, do (talvez) 1 mês e meio que demorei para ler, 70% foi por ter que ir a dicionários para descobrir o significado de palavras. Os períodos do livro são imensos e complicados de entender. Embora eu saiba que a ideia do Raul Pompeia foi justamente ironizar essa escrita pedante, essa escrita que afasta a maioria dos leitores do livro, porém é uma ótima história. Se não fosse a linguagem extremamente rebuscada, mereceria mais nota.