Summer Love

Summer Love Guilherme Tironi

Resenhas - Summer Love

Artemis24 18/06/2021

Reflexivo
É um dos milhares de livros que existem e tem como objetivo fazer você refletir... e chorar.
é bem clichê: amor, amizade, reflexões, pensamentos e sofrimentos. é um bom livro, aquele que se você estiver de tpm, é tiro e queda. não era oque eu esperava quando comecei a ler, mas nada me deixou a desejar. é um livro rápido, é como um summer love... agora entendo.

julia 16/02/2021

quer um livro para sofrer muito? summer love ta ai pra isso
eu enrolei mt pra ler esse livro, por mais q ele me parecesse ser mt interessante
quando eu dei uma chance pra ele meu Deus, eu comecei dar mt mais valor pra vida
eu não imaginava o quanto de coisa que iria acontecer ao longo da história e infelizmente ele não tem o reconhecimento que merece?

Raavi Alves 27/08/2020

Esse livro me destruiu emocionalmente, é claro, no sentido bom! Um livro que fala de diversidade e amizade. ??

Fernanda @condutaliteraria 18/08/2020

Maravilhoso!
Pensem em uma leitura que faz seu coração explodir e ao mesmo tempo ficar apertadinho em um misto de emoções. Assim é Summer Love!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☀️A história nos traz Zach, um adolescente que por conta de um câncer, vive uma vida mais reclusa e cheia de limitações. Ele resolve voltar a frequentar a escola. Tímido, seu maior companheiro é o seu diário, onde ele escreve pensamentos, poesias e contos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Até que um dia ele conhece Hasley, que também passa por um momento difícil, ela está doente e, além disso, é negligenciada por seus pais. Aos poucos eles se tornam amigos, ouvem música juntos e compartilham alguns de seus anseios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☀️Os dois passam a ter a companhia de Joe, um garoto que joga no time de futebol da escola. E assim, passam a ser o trio mais diferente de amigos e é muito intenso e gratificante cada momento que vivem juntos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aos poucos, Zach percebe que Joe é mais que um amigo para ele e Hasley resolve ajudar o amigo e ela não vai medir esforços para isso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☀️Quando peguei Summer Love para ler não imaginava a enorme carga dramática que essa história teria. O livro traz como tema o amor e a amizade, e confesso que não estava preparada para tanta emoção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A trama aborda assuntos fortes e importantes como o bullying e a dificuldade de se aceitar como é. Outro ponto são os personagens muito bem construídos, reais e cativantes. Você os quer como amigos seus!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☀️Summer Love traz uma história linda, de amizade, do primeiro amor e também sobre perdas. Uma leitura tocante, que vai te emocionar de uma forma gigantesca.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A escrita do autor fluí maravilhosamente e da mesma forma que ele te faz sorrir, também te leva as lágimas, por isso, se preparem para essa leitura.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎶O livro tem uma playlist fantástica e eu recomendo que você leia ouvindo!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💭“Uma pessoa só alcança o universo passando pelas estrelas”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Só posso dizer: leiam!!

site: https://www.instagram.com/p/CCMQ-wHjScp/

Clarinha 14/08/2020

Rápido, forte e intenso, como uma chuva de verão
Zach sabe que vai morrer e está bem com isso. Decidiu voltar a frequentar a escola e viver um dia de cada vez. Vive sob o cuidado constante e exagerado de seus pais, não pode correr, não tem amigos e é tímido e altamente reservado. Aprecia o silêncio e mantém um diário, onde escreve pensamentos, poemas e textos curtos.

De forma inesperada, em um dia tedioso de aula, conhece Hasley. Uma jovem linda, com cabelos castanhos, olhos verdes e sempre de fones de ouvido. Intensa, cheia de vida e muito sorridente, Hasley é o sopro de vida que Zach precisava. Uma linda amizade surge a partir de um bilhete surpreendente.

Joe, o último a compor o trio, é um atleta que chamava a atenção de Zach por fugir completamente do estereótipo de atletas escolares. Ele parecia ser uma pessoa boa e gentil, além de lindo, é claro!

Summer love é um livro lindo, que nos faz refletir sobre o valor da vida e as escolhas que fazemos. Nos faz querer viver intensamente e aproveitar cada segundo que temos ao lado das pessoas que amamos.

Parafraseando a própria obra... Esse livro é como uma chuva de verão: rápido, mas forte e intenso!

