Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Sol 14/03/2021

A linguagem pode ser um obstáculo, mas a edição da Panda Books deixa a leitura bem mais inteligível. Uma excelente experiência de leitura.

JurúMontalvao 30/01/2022

Ao verme, o legado da nossa miséria.
O que vou dizer? É um dos meus favs!!!!

- Primeira leitura:
livro físico, por motivos de obrigação de estudar

- Segunda leitura:
e-book, por pura diversão e desafio de reler um fav. Amei essa edição da "Série Prazer de Ler" da Câmara dos Deputados.

- Terceira leitura:
quero que seja em audiobook. Será que encontro com voz e acento do Rio? Seria demais!!!

- Top 3 capítulos favoritos:
"O delírio"
"A borboleta preta"
"Utilidade relativa", na vdd todos que envolvem D. Plácida.

- Top 3 personagens favoritas:
O almocreve (me remete a Nietzsche)
A borboleta preta
D. Plácida

Curiosidade dessa segunda leitura:
- Contei 43 citações diretas e indiretas à escravidão/pessoas escravizadas
- Percebi reflexões profundas sobre saúde mental percorrendo toda a obra
Joao 30/01/2022minha estante
Até hoje tá entre os meus livros favoritos da vida! Top 3 com certeza :D

amandafffdo 07/02/2022minha estante
Caraaa.. em algum momento cheguei a conclusão que Brás Cubas tinha depressão.

JurúMontalvao 07/02/2022minha estante
Amanda, nessa segunda vez q li tive essa percepção nova de q o Machado tava conversando sobre saúde mental

Beatriz Kath 18/12/2021

Memórias Póstumas de Brás Cubas
"Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados."

Não sei bem como falar sobre esse livro, porque sinto que eu não o entendi completamente...

Achei a linguagem complicada em vários momentos, e mesmo que eu pesquisasse o significado das palavras que eu não conhecia, ainda assim não consegui entender certas expressões. Muitas vezes eu só conseguia compreender o sentido geral da frase, o que ainda me deixava um pouco confusa com os “argumentos” que o narrador/protagonista usa em diversas ocasiões para explicar seus pensamentos, teorias e forma de agir.

Porém, também achei várias passagens bem divertidas, principalmente aquelas que envolvem teorias que o protagonista cria a partir das suas reflexões acerca de alguma situação, e que quase sempre o levam a conclusões absurdas.

Também gostei de como os capítulos nem sempre seguem uma sequência linear, podendo variar bastante de tamanho e assunto (tanto que, às vezes, acabam tratando de pensamentos bem aleatórios do protagonista, mas que eu gostei bastante).

A leitura foi um pouco arrastada por conta da dificuldade que tive com a linguagem e, como disse, ainda sinto que não entendi totalmente a história; mas também foi um livro bem interessante de se conhecer, por conta de seu protagonista e formato de escrita bem pouco convencionais.

Diano 09/08/2021

A espirituosidade do humor
O nosso querido Machado de Assís nos deixou um lugado preciosíssimo, decerto., Ao lermos memórias, percebemos que machado foi sublime em muitos aspectos: a ironia, a elegância e, ao mesmo tempo, a melancolia com que um narrador defunto conta sua própria história é algo fascinante e singular. Brás viaja através de suas lembranças tendo como ponto de partida o seu último suspiro. A vida de Brás foi relativamente uma vida fácil, teve grandes oportunidades quando mais novo, porém, sua personalidade sempre gritava mais alto do que qualquer determinismo de sua época.Se queria namorar com uma prostituta super cara, namoraria, ou até manter um relacionamento adúltero com vigília, assim também o fazia. Apesar de toda a sua subjetividade, Cubas é a imagem tipica dos pensadores do século XIX: espirituoso e sempre encucado com diversos dilemas acerca da vida. Machado ao nos apresentar esse notável personagem nos da uma grande esperança que consiste em nos fazer entender que apesar da forte critica realista e da decadência e corrupção do homem moderno, ainda há como haver pessoas de grande espirito que podem dar uma "cura" ao mundo, como tanto sonhara Brás cubas com o seu "emplastro". É algo engraçado e mágico de se ler a ralação entre Brás e Quincas Borba, quando o diálogo desses dois personagens inicia-se, o pessimismo realista deixa de lado um pouco a crítica amarga, e inicia-se, então, uma miscelânea literária que denuncia o espirito filosófico de nosso autor. Recomendo esse livro não somente por sua bela estilística, mas, pelo fato de nos mostrar a alma de um homem que depara-se com as decisões mais comuns da vida, contudo, a sua grande alma torna cada pequeno momento, algo majestoso e digno de análise e recordação. Brás Cubas é um escrito acerca do humor em choque com a paixão melancólica pela vida.

