Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Mih 11/09/2010

Um livro de tamanha genialidade não poderia mesmo ter menos de 775 abandonos numa rede de leitores de Crepúsculo e auto-ajuda.

Diego 27/06/2012minha estante
Atualmente 1486 '-'
Triste realidade

Deby 10/08/2012minha estante
Já que é pra contar...
1578 no momento.
Ainda não o li, mas com certeza o farei.

De.emilio 02/09/2012minha estante
Bizarro isso, o que acho pior é a baixa nota dele apenas 3.9. Um dos melhores livros brasileiros =/

DuDepp 12/09/2012minha estante
Devo falar em defesa daqueles que não leram. O fato de eu não ter lido não me torna um ser medíocre e tampouco fã dessas modinhas do tipo Crepúsculo. Eu simplesmente não consigo ler devido à forma dele de escrever. Eu tentei ler, mas tinha de parar de hora em hora para conferir o dicionário por desconhecer a palavra. E é cansativo parar a leitura para procurar uma palavra. E como você quer que nós, que vivemos no século 21, leiamos com facilidade algo que foi escrito no século 19? É um tanto difícil. Já tentei ler Machado de Assis e José de Alencar e simplesmete desisti por causa da linguagem. É cansativo. E ainda assim, não me torno inferior a quem leu por um motivo como este.

Camilla 24/09/2012minha estante
1 - Por Crepúsculo ter sido "modinha", não podemos julgá-lo ruim antes de o ler. Eu li Crepusculo e gostei. Não é um livro genial, mas é um livro bom de ser lido.(E só como obs.: Pelo que vi no perfil da sr. "Mih", ela mesma já leu Crepúsculo.)
2 - Por que uma pessoa que gosta de ler auto-ajuda é inferior à qualquer outro tipo de leitor?
3 - O fato de uma pessoa não gostar de determinado livro (Memórias Póstumas de Brás Cubas) não significa que essa pessoa é medíocre. O gosto por determinado estilo de leitura não define a sua inteligência.

Mih 24/09/2012minha estante
Camilla:
1 - Não tô julgando pela modinha. Tô julgando pela qualidade. Ah, e eu li Crepúsculo. E, sim, é uma bosta.
2 - Auto-ajuda não é literatura.
3 - Não significa que a pessoa é medíocre, mas que tem gostos medíocres. Você pode discordar, mas na minha opinião é basicamente a mesma coisa.

Dudalak

A graça desse livro é justamente ele ter sido escrito a tanto tempo e conseguir ser absolutamente atual. Se esforce um pouco mais, estude um pouco mais e tente ler de novo. Não é um livro 'difícil'. Passa longe disso. É um livro que te faz pensar e rir MUITO, e a "forma cansativa" da escrita é um dos melhores aspectos do livro. Pena que a molecadinha de hoje em dia tem preguiça do que é mais complexo.

Murillo 11/10/2012minha estante
é, esta em 1700... é uma dó

Charmene 08/11/2012minha estante
Eu li Crepúsculo e leio auto ajuda. Isso não justifica abandonar Memórias Póstumas de Brás Cubas. Achei mais fácil de ler do que a confusão que é a série 50 tons, por exemplo. Li tudo que Machado de Assis publicou, meu favorito é Quincas Borba.

Machado de Assis era um gênio, e não é a toa que Memórias Póstumas de Brás Cubas é um marco na literatura brasileira.

hearjuliaroar 13/11/2012minha estante
Concordo com a dudalak

Edla 10/03/2013minha estante
Não se pode comparar Crepusculo com Memorias são totalmentes diferentes de generos diferente! Crepúsculo é muito bom.... despertou interresse de varias outras pessoas lerem, não axo que se deve comparar mais sim RESPEITAR!

Aline Stechitti 17/03/2013minha estante
A pessoa escreve AXO e pede respeito kkk
Desculpa, não resisti o comentário.

