Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

lu 03/02/2024

Eu gostei, assim...o Brás é um playboy que não deu certo em cada mas muitas das coisas parecia falta de sorte mesmo e eu ficava até com pena? Sim, fiquei com pena. A leitura é mais difícil do que Dom Casmurro, tem mais ironia e metalinguagem que Dom Casmurro e Quincas Borba e eu gostei bastante.
Chandler_bing 04/02/2024minha estante
Também estou achando a leitura mais difícil do que Dom Casmurro. Pensei que fosse só eu.

Nina Souza 03/02/2024

Um livro para ser (re)lido [5/193 países - EUA]
O quinto país escolhido para vivenciar uma aventura de volta ao mundo foi o Brasil, e eu não poderia deixar de representá-lo com um livro de um autor que é um marco definitivo da literatura brasileira.

“Memórias póstumas de Brás Cubas” subverte as convenções da época, de forma que se desvincula completamente da configuração colonial e permite que haja uma nova invenção e construção da literatura brasileira e, consequentemente, do próprio Brasil.

Acaba sendo um marco do realismo, e introduz um narrador improvável e sem nenhum tipo de credibilidade: um defunto autor, que escreve os fragmentos de sua vida após ter falecido, tornando-o um verdadeiro fracassado de sucesso.

A obra apresenta diversas características multiculturais que, por serem frutos de pensamentos políticos e intelectuais de uma determinada comunidade, compõem a formação do sujeito e a formação da identidade brasileira.

Brás Cubas é um personagem delicioso que expõe arranjos sociais, formalidades, politicagens e situações de vida do século XIX e todo o funcionamento da lógica de época em uma dualidade constante nas entrelinhas – que não funciona para todos os leitores.

Por ser uma leitura social de uma publicação de 1881, “Memórias póstumas de Brás Cubas” não é um livro fácil. É um livro cheio de hipocrisia, de sonhos e manipulações, erudição e revolta, que se utiliza das letras para a elaboração e materialização da raiva, do absurdo e de metáforas complexas que tornaram a minha experiência literária cansativa – e, em muitos aspectos, difícil.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Amaro 02/02/2024

Comicamente filósofico
Para que queres tu mais alguns instantes de vida? Para devorar e seres devorado depois? Não estás farto do espetáculo e da luta? Conheces de sobejo tudo o que eu te deparei menos torpe ou menos aflitivo: o alvor do dia, a melancolia da tarde, a quietação da noite, os aspectos da Terra, o sono, enfim, o maior benefício das minhas mãos. Que mais queres tu, sublime idiota? ? Viver somente, não te peço mais nada. Quem me pôs no coração este amor da vida, senão tu?

Thalyta86 31/01/2024

?Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero, que está longe de vir dos seus modelos?

Amanda Ayres 31/01/2024

O melhor do Machado de Assis até agora?
Durante o livro ?Memórias Póstumas de Brás Cubas? o Machado de Assis nos conduz a uma narrativa repleta de reflexões, ironias e hipocrisias. É um livro genial, com uma forma revolucionária de contar história. É imprescindível notar o quão brilhante foi Machado de Assis em usar de sua revolta com as atitudes da elite brasileira de sua época, para escrever essa brilhante obra que é repleta de ironia e um sofisticado humor.
Brás Cubas, o personagem principal, era um homem privilegiado que pertencia a uma ótima família. Ele teve diversas oportunidades durante toda a sua vida, devido a sua posição social. Mas ele acabou se tornando um homem sozinho, que durante os seus 64 anos de vida não construiu nada que o deixasse marcado na história. Ele teve uma vida medíocre, de aparências e sem amores verdadeiros. Mas ele pensa que teve uma vida grandiosa e vitoriosa.
A excelência desse livro, me fez considerar o melhor que eu já li do escritor até hoje!

Louielu 30/01/2024

Hmmmmm diliça
Gente, sério, só memórias (sacaram?) boas desse querido. Leitura super rápida e fluída, muito fácil e gostosinha mesmo.
Super recomendo pra quem quer começar a ler os livros do Machado. Livrinho cheio das fofocaiada e intrigas e, mds, que vida em seu Brás.

