Normal People

Normal People Sally Rooney

Resenhas - Normal People

aline221 14/01/2024

O livro foi muito chato, não vou mentir. eu fiquei com muita raiva das escolhas dos personagens, como eles agiam e achei muito irritante algumas partes desses aspectos. mas aí eu comecei a entender connell e marianne.. os seus pensamentos e os motivos das escolhas, até mesmo me identifiquei com algumas coisas.
porém uma coisa que me irritou de fato foi a falta de comunicação entre os dois, eles se mostraram com uma intimidade extraordinária mas que falhava quando era preciso conversar, ao meu ver dois personagens que se entendiam tão bem, deveriam saber se comunicar, mas talvez isso seja o que acontece conosco e por entender, mesmo me fazendo ter muita raiva, estou dando 4 estrelas para esse livro.
renatas.version 14/01/2024minha estante
Querida você pode me dizer se esse livro tem hot ou cenas parecidas? Não curto livros que tem, mas tenho interesse em ler esse (e não sei se tem

Rosana 14/01/2024minha estante
Amo hot

zxsaturno 14/01/2024minha estante
Eu odiei esse livro demais

Geovanna.Holanda 14/01/2024minha estante
eu entendo perfeitamente, acho que a questão do livro ser chato é da escrita da autora mesmo. já li outro livro dela e foi um suplício pra terminar.
Renata, não lembro de ter cena hot, mas acho que tem uma ou outra cena um pouco mais íntima. Em geral, esse não é o objetivo do livro.

aline221 14/01/2024minha estante
até 50% do livro eu estava odiando e já pensando em dar 2/3 estrelas porque tava me tirando do sério mas depois com algumas questões me trouxe reflexões sobre a minha vida e apenas por isso eu aumentei a nota mas foi um livro que não via a hora de acabar de tão chato que estava sendo

Lolo.Barci 29/01/2024minha estante
Acabei de ler o livro e foi exatamente como você descreveu que eu me senti

gab 25/04/2024minha estante
vim ver os comentários sobre o livro pq eu não estou aguentando ler de tanto que os personagens me irritam vc descreveu exatamente tudo que sinto lendo

luquescunha 20/08/2020

Tudo pra mim
Não sei porque essa série me prendeu tanto, eu fico frustrado com as escolhas que a Marianne e o Connell faz. Os dois crescem e se entendem ao longo dos anos, mas uma falha de comunicação e exposição dos sentimentos gigantesca faz que aconteça os vai-e-vem que acontece no livro/série. A série me prendeu igualmente ao livro, foi uma adaptação I M P E C Á V E L
Flavia 07/04/2021minha estante
Exatamente! Você usou o termo perfeito: impecável. Eu fiz o processo inverso: primeiro a série e depois o livro.

alice 18/02/2022minha estante
série??

luquescunha 09/03/2022minha estante
Tem a série na Hulu

alice 09/03/2022minha estante
juro não tinha nem ideia
dps que vi vc falando procurar e encontrei. assisti só uns primeiros, mas nossa mt bom

luquescunha 11/03/2022minha estante
Eu achei fiel demais ao livro

alice 11/03/2022minha estante
nossa sim kkkkk pelo menos até onde eu assisti
é a adaptação perfeita

luvsanah 15/02/2024

Finalmente acabei.
Então. eu demorei dezesseis dias para terminar de ler ?normal people? o que é simplesmente constrangedor (eu li ?a little life?, um livro de 720 páginas, em dezenove dias kk).

gostaria de poder dizer que demorei tanto para terminar o livro porque era ?muito bom? e porque ?eu não queria que terminasse?, mas infelizmente esse não é o caso. muitas vezes me vi pensando ?senhor, só quero que esse livro acabe?? o que me deixou confusa porque muitas pessoas amam e idolatram esse livro.

não é um livro sobre o qual você vê pessoas falando mal e até mesmo muitos influenciadores de livros que conheço e confio adoraram esse livro, mas acho que simplesmente não me conectei com ele.

este livro é sobre sentimentos e pessoas, mas não me fez sentir nada além de tédio. não sei se é porque às vezes se aproxima demais da minha realidade ou só porque é chato mesmo. a escrita é boa, não vou negar, e há muitas citações boas, mas é literalmente isso.

agora falando dos personagens: Marianne e Connell. realmente, os kingos do tédio. Marianne é cheia de questões que nem ela mesma consegue entender e eu acho que até aí, tudo bem; ninguém, literalmente ninguém neste mundo tem suas paradas resolvidas. mas ela não se entendia e ainda esperava que as pessoas a entendessem? filha, aí nois fica como?

