Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Julli. 27/01/2024

Disruptivo
Inovador para a época e ainda hoje desperta sensações de ineditismo na escrita.
Capítulos que de conteúdo têm apenas uma sequência de pontos finais (ou seriam múltiplas reticências?) chamam a atenção.
.....................................................
Um misto de sério-cômico.
Um clássico!!! Como aprendo com eles!

Amos.Alves 27/01/2024

Primeiro é importante ressaltar que este não é um livro para quem quer algo para relaxar. A escrita é fragmentada, muitas vezes confusa e cheia de capítulos aleatórios que fazem o leitor se perder. Quanto a história é sobre o morto que levou a vida de aristocrata ao modo da época. Não é um envolvente, não possui um universo sedutor, nem um protagonista carismático. Por fim, é um livro rico em informações da época então se quer ler um clássico brasileiro que mostra a mentalidade dos aristocracia da época este é um bom exemplar

Júlio 26/01/2024minha estante
Cara, lê Quincas Borba tbm, se passa nesse mesmo universo, se n tô enganado. Eu li faz um tempinho já e curti

Edevaldo 26/01/2024

Sobre minha leitura
Muito bom! Desde ter uma ideia como era sociedade carioca no século XIX, como de como foi a vida de um personagem que viveu muitas coisas, porém, ao mesmo tempo uma vida considerada medíocre. Só lendo para saber o que quero dizer.

iasmim154 26/01/2024

Genial
" não tive filhos, nao transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miseria"
este livro nos envolves nos sentimos, pensamos e emoções do protagonista, como "Dom Casmurro "
o autor é extremamente competente em trazer ironia e humor. o livro é magnifico, Inteligente e debochado.
e percebemos que Brás Cubas tinha tudo e morreu sem niguem. é um livro de tamanho genialidade e que recomendo..

Evelin Graceffi 25/01/2024

Necessário
Machado é indiscutível. Mais uma obra atual, clássica e que atravessa gerações. Leitura obrigatória, recomendo muito!

Mariann 24/01/2024

Começou foda terminou sinistro!!
Percebi que gosto de passar raiva com personagens se eles forem bem escritos. Capítulo 7 é meu favorito!!! Só dei 4 estrelas pq sinto que não absorvi o máximo que podia. Vou tentar reler daqui um tempo.

Tiago 24/01/2024

Obra genial de Machado de Assis
É um livro simplesmente genial. Machado de Assis tem aqui um estilo de escrita, diria eu, revolucionário para a época no Brasil, muito bem humorado e com várias mensagens importantes entremeadas na sua ironia e bom humor. Começando pela premissa de um defunto escrever o seu livro de memórias e que dialoga continuamente com o leitor ao longo da obra. No meio disso tudo temos comentários estilísticos do narrador ao longo da obra que ela parece até rascunho do que seria a obra final. A dedicatória da obra, ?Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas Memórias Póstumas?, já mostra o tipo de conteúdo que espera o leitor nas páginas seguintes.

Brás Cubas recorda a sua vida desde a infância até os seus últimos dias e a sua condição de defunto é muito conveniente para que ele faça este relato sem filtros. Fala dos seus amores, das suas infidelidades, nos apresenta a filosofia de Quincas Borba, alfineta a sociedade e política brasileira, especialmente a sociedade do Rio de Janeiro. Aliás, considero que há nesta obra o embrião de várias obras futuras de Machado. Além do próprio Quincas Borba, podemos ver traços de "O Alienista" e de "Dom Casmurro". Apesar de toda ironia, podemos ver ali alguma dose de lamento em Brás Cubas, a impressão de que ele podia ter sido (e feito) muito mais e melhor na vida. Será que ele falhou em quase tudo que tinha proposto de importante e grandioso para si? Será que um enorme potencial não aproveitado? Vale muito a reflexão.

Temino citando Susan Sontag no seu ensaio "Vidas Póstumas": Estar morto pode representar um ponto de vista que não pode ser acusado de ser provinciano. Sem dúvida, Memórias póstumas de Brás Cubas é um dos livros mais divertidamente não provincianos já escritos. E amar esse livro é tornar a si mesmo um pouco menos provinciano a respeito da literatura, a respeito das possibilidades da literatura.

Leitura indispensável!

Kiny0 24/01/2024

Fazer oq né
Bom eu odiei o livro?

Eu não gostei de nada e ao menos entendi o livro e sim a minha leitura foi bem rápida e terminei em 2 semanas (q orgulho de mim?)

E novamente eu tinha pegado esse livro na biblioteca da minha escola

barb 24/01/2024

Mimos, egoísmo e a desgraça de Brás Cubas
Adoro a ironia das obras do Machado, mas acho que nesse aqui ele se supera. Se você aguenta chegar até a metade, porque, para mim, os livros dele se tornam envolventes nesse momento, se depara com a melhor história dele (para mim pelo menos, até então). A escrita se torna dinâmica, e a ironia na miséria de Brás Cubas, feita para entreter com humor, na verdade resulta em uma tristeza. No início do livro, o personagem é um tanto intragável, mas ao ver a falta de metas e realizações em sua vida, torna-se meio impossível não terminar o livro torcendo (mesmo que seja um pouco) para essa figura desgracenta que foi criada uma criança mimada e egoísta.

Migueleituras 24/01/2024

Um dos livros mais geniais que já li, a forma como é escrito é incrível e eu parava muitas vezes pra admirar. Ainda bem que finalmente li.

Cristiane190 23/01/2024

Gênio compreendido
Sempre li contos de Machado, mas Memórias Póstumas traz sentimentos que os contos não exprimem. O autor é extremamente competente em trazer humor e irônia. O livro é inteligente, engraçado, debochado, onde o autor consegue ter excelência até nas mentiras que nos conta. Já adicionando outras obras machadianas a minha estante!