Camila Lobo 28/07/2020

Resenha: Summer Love (Por Livros Incríveis)
Que nós aqui no Por Livros Incríveis temos certo fraco pelos chamados sick lit, é mais do que claro. Basta olhar para o nome do blog, inspirado em um livro do gênero. Quando o livro é brasileiro, então, o fraco se multiplica!
Esse é o caso com Summer Love, esse livro da capa belíssima que falaremos na resenha de hoje.

Summer Love conta a história de Zach. um adolescente que tem câncer e que está em fase terminal. Apesar dos dias contados, ele decide ir para uma nova escola, para que sua rotina seja a mais normal possível. Lá ele conhece Hasley, uma garota excluída e Joe, um jogador do time da escola. Contra todas as probabilidades, eles iniciam uma amizade que parece uma chuva de verão: forte e rápida.

Summer Love foi meu primeiro contato com a escrita do autor Guilherme Tironi e posso dizer que foi uma leitura gostosa. A narrativa é fácil, envolvente e os personagens construídos cativam o leitor. A história, a primeira vista, parece semelhante a outras do gênero, mas Tironi consegue dar seu toque de originalidade, tornando-a perfeita para se ler em uma tacada só.

Divididos em capítulos em ordem decrescente, contando os dias, há também trechos de músicas que tem a ver com o capítulo em que elas estão, seja pela essência da letra, seja porque de fato são mencionadas pelos personagens. A música, de gênero pop e a poesia, autorais, inclusive, estão presentes na obra. Foi bem interessante ver como Tironi aventura-se em outros textos dentro do próprio livro, dando a possibilidade de conhecer um pouco melhor a escrita dele.
O autor também propõe muitos momentos interessantes de reflexão, então prepare-se para ler diálogos profundos, principalmente entre Zach e Hasley.

É muito bonita a forma como o autor retrata a amizade. Summer Love fala de amor sim, mas principalmente no amor entre amigos, a cumplicidade e confiança que eles constroem entre si. O romance LGBT também foi bem construído, mesmo não sendo o foco da obra. É um relacionamento fofo, onde os dois garotos conseguem ser intensos, mesmo com todas as dificuldades. Senti só falta de um pouco mais de emoção em algumas cenas.

Entretanto, alguns pontos deixaram a desejar. O maior deles, é a ambientação da trama, que não é bem definida. Confesso que não lembro se o autor chegou a mencionar o local, pois se menciona, foi bem pouco. Os cenários todos dão a entender de que se passa no exterior, mas enquanto o trio principal possui nomes ingleses, grande parte dos personagens secundários possuem nomes brasileiros - inclusive em sua forma escrita. Detalhes como o protagonista entender LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), me deixaram confusa, por mais que brasileiros sejam mencionados na história. Ao meu ver, foram pequenos detalhes que causaram estranhamento e atrapalharam-me um pouco no ritmo de leitura.

Em suma, o primeiro livro do autor Guilherme Tironi tem uma leitura agradabilíssima, bem escrita e com pouquíssimos pontos negativos, particularmente. Como uma boa história, emociona, cativa e pede por uma caixa de lencinhos do lado, porque é certeza de que o leitor irá se emocionar.

Leia mais resenhas em:

site: https://porlivrosincriveis.blogspot.com/2019/12/resenha-summer-love-guilherme-tironi.html

Calhamaço da Tati 23/07/2020

𝒜 𝓋𝒾𝒹𝒶 𝓃ã𝑜 𝓋𝒶𝒾 𝓂𝑒𝓁𝒽𝑜𝓇𝒶𝓇 𝓈𝑒 𝓋𝑜𝒸ê 𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝓈𝑒𝓃𝓉𝒶𝒹𝑜 𝓁𝒶𝓂𝑒𝓃𝓉𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓈𝑒 𝒹𝑒 𝓆𝓊𝑒 𝒶𝓈 𝒸𝑜𝒾𝓈𝒶𝓈 𝓃ã𝑜 𝓈𝒶𝑒𝓂 𝒸𝑜𝓂𝑜 𝓋𝑜𝒸ê 𝓆𝓊𝑒𝓇. 𝒜 𝓋𝒾𝒹𝒶 𝓉𝑜𝓇𝓃𝒶 𝓈𝑒 𝓈𝓊𝓅𝑜𝓇𝓉á𝓋𝑒𝓁 𝓆𝓊𝒶𝓃𝒹𝑜 𝓈𝑒 𝓉𝑒𝓂 𝒶𝓂𝒾𝑔𝑜𝓈 𝓃𝑜𝓈 𝒾𝓃𝓋𝑒𝓇𝓃𝑜𝓈 𝓇𝒾𝑔𝑜𝓇𝑜𝓈𝑜𝓈, 𝒻𝒶𝓂í𝓁𝒾𝒶 𝓃𝑜 𝒶𝓁𝓋𝑜𝓇𝑒𝒸𝑒𝓇 𝒹𝑜 𝑜𝓊𝓉𝑜𝓃𝑜.

