Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Maycon.Felipe 18/06/2020

Memórias póstumas de Brás Cubas é aquele livro que você acha cansativo no começo, talvez seja pela linguagem machadiana ou porque realmente ninguém se preocupa com as memórias de um defunto-autor. Sobretudo, Machado conseguiu elevar a literatura brasileira a outro nível, tanto que recentemente este livro tornou-se um best-seller entre os estadunidenses.
Inglethe 18/06/2020minha estante
E é por esse cansaço q estou demorando a pegar essa leitura.

Maycon.Felipe 18/06/2020minha estante
É bem cansativo mesmo, mas depois você se acostuma, o livro é espetacular.

Inglethe 22/06/2020minha estante
??????

a-mada 26/02/2021

Favorito antes da significação da palavra "favorito"
Odeio resenhar clássicos, é difícil fazer observações que fujam ao que já foi dito, sinto como se estivesse atada ao mais do mesmo. Uma morte horrível, diga-se.

Então vamos aceitar que isso não é uma resenha; é antes um apelo ou, sei lá, um suspiro emocionado.

Terminei a leitura desse livro sentindo que ele é o mais favoritável entre todos os livros que li e os que ainda lerei em toda a minha vida. Daqueles que reservam o melhor pra maturidade de alma e espírito, que se revelam pouco a pouco a cada releitura.

Arrastei a leitura por opção, pelo prazer de acompanhar essa narrativa - tecida em retalhos - me levar a lugares em mim que eu mesma desconhecia.

Queria que Machado fosse um homem de nosso tempo; ser sua coleguinha de recreio, passar mensagem aleatória numa transferência de pix, chamar pra ir no mercado junto, qualquer coisa que me fizesse "assaz íntima" dele.

- Mas por quê? - dirá a única pessoa que me lê.

- Não sabemos. - responderei, com uma voz metálica, enquanto removo a máscara revelando que sou um robô a repetir milimetricamente frases que já li, tiradas de seus contextos originais.
Yllocin.Osodrac 27/02/2021minha estante
Eu nunca me identifiquei tanto com uma resenha! Só aumentou minha vontade de ler o livro

a-mada 27/02/2021minha estante
Colly, vale muuito a pena! Eu peguei esse livro sem dar nada por ele, foi uma grata surpresa. E fico feliz que tenha se identificado ?

Yllocin.Osodrac 27/02/2021minha estante
Obrigada por compartilhar sua experiência ao lê-lo, já o botei na listinha ?

mari 08/03/2022

Há coisas que melhor se dizem calando.
vou fazer uma resenha no estilo Brás Cubas.
not aaron warner but his girlfriend 08/03/2022minha estante
sério.

mari 08/03/2022minha estante
eu me achei muito engraçada.

not aaron warner but his girlfriend 08/03/2022minha estante
.......!

JurúMontalvao 30/01/2022

Ao verme, o legado da nossa miséria.
O que vou dizer? É um dos meus favs!!!!

- Primeira leitura:
livro físico, por motivos de obrigação de estudar

- Segunda leitura:
e-book, por pura diversão e desafio de reler um fav. Amei essa edição da "Série Prazer de Ler" da Câmara dos Deputados.

- Terceira leitura:
quero que seja em audiobook. Será que encontro com voz e acento do Rio? Seria demais!!!

- Top 3 capítulos favoritos:
"O delírio"
"A borboleta preta"
"Utilidade relativa", na vdd todos que envolvem D. Plácida.

- Top 3 personagens favoritas:
O almocreve (me remete a Nietzsche)
A borboleta preta
D. Plácida

Curiosidade dessa segunda leitura:
- Contei 43 citações diretas e indiretas à escravidão/pessoas escravizadas
- Percebi reflexões profundas sobre saúde mental percorrendo toda a obra
Joao 30/01/2022minha estante
Até hoje tá entre os meus livros favoritos da vida! Top 3 com certeza :D

amandafffdo 07/02/2022minha estante
Caraaa.. em algum momento cheguei a conclusão que Brás Cubas tinha depressão.