Paulinha 11/04/2013minha estante
Acho que ao invés de fazer um comentário tão desrespeitoso em relação a outros tipos de literatura, é necessário fazer uma análise: a maioria das pessoas são obrigadas a lerem esse livro. Dificilmente uma coisa que você é obrigada a fazer se torna prazerosa. Logo daí a quantidade de abandonos (incluindo a mim). Você tem todo o direito de ficar indignada com a quantidade de desistência de um livro que é um marco pra literatura brasileira, porém daí a ofender quem gosta de outros gêneros é demais. Cada um tem um gosto, afinal, o que seria do mundo se todos gostassem das mesmas coisas. Pra mim, escolha medíocre é a escolha que uma pessoa faz quando usa um espaço que deveria ser pra analisar o livro em questão, e o usa pra ofender os demais livros.

Hellen 18/04/2013minha estante
Leu Machado de Assis e já acha que é o poço de cultura.

Talvez se você levasse um pouco em consideração que muitos abandonos acontecem porque infelizmente no Brasil a leitura de livros como este é obrigatória para provas escolares ou vestibulares, você não estaria fazendo um comentário tão infeliz quanto este. Acho muito válido os leitores iniciantes começarem por livros mais leves e não logo de cara Machado de Assis ou Graciliano Ramos, por exemplo. Aposto que você não começou a ser uma leitora através do Memórias Póstumas de Brás Cubas, então não desmereça o trabalho dos demais autores, até os de auto-ajuda.

O restante, faço das palavras da Paulinha as minhas.

Ricardo 31/05/2013minha estante
Já passam dos 2000, me assusta muito.

Renata 01/06/2013minha estante
Isso não foi um comentário muito feliz, é um erro desmerecer e comparar outros gêneros, eu AMO fantasia, já gostei de crepúsculo, e realmente gosto de literatura clássica, mas não consigo me entender com Machado de Assis, até gostei de Dom Casmurro, mas acho que José de Alencar escreve melhor, é claro que isso é a minha opinião, pode se indignar com os desistentes, mas não ofenda os outros gêneros

Murilo 06/06/2013minha estante
Quanto mimimi. Quanta gente chorando por nada. Para aqueles que acham difícil a leitura, ou para aqueles que consideram "Crepúsculo" ou "50 tons de cinza" bons livros realmente não tem nem como começar uma discussão. Alguns dizem que não tem como comparar esses livros com o "Memórias..." Não tem mesmo, pq esses livrinhos de madame não são literatua. Quem fica cansadinho de pegar o dicionário, ou acha difícil tem mais é que ler Paulo Coelho mesmo.

Pati 30/06/2013minha estante
Machado de Assis realmente foi um genio e talvez muita gente (como eu) não soube aproveitar sua obra. Não que Memórias Póstumas seja ruim, a ideia é inteligentíssima mas observe em que contexto a pessoa leu. Eu fui obrigada a ler pra fazer uma prova, tem gente que prefere outro tipo de literatura, há que se respeitar.

DouglasNT 27/07/2013minha estante
"Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem..."

Machado já sabia ;)

Dave 03/08/2013minha estante
Escória do universo esses pseudo-gênios. JAJAJAJA Vão ler bula de remédio ao invés de ficar falando asneira no Skoob. Imaginem essas pessoas conversando pessoalmente? "Tipo assim, já é, vixi, aí sim, mano, mermão". Falam igual todo mundo!
Tudo um bando de merdinha pseudo-intelectual querendo ser grande na internet (aliás, muito mal).

John 21/08/2013minha estante
Falou tudo...

Roany 30/08/2013minha estante
Lamentável ler uma "resenha" dessa ao vir aqui procurar algo que me acrescente. Lamentável.

Amanda 01/09/2013minha estante
Falou tudo!

Patrícia 21/09/2013minha estante
Acho uma falta de respeito pessoas que leem clássicos ficar menosprezando e julgando o gosto dos outros.

Edison Garreta 07/10/2013minha estante
Só acho que julgar a inteligência alheia baseado em gostos pessoais apenas diminui a inteligência da própria pessoa que julga.

Laís 11/10/2013minha estante
Lamentável ainda ser obrigada a ver esse tipo de comentário. Tipo de gente que leu meia dúzia de clássicos e já acha que pode julgar as outras pessoas. Ah, por favor, né?