site: https://www.instagram.com/p/CCTpilTji08/

Bio 29/07/2019

Summer Love
Meu primeiro Livro LGBT!
Simplesmente adorei e chorei horrores por pelo menos 3 vezes!
Amei e Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BzvY4kyDD8E/?utm_source=ig_web_copy_link

Submersão Literária 25/07/2019

Maravilhoso
• Summer Love é um livro essencialmente sobre amizade e sobre como ela pode tornar tudo mais fácil e suportável.
. .
A escrita do Guilherme é extremamente sensível e fluida. Fiquei encantada com a preocupação dele com os detalhes, que dão muita personalidade à história. Os capítulos são bem curtinhos e trazem um recurso muito interessante de marcação do tempo: a expectativa de vida do Zach.

Sim, o Zach está muito doente. E a forma como essa doença é apresentada é muito interessante, pois descobrimos ela e o que acabou de acontecer com o Zach a partir dos detalhes da sua rotina. O nome da doença vem só depois e achei isso muito bem pensado.

Uma das coisas mais lindas é a amizade que o Zach constrói com a Hasley, que começa de forma bem inesperada e vai se tornando algo muito forte. O grupo cresce quando os dois conhecem Joe, que é um personagem que dá vontade de colocar num potinho. A relação do Zach com os pais também é muito bonita (a mãe dele é demais!).

A música tem um papel fundamental dentro do livro e une os personagens de uma forma muito bonita. Ela sela a amizade por meio dos fones de ouvido e conecta o romance por através das indicações entre eles. Ah, as indicações são maravilhosas! Elas fazem muito sentido e complementam a história. Poemas e poesias também são muito presentes dentro da narrativa, já que o Zach os escreve.

O romance presente no livro é muuuuuito bonitinho. A gente vê o casal se formando aos poucos, torcendo e comemorando a cada passo. No começo eu fiquei com medo que a bissexualidade de um personagem fosse retratada como algo ruim e promiscuo, mas no fim foi muito bem representado.

O fato da história não se passar aqui, mas continuar fundamentada na cultura brasileira foi algo que me incomodou um pouco. Acho que ser ambientada no Brasil só a enriqueceria.

Mas fora esses detalhes, foi uma leitura maravilhosa. Li esse livro em parceria com o autor e fiquei muito feliz pela oportunidade.

site: https://www.instagram.com/p/Bzgp5yiD4mf/

Jullie Huwe @entrelivrosemakes 10/07/2019

Amei
Resenha Summer Love, Gilherme Tironi, Editora Sinna.
Bom, eu nem sei por onde começar, este livro foi um soco no estômago. Senti muitas coisas enquanto o lia.
Neste livro conhecemos Zach, ele está morrendo por conta de um câncer. O livro tem uma contagem regressiva como capítulos, e enquanto eu lia mais eu ficava desesperada, pois temia o fim, mas ao mesmo tempo eu precisava saber o que aconteceria. Conhecemos também Hasley, que logo vira sua melhor e talvez única amiga. Temos o crush de Zach, Joe. Que até então namora uma menina, mas Hasley meio que começa convidar ele para estar mais ali com eles, e assim nasce um trio maravilhoso. Não tem como tu não gostar dos personagens. São muito bem escritos, principalmente Zach, que é quem narra a história. Ele vai mostrando uns poemas e tem seus pensamentos. É muito interessante estar dentro da cabeça de alguém que sabe que seus dias são finitos e próximos. Uma pessoa que está só esperando a morte, até que conhece Hasley que também está na mesma situação, mas que não recebe amparo nenhum. Eu fiquei revoltada com amigos e família de Hasley, inclusive.
Este livro trás muitas questões importantes para um debate, mas o mais importante ao meu ponto de vista é a amizade. É lindo ver o que nasce entre Hasley e Zach. O pacto de amizade selado com um fone de ouvido... Uma das minhas cenas favoritas do livro.
Bom, é um livro maravilhoso e merece muito ser lido. Indico por muuuitos motivos, mas não posso enumerá-los por ser spoiler. Leiam! Preciso de alguém para conversar sobre, hehe