JurúMontalvao 07/02/2022minha estante
Amanda, nessa segunda vez q li tive essa percepção nova de q o Machado tava conversando sobre saúde mental

joaoggur 21/09/2021

Machado de Assis é sinônimo de ESTUPENDO!
Vamos todos assumir: todos, antes de iniciarmos as nossas vidas de leitores, sempre tivemos um preconceito com Machado de Assis. Nao sei se voce, que está lendo a minha resenha, le mais romance, suspense, terror, mas se oferecem um livro de Machado de Assis, a maioria esmagadora das pessoas fechará o rosto, alegando que os livros são entediantes.

E vamos aos fatos:
1 - a maioria das pessoas que falam que eh chato jamais leram.
2- Não entendo a aversão a Machado de Assis: como assim chato????

Bras cubas morreu. Todos morremos, eh algo que acontecerá com todos, mas há sempre há um tabu em cima disso. Mas imagina toda a sua vida, desde a tenra infância até a dolorosa terceira idade, ser documentada em livro, um livro de memórias de um falecido, como memórias póstumas de um tal Brás Cubas????

Pois bem, talvez falando assim realmente achem o livro chato. Mas, por favor, acreditem em mim: não eh. E não eh pois a escuta de Machado de Assis É UMA DAS MELHORES ESCRITAS, NÃO SÓ BRASILEIRAS, MAS DE TODO O MUNDO. A habilidade de envolvimento do leitor com a história, guiada por descrições primorosas, consegue deixar o livro incrível! Até partes ?mais lentas? que muitos poderiam considerar chatas foram primorosas!

E o mais surpreeendente de tudo isso eh que esse livro tem mais de 100 anos. Isso é bizarro: há muitos escritores contemporâneos dos quais não têm tais habilidades de escrita.

Recomendo que leiam Memórias Póstumas de Brás Cubas, não só por ser um grande clássico, mas para furar a bolha de Machado de Assis ser entediante.
dani 21/09/2021minha estante
Bateu uma vontade enorme de reler ? Já vou colocar na minha lista para o próximo ano.

joaoggur 21/09/2021minha estante
Obrigado pelas palavras, @dani.

Roberta 23/09/2021minha estante
??????

TatianaTati 08/10/2022

Vou precisar de umas três vidas para absorver todas as referências históricas e literárias contidas nessa obra... Mas com certeza não foi por isso que Machado foi tão exaltado por sua genialidade.
Realmente, é uma obra inovadora para a época, a dureza da ironia, a crítica social, e me causa mal-estar ver que as páginas escritas no século XIX não soam tanto como "coisa antiga" quanto eu gostaria. A dominância da elite, os interesses políticos, a forma de ascensão na política, a escravidão e a penúria dos pobres.
Talvez por isso a leitura tenha sido tão incômoda para mim. A leitura é um escape, mas escapei para um cenário semelhante à vida atual. Afff Brás Cubas, lamento te ter detestado... não é você, são eles.
@oslivrosdalu 08/10/2022minha estante
Amei a resenha!

TatianaTati 09/10/2022minha estante
Valeu, Lu

TatianaTati 09/10/2022minha estante
*adorando

José Ricardo 26/04/2010

Hoje coloco em prática o meu desejo de escrever algumas resenhas para o Skoob e começo com o Memórias que sem dúvida, é um livro do qual não me desapego nunca. Aquela pergunta idiota Qual livro você levaria para uma ilha deserta? seria por mim prontamente respondida com ele. O humor inteligente de Machado me insta a tentar crescer como leitor. Com ele, você tem duas escolhas: aceitar o desafio, conhecer as palavras pra entender a piada, não se intimidar com as digressões e a narrativa arrastada ou simplesmente abandonar a leitura, julgando o livro anacrônico.

A seleção vocabular, a crítica mordaz na hora certa, tudo em Memórias pode servir de exemplo para o que na universidade chamávamos de economia de meios, ou seja, uma literatura na qual nada falta e nada sobra. Tudo está no seu devido lugar. Brás Cubas e as mulheres de Brás Cubas Marcela (Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, uma pérola), Eugênia, dona Loló e é claro, ela: Virgília. Brás Cubas e seus fracassos. Brás Cubas e sua única vitória: a de não ter filhos: não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Mas o que estou fazendo? Estou chovendo no molhado, como diria minha avó. Estou colocando na minha resenha o que tem em todas as outras. Mas isso não é problema. O livro fala por si mesmo. Não precisa de resenhas, de indicações.