Connell. mesmo que eu tenha me identificado com ele muitas vezes, ainda acho que ele é um chatonildo (será que eu estou indiretamente me chamando de chatonilda?) porque não tem como. juro.

eu tinha grandes esperanças pra esse livro e honestamente pensei que essa seria uma das minhas leituras favoritas deste ano, mas foi simplesmente terrível. sem falar no fim dessa coisa. nem sempre temos finais felizes, mas finais não confusos são sempre bem-vindos - o que não aconteceu neste livro.

enfim. ainda bem que acabou ne. beijos
alefrocha 15/02/2024minha estante
Mulher tu tem coração? Eu levei 1 ano e meio pra ler uma vida pequena, isso porque antes dos diss felizes eu precisei de uns 6 meses pra tomar coragem de pegar o livro na mão denovo (achei que não ia conseguir nem isso)

ClaudiaMF 15/02/2024minha estante
Senti algo muito parecido com o que você descreve. Nada de conexão com o livro ou personagens. Li já faz algum tempo e ainda não entendi pq tanta gente gosta dele. Sinceramente.

natri 15/02/2024minha estante
assiste a série, prometo q é mil vezes melhor, amei a série e desgostei do livro

Fefe.leal 15/02/2024minha estante
Tenho a mesma opinião que vc sobre o livro

luvsanah 15/02/2024minha estante
@alefrocha eu amei tanto esse livro que não conseguia parar de ler ele ? chorei muito inclusive

VanAbia.Maria 15/02/2024minha estante
Eu com certeza teria abandonado ? tenho essa perseverança não

luvsanah 15/02/2024minha estante
@natri vou assistir e espero que seja melhor!!!

Victoria (Vic) 19/12/2021

eu não sei nem o que dizer depois de acabar esse livro. Eu tinha certeza que não ia gostar, não sei porque achei que não seria o tipo de livro que me agradaria. Mas eu me envolvi muito e achei viciante. É um livro melancólico e simples, mas complexo, focado em personagens, com muitos diálogos. Me envolvi muito com o Connel e com a amizade e amor dos dois protagonistas. Achei o livro muito tocante, mas senti falta de algumas conclusões, apesar de ter a impressão de que esse não era o objetivo da autora, já que a vida dos dois continua. Triste, triste. Mas bonito. Bem representativo da vida, da juventude. Me deixou com uma pequena crise existencial.

Isa.liborio 11/03/2022

Um livro sobre pessoas
A verdade é que eu nem sei o que sentir depois de terminar esta leitura.
Só penso em como nós podemos ser egoístas em nossas escolhas, achando que estamos nos poupando, ou quando na verdade, estamos ferindo a nós mesmos.
Pessoas precisam de diálogo para sobreviver! Esse livro fala sobre pessoas que não conseguem dialogar e enfrentam as consequências disso.
Grazi 11/03/2022minha estante
Nss sim aí ficam no msm ciclo

whoisise 11/03/2022minha estante
amg sabe dizer se tem ele em pt

tortajulia 11/03/2022minha estante
exatamente isso

Isa.liborio 11/03/2022minha estante
Tem em português sim!!! ?Pessoas normais.?

julha 26/02/2022

acho que o resumo dessa história tá nessa parte do livro:

?i?m just nervous, he says. i feel like it?s pretty obvious i don?t want you to leave.

in a tiny voice she says: i don?t find it obvious what you want.?
sally's rooney character 26/02/2022minha estante
exatamente amg exatamente

Tlove0 26/02/2022minha estante
Aí eu quero muito ler esse livro em inglês, amg tá fácil ou difícil??

julha 26/02/2022minha estante
eu achei bom. são diálogos bem simples, mas algumas palavras são próprias do vocabulário ali de Dublin e eu fiquei sem entender, mas nada q uma pesquisadinha não ajude

