Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Duda 04/03/2024

Matamos o tempo;o tempo nos enterra
BONÍSSIMO!!!
Que obra genial!
A história é narrada por Brás Cubas que, após sua morte,resolveu documentar sua vida, expondo todas os seus desamores,vaidades,dores e desassossegos.
E tudo isso,com uma pitada de ironia e humor.

Foi minha primeira experiência lendo algo do Machado e me pergunto: POR QUE NÃO LI ISSO ANTES??

O livro,em suma: Irretocável.

Muquicoð 03/03/2024

Perfeito
Esse livro é pura perfeição. Primeiramente, por saber que ele é contado por um autor morto, oque o torna mais interessante ainda.
E segundo, pois ele é do Machado de Assis, e esse livro demonstra o quanto a genialidade dele vai ALÉM.

E.M. Souza 02/03/2024

?Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas."

Vou tatuar essa algum dia, me aguardem.

Ana Carla 01/03/2024

Brás Cubas
Brás Cubas é o narrador-personagem que, após sua morte, começa a escrever suas memórias. Alguns capítulos são irônicos, engraçados... outros, porém não, além da não linearidade entre eles. Vasto vocabulário Machado de Assis nos apresenta!

Diego1018 01/03/2024

Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o...
Este romance é um divisor de águas na literatura brasileira. Um livro escrito por um defunto autor, cuja dedicação foi "ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver". Diferentemente de suas obras anteriores, as quais possuem traços de seriedade e afirmação de valores morais sólidos, Memórias póstumas denota amoralidade e irreverência de Brás Cubas com pitadas de humor.

Resumo: perfeito.

Luiz Rodrigo de 01/03/2024

Aos vermes e ao hipopótamo azul saudamos Brás Cubas.
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis

Décima Quarta leitura de 2024
Período: 26/02/2024 à 29/02/2024
Páginas lidas 480/4.732

Eu amei o tom Irônico em toda a narrativa, o fato de que ele já morreu e não tem nada a esconder. Da introdução do romance a última frase, ironia pura. E torna tudo mais divertido.
As alucinações nos momentos finais da vida com direito a hipopótamo azul e um debate com a mãe natureza .
Os amores de Brás é um destaque a mais. Me divertir com o relacionamento dele e Marcela,que era tão sagas e esperta do que o velho Brás. Outra coisa que até coloquei no meuvdestaques no Skoob, qual foi a parte que Brás Cubas não entendeu que ele deveria se casar com Virgilia não a tornar amante dela, fazendo meia vontade do pai.
Outra coisa que a mim foi uma armadilha foi a presença eteria de Quinquas Borbas. Falo de armardilha piis me senti na pirâmide não da Marvel, mas da machadiana.
Eu comentei com alguns amigos que no colégio li pouco Machado, dois contos e um romance, mas nada consagrado, como Dom Casmurro ou meamo as Memórias . E devo dizer que a cada leitura de Machado é uma experiência melhor que a outra.

Dida 01/03/2024

Toda vez que leio absolutamente qualquer coisa de Machado eu tenho a mesma sensação: pq nao li isso antes?????? O cara é simplesmente um genio em tudo que escreveu, uma mente MUITO a frente de seu tempo, que revolucionou o mundo literário pra sempre.
Pra mim esse livro é uma critica a todos nós, como sociedade. O livro é tao bom que vc tem raiva do Bras Cubas por ele se achar tanto tendo sido uma pessoa tão medíocre em vida, mas ao olhar pra nós mesmos, nao somos todos um pouco como ele? Achamos ser muito mais do que somos, que fazemos muito mais do que fazemos, que nossas realizações são extraordinárias, quando na verdade a maior parte de nós somos apenas seres extremamente comuns, que mal seremos lembrados após os vermes roerem nossas carnes. Friso aqui o capítulo do delirio, o do dialogo através das reticências, e o de "como ele não foi ministro" pra mim são obras-primas por si sós. Simplesmente genial.