Um trecho pra convencer alguém a ler Memórias? Escolho, sem sombra de dúvidas, esse: Não acabarei, porém, o capítulo sem dizer que vi morrer no hospital da Ordem, adivinhem quem?... a linda Marcela; e vi-a morrer no mesmo dia em que, visitando um cortiço, para distribuir esmolas, achei... Agora é que não são capazes de adivinhar... achei a flor da moita, Eugênia, a filha de D. Eusébia e do Vilaça, tão coxa como a deixara, e ainda mais triste.
Paulinha 11/04/2013minha estante
Isso sim é resenha de classe... Parabéns!

Elda 22/05/2013minha estante
Concordo com Mah e Kami!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo.Carneiro 22/06/2017minha estante
Pra que tanta discussão.
Viva a democracia.
Felicidade a todos e PAZ

Alex 25/09/2023

Um longo epitáfio, por ele mesmo
Memórias póstumas de Bras Cubas, inicio pelo título de propósito, achei genial a ideia de um morto, narrar sua vida, como lhe apraz.

Apenas por esse recurso surrealista, Machado, conseguiu imprimir inúmeros elementos: despudor, ironia, completo desprezo pela crítica alheia.

Ademais, a obra é carregada de um tom suavemente cômico, o que me agradou bastante. Como, por exemplo, quando Cubas narra sobre seus colegas de escola, entre eles Quincas Borba.

Por fim, o morto escritor, é um zero a esquerda, que teve uma vida mansa e improdutiva, narra suas venturas e desventuras tentando imprimir-lhes algum sabor. Mas, Cubas, não passou de um pilantra, cuja maior obra, foi escrever após sua morte.

Gostei na medida. Não é uma obra prima, a meu ver, esta longe da genialidade de Dom Casmurro. Serviu para quebrar o meu gelo com os autores nacionais, mas não releria, nem mesmo após a morte.
Aline MSS 25/09/2023minha estante
?Achei maravilhoso o resumo q tu fez. Quero ler, mas tenho medo($)do valor dessa edição. ?

Alex 25/09/2023minha estante
Aline, obrigado. Essa edição é salgadinha na versão física. Mas está disponível no prime reading para os assinantes.

Aline MSS 25/09/2023minha estante
Eu vi!! ??Esperando uma promoção, pq queria mto a física msm.

Barbara1444 11/05/2023minha estante

Rossanna.Poltronie 11/05/2023minha estante
Brás Cubas é chato, riquinho mimado e não fez nada da vida embora tivesse um enorme leque de possibilidades. Machista e como todo machista, inútil e chato.

Rossanna.Poltronie 11/05/2023minha estante
Bem escrito mas não é porque é um clássico que é bom. Não gostei desse personagem.

Prof. Gabriel 29/06/2019

Memórias póstumas de brás cubas
É um livro que terei que reler, porque não rolou! Pulei vários capitular, a leitura não fluiu, achei chata, densa, maçante, sem graça, ruim. Nunca pensei que não fosse gostar de Machado, tendo em vista ter gostado de todos os outros. Espero que quando for ler novamente seja uma experiência diferente.
Marcio P 30/06/2019minha estante
Concordo contigo. Achei bem chata a leitura, mas terminei de raiva! História sem graça, de difícil leitura, com vai e volta que fica sem sentido às vezes. Lerei outros livros de Machado, mas este não.

Ana 05/08/2019minha estante
Senti o mesmo, tanta gente gosta do livro que acabo me sentindo "burra". Mas não gostei, achei tedioso e sem graça, beirando a confusão em alguns momentos.

Prof. Gabriel 31/10/2019minha estante
Ainda bem não fui o único a não gostar kkkk desse livro que foi transição do romantismo para o realismo

Douglas Finger 30/06/2021

Gigante brasileiro
Este livro é magnífico de inúmeras formas! Leitura absolutamente obrigatoria para toda e qualquer pessoa!
Leio pela segunda vez e fiquei surpreendido a cada capitulo - e saibam que são 160 - como Machado consegue ser envolvente o tempo todo.
Atraves de uma linguagem curta, rapida e precisa, o autor dialoga a todo o momento com o leitor, com muita ironia e humor. Praticamente todos capitulos grifei alguma coisa, pois são passagens geniais, repleto de sacadas únicas.
Um arcabouço da literatura brasileira, do idioma portugues do final do seculo XIX e de um Brasil na véspera da Abolição da Escravatura e da Proclamação da República.
Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis esta no cânone da literatura brasileira e mundial! Leiam-o
Lina.Kihara 02/07/2021minha estante
Está na minha lista? uma tentativa de superar o trauma da ?leitura obrigatória para prova semestral?.
Sinceramente não confio na minha capacidade de compreensão do texto, mas?
Sei que é fácil encontrar a versão digital, mas sou dessas do livro de papel mesmo. Tenho interesse na edição da Antofagica, interesse nas ilustrações (válido?).