Tlove0 26/02/2022minha estante
Ah sim, acho q vou ler então

julha 26/02/2022minha estante
leiaaaa!! é muito bom

Mari 09/04/2023

Bom demais
Tão bom que logo depois que li a versão em português fui ver a série e depois ler em inglês, como pode ser tão bom!!!!
Lilies_. 09/04/2023minha estante
mais uma para o fandom do livro que só tem cinco pessoas, eita que ta crescendo

aline. 22/02/2024

Esse final me deixou depressiva! obrigada aos envolvidos.

agora falando sério, que livro incrível. consegui me conectar tanto com os personagens que me via neles em algumas situações.

(fiz dessa leitura minha personalidade durante a semana e agora que acabei to me sentindo vazia... quero mais deles!!

enfim mudou minha trajetória de vida! amo eles
Ricardo Fontenele 22/02/2024minha estante
Tá na minha fila! Quero

beatriz 16/10/2021

normal people
bom, achei que esse livro ia me fazer refletir bem mais sobre a vida depois de tanta coisa que falaram. eu entendi que a mensagem do livro era que sei la, as pessoas mudam, ou podem mudar umas as outras. mas não achei absolutamente nada demais. no fim, só fiquei entediada. ?????
pedromaximo0 16/10/2021minha estante
Madu chorando depois disso kkkk

beatriz 16/10/2021minha estante
ela nem quer mais ser minha amiga

Luíza Freitas 18/01/2021

Muito mais que outra história de amor adolescente
A princípio é uma história normal de menina conhece menino, encontros e desencontros.

Mas Sally Rooney consegue tocar em questões íntimas, delicadas e pesadas, e torna o livro em um dicionário do que é crescer.

Eu amei a forma como a autora mostra o peso que as personagens dão às opiniões alheias. Em diferentes momentos tanto Marianne quanto Connell só conseguem se enxergar pelos olhos dos outros. Mas com todas as dificuldades que pessoas têm do ensino médio até o início da vida adulta eles começam a entender como cada um molda o outro e quem eles podem ser, independente do que os outros insistiram em impor.

alícia 10/02/2022

surpreendentemente ruim
eu não faço ideia do que comentar, só sei que não gostei. é isso.
achei chato, pensei que ficaria empolgante mas é meio sinistra a relação do Connel com a Marianne.

Juliana Madna 16/01/2022

Pessoas normais.
Primeiro a gente fica se questionando o quanto a realidade do livro tem intersecções com a nossa realidade.
Diálogos entrecortados, começa ciclos, encerra ciclos, 1% de felicidade e 99% de incertezas, ansiedades, dor e tristeza.
É isso mesmo, o livro traz relações não saudáveis de pessoas normais mais que não estão tão normais por não estarem saudáveis mentalmente.
A ida e vinda do enredo é a própria vida, são as relações que estão sendo vividas por alguém que conhecemos ou por nós mesmo.
Ninguém tá sempre bem, se não tiver, procure ajuda!

bruno 10/06/2023

When you're young u just run but u come back to what u need
Quando li Normal People pela primeira vez (há quase 3 anos atrás) terminei com um sentimento tipo gostei, me identifiquei e foi isso. A partir do momento em que terminei a leitura não conseguia parar de pensar nesse livro, o que resultou em uma ressaca literária. Reler esse livro agora me fez perceber que é um dos meus livros favoritos da vida.

A história segue o Connell e a Marianne da adolescência até a fase adulta, mostrando suas inseguranças, medos, e no tumulto de suas emoções tentando arrumar um modo de se amar e se entender, os levando, então, a uma séries de encontros e desencontros.

A sally rooney, com certeza, é uma das minhas autoras favoritas. Me identifico muito com as histórias que ela escreve e com esse livro não foi diferente, mesmo não tendo um grande acontecimento nesse livro (e também se tratando de uma releitura) me senti preso do começo ao fim na leitura.

Esse é um dos livros que eu quero sempre estar relendo, pois sinto que sempre vou pegar uma nuance que dará um novo sentido a história. Na primeira vez que li não gostei do final, porém agora entendo e acredito que seja um reflexo de todo o relacionamento deles. Marianne answers the door when Connell rings the bell.