Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Vinicius.Tikara 24/03/2024

Era pra ser um livro rápido
Protagonista insuportável, talvez era o intuito do livro, mas isso me fez demorar para acabar a sua leitura. Saber que ele morreria sem alcançar muito foi um dos motivadores para terminar.

O começo do livro é bem surreal, trata da morte de uma forma bem interessante, depois disso é só ladeira abaixo, a miserável vida de Brás Cubas é narrada por ele.

Machado de Assis conseguiu fazer com que Brás Cubas tenha um estilo de escrita diferente dele.

Consigo ver porque é um clássico, mas não recomendaria sem muitas ressalvas.

Como adendo: as imagens da versão antropofágica dão um charme a mais pra história.

jaagerman 23/03/2024

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."
Eu comecei a usar o skoob com frequência somente este ano e aos poucos vou me lembrando de alguns livros que já li e atualizando minha lista, me questionei como esqueci deste livro por tanto tempo...

Isa 22/03/2024

Muito bom, mas necessário ter depressão pra entender
Bras Cubas inventou a depressão, e com razão porque também não vou negar que o bichinho sofreu, né?!

A vida inteira ouvi falar sobre a grandeza desse livro então fui com expectativas elevadíssimas e acredito que foi isso que acabou estragando minha experiência. O livro é bom sim, mas ?simples?. Nada maior que a história de uma pessoa ?qualquer? que passou pela Terra sem nenhum clímax suficiente pra suprir algo além da normalidade de uma vida comum.

Sunny19 22/03/2024

Primeiro livro de Machado
Eu não estava preparada para um livro tão bom assim, a escrita realmente envolve todo mundo e acho difícil você não compreender o que acontece na história

Joyce734 22/03/2024

É ótimo reler está obra de Machado de Assis.
Uma história que nos faz refletir sobre o preconceito, racismo, a crueldade das crianças com as babás negras, e de quebra a consequência das nossas escolhas. Um jovem que tinha tudo para ter um futuro brilhante e não teve divido as más escolhas que fizera

Mar duh 21/03/2024

Machado.....!..?
.......!....?.!
A escrita do Machado é um pouco cansativa, eu achei que eu nunca ia terminar esse livro, mas a história é boa e horna ser um clássico da literatura brasileira.

Karina 20/03/2024

Sem defeitos
Machado de Assis, eu tenho memória afetiva de todos os livros dele que li, esse vai ser mais um deles. Ficam marcados na memória como as histórias antigas contadas pelos nossos avós. Uma dádiva pra literatura brasileira!

Pedro643 19/03/2024

Uma Viagem Inesquecível ao Mundo de Brás Cubas
Classificação: ????? (5/5 estrelas)

"Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrito por Machado de Assis, é uma obra-prima da literatura brasileira que transcende o tempo e as expectativas dos leitores. Com uma classificação perfeita de 5/5 estrelas, este livro surpreende e encanta com sua profundidade e complexidade, proporcionando uma jornada literária que fica gravada na memória para sempre.

A história é narrada pelo próprio Brás Cubas, um defunto-autor que relata sua vida e reflexões após a morte. Com uma mistura única de humor, ironia e melancolia, Machado de Assis tece uma narrativa intrincada que explora temas como amor, morte, poder e hipocrisia da sociedade brasileira do século XIX.

A estrutura não linear do livro e a técnica narrativa inovadora surpreendem e desafiam o leitor a cada página. Machado de Assis brinca com as convenções literárias, subvertendo expectativas e convidando o leitor a questionar as próprias noções de narrativa e verdade.

A profundidade psicológica dos personagens e a habilidade do autor em capturar a complexidade da condição humana são verdadeiramente impressionantes. Brás Cubas é um anti-herói cativante, cujas reflexões e observações acerca da vida e da sociedade ressoam com uma honestidade e perspicácia atemporais.

Para muitos leitores, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma leitura que vai além das expectativas. O livro, muitas vezes lido apenas por exigência escolar, revela-se uma obra-prima literária que continua a surpreender e deslumbrar mesmo após décadas de sua publicação.

Em resumo, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra literária extraordinária que merece ser celebrada e apreciada. Com uma classificação de 5/5 estrelas, este livro oferece uma jornada literária inesquecível que desafia e encanta, deixando uma marca indelével na mente e no coração dos leitores.
Vinicius.maris 29/03/2024minha estante
Ótima resenha, estou na metade do livro, e é incrível como Machado nos faz refletir sobre a vida e ao mesmo tempo rir com algumas situações. Mas Brás Cubas teve uma vida limitada a nada, estudou na melhor escola da época, é da classe média alta e não teve êxodo em deixar um legado.

Lucas1074 18/03/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver...
Um clássico da literatura brasileira que tanto demorei para me aventurar. Porém, agora que experimentei, tanto total consciência do motivo de ser tão ovacionado. A forma como Machado escreve é revolucionária e imagino o impacto que foi em sua época: as quebras de ritmo constante, capítulos contados somente com o uso de pontuações (e que, pasmem, são totalmente compreensíveis), as constantes quebras da 4a parede. Tudo é muito diferente e único e culmina numa narrativa aterradora e viciante.

Ruth167 18/03/2024

Memórias póstumas
A sinceridade de um defunto autor junto a muitas doses de humor fazem desse livro uma experiência no mínimo muito interessante e visceral. Entretanto, não é um "herói" que contemplamos, mas alguém que teve uma vida estéril, sem rastro nenhum, teve seu final somente de negativas daquilo que não foi.
Uma vida fechada em si, sem sacrifícios e doação aos outros tem um fim solitário e negativo.
São Josémaria Escrivá contrapõe: "Que tua vida não seja uma vida estéril. Sê útil. Deixa rastro. Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio." (Caminho, 1)

Denilson60 17/03/2024

Achei a escrita dessa obra simples, nem um pouco rebucasda, na minha opinião. A história é divertida e flui até bem, embora eu tenha tido a impressão que, lá pelo meio do livro, quando começa o caso de Brás Cubas com Virgília, e depois, mais pra frente, quando ele estreita relações com o filósofo Quincas Borba, o ritmo do livro cai bastante e ele se torna bem mais lento.

As reflexões que são feitas ao longo do livro são muito interessantes, inclusive anotei várias! É hilário também como o narrador conversa e até provoca jocosamente o leitor, a toda hora, rs

Enfim... No geral, gostei bastante, mas Dom Casmurro ainda é meu favorito do Machado.

Rafaela Beank 17/03/2024

Machado sendo Machado
Levei 2 meses pra ler esse livro, mas não por não ter gostado e sim pois a fama de ser um livro difícil de ser lido se tornou verdadeira.
A história não é linear, Machado utiliza de um narrador personagem que interrompe a história inúmeras vezes para fazer os seus comentários regados a sarcasmo a cerca dos acontecimentos, além de contar os mesmos conforme lhe convém, não se prendendo a uma ordem cronológica.
Resumidamente é um livro genial, muito difícil, certamente não peguei todas as nuances do enredo, o tipo de história que pede uma releitura no futuro.