Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Gabriel 08/08/2021

A beleza da tristeza da contradição humana?
Um morto falando da realidade da vida! Ou não? Passagens inesquecíveis que comprovam a genialidade do Machadão

Alberto.Tisbita 10/05/2021

Brás Cubas morreu de Covid...
... e seu emplasto era feito de cloroquina.

Apegando-se apenas às letras, o leitor encontrará uma história fria e seca como um cadáver - um retrato da escola literária que perfilha. A grandeza da obra não repousa sobre o defunto, mas sobre o ácido aroma lúgubre que emana.

Da beleza - tão frágil quanto o casamento - ao trabalho - tão desnecessário quanto a reputação - a acidez preenche todos os estreitos espaços entre uma linha e outra.

O baixo pH retarda a decomposição. Acabo de descobrir o que mantém Machado tão atual.
Janaina.Vidal 13/05/2021minha estante
Que resenha incrível....

Alberto.Tisbita 14/05/2021minha estante
Obrigado ?

Luis706 05/02/2024

Que livro genial!
A história é super bem desenvolvida, além de trazer consigo uma grande filosofia sobre a sociedade e alguns de seus comportamentos, tudo isso relatado de forma bastante interessante: um morto relatando os acontecimentos de sua vida e expondo seus defeitos. É muito bom.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
Um dos meus autores preferidos, todas as obras de Machado de Assis são impressionantes.

Sara277 08/10/2023

Azarado
Se eu pudesse descrever Brás Cubas com uma palavra seria "azarado".
Nesse livro o próprio Brás irá contar a história da sua vida.

É o tipo de livro que não tem plot, mas a escrita e essa aproximação que você tem com o personagem faz você ler até a última página.

Nesse livro mostra luto, amor proibido, azar no amor, intrigas familiares e quem nem sempre o principal se dá bem.
Por ser considerado um clássico as pessoas têm medo de lê-lo, mas posso garantir que a escrita do Machado de Assis não é complicada.

Não tem muito o que falar, apenas leia.

Amanda.Ruvina 02/06/2021

Finalmente li um romance do Machado
Na escola o mais perto que li foi contos do Machado, ler um romance dele mesmo sendo acostumada a leitura acadêmica (livros e artigos científicos) me fez pensar pq mandam adolescentes ler? Ok clássicos mas Mano as palavras são difíceis pq é o mais culto do português, serio foi mais difícil quebrar essa barreira do que entender a história,inclusive daria uma ótima novela (já descobri que tem filme e já estou a procura pra ver)
De qualquer forma se vc quer aprender palavras novas indico mas se vc for obrigado por causa do vestibular vai ouvir áudiobook para ser mais dinâmico e pra quem tem curiosidade tbm indico ler vale apena refletir e entender o Brasil que Machado viveu

Mas sério pq obrigam adolescente ler? Hahaha

Henry.Davy 06/09/2023

Um homem supérfluo
Não tem como falar desse livro sem falar da genialidade do Machado de Assis em fazer uma premissa e um narrador tão interessante, para mim a premissa vale qualquer dificuldade ou preconceito com a obra. Um defunto autor isso é de certa forma "simples", mas nunca pensado ou tão explorado, e o jeito em que o Machado manuseia essa ideia ao decorrer do livro vai engrandecendo a obra cada vez mais. Mesmo que você não goste do romance que existe no livro ou das pautas que são abordadas nele, a ideia do narrador sempre prende o leitor a narrativa.

Brás cubas. Como pode um homem tão desinteressante ser o protagonista de um livro genial, não acho de forma nenhuma que o cubas seja o ponto fraco do livro, pelo contrário, ele ser desse jeito só melhora a obra.

Digo isso porque ao final do livro eu me peguei pensando nos acontecimentos importantes do livro, e acabei me dando conta de que realmente não acontece tanta coisa, e isso é culpa do Brás cubas, o grande fato da vida dele, o fato que ocupa metade do livro, é um romance extraconjugal, no qual nunca leva a nada, eles não são descobertos, nem brigam, nem tomam alguma decisão importante é só um romance fora do casamento. Talvez a parte mais interesse do livro seja um sonho do Cubas perto da morte, e isso de fato nem aconteceu. A gente acompanha a vida inteira do Cubas, sabemos suas idéias, seus ideais, os seus gostos e desgostos e mesmo com isso não acontece nada de grandioso, e de novo isso é culpa do Brás cubas, ele se arrisca pouco, prefere fazer o básico em tudo que faz, nunca realmente se empenhando em algo,ele não é extraordinário em quase nada.