rafaelladelua 30/01/2024

Exaustivamente bom
por ser uma parte da literatura clássica brasileira, eu já esperava que fosse uma leitura desafiadora, mas não imaginava que seria tanto. além de eu ter precisado consultar o significado de várias palavras, as metáforas eram de tão complexa interpretação que por muitas vezes dificultavam (ou simplesmente impediam) a minha compreensão do decorrer dos fatos.
brás cubas, o protagonista, está morto e desenha, nessas páginas, um apanhado das suas desventuras. suas frustradas investidas amorosas, profissionais e sua longeva amizade com quincas borba, do qual surgiram filosofias que muito inspiraram o homem. uma obra assim, que traz no título tamanho spoiler, tem por si própria, o desafio de ser envolvente e o de surpreender. tendo isso em mente, achei que alguns acontecimentos foram vagos e pouco coesos, o que pode ser facilmente perdoado pelo fato de termos um narrador personagem ?defunto autor?. no entanto, é fácil se sentir exausto de tal enredo que é pouco linear e bastante redundante.
é válida uma menção honrosa à personagem virgília e à construção do relacionamento complicado que ela tinha com brás cubas, que demonstrou imensa coragem de fazer tanto por ela. característica essa que foge à miséria, da qual o protagonista expressa se orgulhar de ?não ter transmitido a nenhuma criatura o legado?.
de modo geral, minha experiência de leitura foi positiva. a diferença foi nítida para a de dom casmurro, que, embora do mesmo autor, eu achei bem mais simples de interpretar, embora nem de longe tão profunda. em diversos trechos dessa obra, precisei parar e assimilar a forma como eu me identifiquei com os humores narrados por machado de assis. a sensibilidade e exatidão com as quais ele enxerga o comportamento do homem se mostram, mais uma vez, exímias.

Nathalia.Petelin 29/01/2024

Uma obra magnífica !
Aos que estão acostumados e simpatizam com a escrita clássica , recomendo . Aos que gostariam de começar leituras desse gênero, acredito que vale a pena ( vá com calma , respeitando seu tempo ).
A Maestria de Machado de Assis me encantou durante a colocação das histórias vividas por Brás Cubas, muitas reflexões me fizeram pensar e me conectar verdadeiramente com a obra .
Simplesmente espetacular ?

Amanda.Santos 29/01/2024

Buguei totalmente
Terei de ler novamente, li outras resenhas e a maioria disse ter compreendido melhor o livro após a terceira leitura.

Isaisaisaebebeb 29/01/2024

Não é o tipo de livro que eu estoi acostumada a ler, portanto me custou um pouco. Mas mesmo entre as palavras difíceis e expressões complexas você consegue enxergar a história é entender o que está querendo se passar.

Se você conseguir sentar e realmente se concentrar em entender, e não só ler por ler, você vai conseguir entender o motivo por ser tão genial e ter perdurado por tantos anos sem se tornar ultrapassado

Lethycia11 28/01/2024

No começo o Brás é um chato mimado, mas depois simpatizei muito com ele e pensei muitas vezes ?eu também Brás, eu também me sinto assim?. a maneira que o Machado escreve é de prender qualquer um!!!!!

NathalieB.Oficial 28/01/2024

Clássicos são Clássicos!
Livro super divertido e leve, por ser clássico tive um receio da escrita ser muito maçante mas foi bem fluida, e por ter capítulos curtos nem percebes que tas a ler bastante.
Recomendo para quem quer começar a ler clássico ou Machado de Assis

Chapeleiro2 28/01/2024

Uma sacada incrivel
Logo de inicio eu fiquei na cabeça, não merece 5 estrelas, putz, que linguagem estranha, mas eu dei desconto por ele ter sido escrito em 1881, mas depois nem presisei disso, depois que sai da inercia a linguagem rebuscada era o de menos, a leitura se tornou incrivel. O livro é triste, Brás passou metade do livro escolhendo sua vida de acordo com as vontades de seu pai, o que lhe priva de muita coisa, só teve fracasso na vida amorosa e termina o livro retratando a vida como uma miseria. Leitor, esse não é um livro que irá te dar uma lição de moral nos ultimos capitulos, do inicio ao fim ele mostra a trsite vida de Brás Cubas, mas nem por isso ela deixa de te envolver, se você é uma pessoa que gosta de classicos e não se importa com uma linguagem antiga recomendo este livro com unhas e dentes.

Sabrina 28/01/2024

Foi um livro difícil de engatar (acho que por conta de tantas referências que eu não sabia kkkrying), mas no fim das contas, foi. Tanto a escrita de Machado é complicada quanto nosso personagem principal não é nada cativante. Mas essa é a graça dos livros do Machado; ele nos permite ver essa sociedade pomposa com suas faces reais, que não são nada bonitas ou corretas. Brás Cubas passa sua vida toda (e morte também, na minha opinião) justificando-se sobre seus atos de hombrifade que, pra mim, só há floreios e zero honestidade. Apenas um homem que desejava deixar seu nome gravado entre os homens. Realmente Machado de Assis é um PUTA escritor, que nos deixa desconfortáveis, indignados... enquanto ele sorri e vê o circo pegar fogo hehe.