Klerval 21/10/2013minha estante
Concordo plenamente. Pelo menos este livro está entre os 100 mais lidos.

Géci 30/10/2013minha estante
Gente, calma ela deve conhecer as 775 pessoas pra saber o que cada uma lê e o PORQUE de terem abandonado a leitura. ¬¬
Só uma pessoa mente fechada pra concluir isso, até porque muitos podem ter tido problemas com tempo pra ler, envolvendo trabalho, estudos e etc. Ou como ja aconteceu comigo muitas vezes, por falta de tempo ou por imprevistos, ter que devolver à biblioteca.
Acho que a mocinha aí que precisa de um livro de auto ajuda, pra aprender a respeitar as pessoas, porque atacar e julgar as pessoas assim só pode ser resultado de algum problema pessoal.

Géci 30/10/2013minha estante
O livro é muito bom, porque não falar só dele ? Afinal, aqui é um espaço pra fazer RESENHAS .

Michel 23/05/2014minha estante
eu li inteiro, mas é muito chato.

Micaela 24/05/2014minha estante
Desculpa, mas comparar livros clássico com livros atuais que estão na moda é um tanto quanto incoerente.São décadas de diferenças, publico diferente e ate mesmo motivações diferentes para escreve-los.Enquanto a grande maioria dos livros da atualidade tem com objetivo principal o entretenimento do leitor, os clássico,principalmente Machado de Assis, tinha como maior objetivo as criticas a sociedade da época, como o egoismo,o adultério e entre outros.E na minha opinião ninguém que começa a ler livros por sua própria vontade começa por clássicos, ate porque não tem grande maturidade para isso.

Fádya 26/10/2014minha estante
Finalmente alguém lúcido aqui.

Aron 09/12/2014minha estante
Minha cara Flávia, existe uma diferença entre leitura, música, produção fílmica engajada e desengajada com a realidade, que dane-se diretos das pessoas sobre o que ler, ela tem que ter responsabilidade e discernimento mental e juízo para saber o que é bom para si, para o intelecto, para com a realidade em que vive e não debruçar-se nessas baboseiras de vitrine de loja que carecem de comprovação mais sistemática, refletindo apenas em crenças pessoais do autor, que ele extraiu de suas próprias experiências ou da experiência de outros próximos a ele em prol somente de lucro

Suz 15/12/2014minha estante
Lendo os comentários dá pra perceber que esse povo não sabe ou não entende que Crepúsculo, 50 tons e auto ajuda NÃO SÃO literatura e jamais serão.
Encarem os fatos, literatura é cânon.

Flávia 16/12/2014minha estante
Aron, em primeiro lugar, não sou "sua cara", em segundo, parei de ler seu comentário em "dane-se o direito das pessoas...". Fale comigo quando crescer.

Ira 29/06/2015minha estante
Comentário reto e seco, na lata. Perfeito.

Thais 27/10/2015minha estante
Acho que você está se achando um máximo por ler esse livro. Quer saber? Também já li. O livro é um clássico brasileiro, e muito bom, uma história diferente de todas que já li, mais achei uma leitura bem maçante. Machado de Assis é um grande escritor, ele viveu em uma época em que a escrita era diferente da nossa e acho errado você criticar quem lê livros como Crepúsculo e Auto- ajuda. Respeite o gosto das pessoas!!! Eu já li livros clássicos como Memórias Póstuma de Brás Cubas, Dom Casmurro, O Cortiço, Orgulho e Preconceito, O Retrato de Dorian Grey, etc. Assim como já li as Séries Crepúsculo, a Maldição do Tigre, Fallen, Harry Potter, A Seleção etc et all.
Portanto de sua intenção era parecer intelectual, você me pareceu uma pessoa arrogante que não respeita essa rede social. Te dou o conselho de parar de ser preconceituosa e respeitar as pessoas dessa rede. Eu gosto tanto de clássicos como os modernos. É muito triste ler um comentário como o seu, porque vejo que o preconceito está em toda parte! E outra coisa, porque você leu toda a Série Crepúsculo se você não gostou nem do primeiro livro? Não chame as pessoas de medíocres, respeite as opiniões! E por favor, aprenda o que é uma resenha!