Em certa parte pensei se não seria mais interesse saber da vida do Quincas Borba, invés da vida do Brás cubas, mas cheguei a conclusão que isso estragaria o livro. O Brás cubas ser surpefluo, herdeiro e idiota as vezes faz esse livro ser perfeito, a gente ser capaz de ver um personagem em tese "raso" , ter ideias tão brilhantes, imbecis por muitas vezes, constrói e desenvolve muito o personagem não pelo que ele fez mas pelo que ele em essência e faz um homem surpefluo parece um grande homem.

Afirmo aqui que se esse livro fosse escrito por qualquer outro autor em todo mundo literário, ou com qualquer outra ideia que seja, o livro perderia muito a gente perderia muito.

Eliza.Beth 30/01/2022

O que posso dizer? Simplesmente, Machado de Assis
Quem já leu algo do Machado provavelmente sabe qual é a sensação. Não posso acrescentar muita coisa.

Achei esse livro divertidíssimo, com uma escrita sensacional (fica aqui meu lembrete para mim mesma e para todos que o capítulo 7 desse livro é uma das coisas mais lindas que já li).

O Machado consegue trazer à tona as problemáticas da época de uma forma única. Ele não te dá apenas uma frase. Ele cria toda uma imagem, uma ideia, uma cutucada e depois te dá um abraço.
É genial!

Achei essa leitura um pouco mais desafiadora do que Dom Casmurro.
Um livro para ser relido eternamente.
Carolina.Gomes 31/01/2022minha estante
Só posso dizer q, mais uma vez, concordamos. ?

Eliza.Beth 04/02/2022minha estante
Amooo concordar com vc ?

JurúMontalvao 07/02/2022minha estante
Li uma vez mais através da sua resenha, @Eliza.Beth?
O cap. 7 (O delírio) tbm é um dos meus textos preferidos da vida!

Eliza.Beth 07/02/2022minha estante
Que legal Ju ?
Fico feliz em saber

Maria5848 20/12/2022

Esse cara é maluco.
Simplesmente ??????.
No começo da leitura achei INSUPORTÁVEL de ler. fiquei pensando" pq q pagam pau pra isso aqui?" no fim nao entendi igual. Mas passei a pagar pau......
Bras Cubas é gente como a gente! é feliz sendo infeliz, pega mulher dos outros, precisa de mais??
É um livro incrível de ler, eu li por vontade própria, por isso fico melhor ????

Isadora1232 18/06/2020

Infelizmente, levei tempo demais até perceber a real genialidade de Machado de Assis.
Dono de uma refinada ironia na descrição das características e pretensões de uma elite brasileira do Século XIX, e coroado pela subversão do gênero e formas na narrativa, o autor nos apresenta de modo super bem humorado um narrador que se autodeclara despido das barreiras do pudor e constrangimento típicas do mundo dos vivos - dele podemos esperar qualquer coisa. Assim acompanhamos estas memórias nada convencionais da vida, preenchida por negações, de um homem da elite, marcado pelo sentimento de grandeza e pela mediocridade.

GabrielTh 20/08/2021

Ler e reler
Li pela primeira vez na escola, uns 20 anos atrás. Não tinha gostado. Que bom que essa edição me instigou a reler. História perfeitamente fechada que leva o leitor a viajar em si mesmo, odiando e amando nos personagens coisas que vê em si. Baita livro, mas o Gabriel de 20 anos atrás sofreu lendo...

Lavi 22/06/2020

É Machado.
"...o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal." Desbravar as obras do Machado está sendo uma experiência maravilhosa.

Rauecker 17/05/2023

Memórias Póstumas de Brás Cubas
A obra é muito mais impressionante pela crítica social em si do que pela vida de Cubas, por diversas vezes tive raiva de Cubas e meu Deus, se pudesse entrar no livro e estourar a cara dele algumas vezes, entraria sem pensar.

A hipocrisia mostrada pela classe do protagonista está mais explícita nessa obra que qualquer outra coisa, Cubas é irônico por quase o livro todo quanto a isso, se mostra uma criança perversa, um jovem mimado e um péssimo adulto. Tal qual a classe privilegiada tende a ser por naturezas próprias.

Ótima leitura principalmente para entender sobre a situação do Brasil na época, historicamente excelente, a dificuldade é apenas na leitura por ser um livro antigo, aquela dificuldade com alguns dizeres e algumas palavras te acompanharão por toda a viagem.

Dos livros de Machado, este não seria o que recomendo em primeiro.

Citação preferida:

?Dessa terra e desse estrume é que nasceu essa flor.?

fabiofnobre 15/08/2022

Desilusões duradouras e sucessos passageiros. Amores febris e ciúmes frios. A vida tem dessas. E a morte também.

Brás Cubas não foi um bom vivente, em termos morais, mas é um bom morrente em termos do humanitismo, do qual foi califa. Sua vida vã e, em grande medida, inútil, é o retrato vivo da burguesia morta do Brasil de meados do século XIX.

Mas não faria diferença se não fosse, a morte não faz distinção.

Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar.