Salário, preço e lucro

Salário, preço e lucro Karl Marx

Resenhas - Salário, preço e lucro

Mauricio.Alcides 19/07/2016

Uma leitura ainda atual
Apesar de suas claras limitações empíricas “Salário, preço e lucro” é sem sombra de duvidas um clássico da história económica. As definições de Marx ainda se fazem bastante úteis em nossa atual sociedade e a demonstração da mais valia ainda se mantém forte mesmo em meio a tantos debates académicos.

Salário, preço e lucro é uma obra obrigatória para quem deseja compreender as definições Marxista do tema, definições essas que influenciam todo o escopo económico até os dias atuais.

Nota: 7,7

Jolly 15/10/2022

Carlitos aqui já começava a falar o que seria colocado de forma mais expressa no livro o capital. Explica a diferença entre, valor, salário , preço, lucro e a interações entre eles!

Pacaterra 25/11/2020

Excelente introdução da crítica marxista da economia política
Este pequeno livro é fruto de uma Conferência de Karl Marx na Associação Internacional dos Trabalhadores, conhecida como Primeira Internacional. Neste texto, que polemiza com Weston e outros autores do período, Karl Marx não só rebate as posições de seu oponente, como em poucas páginas condensa suas formulações sobre a economia política e desvela a natureza do modo de produção capitalista. Passando pela discussão dos salários e dos preços, Marx avança para demonstrar a diferença entre valor e preço, assim como as flutuações de oferta e procura, valor da força de trabalho, a produção da mais-valia (mais-valor), o conflito entre capital e trabalho etc. Dessa forma, o livro se apresenta como uma boa introdução para a crítica à economia política que o autor desenvolve magistralmente na sua grande obra: O Capital.

Obviamente que as menos de 90 páginas (desta edição) não são de forma alguma suficientes para sanar as diversas questões fundamentais levantadas n'O Capital, em que o autor se debruça sobre o valor, valor de uso, valor de troca, capital constante, capital variável e outros conceitos fundamentais para a compreensão do modo de produção capitalista, seja na sua produção, circulação e no mercado mundial. Dito isso, é uma obra interessantíssima para apresentar o tema de forma introdutória.

Joao.Marcelo 16/12/2020

Introdução ao pensamento de Marx
INTRODUÇÃO, leia bem, introdução. Durante o texto, o autor mesmo afirma que certos assuntos não serão fundamentados nesse livro, isso não abre margem para a interpretação de que ele ignorou tais assuntos (tratados em O Capital e outras obras). Apesar disso, é uma ótima dose para compreender por cima conceitos como a mais valia.

Jonatas65 31/10/2023

"Não deverá esquecer que está a lutar contra seus efeitos; e que está a retardar o movimento descendente, mas não a mudar a sua direção; que está a aplicar paliativos, mas não a curar a doença".(2020, P.94).

Ricardo 19/11/2022

A questão da luta para melhores salários
Considero uma obra fundamental para todos que queiram explorar a teoria do mais-valor de Marx. Especificamente, o livro busca responder a seguinte dúvida: a luta da classe trabalhadora por melhores salários é válida? Mais adiante: a melhoria de salários não seria naturalmente reduzida a uma conquista vazia, visto que a inflação dos meios de subsistência "corrigiria" esse aumento através da maior demanda destes últimos?

malu 05/03/2023

Leitura boa e prática mas a linguagem é bem complexa, nao sei se é porque eu sou burra ou se realmente tenho algum tipo de problema mas tive que reler algumas partes varias vezes pra entender qq tava dizendo
Marcelão 05/03/2023minha estante
Capaz. Filósofo escreve mesmo de modo complexo. Além de filosofia tem que entender de economia e essas coisas toda. Na faculdade eu me sentia assim numas 5 disciplinas que lia ele

Stelpha 05/03/2023minha estante
provavelmente vc teve uma certa dificuldade por causa da escrita, que é muito antiga...

Leandro 25/02/2021

Ótimo texto introdutório para a obra marxiana, principalmente ao textos econômicos, por tratar de forma simples e didática de alguns dos principais conceitos aprofundados no O Capital: mais-valia, capital constante e variável, lucro e valor trabalho.

Vitoria.Souza 29/09/2022

esse foi o primeiro cancelamento e embate de duas bloqueiras do século 19, weston até hoje deve tá chorando atrás do banheiro.

Lucas 02/11/2022

Livro incrível
A leitura pode ser um pouco massante e/ou técnica, mas as conclusões que Marx chega discordando de Weston e definindo Salário, Preço e Lucro e como impactam nas classes é, no mínimo, revolucionário.
Incrível que para esse tipo de leitura basta apenas ter trabalhado e conversado com colegas de trabalho e entendido a dinâmica de como as coisas funcionam. No meu primeiro trabalho, uma das primeiras frases que ouvi foi "eu trabalho por tempo e não por produção", só provando que o trabalhador tem consciência mínima das relações de trabalho.

Mainnã 13/07/2020

O livro permite entender os conceitos básicos da economia por um viés marxista. Ótima leitura introdutória para quem quer iniciar Marx

maffessoni 17/07/2023

Os anacronismos de Marx
Apesar de eu não ser uma pessoa que adora ler e discutir economia (odeio números), esse livro é bem explicativo e fácil de entender e aborda alguns aspectos muito importantes pra vida de qualquer trabalhador de hoje em dia (como a questão salarial e a exploração implícita de mão de obra).

Gosto muito do fato de que, apesar de Marx ter escrito seus textos há anos, as coisas abordadas em sua obra ainda se fazem presente nos dias de hoje. É triste pensar que mesmo depois de séculos de luta a situação dos operários continua a mesma, mas acho incrível como a gente consegue estabelecer esses anacronismos lendo Marx.

frsco 27/10/2022

to bravo mano
o cara fez eu ficar bravo com a leitura do bagulho, ele meio que me provou q entre eu e uma prostituta talvez ela esteja sendo menos feita de troxa.
de qualquer jeito é mto foda o modo com que ele explicou, me deixou um pouco ?(olavo de carvalho) no começo mas depois foi engrenando e ele parou de responder o weston, mó doidão inclusive, e eu gostei bastante, recomento

Gomezzzz0 09/01/2023

Leitura fundamental
Não importa se você é ou não socialista, para entender Marx é necessário entender sua crítica ao salário e à mais-valia

Bruna.Torres 13/01/2023

Um otimo livro pra quem quer entender o capital. Ele da uma explanacao bem sucinta e pratica sobre os seus pressupostos. Uma leitura essencial !