Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Marcyuza 19/04/2024

Obra prima
Livro que me surpreendeu e surpreende de todas as formas possíveis, genial de tantas formas e verdadeiramente incrível; Ficará para sempre guardado em minha memória, assim como todos os sentimentos bons e ruins que me trouxe, recomendo para todos.

Lais544 19/04/2024

Bras Cubas
Esse livro me causou um certo ranço do Bras, não porque ele era uma pessoa ruim e nem nada ( por mais que sua infância ele fez muita coisas ruim ), ele meio que só pensava em si mesmo, além de que ele não aceitava um não.
Bem o que tenho a dizer e que não me arrependo de ter lido por mais que foi para escola mas não foi um livro que leria de novo

Clara3778 19/04/2024

Emplasto Brás Cubas
A vida de Brás Cubas me causou grande estranhamento, muitas escolhas que ele realizou poderiam ter sido diferentes e ele ter deixado um bom legado.
Ele tentou se casar de diversas formas, e com esses casamentos ele esperava subir na hide e se tornar alguém importante, mas nenhuma das tentativas foi bem sucedida. Ele desperdiçou oportunidades e não foi considerado uma pessoa de bom caráter.
(essa é a minha opinião)

Kellen.Pianetti 19/04/2024

Uma história contada a partir da morte de um homem que viveu nos tempos antigos e não conheceu o casamento. Muitas reflexões sobre a vida, filosóficas, que transcendem no tempo. Os problemas vistos a medida que ele vai vivendo s vida, são por fases.

Kakah_sth 18/04/2024

Sempre tive uma certa dificuldade em ler clássicos nacionais, comecei a ler com a ideia de abandonar em algum momento, mas me surpreendi, o livro conseguiu me prender do início ao fim.
Um personagem medíocre narrando sua vida medíocre em primeira pessoa, o que seria mais interessante do que isso?
Um herdeiro privilegiado com uma vida triste e chata, mas mesmo assim, que livro bem pensado. Machado de Assis me surpreendendo mais uma vez.

Leandro.Silva 17/04/2024

Assim como todo livro de machado de assis
Sempre o coração do protagonista não fica em uma mulher mas sempre volta pra uma única mulher

História confusa, palavras confusas,enredo confuso, tudo confuso

Mateus 16/04/2024

O rico miserável
Definitivamente é uma historia que não segue um padrão linear, é bem interessante o modo que a historia se divide em capítulos e como o Machado as vezes brinca com essa estrutura.

Sobre o livro como um todo, acho que ele é um otimo referencial de diversas outras obras, no sentido de que você está lendo e é decidido fazer uma menção a algo de alguma obra distinta derrepente, citar por exemplo a mula de balaão num contexto onde se viu um animal falante, e você descobrir pelo versiculo da biblia que a mula falou com seu dono, é deveras interessante. Desse modo imagino como deve ser a experiência de ler o livro conhecendo previamente as referencias que o Machado vai colocando sempre que tem a chance.

A quantidade de palavras complexas não é de se esquecer também, confesso que não fiquei pesquisando as mesmas e isso com certeza diminui a experiencia da leitura.

Por fim eu acredito no seguinte, foi um livro que não me prendeu muito, eu acredito que terá futuramente um reaproveitamento melhor se eu reler ele dando o apropriado tempo de pesquisa e entendimento que ele requer, é como se pra mim tivesse sido uma experiência 3 estrelas mas sabendo do historico e do contexto da obra não faz sentido nada menos que 4.
stuchilaura 16/04/2024minha estante
sábias palavras mister mateus ??

Dai 15/04/2024

Surpreendente
Não li a maioria dos clássicos na época da escola e de uns tempos pra cá surgiu o desejo de "colocar em dia" essas leituras, conhecer nossos autores e repertório cultural. Devidi começar por este que, me lembro bem, abandonei logo nos primeiros imbates com as palavras intruncadas e desconhecidas de uma língua portuguesa há muito distante.

Dessa vez, a facilidade de consultar tudo que me fugia à compreensão com um simples toque de tela no Kindle me ajudou a não somente suportar, mas a de fato apreciar a leitura.

Me diverti bem mais que o esperado com o sarcasmo e humor (literalmente) mórbido do narrador. Muitas vezes me peguei torcendo pelo bem ou lamentando os infortúnios vividos por esse sujeito de caráter questionável.

kk.Diass 15/04/2024

Brás
Eu não consegui sentir prazer ao ler esse livro, pois eu só queria dormir e fui obrigada a lê-lo para fazer uma resenha sobre (trabalho de escola). Só sei, que apesar dos apesares, eu amei a história. É um das obras que o Machadão aborda a loucura, e de uma forma bem inusitada e única. As referências, o enredo, as voltas e o uso de uma narrativa não linear faz total sentido com tudo o que o autor defunto diz ser (ou o que era). E existe uma autocrítica apesar dele nem sempre se denotar culpa. Só sei que sempre me emocionarei com a dedicatória desse livro e ela sempre será uma das minhas favoritas.

Theo.Tell 15/04/2024

“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo; diferença radical entre este livro e o Pentateuco”
A primeira vez que li "Memórias póstumas de Brás Cubas" foi no ensino fundamental, e na época achei o livro horrível por conta da escrita clássica e rebuscada. Hoje em dia relendo, percebo que não tinha conseguido compreender nada do livro por conta da escrita e por ainda estar aprendendo de fato o português.
Enfim, hoje aprecio mais a literatura clássica e essa leitura foi um tanto prazerosa, principalmente por ser leve e até mesmo cômica em certos momentos.

maçaneta 14/04/2024

Nao sei se esse livro é um romance, uma filosofia meio escondida ou algo assim, acho q é só umas memórias de um homem que não quis (ou nao conseguiu) transmitir e prolongar o legado da miséria humana

Guilherme.Parada 13/04/2024

Clássico, mas....
Clássico da era do modernismo brasileiro, alguns tratam esse livro como histórico e fenomenal, mas pra mim, um iniciante do curso de Letras, foi uma iniciação como aqueles trotes de universidade pública, empolgante e inesquecível

Lucas 12/04/2024

Genial!
Sempre tive medo de começar a ler Machado... Porém fiquei sabendo da abordagem deste livro e me interessei, decidi dar uma chance.

E que livro!

Confesso que no começo não foi fácil, mas com o tem a leitura flui naturalmente. As ideias e a mensagem que ele passa exigem esforço para serem compreendidas, porém valem o suor.
Com certeza, lerei os outros clássicos desse nosso genial autor, que não são poucos.

Recomendo muito!