* Dom Casmurro da Antofagica segue intocado na minha prateleira! ?

Douglas Finger 03/07/2021minha estante
Superei o trauma de leitura obrigatoria só agora quando reli este livro maravilhoso, sem ter q fazer isso por dever da escola... o texto é totalmente compreensivel e surpreendente, pode encarar sem medo!As edicoes da antofagica são incriveis, recomendo muitissimo! Sinceramente acho esse melhor q Dom Casmurro ? mas não conta pra ninguem

Michela Wakami 11/07/2021minha estante
Também amei!?

Bebella 11/04/2021

Divisor de águas
Antes de ler esse livro, eu já havia lido um conto do Machado de Assis, mas nossa nem se compara.

Para ler esse livro, é bom entender a época em que foi escrito, o Brasil era um Império e o romantismo em alta, mas contra toda a literatura brasileira que estava em vigor, Machado de Assis escreve Memórias Póstumas de Brás Cubas e da início ao Realismo no Brasil.

Brás Cubas, já morto (por isso um difunto autor e não autor difunto), decide contar um pouco de como foi sua vida, ele descreve e declara cada momento como se tivesse sido incrível e inesquecível, mas isso está apenas na sua consciência. O livro é basicamente uma crítica. Há críticas à burguesia (a elite da época) a desigualdade social que havia e também á idealização da mulher que era bastante forte no romantismo.

No livro já várias referências filosóficas, históricas e artísticas por Brás Cubas ser rico e assim ter sido capaz de estudar. Gostei muito das referências, cita alguns filósofos que eu nunca esperaria.

A linguagem é realmente um pouco complicada para quem lê mais romances como eu, mas vale a pena tentar (tem que ter paciência kkkk).
Adiel 29/04/2021minha estante
Ótima resenha, esse livro parece ser muito bom

Bebella 30/04/2021minha estante
muito obrigadaaaaa

Bebella 30/04/2021minha estante
é bom mesmo, leiaaa, só que tu precisa saber que ele é bem diferente desses que estamos acostumados

17/12/2010

Irritante e Genial
Estou feliz e irritada, simultaneamente, com Machado de Assis.

Feliz pq ficou evidente que a intenção realmente era q Memórias Póstumas, em sua primeira metade, fosse um livro chato e enfadonho.
Ele diz isso com todas as letras.

Então, pq isso me deixa feliz?
São mtos porquês:

- Pq assim posso admirar ainda + Assis.
- Pq poucos são àqueles que tem coragem de propositalmente escrever um livro chato, que cansa, enrolando o leitor ao máximo, antes de nos contar o q realmente interessa. E qdo o faz, é espetacular, envolvente, fica nítido o domínio, o preparo de Assis.

De fato, e inquestionavelmente, um grande escritor!

- Pq faz parte do método do autor defunto ser enfadonho e monótono, na verdade, pq qdo ele nos narra um fato, ele volta àquele momento, e experimenta as mesmas sensações que um dia já vivenciou. E nos faz experimentar essas sensações tb, através da forma única e genial q ele conta suas memórias. Assim podemos compreender com perfeição o q ele sentiu, o q ele viveu.

É sensacional!!! O realismo, a ironia, as digressões, divagações, tudo aquilo q parecia sem importância, sem nexo, como o fatídico episódio, q mto me aborreceu, da borboleta ou mesmo o da formiga versus a mosca, agora ficaram tão claros, tão compreensíveis, e demonstram o quão avançada era a mente de Assis. Sem dúvidas, um gênio.

- E também, pq se eu estava achando o livro chato, significa q entendi perfeitamente o q ele pretendia, afinal a intenção era exatamente essa.
Significa que ele atingiu seu objetivo, e q eu estava ligada, em sintonia, com o propósito dessa obra.