Roberta 23/03/2021

Adorei
Gostei de como o livro foi narrado. Apesar do defunto ganhar vida, é uma história leve e interessante ?

Robs 23/12/2023

Li obrigada na escola e obviamente como uma adolescente chata rs não gostei, reli hoje aos 27 e achei genial, tantos nuances, tantas frases impactantes pra época e pro hoje, somos obrigados a ler no momento errado da vida.
Ainda bem que me dei uma segunda chance
marcela115 25/12/2023minha estante
e eu adolescente amando ? kdjskdkskdkd acho que isso vai de qualquer um mesmo

Letícia | @leiturasdale_ 10/01/2022

A frente de seu tempo
Esse livro me surpreendeu bastante. O autor tem uma escrita poética e cheia de reflexões em suas entrelinhas.

Brás Cubas é um personagem que faz muitaaaa coisa errada e que eu não concordo mas ele é tão humano que isso fez eu amar mais ainda a história.

Não tem como falar tanto sem soltar spoiler mas eu gostei muito dessa edição e achei a escrita genial, um tema muito atual ainda nos dias de hoje. Merece todo o reconhecimento que tem
Yukari 10/01/2022minha estante
Mto bom esse livro mesmo!

gihsenash 17/10/2023

Se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus.
Admito que comecei a leitura com um pé atrás; estava com medo de não entender nada, de ser muito difícil e densa.
Longe disso! Uma das minhas melhores leituras do ano. O jeito que Machado de Assis consegue nos prender numa história sobre um cara rico que não faz nada é surpreendente, sem mais.
Leiam, apenas leiam, não irão se arrepender.

Murilo.Chagas 11/01/2022

que livro bom
"porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem..." (from "Memórias Póstumas de Brás Cubas" by Machado de Assis)
Danny 11/01/2022minha estante
Preciso adquirir esse vocabulário

Sabrina 01/05/2023

A obra em si é digna da fama de genialidade de Machado de Assis. A forma narrativa traz a fina ironia característica do autor para tecer críticas sobre a sociedade da época.
Brás Cubas não é em nada herói, mas justamente por isso se torna emblemático e mais próximo ao real.

Luciano 30/10/2021

Muito bom!
"[...] o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal".

Amanda.Ruvina 02/06/2021

Finalmente li um romance do Machado
Na escola o mais perto que li foi contos do Machado, ler um romance dele mesmo sendo acostumada a leitura acadêmica (livros e artigos científicos) me fez pensar pq mandam adolescentes ler? Ok clássicos mas Mano as palavras são difíceis pq é o mais culto do português, serio foi mais difícil quebrar essa barreira do que entender a história,inclusive daria uma ótima novela (já descobri que tem filme e já estou a procura pra ver)
De qualquer forma se vc quer aprender palavras novas indico mas se vc for obrigado por causa do vestibular vai ouvir áudiobook para ser mais dinâmico e pra quem tem curiosidade tbm indico ler vale apena refletir e entender o Brasil que Machado viveu

Mas sério pq obrigam adolescente ler? Hahaha

Alberto.Tisbita 10/05/2021

Brás Cubas morreu de Covid...
... e seu emplasto era feito de cloroquina.

Apegando-se apenas às letras, o leitor encontrará uma história fria e seca como um cadáver - um retrato da escola literária que perfilha. A grandeza da obra não repousa sobre o defunto, mas sobre o ácido aroma lúgubre que emana.

Da beleza - tão frágil quanto o casamento - ao trabalho - tão desnecessário quanto a reputação - a acidez preenche todos os estreitos espaços entre uma linha e outra.

O baixo pH retarda a decomposição. Acabo de descobrir o que mantém Machado tão atual.
Janaina.Vidal 13/05/2021minha estante
Que resenha incrível....