Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...




Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas


3491 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


goiabea 26/03/2024

"Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa [...]"
Acho difícil falar sobre esse livro porque ele é tão fantástico (de todas as formas que isso pode significar). A linguagem pode mesmo ser um empecilho para as pessoas, mas eu encaro isso como um desafio muito legal. Porque além de toda a incrível história, a gente tem acesso à como as pessoas falavam nessa época, isso me interessa demais.

O Brás Cubas é um personagem muito, muito interessante. E a forma como ele vai nos guiando pela sua própria história é maravilhosa. O Machado não assume nenhum compromisso de contar a história pensando no leitor e em tudo que é natural que a gente queira saber. Tem capítulo que é composto só por reticências, porque é algo que o Brás Cubas não achou necessário contar, é algo que ele vê como particular, ele quer guardar aquilo para si.

Eu gosto muito de tudo que envolve essa história, os amores do personagem, sejam os passageiros ou aquele que definitivamente o marcou, seus pensamentos sobre a vida e como ele se enxerga no mundo... Adoro que o Quincas Borba está nessa história e o papel que ele tem na vida do Brás Cubas. Adoro tudo!

Tudo é muito original, desde a ideia de um defunto narrar sua história até a forma como isso é contado. Principalmente porque é engaçado. É uma história dramática, mas é uma comédia e eu gosto muito desse tom, acho até que isso fortalece mais o drama. Foi uma leitura incrível, muito prazerosa, e eu me sinto muito feliz por o Machado ser brasileiro.
comentários(0)comente



eelis 25/03/2024

Pqp
O tanto q esse livro foi bom ta msm medida pra interpretação meio complicada.
Bras cubas voce virou meu kin, o maioral.

O livro é MUITO BOM!!! A história é envolvente, acho que o jeito que Machado discorre as ideias do Brás é genial.
O tanto de analogia e crítica n é passado despercebido sabe? Ele joga msm na sua cara, mas as vezes ele gosta muito de ?complicar? as interpretações. Assim, pra pessoas que nunca leram clássicos, vão ter dificuldade por conta das palavras e pela leitura dinâmica tb.
Nos clássicos é mais complicado ter uma leitura ?rápida?, pq meio que c tem que entender o contexto pra entender a história que tá sendo contada pela linguagem de 2 séculos atrás.

Cmg foi a msm coisa, ja tinha lido alguns clássicos mas esse aq me pegou bonito.
A linguagem foi um pouco complicada no início mas dps engatou.
A história é MARAVILHOSA, sem brincadeira, mt boa mesmo.
Os personagens são bons, o principal é (com td certeza) niilista. E solta mil bombas do nada, os capítulos são curtinhos ( literalmente menos de 3 páginas, só tem capítulo, a maioria, com 1-3 páginas) oq ajuda mt na leitura.
comentários(0)comente



Wandrovski 25/03/2024

Clássico
Abordando diversos temas como amor, morte, política e hipocrisia, o autor nos convida a refletir sobre os valores e as contradições da nossa própria sociedade mostrando desigualdade social, a corrupção, a falta de ética e a busca pelo poder. O que mais prende o leitor é a narração em primeira pessoa de forma não linear já que o protagonista está falecido e começa a contar a história pelo dia de sua morte de forma irônica e sarcástica.
comentários(0)comente



Marcelle 24/03/2024

?Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.?

Encerrando com essa contribuição marcante à humanidade, o livro é simplesmente genial. Acompanhar o fluxo de consciência de Brás Cubas é por vezes confuso, mas sempre edificante e divertido, a cada revelação detalhada ou julgamento sarcástico que ele faz das passagens da vida.

Para mim, o melhor livro de Machado de Assis, e acredito que um dos melhores livros da literatura brasileira. Recomendo sempre.
comentários(0)comente



loisakkj 24/03/2024

Icônico!!!
Mas esse Brás Cubas não trabalhou um dia siquer na vida kkkkk , muito interessante a narrativa com vários outros conhecimentos citados pelo autor como a menção de outros livros , termos e histórias .. sem contar os tapas de realidade e algumas filosofias boas e melancólicas.
comentários(0)comente



Vinicius.Tikara 24/03/2024

Era pra ser um livro rápido
Protagonista insuportável, talvez era o intuito do livro, mas isso me fez demorar para acabar a sua leitura. Saber que ele morreria sem alcançar muito foi um dos motivadores para terminar.

O começo do livro é bem surreal, trata da morte de uma forma bem interessante, depois disso é só ladeira abaixo, a miserável vida de Brás Cubas é narrada por ele.

Machado de Assis conseguiu fazer com que Brás Cubas tenha um estilo de escrita diferente dele.

Consigo ver porque é um clássico, mas não recomendaria sem muitas ressalvas.

Como adendo: as imagens da versão antropofágica dão um charme a mais pra história.
comentários(0)comente



jaagerman 23/03/2024

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."
Eu comecei a usar o skoob com frequência somente este ano e aos poucos vou me lembrando de alguns livros que já li e atualizando minha lista, me questionei como esqueci deste livro por tanto tempo...
comentários(0)comente



Isa 22/03/2024

Muito bom, mas necessário ter depressão pra entender
Bras Cubas inventou a depressão, e com razão porque também não vou negar que o bichinho sofreu, né?!