Guilherme 30/12/2015minha estante
Já vai pra lá de 2.600. Péssimo.

Matheus 02/03/2017minha estante
Atualizando: 2793 abandonos. Talvez o índice de abandono caia este ano e o próximo, considerando que este livro constará na lista do vestibular da FUVEST.

Lucas 25/03/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
finalmente, alguém sensato

Ana Alice 13/12/2018minha estante
2.984 :'(

Bruno 17/04/2020minha estante
Irônico esse comentário vindo de alguém que ja leu a série Crepúsculo completa, e aparentemente, a julgar pelos seus livros lidos, nenhum de alto ajuda (como pode insinuar que são ruins?). Uma leitora de tamanha genialidade, nao deveria ter esse tipo de preconceito literário... Lamentável!

Gabi 22/05/2020minha estante
Cult nem é gente

Horizon 26/05/2020minha estante
ler clássicos difíceis de entender não te faz melhor do que quem lê crepúsculo ou auto ajuda, e se você tem esse pensamento então já é pior.

AISLAN 20/06/2020minha estante
Olha, estou lendo Machado e estou gostando muito. Sobre esse ou aquele livro ser melhor, acho que é subjetivo, no contexto de "ler mesmo". Quando se diz respeito a um mudo acadêmico em que são analisados outros critérios, ceros gêneros e livros tem maior relevância. Acho que é isso.

clarinha 25/06/2020minha estante
Que "resenha" desnecessária, se você gosta tanto desse livro deveria exaltar ele e não diminuir leitores de outros tipos de livro, você só está fazendo com que mais pessoas sintam desinteresse em lerem esse livro. O seu comentário é de 2010, espero que hoje em dia você já tenha se educado e tenha aprendido que menosprezar outros tipos de leitores não te faz melhor.

Laura Rezende 26/06/2020minha estante
Em 2020 eu estou ouvindo Memórias Póstumas por meio de audiolivro porque não é meu estilo de leitura, já em áudio consigo acompanhá-lo. Entendam que os gostos variam de pessoa para pessoa e isso não faz alguém melhor ou pior que ninguém. Só pelo fato das pessoas estarem interessadas neste título clássico devia ser algo comemorado. #pas*

José Ricardo 26/04/2010

Hoje coloco em prática o meu desejo de escrever algumas resenhas para o Skoob e começo com o Memórias que sem dúvida, é um livro do qual não me desapego nunca. Aquela pergunta idiota Qual livro você levaria para uma ilha deserta? seria por mim prontamente respondida com ele. O humor inteligente de Machado me insta a tentar crescer como leitor. Com ele, você tem duas escolhas: aceitar o desafio, conhecer as palavras pra entender a piada, não se intimidar com as digressões e a narrativa arrastada ou simplesmente abandonar a leitura, julgando o livro anacrônico.

A seleção vocabular, a crítica mordaz na hora certa, tudo em Memórias pode servir de exemplo para o que na universidade chamávamos de economia de meios, ou seja, uma literatura na qual nada falta e nada sobra. Tudo está no seu devido lugar. Brás Cubas e as mulheres de Brás Cubas Marcela (Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, uma pérola), Eugênia, dona Loló e é claro, ela: Virgília. Brás Cubas e seus fracassos. Brás Cubas e sua única vitória: a de não ter filhos: não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Mas o que estou fazendo? Estou chovendo no molhado, como diria minha avó. Estou colocando na minha resenha o que tem em todas as outras. Mas isso não é problema. O livro fala por si mesmo. Não precisa de resenhas, de indicações.

Um trecho pra convencer alguém a ler Memórias? Escolho, sem sombra de dúvidas, esse: Não acabarei, porém, o capítulo sem dizer que vi morrer no hospital da Ordem, adivinhem quem?... a linda Marcela; e vi-a morrer no mesmo dia em que, visitando um cortiço, para distribuir esmolas, achei... Agora é que não são capazes de adivinhar... achei a flor da moita, Eugênia, a filha de D. Eusébia e do Vilaça, tão coxa como a deixara, e ainda mais triste.
Paulinha 11/04/2013minha estante
Isso sim é resenha de classe... Parabéns!

Elda 22/05/2013minha estante
Concordo com Mah e Kami!!!!!!!!!!!!!!!

Rodrigo.Carneiro 22/06/2017minha estante
Pra que tanta discussão.
Viva a democracia.
Felicidade a todos e PAZ

Evelyn Ruani 20/01/2011

É com esta epígrafe que Machado de Assis inicia sua obra e inaugura o realismo na literatura brasileira. Narrado de maneira surpreendentemente irreverente e irônica por um "defunto autor" (e não um "autor defunto", como podem pensar) este livro nos prende a leitura mesmo com suas várias digressões. Brás Cubas por estar morto, se acha livre para criticar a sociedade e revelar as hipocrisias e vaidades das pessoas com que conviveu e de forma bastante humorística vai contando sua vida e os vários episódios que viveu. O mais importante desta obra, conforme diversas resenhas literárias, é a linguagem utilizada e a denúncia tácita da sociedade por meio da leve irônia e humor, mas em minha opnião a obra como um todo é de valor inestimável. Criativa, irreverente e extremamente envolvente se tornou com toda certeza o meu livro favorito de toda a literatura brasileira. Leitura mais do que recomendada!
Elda 22/05/2013minha estante
Qd li essa frase, pensei: o q é isso???? É Fantástico!!

17/12/2010

Irritante e Genial
Estou feliz e irritada, simultaneamente, com Machado de Assis.

Feliz pq ficou evidente que a intenção realmente era q Memórias Póstumas, em sua primeira metade, fosse um livro chato e enfadonho.
Ele diz isso com todas as letras.

Então, pq isso me deixa feliz?
São mtos porquês:

- Pq assim posso admirar ainda + Assis.
- Pq poucos são àqueles que tem coragem de propositalmente escrever um livro chato, que cansa, enrolando o leitor ao máximo, antes de nos contar o q realmente interessa. E qdo o faz, é espetacular, envolvente, fica nítido o domínio, o preparo de Assis.

De fato, e inquestionavelmente, um grande escritor!

- Pq faz parte do método do autor defunto ser enfadonho e monótono, na verdade, pq qdo ele nos narra um fato, ele volta àquele momento, e experimenta as mesmas sensações que um dia já vivenciou. E nos faz experimentar essas sensações tb, através da forma única e genial q ele conta suas memórias. Assim podemos compreender com perfeição o q ele sentiu, o q ele viveu.

É sensacional!!! O realismo, a ironia, as digressões, divagações, tudo aquilo q parecia sem importância, sem nexo, como o fatídico episódio, q mto me aborreceu, da borboleta ou mesmo o da formiga versus a mosca, agora ficaram tão claros, tão compreensíveis, e demonstram o quão avançada era a mente de Assis. Sem dúvidas, um gênio.

- E também, pq se eu estava achando o livro chato, significa q entendi perfeitamente o q ele pretendia, afinal a intenção era exatamente essa.
Significa que ele atingiu seu objetivo, e q eu estava ligada, em sintonia, com o propósito dessa obra.

Então, pq estou irritada???
Há apenas um grande pq:
- Pq ele teve a petulância de dizer q se eu estava achando o livro chato e enfadonho, a culpa era exclusivamente minha.

Pois é, minha culpa, e de qualquer outro leitor q tenha sentido o mesmo q eu.

Ele se justifica dizendo q nós leitores somos ansiosos, temos pressa de envelhecer pra então desfrutar do q interessa. (Pq a vida de Brás só fica mesmo interessante após seus 40 anos. E sua infância, adolescência, juventude... uma monotonia!!! Uma chatice!!! Entediante!!!)

Petulante, não??

Ele propositalmente escreve um livro chato, pq sabe q sou ansiosa e vou me irritar com isso.

Dessa forma, vc há de concordar comigo q não dá pra não admirar Assis.
Ele conseguiu prever o q esse livro (não a estória do livro, e sim a forma como ela foi narrada) iria despertar em seus leitores, e obteve sucesso, total êxito, com sua esquisita intenção.

Vc me entende? Entende Assis??
Lembra de ter sentido isso ao ler essa obra dele???

Se a resposta for negativa, principalmente para minha última pergunta, recomendo q vc releia, valerá à pena o que pode parecer um sacrifício (na primeira metade), e um prazer indescritível (na segunda metade do livro) pra assim prestigiar a sensibilidade e inteligência desse autor único.
Fogui 17/12/2010minha estante
Má, juro, fiquei com vontade de reler... vc conseguiu despertar a minha curiosidade... adorei a sua resenha... muito bem escrita... Machado de Assis deve ter virado na tumba de orgulho... Kkkkkk...

Eder 01/07/2016minha estante
Nossa!!! Como é edificante ler uma resenha dessas. Memórias Póstumas... foi o primeiro livro de literatura que eu li, e isso foi a 22 anos atrás. Depois desses comentários até dá uma vontade de fazer uma releitura.
Apesar da erudição e complexidade usada na construção das frases, Machado de Assis nos serve de uma lucidez tamanha, e de uma técnica que nos faz até perder um pouco a ingenuidade, que torna-se recomendável até para adolescentes que almejam adentrar o universo literário. Foi esta magnífica obra que me despertou conhecer os meandros da literatura mundial. Digo mundial pois, nas linhas de Assis, pude perceber outros tantos gênios da literatura, como Allan Poe, Baudelaire, Victor Hugo, e até mesmo Shakespeare, entre tantos outros...
Na época em que li o livro, eu tinha uns 19 anos, e não me preocupei tanto em ficar tangenciando com o dicionário as páginas deste clássico. O importante, pra começo, é seguir adiante e fazer com que a leitura se desenvolva e que, com o tempo, venhamos a nos familiarizar com as terminologias. Um outro livro que vale muito a pena ler, que foi o segundo, na ordem cronológica de minha lista, é "Angústia", de Graciliano Ramos. Um outro gênio que faz com que o leitor entre no psicológico dos personagens! Parabéns pela belíssima e aprofundada resenha.

Rodrigo.Carneiro 22/06/2017minha estante
Novo por aqui no SKOOD e extremamente feliz já pela manhã ao ler essa resenha tão bem explanada.
Paz e boa leitura a todos.

Lara.Bia 25/02/2020

Achei mais ou menos, talvez seja pq n é o meu estilo de livro

Lavi 22/06/2020

É Machado.
"...o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal." Desbravar as obras do Machado está sendo uma experiência maravilhosa.

vi 23/06/2020

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Esse clássico brasileiro dispensa apresentações; essa é uma história muito conhecida e muito incrível. O início da narrativa é bem maçante, criando dúvidas sobre o potencial do livro; porém, quando o a narrativa sobre a vida de Brás Cubas verdadeiramente se inicia, o livro se torna completamente espetácular.

"Cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior, e que será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes."

"Que há entre a vida e a morte? Uma curta ponte."

"o leitor, entretanto, não se refugia no livro, senão para escapar à vida."

Evelyn Ruani 21/05/2020

MARAVILHOSO!
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". É com esta epígrafe que Machado de Assis inicia sua obra e inaugura o realismo na literatura brasileira.

Lembro de ter lido esse livro pela primeira vez quando tinha 14 anos e me apaixonei da epígrafe até a última palavra. A frase final desse livro é monumental e a teria na minha lápide se não preferisse ser cremada e as cinzas jogadas ao Mar... Enfim... o Livro é narrado de maneira surpreendentemente irreverente e irônica por um "defunto autor" (e não um "autor defunto", como Brás bem nos explica) e nos prende a leitura mesmo com suas várias digressões.

Amei cada uma delas. Por estar morto, o defunto autor Brás Cubas, se acha livre para criticar a sociedade e revelar as hipocrisias e vaidades das pessoas com que conviveu e de forma bastante humorística vai contando sua vida e os vários episódios que viveu, fazendo comentários mórbidos e engraçadíssimos.

O mais importante desta obra, conforme diversas resenhas literárias, é a linguagem utilizada e a denúncia tácita da sociedade por meio da irônia e humor, mas em minha humilde opnião a obra como um todo é de valor inestimável. Criativa, irreverente e extremamente envolvente se tornou com toda certeza o meu livro favorito de toda a literatura brasileira.

Essa edição da Panda Books é um deleite aos olhos e uma delícia de ler com textos informativos e divertidos de Fátima Mesquita e ilustrações maravilhosas de diversos artistas, entre eles Loro Verz e Diego Gurgell e ainda um mapa de personagens!

Leitura mais do que recomendada, essencial.
Gleidson 21/05/2020minha estante
Maravilhoso! O título da sua resenha já diz tudo sobre o livro. Um dos meus favoritos também.

Maria Antônia Galhardo 28/03/2020

Memórias Póstumas de Brás Cubas | 5/5
A franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses obriga a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos. Mas, na morte, que diferença! Porque, em suma, já não há vizinhos, não há platéia. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados.?
E é com essa franqueza que Brás Cubas relata a sua história e assume que a sua passagem não foi nada menos que medíocre.
Vindo de uma família com boas condições financeiras, o personagem principal teve todas as oportunidades para se realizar e construir um legado. Entretanto, sua comodidade não permitiu que ele avançasse, construísse outras histórias, mas tão somente que permanecesse nas realidades diante das quais ele se encontrava.
Em uma passagem na qual descreve seu amigo Quincas Borba, diz que não pode deixar de comparar o homem de agora com o de outrora, pois há um grande abismo que separa as esperanças de um tempo da realidade de outro tempo.
Esse é um dos trechos que torna a obra tão clássica, seja por se adequar aos rumos da vida de Quincas Borba, à vida de Brás Cubas, ou a cada um de nós.
Portanto, não há nada melhor que um autor defunto, ou um defunto autor para nos fazer repensar sobre as nossas escolhas, principalmente nos dias de hoje, porque de acordo com ele, cada estação da vida é uma edição, que corrige a anterior e será corrigida também, até a edição definitiva, que o editor dá de graça aos vermes.

site: https://www.instagram.com/taquicardia.literaria/

Carol- Books and Tea 24/05/2013

Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis - 213 páginas

Devido á vida de estudante, este como vários outros, que já havia lido, tiveram de ser relidos. Não sou metida a intelectual, alguns clássicos da literatura me comovem, outros me fascinam, uns me irritam, outros não tenho paciência para ler, e Brás Cubas me envolveu de tal forma, que senti todas essas sensações.

Personagens bem escritos, onde mesmo com uma narrativa um tanto confusa, e com linguagem de época, que para quem acaba não tendo costume de leitura, pesa um pouco e acaba demorando.
Li Memórias 3 vezes, uma vez para uma peça, outra para uma prova, e novamente, ah, pelos simples prazer de ler.

Inicialmente, o livro é cansativo, até porque começa digamos, que de "do fim para o início", onde primeiramente Brás relata sua morte, até o início de sua infância.
Passando por suas desilusões amorosas, primeiro com a cortesã Marcella, até o caso extraconjugal de Virgília. Sua descrença com a linda jovem moça, Eugênia, pelo simples motivo da mesma ser coxa. Como ele mesmo descreve, linda e coxa, coxa e linda.
"Como linda se coxa, como coxa se linda"
Preconceito de sua parte é claro, o qual ele mesmo ironiza por sua pessoa. Mas calma, se o livro vai a partir de sua morte, a sua infância, e ele narra, ele é um autor-defunto? Não, mas sim, um defunto-autor, pois narra sua autobiografia, após sua morte.

O livro, ironiza pela vida de Cubas, a própria sociedade de época, mesquinha,mandonista e machista. Narrando as derrotas de Brás, seus altos e baixos, na maior parte, ou se bem dizer, seus baixos, já que poucos foram os curtos momentos de altos.