Anne S 10/07/2019

Uma história para se repensar na vida
Gente que história mais encantadora essa, pela sinopse já ficamos emocionados e já imaginamos pois toda história que mexe com doença já nos deixa abalados ainda mais quando é com jovens mais a escrita do autor consegue nos levar para dentro do livro e nos conectar com os personagem de um jeito que me deixou de boca aberta, parecia que eu era irmã do protagonista, eu sorri, chorei e sofri ao lado dele! E que força que ele tem uma força que eu não sei se seria capaz sabendo que me resta tão pouco de vida, mais a história não é sobre uma doença é sobre a amizade, sobre o amor, sobre a força e a vontade de viver!! Olha é um livro para se ler em um dia e reviver e repensar a sua VIDA!

@imthestargirl - bookstagram 10/07/2019

Livro magnífico, que nos faz refletir, rir, chorar... Simplesmente incrível!
Summer Love é um daqueles livros que te fazem refletir sobre suas escolhas e forma de ver a vida.
O autor trabalha maravilhosamente bem o relacionamento entre três adolescentes (Zach, Hasley e Joe), nós podemos facilmente nos identificar com os personagens por se tratar de uma historia de amor juvenil, onde podemos ver as inseguranças e medos dos personagens, coisas que praticamente todos ja sentimos na vida quando éramos adolescentes.
Apesar do livro ser um romance, o drama com certeza é o que nos marca e faz esse livro ser diferente. Zach, tão novo com câncer de pulmão, sabe que está com os dias contados, mas vive sua vida de forma inspiradora, sem se deixar abalar pela doença. Sofre, ri, se diverte, tem o coração partido, se apaixona, mesmo sabendo que sua hora está próxima. A luta de Zach para seguir a vida, ser feliz, e os medos de deixar isso acontecer, o torna um personagem muito humano e bem construído.
Summer Love tem momentos que te fazem sorrir de orelha a orelha e momentos que te fazem chorar como um bebê.
Se você é fã de Nicholas Spark, John Green e outros autores desse estilo, com toda certeza vai amar este livro do Guilherme!
Cheio de poesias e frases, uma que me deixou pensativa e mexeu comigo foi "Faça de seus dias um infinito diferente e a cada dia você viverá infinitamente um finito infinito."
Guilherme está de parabéns pela escrita maravilhosa, construção de personagens, e por todo o sentimento colocado nesse livro. Senti cada gota de amor que o autor colocou na escrita!
Com toda certeza, irei acompanhar os futuros livros de Guilherme, porque vale a pena!

Tati 10/07/2019

Um livro sobre amor, amizade e que nos faz refletir sobre a vida
Um livro sobre amizade e amor, impossível não se apaixonar por cada personagem e por tudo o que eles vivem no livro ♥
Zach é um adolescente, mas ele não tem uma vida normal igual a maioria, ele tem uma doença que não lhe permite fazer muito esforço, nem correr. Zach sabe que não tem cura e que em pouco tem ele pode morrer.
Em sua nova escola, todos os que sabiam de sua situação olhavam para ele com cara de pena, ele odiava que olhassem para ele assim. Uma das coisas que ele mais amava era escrever e fazia isso muito bem.
Até que um dia durante a aula ele recebeu um bilhete, a garota que lhe mandou se chamava Hasley, e a partir desse dia eles se tornaram cada vez mais próximos. Ela tinha um segredo, também estava morrendo. E por saber disso vivia de forma intensa, aproveitava o máximo o tempo que ainda lhe restava.
Hasley mostrou para Zach seu lugar preferido e lá se tornou o lugar dos dois, sempre iam para lá ver as estrelas e conversar.
Até que Zach conheceu Joe, ele é um atleta do colégio, mas não como os outros, ele é muito simpático com o Zach, o que mexeu com o coração do rapaz. Logo Hasley percebeu o que estava acontecendo e ficou zoando Zach, ela queria ajudar o amigo.
Então um dia antes de chegarem em seu luar especial avistaram Joe e logo Hasley lhe convidou para conhecer o lugar também, como ele não ia ver a namorada decidiu ir. E foi assim que a amizade dos três começou. Eles vão passar por muitas coisas juntos, perdas, preconceitos, muita amizade e cumplicidade.