A vida inteira ouvi falar sobre a grandeza desse livro então fui com expectativas elevadíssimas e acredito que foi isso que acabou estragando minha experiência. O livro é bom sim, mas ?simples?. Nada maior que a história de uma pessoa ?qualquer? que passou pela Terra sem nenhum clímax suficiente pra suprir algo além da normalidade de uma vida comum.
comentários(0)comente



Sunny19 22/03/2024

Primeiro livro de Machado
Eu não estava preparada para um livro tão bom assim, a escrita realmente envolve todo mundo e acho difícil você não compreender o que acontece na história
comentários(0)comente



Joyce734 22/03/2024

É ótimo reler está obra de Machado de Assis.
Uma história que nos faz refletir sobre o preconceito, racismo, a crueldade das crianças com as babás negras, e de quebra a consequência das nossas escolhas. Um jovem que tinha tudo para ter um futuro brilhante e não teve divido as más escolhas que fizera
comentários(0)comente



Mar duh 21/03/2024

Machado.....!..?
.......!....?.!
A escrita do Machado é um pouco cansativa, eu achei que eu nunca ia terminar esse livro, mas a história é boa e horna ser um clássico da literatura brasileira.
comentários(0)comente



Karina 20/03/2024

Sem defeitos
Machado de Assis, eu tenho memória afetiva de todos os livros dele que li, esse vai ser mais um deles. Ficam marcados na memória como as histórias antigas contadas pelos nossos avós. Uma dádiva pra literatura brasileira!
comentários(0)comente



Pedro643 19/03/2024

Uma Viagem Inesquecível ao Mundo de Brás Cubas
Classificação: ????? (5/5 estrelas)

"Memórias Póstumas de Brás Cubas", escrito por Machado de Assis, é uma obra-prima da literatura brasileira que transcende o tempo e as expectativas dos leitores. Com uma classificação perfeita de 5/5 estrelas, este livro surpreende e encanta com sua profundidade e complexidade, proporcionando uma jornada literária que fica gravada na memória para sempre.

A história é narrada pelo próprio Brás Cubas, um defunto-autor que relata sua vida e reflexões após a morte. Com uma mistura única de humor, ironia e melancolia, Machado de Assis tece uma narrativa intrincada que explora temas como amor, morte, poder e hipocrisia da sociedade brasileira do século XIX.

A estrutura não linear do livro e a técnica narrativa inovadora surpreendem e desafiam o leitor a cada página. Machado de Assis brinca com as convenções literárias, subvertendo expectativas e convidando o leitor a questionar as próprias noções de narrativa e verdade.

A profundidade psicológica dos personagens e a habilidade do autor em capturar a complexidade da condição humana são verdadeiramente impressionantes. Brás Cubas é um anti-herói cativante, cujas reflexões e observações acerca da vida e da sociedade ressoam com uma honestidade e perspicácia atemporais.

Para muitos leitores, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma leitura que vai além das expectativas. O livro, muitas vezes lido apenas por exigência escolar, revela-se uma obra-prima literária que continua a surpreender e deslumbrar mesmo após décadas de sua publicação.

Em resumo, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é uma obra literária extraordinária que merece ser celebrada e apreciada. Com uma classificação de 5/5 estrelas, este livro oferece uma jornada literária inesquecível que desafia e encanta, deixando uma marca indelével na mente e no coração dos leitores.
Vinicius.maris 29/03/2024minha estante
Ótima resenha, estou na metade do livro, e é incrível como Machado nos faz refletir sobre a vida e ao mesmo tempo rir com algumas situações. Mas Brás Cubas teve uma vida limitada a nada, estudou na melhor escola da época, é da classe média alta e não teve êxodo em deixar um legado.




Lucas1074 18/03/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver...
Um clássico da literatura brasileira que tanto demorei para me aventurar. Porém, agora que experimentei, tanto total consciência do motivo de ser tão ovacionado. A forma como Machado escreve é revolucionária e imagino o impacto que foi em sua época: as quebras de ritmo constante, capítulos contados somente com o uso de pontuações (e que, pasmem, são totalmente compreensíveis), as constantes quebras da 4a parede. Tudo é muito diferente e único e culmina numa narrativa aterradora e viciante.
comentários(0)comente



Ruth167 18/03/2024

Memórias póstumas
A sinceridade de um defunto autor junto a muitas doses de humor fazem desse livro uma experiência no mínimo muito interessante e visceral. Entretanto, não é um "herói" que contemplamos, mas alguém que teve uma vida estéril, sem rastro nenhum, teve seu final somente de negativas daquilo que não foi.
Uma vida fechada em si, sem sacrifícios e doação aos outros tem um fim solitário e negativo.
São Josémaria Escrivá contrapõe: "Que tua vida não seja uma vida estéril. Sê útil. Deixa rastro. Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor. Apaga, com a tua vida de apóstolo, o rasto viscoso e sujo que deixaram os semeadores impuros do ódio." (Caminho, 1)
comentários(0)comente



3491 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR