Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Nessa 31/05/2023

Estou lendo Machado em ordem cronológica de lançamento e este é o 5° livro da sequência.
Estava ansiosa para lê-lo pois é um dos mais famosos do mundo e me gerou certa expectativas. Talvez seje esse o problema para mim. Acabei demorando muito para lê-lo , eu estava enrolando , não degustando. Tentei o audiobook, mas senti que estava perdendo algo. E hoje eu consegui sentar e ler o restante do livro e entendendo quão, bom esse livro.
Pra iniciar eu estava esperando uma comédia romântica (?) ou um romance normal como nos outros livros de Machado e é um livro bem maior que isso.
Através do olhar fidalgo ( preguiçoso, fútil e endierado) temos uma crítica social . O romance é um pano de fundo para preencher o vazio de quem não é nada e quer ser tudo.
Vale a pena. Mas atenção, deguste-o. Não apresse essa leitura achando que será fútil igual seu narrador.

@tigloko 07/01/2022

As frustrações de um defunto
Segundo livro da trilogia realista de Machado que leio mas a impressão não foi das melhores. Gosto do estilo da narrativa, sobre a pespectiva de um defunto. Tem um pegada cômica mas sem perder o sentimento de melancolia da situação.

Não gosto de comentar edições mas o autor faz uso de diversas referências durante o livro que, se não fosse por essa edição, eu ficaria boiando na maioria delas. É interessante os paralelos com outras obras do mundo que são referenciadas. Mas a todo momento me incomoda.

A minha questão com livro é: eu não me importei com os dilemas do protagonista, nem um mínimo de empatia. Não consegui me conectar com suas memórias. Até mesmo os personagens coadjuvantes, salvo um ou dois, não me cativaram.

Apesar disso, por ironia, o que mais gostei do livro foi a construção que Machado dá ao Brás Cubas. Invejoso, mentiroso, ambicioso. Tudo ali é construído para mostrar um personagem muito realista, totalmente verossímil. Alguém que encontraríamos durante a vida.

Somado a isso, a mensagem que permeia toda a obra, sobre as frustrações e sonhos não realizados, é de fato transmitida com maestria por Machado.

Por fim, eu recomendo o livro apesar de ter os meus problemas com ele
Fernanda 11/01/2022minha estante
Baita resenha ???

@tigloko 12/01/2022minha estante
Valeu :D

Barbara1444 11/05/2023minha estante

Rossanna.Poltronie 11/05/2023minha estante
Brás Cubas é chato, riquinho mimado e não fez nada da vida embora tivesse um enorme leque de possibilidades. Machista e como todo machista, inútil e chato.

Rossanna.Poltronie 11/05/2023minha estante
Bem escrito mas não é porque é um clássico que é bom. Não gostei desse personagem.

Danielle 09/02/2021

muito bom entendi nada
tinha horas que eu estava completamente PERDIDA
tinha horas que eu ficava "cala boca quincas borba"
tinha horas que me perguntava pq eles nao namoram mesmo?

Dyllan.Johnny 18/05/2023

O melhor livro que já li
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é uma obra brilhante que merece todas as estrelas. Com uma narrativa cativante, o autor estabelece um diálogo direto com o leitor, proporcionando uma experiência intimista. Os capítulos curtos e bem estruturados tornam a leitura confortável e envolvente. O humor ácido presente na obra traz uma comédia mordaz, enquanto a abordagem poética sobre a morte desperta reflexões profundas. A semelhança entre o casal Virginia e Brás Cubas com Anna Kariênina e Oblonski adiciona uma dimensão emocional à trama. Machado de Assis cria personagens complexos que enfrentam conflitos amorosos realistas. Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma leitura indispensável para aqueles que buscam uma reflexão profunda sobre a existência humana.
Andreara.Ceroni 07/06/2023minha estante
Machado é incrível

Felipe1503 16/12/2023

Um clássico!
?A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.?

nanarissa 22/08/2021

Se o livro é genial hoje, imagina na época do lançamento! É, Machadinho... Não é famoso à toa, né, meu filho?
E esse gran finale que vai ser válido até o fim da humanidade (que de repente nem tá tão longe... ?)?
Só lê.
Rhana 22/08/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

nanarissa 30/08/2021minha estante
Eu indicaria para pessoas com 12 anos ou mais. ?

Rhana 30/08/2021minha estante
Muito obrigada

Afonso 21/10/2021

Não é tão ruim, você cresce junto com o personagem, tem capítulos que te prendem e outros não. Amo o jeito que Machado de Assis escreveu nesse livro
JP Scofield 21/10/2021minha estante
Eu acho esse bem mais recheado e filosófico que o que estou lendo agora (dom casmurro), por isso eu tô preferindo mais ele.

Afonso 21/10/2021minha estante
nossaaa, eu prefiro bem mais Dom Casmurro (estou lendo agora), fiquei mais ligada na história. Mas memórias póstumas é bem mais filosófico em comparação mesmo.

rannaraabe 30/06/2020

Releitura
No dia Nacional da Literatura Brasileira (1° de maio), um amigo me lançou um desafio: escolher um clássico da literatura brasileira e ler em 1 semana. Lembrei de Memórias Póstumas de Brás Cubas, um dos livros que li ainda durante o ensino fundamental.

Foi uma experiência diferente ler esse clássico quase 10 anos depois da primeira vez que havia lido! Recomendo muito a leitura. É muito bom se deliciar na escrita e na narrativa de Machado de Assis.

Francisco240 04/01/2022

Meu sangue não bate com Machado!
"Ao verme que primeiro roeu a frias carnes meu cadáver dedico com saudosa lembranças estas memórias póstumas".
Livro interessante, no entanto bastante curioso. Não consegui me conectar a história; e se faz muito perceptível a intenção de experimentalismo que o autor tentou impor escolhendo um narrador não "controverso", se podemos assim classifica-lo.

Bryan.Caratti 06/12/2020

"Um cocheiro filósofo costumava dizer que o gosto da carruagem seria diminuto, se todos andassem de carruagem."
Sempre quis ler esse livro desde que conheci nos tempos da escola. Na época não entendi nada 😂 Hoje entendo quase tudo, quase 😂 Não é uma leitura fácil, mas não também não é difícil. Às vezes você tem que voltar para reler, treler, só assim para compreender o que se diz. Esse livro funciona como uma crítica social à sociedade da época. Brás Cubas é um dos poucos felizardos a pertencerem a pequena classe média do rio de Janeiro. Nunca trabalhou para comer, pois tinha dinheiro para se sustentar, nem teve uma vida sofrida, nem gloriosa. A vida dele foi... monótona, apesar de ter dinheiro e uma vida confortável. Acho que por isso que o Machado tirou a ordem cronológica da história e pôs um autor defunto, ou defunto autor, para narrar. Como a vida de Cubas não foi interessante essa ordem fora de sincronia serviria para dar um tchan na história. Cubas nunca se casou, nem teve filhos. Acho que todos conhecem a famosa frase: "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria". Mas acho que ele só disse isso porque não conseguiu ficar com quem queria: "Virgília". Se ela não tivesse trocado ele, com certeza teriam casados e tido filhos. Tudo bem que ela não tinha envelhecido muito bem. Ela perdeu toda a beleza e isso deixou ele espantado quando a reviu. Mas ele teria sim se casado e tido filhos. Mas mesmo que tivesse ele poderia ter se arrependido. Cubas conheceu muitas pessoas que nasceram apenas por nascer, também não fizeram nada de interessante na vida, e morreram. Também conheceu pessoas consideradas "importantes" que, por trás da máscara, tinha uma vida vazia.
No fim acho que Cubas era apenas um cara que tinha tudo para se dar bem e ser feliz mas acabou se decepcionando. Talvez pela pressão do pai em insistir que ele e tornasse alguém grandioso na política (morreu se lamentando por isso). O velho morreu se lamentando por não ver o filho se tornar alguém "grandioso". Isso deve ter mexido tanto com a cabeça do filho e acabou o deixando perturbado pelo resto da vida. Se o pai não tivesse botado essa pressão na mente dele talvez as coisas pudessem ter sido diferentes.
Carolina165 06/12/2020minha estante
Não li esse livro quando estava no ensino médio pq achei que devia ser mto chato; mas gostei da sua resenha, me fez ver o livro com outros olhos

Bryan.Caratti 06/12/2020minha estante
Recomendo! É um livro muito bom! Recomendo também que veja o filme de 2001 para "entender" melhor :)

ToniBooks 05/12/2021

Emplastro Brás Cubas
Obra que inaugura o realismo na literatura brasileira, "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é um daqueles clássicos cujo comentário elogioso seria um pleonasmo. Machado de Assis imprimiu, na escrita dessa obra, um ritmo cadenciado, onde o caminho percorrido pelo protagonista está repleto de reflexões filosóficas sobre a miserável condição humana. Um livro meio pessimista, marca registrada do realismo machadiano. Leitura obrigatória.

huntero 14/09/2023

A obra tem início com a declaração da morte de Brás Cubas, cujo narrador e protagonista relata suas memórias depois de ter sido vítima de pneumonia.