Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Julio.Jose 20/02/2024

O defunto autor mais genial da literatura
Depois de anos de leituras de trechos para o ensino médio eu retorno à obra nessa (mais uma) edição da Antofágica.

São tantas citações e referências
clássicas (óperas, peças, livros, pinturas etc) que uma edição com notas é fundamental pra entender a obra.

Se a obra em 2024 é vanguardista, estranha, peculiar, inventiva etc Imaginem quando foi lançada.

A obra é genial, digna de 5 estrelas e de nossa leitura e reflexão para todo o sempre.

Gaabiis 19/02/2024

15 anos depois...
Finalmente li essa obra, diria que com 15 anos de atraso, pois na época do ensino médio e vestibular não li e me contentei com as explicações da professora.
Mas hoje vejo que tenho muito mais maturidade e posso aproveitar bem mais a leitura desse clássico do que aos 15/16 anos, então não considero um atraso.
Dito isso, um livro genial e revolucionário. De linguagem difícil, sim, para ser lido devagar absorvendo todo o contexto.
A forma como ele critica a sociedade da época, crítica válida até os tempos atuais, e olha que estamos falando de uma obra de 1881!
Não consegui criar nenhuma simpatia pelo personagem principal, justamente por tê-lo visto em tantas pessoas por aí. Talvez não tenha conseguido simpatizar com ninguém além de D. Plácida e Nhã-Loló.
Primeiro livro de Machado de Assis que leio, gostei bastante e pretendo ler outros.

dalonso 19/02/2024

Mais um pra conta
Confesso que não foi um dos meus favoritos, mas eu gostei
É um livro clássico, então por isso a linguagem dele é bem difícil, principalmente por ser meu primeiro clássico br eu fiquei o livro todo procurando palavras no dicionário pra tentar entender
Mas, tirando isso, a história é divertida, tem um grande quê depressivo e reflexões que valem muito a pena se aprofundar, além de parecer que o autor conta uma grande fofoca (o que eu desconfio ser meu aspecto favorito)
Recomendo pra quem realmente gosta e tem paciência para ler clássicos, e confesso que mesmo eu sendo uma dessas pessoas o livro não me prendeu muito

Giulia 19/02/2024

Gostei bastante e quero ler mais livros do autor, achei que seria arrastado e de fato achei meio lento, mas toda vez que começava a ler me pegava envolvida a leitura.

18/02/2024

A história é bastante confusa. Mas não irei considerar aqui a escrita, até porque não é uma obra atual.

A história em si é cativante, te faz sempre querer saber o que acontece depois e o que colabora para isto é os capítulos serem extremamente curtos. Aqui tem de tudo, traição, tristeza, abandono, roubo, ambição, egoísmo... o que faz  com que no ponto de vista do leitor você consiga ver o que de fato vale a pena na vida ao analisar a de Brás.
zxsaturno 18/02/2024minha estante
Para mim, escrita de classicos são maravilhosas!

Lanne.Lopes 18/02/2024

Machado com certeza sabe oq está fazendo.
Brás Cubas tem um jeito singular de tratar o leitor, sensacional kkkk

Maria10053 18/02/2024

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria" e assim termina essa obra-prima brasileira.

"A obra em si mesma é tudo: se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se te não agradar, pago-te com um piparote, e adeus"
Achei que seria uma leitura chata e difícil, mas foi interessante. Agradou-me, sim kkkkk
Eu achei a leitura divertida. Esse Brás é uma figura e tanto. Gado, possessivo, ciumento, irônico kkkkkk
A única negativa foi a linguagem ser um pouco diferente (é óbvio), mas não acho que isso seja desculpa para não ler. Eu gostei bastante da escrita do Machado. Um verdadeiro gênio! Que cara espetacular. Esse livro é diferente de tudo que já vi. Um defunto autor, aiai. E a forma como ele conta, muitas vezes fugindo do foco, contando outra coisa e depois voltando... me identifiquei, muitas vezes fujo do foco também kkkkkk

