Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Arih 06/03/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas não é apenas uma crítica social. É também um mergulho na alma humana. Brás nos mostra que somos todos falhos, cheios de contradições e desejos. Ele nos faz questionar o sentido da vida, a morte e o que realmente importa. Essa obra faz a gente pensar bastante sobre como estamos vivendo e se iremos deixar algum legado nesse mundo ou se seremos esquecidos, como se nunca tivéssemos existido.

Através dos olhos de Brás, vemos como a elite brasileira do século XIX era cheia de hipocrisia, as pessoas fingiam ser algo que não eram, apenas para manter as aparências. Brás satiriza essa hipocrisia com humor negro e ironia, mostrando que nem tudo era o que parecia naquela época.

Machado de Assis nos faz questionar os nossos valores morais, as convenções sociais e a natureza humana.

Tefyyy 05/03/2024

De começo foi difícil de ler, como a linguagem é antiga eu custei a pegar o gosto pela leitura, porém depois fica super gostoso de ler, é tanto plot que eu fiquei até chocada

FlAvia1040 05/03/2024

???
A melancolia desse livro, juntamente com o ironia, ninguém faz melhor a função dos dois como Machado de Assis. É muito bom ler literatura brasileira, principalmente se tratando de autores tão sublimes como Assis.

Paula 05/03/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Reler Machado de Assis é sempre maravilhoso. Recomendo, principalmente para quem só teve contato com o livro na infância.

Jean 05/03/2024

Um clássico surpreendente
Meu primeiro contato com Machado de Assis tinha sido durante a adolescência, e acredito que não estava preparado para a obra, pois na época odiei a leitura.

Todavia, relendo, achei genial. Como o autor consegue através da simplicidade da vida comum, e com um pouco de sarcasmo velado, tecer uma história com várias analises da sociedade que mesmo depois de mais de 100 anos continuam tão atuais.

Esse livro entrou para os meus favoritos da vida, a ironia do fato de a história girar em torno de alguém que, apesar de todos os privilégios que seu nascimento lhe dera, não conquista nada, uma pessoa tão desinteressante se olhada friamente.

A narrativa de Machado nesse livro trás momentos que eu realmente não conseguia acreditar que havia sido escrito a tanto tempo, tão atual, tão irônico, tão inteligente.

As previsões que o narrador faz acerca de como o leitor está se sentindo em determinados momentos é genial, pular o capítulo e me dar de cara com a frase "eu sei que você pulou o capítulo anterior" me arrancou algumas risadas e admiração pelo autor e sua criatividade.

O capítulo "vazio", genial, genial, totalmente coerente com a proposta.

Emendei com Dom Casmurro e quero seguir lendo Machado.

Leitura imprescindível, 100 estrelas!

Isabela Zocolaro 05/03/2024

Eu confesso que sempre fui fã de livros com grandes aventuras, narrativas emocionantes, leitura fácil e fluida, que me enchesse de emoções mas não exigisse muito de minha atenção.

Há um tempo percebi o quanto isso era insuficiente, e comecei a buscar livros diferentes.
Dessa vez foi a vez de encarar um livro completo de Machado de Assis.

A experiência foi absurdamente encantadora. Ler Machado é sair completamente da minha zona de conforto, nele não são os acontecimentos que me prendem ao livro, mas a sua escrita.

QUE PRIMOR DE ESCRITA!

Li com cuidado e atenção cada linha, querendo absorver o máximo possivel de tudo. Que honra poder ler um autor em sua lingua original, sabendo que cada palavra foi escolhida por ele, com a sonoridade e o sentido por ele pensado.

Machado é um mestre das palavras. Não sei nem o que dizer sobre a história e seu personagem que perde a vida com tanta mesquinhez, mas sua escrita me marcou tanto que não pude deixar de vir aqui expressar minhas sensações.

Que honra, amado Brasil, ter visto nascer em teu solo, tão admirável talento.

carol 04/03/2024

Vou precisar de um tempo pra digerir
O Brás Cubas, nesse ultimo capítulo, basicamente falando que a vida dele - no geral - foi miserável me doeu tanto... E pra mim isso é o suficiente pra motivar qualquer um a ler kkkkk
Repito,eu chorei com a morte de um personagem que começa o livro falando que morreu. E outra,o cara é o maior sem vergonha do universo,passei o livro inteiro pensando como tem gente que gosta desse homem. Pra no final ficar triste como se fosse um conhecido meu. Enfim, leiam,leiam leiam... Recomendo demais da conta

Samuel1056 04/03/2024

Um breve comentario sobre memorias póstumas de Brás Cubas
O famoso comedor de casadas kkkkkk esse livro é um clássico machado sempre supera não sei de qual gosto mais deste ou dom casmurro apesar que neste livro tem um personagem secundário com uma história mais interessante que o prota e é claro que me refiro ao Quincas.

belloren 04/03/2024

Este livro me surpreendeu positivamente, porque eu não esperava quase nada dele, sempre achei a linguagem das obras do Machado bem complicadas de entender, mas mesmo com essa linguagem, foi um livro que gostei bastante da história e da forma como é contada.

oioire 04/03/2024

Memórias
Um livro realmente bom, é entendível que pra época tenha sido tão revolucionário assim, o Brás Cubas no fim das contas viveu uma vida sem objetivo, mas filhinho de papai conseguiu as coisas sem esforço, vida chata.

Duda 04/03/2024

Matamos o tempo;o tempo nos enterra
BONÍSSIMO!!!
Que obra genial!
A história é narrada por Brás Cubas que, após sua morte,resolveu documentar sua vida, expondo todas os seus desamores,vaidades,dores e desassossegos.
E tudo isso,com uma pitada de ironia e humor.

Foi minha primeira experiência lendo algo do Machado e me pergunto: POR QUE NÃO LI ISSO ANTES??

O livro,em suma: Irretocável.

Muquicoð 03/03/2024

Perfeito
Esse livro é pura perfeição. Primeiramente, por saber que ele é contado por um autor morto, oque o torna mais interessante ainda.
E segundo, pois ele é do Machado de Assis, e esse livro demonstra o quanto a genialidade dele vai ALÉM.

E.M. Souza 02/03/2024

?Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Vou tatuar essa algum dia, me aguardem.

Ana Carla 01/03/2024

Brás Cubas
Brás Cubas é o narrador-personagem que, após sua morte, começa a escrever suas memórias. Alguns capítulos são irônicos, engraçados... outros, porém não, além da não linearidade entre eles. Vasto vocabulário Machado de Assis nos apresenta!