carlosmanoelt 01/03/2024

?Não transmiti a ninguém o legado da nossa miséria.?
Acredito que minha antiga professora de Língua Portuguesa e Literatura encontra-se feliz agora, sua influência foi de grande valia para o meu entendimento e deleite da obra. Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis é uma obra-prima da literatura brasileira, responsável por inaugurar o realismo no Brasil, em franca oposição ao romantismo. Sendo um romance transgressor, é narrado por Brás Cubas, defunto-autor que, após a morte, decide escrever suas memórias. Com muitos capítulos curtos e de forma não linear, o protagonista, representante da elite burguesa carioca do século XIX, narra a sua trajetória desde o nascimento até a morte, tendo como fio condutor o seu relacionamento extraconjugal com Virgília, casada com Lobo Neves. A crítica social e a reflexão sobre a condição humana são temas centrais da obra, que aborda questões como a hipocrisia da sociedade, o egoísmo humano e a vaidade. A narrativa inovadora, com sua estrutura fragmentada e a quebra das convenções narrativas da época, demonstra a genialidade de Machado de Assis. Sua escrita perspicaz e cheia de humor negro desafia o leitor a refletir sobre a existência e os valores morais. Outrossim, ?Memórias Póstumas de Brás Cubas" continua relevante até hoje, sendo objeto de estudo e admiração tanto no Brasil quanto no exterior.
book.hiraeth 02/03/2024minha estante
Eu amo esse livro

carlosmanoelt 02/03/2024minha estante
é muito bom

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

A informação crucial da narrativa da vida de Brás Cubas é de conhecimento geral: ela é contada de uma perspectiva posterior à sua morte e dedicada ao verme que roeu as duras carnes de seu cadáver. um dos grandes spoilers da literatura nacional, dado pelo próprio autor. aqui Brás Cubas tece uma autobiografia nada óbvia e apenas parcialmente linear, já que começamos pelo fim e a partir dele retrocedemos ao início de sua vida.

Brás Cubas é um retrato de seu contexto: um filho da elite carioca do século XIX que não precisa ter mérito algum, afinal o único mérito nescessário para aqueles que nascem como ele é justamente sua origem. uma criança cruel, um adolescente esbanjador e um adulto medíocre. seu dinheiro e seus acessos lhe permitem tudo: ser detentor de uma criança escravizada mesmo após a abolição da escravatura, conquistar um amor com as mais finas joias, estudar direito em Coimbra, adentrar o universo político e até mesmo desenvolver seu próprio medicamento - o emplasto Brás Cubas.

todas essas características da personalidade e das vivências de Brás Cubas podem fazer dele um personagem odiável, mas acredito que a decadência que acomete sua vida apesar de tudo que lhe é permitido ter faz o balanço e nos permite nutrir por ele certa empatia. ele não consegue manter os relacionamentos ou ter um amor saudável e correspondido, não tem herdeiros, não consegue ser eleito ministro e ainda morre sob a ineficácia de seu próprio emplasto.

a decadência é uma grande marca desta história e acredito que dela vêm algumas das maiores críticas de Machado a essa elite carioca do século XIX. as críticas estão também nas ironias, nas referências que mesmo o leitor desta elite carioca do século XIX precisa penar pra captar, nos exageros, nas reflexões de teor filosófico, na narrativa fragmentada. em cada detalhe da construção da história.

além de ter esta construção tão incrivelmente bem feita, Memórias Póstumas de Brás Cubas ainda é um livro divertido. há nele um humor autodepreciativo que só pode ser tão desinibido por ser como é: construído por alguém que já morreu, que não deve nada a ninguém e que não tem nada a perder.

quero ler mais e mais de Machado!

miaolivia 29/02/2024

Um suco de tudo e nada coberto por poesia
É um livro legal, mas é um livro chato e há momentos que eu nem sabia mais o que estava lendo até que voltamos para a história mais uma vez.

História essa que existe, mas é praticamente pano de fundo para um bocado de páginas sobre muita filosofia e qualquer coisa sem importância que é no fundo importante. A jóia do livro mesmo não é a história, mas quem está escrevendo ela e um amontoado de palavras mas lindo e inspirador que eu já li na minha vida.

Geymerson0 27/02/2024

Essa resenha eu teria que escrever em todos os livros de Machado de Assis kkkkk

Mas é um ótimo livro, um dos melhores que li e a ideia como Machado de Assis usa o sarcasmo é o que mais chama a atenção.

Choquei.amo-te 26/02/2024

Obra genial da literaruta brasileira, Memórias póstumas de Brás Cubas é um livro extremamente fascinante, a singularidade do "autor defunto", as críticas à sociedade carioca ( que são na verdade universais ) o tom de humor e irônico da obra, entre outros fatores que solidificam esse livro como um dos 10 melhores da literatura brasileira

Gabriel 26/02/2024

Memorias
Eu me lembrava deste livro de modo divertido e até cômico, mas relendo não senti a mesma sensação, ainda é um livro muito bom, mesmo eu achando alguns erros ortográficos nesta edição, ainda é uma edição linda!

Rafaellamfferreira 25/02/2024

Um gênio da literatura!
Ler Machado em épocas diferentes da vida é absorver a genialidade do nosso maior autor de forma distinta. Amo reler e me encantar com sua inteligência e rir das suas ironias.