Então, pq estou irritada???
Há apenas um grande pq:
- Pq ele teve a petulância de dizer q se eu estava achando o livro chato e enfadonho, a culpa era exclusivamente minha.

Pois é, minha culpa, e de qualquer outro leitor q tenha sentido o mesmo q eu.

Ele se justifica dizendo q nós leitores somos ansiosos, temos pressa de envelhecer pra então desfrutar do q interessa. (Pq a vida de Brás só fica mesmo interessante após seus 40 anos. E sua infância, adolescência, juventude... uma monotonia!!! Uma chatice!!! Entediante!!!)

Petulante, não??

Ele propositalmente escreve um livro chato, pq sabe q sou ansiosa e vou me irritar com isso.

Dessa forma, vc há de concordar comigo q não dá pra não admirar Assis.
Ele conseguiu prever o q esse livro (não a estória do livro, e sim a forma como ela foi narrada) iria despertar em seus leitores, e obteve sucesso, total êxito, com sua esquisita intenção.

Vc me entende? Entende Assis??
Lembra de ter sentido isso ao ler essa obra dele???

Se a resposta for negativa, principalmente para minha última pergunta, recomendo q vc releia, valerá à pena o que pode parecer um sacrifício (na primeira metade), e um prazer indescritível (na segunda metade do livro) pra assim prestigiar a sensibilidade e inteligência desse autor único.
Fogui 17/12/2010minha estante
Má, juro, fiquei com vontade de reler... vc conseguiu despertar a minha curiosidade... adorei a sua resenha... muito bem escrita... Machado de Assis deve ter virado na tumba de orgulho... Kkkkkk...

Eder- 01/07/2016minha estante
Nossa!!! Como é edificante ler uma resenha dessas. Memórias Póstumas... foi o primeiro livro de literatura que eu li, e isso foi a 22 anos atrás. Depois desses comentários até dá uma vontade de fazer uma releitura.
Apesar da erudição e complexidade usada na construção das frases, Machado de Assis nos serve de uma lucidez tamanha, e de uma técnica que nos faz até perder um pouco a ingenuidade, que torna-se recomendável até para adolescentes que almejam adentrar o universo literário. Foi esta magnífica obra que me despertou conhecer os meandros da literatura mundial. Digo mundial pois, nas linhas de Assis, pude perceber outros tantos gênios da literatura, como Allan Poe, Baudelaire, Victor Hugo, e até mesmo Shakespeare, entre tantos outros...
Na época em que li o livro, eu tinha uns 19 anos, e não me preocupei tanto em ficar tangenciando com o dicionário as páginas deste clássico. O importante, pra começo, é seguir adiante e fazer com que a leitura se desenvolva e que, com o tempo, venhamos a nos familiarizar com as terminologias. Um outro livro que vale muito a pena ler, que foi o segundo, na ordem cronológica de minha lista, é "Angústia", de Graciliano Ramos. Um outro gênio que faz com que o leitor entre no psicológico dos personagens! Parabéns pela belíssima e aprofundada resenha.

Rodrigo.Carneiro 22/06/2017minha estante
Novo por aqui no SKOOD e extremamente feliz já pela manhã ao ler essa resenha tão bem explanada.
Paz e boa leitura a todos.

Maria.Capobianco 16/03/2022

"Matamos o tempo; o tempo nos enterra"
Tenho um projeto pessoal de reler os clássicos da época do colégio. Decidi começar por esse que desde a primeira leitura me impactou e se tornou um favorito da vida.
E que livro espetacular, ele é sarcástico, irônico e extremamente inteligente. A forma como Machado conduz a narrativa é brilhante, inserindo críticas e dando margem à imaginação do leitor.
É um dos livros mais bem escritos que já li, e alguns capítulos como "o delírio" só reforçam a genialidade do autor.
Essa é uma daquelas obras que só crescem com a releitura.
Pedro 16/03/2022minha estante
Eu me acabo de rir quando lembro do namoro dele com Marcela...kkkkkkkk

Maria.Capobianco 21/03/2022minha estante
Kkkkkkkkk eu tbm Pedro, principalmente quando ele diz que ela o amou durante quinze meses e onze contos de réis.

Pedro 21/03/2022minha estante
"Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos."

Essa frase é um clássico! Marcela nem era interesseira...kkkkkkkk