Não se casou,não se tornou ministro,não criou o Emplasto, não teve filhos... Morreu só, pagando um "amigo" para falar em seu enterro. Ah quem dirá vida de Brás, só,relutante e cego pelo desejo de sucesso, quem dirá a falta de competência, e a alta mediocridade que lhe deram um péssimo momento de deputado.

Uma verdadeira obra, de grande júbilo nacional, a qual levou a prosa romântica nacional, ao mais alto nível, destacando nossas obras, como as melhores, grandiosas.
Em momentos como os quais, Quincas, amigo de infância de Brás, que sempre foi mimado por seus pais se vê dormindo no 3°degrau de um escadão, satirizando o positivismo de época, onde características nacionais não se perdem, e diante de valores, os tais do personagem perdidos ao longo de sua vida, devido á criação, é narrado pelo próprio Brás.

Uma grande obra, como várias outras,não é a melhor de Machado de Assis, mas de feliz leitura, seja obrigatoriamente para vestibular, ou apenas por ler!

Boa Leitura :)

Book.ster por Pedro Pacifico 01/03/2020

Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis - Nota 10/10
Machado de Assis é um gênio e faz jus a todo seu reconhecimento! Já tinha lido essa obra há muito tempo, quando estava na escola, mas não tinha gostado nem conseguido absorver grande parte do que o autor colocou no papel. Dessa forma, resolvi dar uma nova chance e, apesar de ser um uma obra difícil, a leitura foi muito mais proveitosa e prazerosa. Com uma narrativa em primeira pessoa, Brás Cubas, um "defunto autor", dialoga com o leitor e o apresenta a sua história de um homem da elite brasileira. Brás, já morto, não tem nada a temer e revela da maneira mais sincera as suas impressões e experiências. A escrita de Machado é muito inteligente, com traços de ironia e humor, assim como uma bela crítica à sociedade da época: mesquinha, aristocrata e machista. No começo, a leitura se mostra mais devagar e enfadonha, mas é a intenção clara do autor. Vá em frente e não se decepcionará. Não é o meu favorito de Machado, mas é uma obra prima e um clássico da literatura brasileira!

site: https://www.instagram.com/book.ster

Everton Vidal 01/03/2020

Machado é o cara. Por seu senso de humor singular e um tanto sombrio, sua visão pessimista da natureza humana e sua busca por formas não tão convencionais de narrativa ele é considerado um revolucionário do romance realista e um dos autores do século XIX mais lidos dentro e fora do Brasil.

Memórias póstumas de Brás Cubas é meu livro favorito dele.

Isadora 18/06/2020

Infelizmente, levei tempo demais até perceber a real genialidade de Machado de Assis.
Dono de uma refinada ironia na descrição das características e pretensões de uma elite brasileira do Século XIX, e coroado pela subversão do gênero e formas na narrativa, o autor nos apresenta de modo super bem humorado um narrador que se autodeclara despido das barreiras do pudor e constrangimento típicas do mundo dos vivos - dele podemos esperar qualquer coisa. Assim acompanhamos estas memórias nada convencionais da vida, preenchida por negações, de um homem da elite, marcado pelo sentimento de grandeza e pela mediocridade.

Gadotti 21/01/2010

Abandonei
A leitura não prendeu minha atenção.
Os termos usados são bem antigos e complexos.
O arrasta a leitura e a torna difícil ao meu ver.
Yoshi 25/08/2012minha estante
A narrativa é o principal, e é muito bom( na minha opinião). Se tem dificuldade com o vocabulário, sempre tem versões mais atualizadas, e o bom e velho dicionário.

Elda 22/05/2013minha estante
Pois é Yoshi, lembro d qd li, ainda era adolescente, e ñ dava p ler sem o dicionário; lia um parágrafo e voltava, é um desafio, mas vale mt a pena!! Orgulho desse livro.

Matheus 02/03/2017minha estante
Esta leitura não é para qualquer um mesmo não.