Joy 18/02/2024

Meu primeiro Machado. Surpreendente!
Nunca fui muito chegada à literatura brasileira, não sei bem por que motivo. Ler Machado de Assis não era uma meta, por muito tempo, mas agora tenho me dedicado aos clássicos, e ele não poderia ficar de fora. Comecei a leitura de Memórias Póstumas sem saber o que esperar e, no decorrer da história, eu tive a sensação de que minhas expectativas (mas, que expectativas?) estavam sendo mais do que supridas. Esse livro é de uma qualidade? dificilmente encontramos algo dessa magnitude na literatura contemporânea. Recomendo! Aos temerosos, coragem e aproveitem a viagem!

lightweaver 18/02/2024

Eu fiquei com uma pessoa que tinha outra pessoa (sabido entre as duas partes).
Esse autor claramente é um gênio, uma pessoa muito á frente de seu tempo. Não queria falar muito tecnicamente sobre esse livro mas a verdade é que quem escreveu ele é um gênio. Um gênio em análise psicológica de personagens, um ótimo contador de histórias e também um ótimo usuário da língua portuguesa. Ele escreveu um romance que durou mais que a música da Sonia Mendes, mais de um ano e meio. Prosseguindo. Percebi algo que me deixou louco enquanto lia esse livro, da para perceber claramente que o autor desse livro tem como língua materna o português e que esse livro não é traduzido de outro idioma para o nosso, ele nasce português. Ou talvez seja porque o livro é do século 19 mas eu acho que não, já tinha a minha suspeita quando li Capitães de Areia do Jorge Amado e se confirma agora com essa leitura concluída de Machado de Assis. Fascinante.
Eu diria que o verdadeiro vilão dessa história é o tempo, ou talvez ele seja um anti-herói e o vilão sejamos nós, aqueles que o desperdiçam de forma tão leniente, de mão beijada o deixamos escorrer pelos dedos como água e que também desperdiçam a passagem dele. Mas o tempo (e é outro ponto em que eu espero a indulgência dos homens pensadores!), o tempo caleja a sensibilidade, e oblitera a memória das coisas. É um fenômeno absoluto. O protagonista dessa história é um defunto autor, ele escreve a sua história depois de morto (isso deve fazer sentido em algum lugar) e talvez seja por esse motivo que a história seja bem melancólica, afinal de contas é um defunto que teve uma vida peculiar (ele é um fruto de seu tempo, acho que isso basta para o definir um pouco) quem a conta. Por ele ser um defunto autor, também tem as características (de um defunto), um defunto (autor) é desprovido de qualquer tipo de decoro e de fato não há decoros narrativos por aqui. A história é recheada de sarcamos, deboches e ironias contra uma sociedade completamente contraditória. Eles vivem entre a piedade religiosa, a brutalidade da escravidão e hipocrisias sociais sem limite. Esse autor faz tudo isso de uma forma tão engraçada que eu me peguei rindo muitas vezes.
Os personagens dessa história são ótimos, todos eles foram bem construídos e bem abordados e ela (a história) não teria sido a mesma caso algum deles tivesse ficado de fora. Imagine o absurdo. Recomendo esse livro para todos que tenham a curiosidade e o destemor de encarar os terríveis clássicos que é vendido e atribuído ao Machado de Assis. Sempre tive uma visão desgostosa do Brasil (exportado diretamente do tio-sam) e ler clássicos está me ajudando na construção da minha identidade nacional. Imagine só, estou vivo há 29 anos e mesmo depois de uma vida inteira de pura ignorância (e de desgosto por tudo aquilo que é nacional) cá estou, tentando descobrir e desbravar esse lugar que é o Brasil e também a sua história. Não estou mais padecendo de um modo cru, porque o tempo é indiferente ás virtudes do sujeito; quando rói, rói; roer é o seu ofício. Nunca é tarde demais (até ser, portanto aproveite).
Gean 18/02/2024minha estante
Filósofo.

Gean 18/02/2024minha estante
Muito boa resenha.

Helena 17/02/2024

Simplesmente genial
Machado é fantástico e em especial neste livro, faz uma das maiores sacadas da literatura mundial contando a história por meio de um romance póstumo.
Ele não tem medo de denunciar as mazelas da época, não tem medo de mostrar as misérias do ser humano e como nem tudo na vida é lindo e somos extremamente falhos.
Uma história rica em citações, te deixa curioso por saber um pouco mais sobre as inúmeras menções a obras e histórias. A edição da antológica em especial deixa a leitura mais fácil, com explicações valiosas em suas notas.
Enfim, Machado mais uma vez ganhando meu coração por simplesmente contar a realidade nua e crua, mostrando que a vida é ordinária e não um conto de fadas.

Carla681 16/02/2024

Uma obra prima da literatura brasileira, o tipo de clássico que todos deviam ler. Nesse livro, a proposta de um defunto autor que trás suas memórias e ao longo do livro vai contando elas e conversando com o leitor sobre essas memórias e seus pensamentos? um livro incrível de Machado de Assis, de leitura fácil e fascinante.

LarissaVenancio 15/02/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Foi necessário adotar um ritmo mais lento devido o pouco contato que possuo com clássicos. Entretanto, a leitura foi muito proveitosa.
A abordagem de Machado de Assis nessa obra é bem gostosa, sinto como se o defunto autor fosse alguém próximo me contando suas aventuras, seus pensamentos absurdos, íntimos e confusos. Além disso, o humor ácido é extremamente cativante, o que me fez sentir saudades quando decidi fazer pausas mais longas para assimilar o sentido do texto.
Sobre a edição da Antofágica, posso dizer que foi uma experiência muito linda e de uma sensibilidade incrível ter acesso as ilustrações de Portinari, que ao meu ver só enriqueceu a leitura e deu vida ao texto.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Amei sua resenha, Matilda! Parabéns. Pretendo reler esse, quem sabe ainda esse ano ?

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Que bom que gostou Dominique! Também gostei da sua do livro Helena, Machado de Assis é um grande escritor mas também erra. Ainda bem que temos senso crítico e não o colocamos num pedestal, como muitos leitores brasileiros e que o consideram imune a crítica.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
A maioria das obras que já li dele foram leituras da adolescência, na época eu gostei muito, mas tinha outra cabeça. A experiência de leitura agora, que estou um pouco mais madura, é muito diferente. Ainda preservo muita estima por Machado e confesso que é bem difícil pra mim criticá-lo; faz parte da minha história, da construção da minha identidade. Por outro lado, romper com esse "endeusamento" também representa muito pra mim. É possível gostar de um escritor sem passar pano nos erros, concordo contigo sobre exercer o senso crítico.

Matilda_books 15/02/2024minha estante
Aguardo ler sua resenha de Memórias Póstumas de Brás Cubas, agora que irá o ler novamente com um olhar mais maduro. Eu tenho 18 anos, essa idade eu diria que é o muro que divide a adolescência da vida adulta.

Matilda_books 16/02/2024minha estante
Gostaria de acrescentar, que já li outros livros de Machado como Dom Casmurro e O Alienista, mas a história de Brás Cubas não me agradou tanto quanto os outros, acredito que isso se deva por ser a primeira experiência de realismo no Brasil. Esse foi apenas um ensaio para que ele tivesse o título com mérito de destaque no realismo brasileiro.
Se não lhe for incomodo, me envie no privado o seu user do Instagram para te seguir, gostei de trocar ideia contigo ??

missi-dominique 16/02/2024minha estante
Combinado! Tô tentando ler em ordem cronológica, o próximo é Iaiá Garcia (primeira leitura).
Obs: Quem me dera ter a sua mentalidade com 18 anos! Eu era o pó do pó da terra, uma vergonha. Vou acompanhando suas outras leituras por aqui.

Amandha17 14/02/2024

Memórias póstumas de Brás Cubas
Um clássico é um clássico.
Embora tenha sido um pouco difícil no começo compreender as palavras e narrativas, já que o português é mais complicado, foi um livro muito cativante.
A história de vida e morte do Brás me prendeu muito e suas reflexões são importantes.
Devemos dar mais importância aos clássicos brasileiros também, adorei.