Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Juliana Ascoli 25/02/2024

Vou falar o que de um livro que eu já tinha amado quando li no colégio (e faz tempo)? Eu devia ter feito essa releitura antes! Esse ano pretendo reler outros do Machado também, definitivamente!

Emilly.Silva 25/02/2024

De início, achei a escrita do machado de Assis bem complicada, mas no decorrer da história ficou muito fácil ler a obra. Brás cubas relata o decorrer da sua vida, do seu nascimento até a sua morte.

Gisa 25/02/2024

Clássico perfeito
O livro é maravilhoso gente, Machado de Assis nunca erra né? Narrativa na forma de memórias muito bem escrita e com o tom machadiano. O livro é um romance realista que retrata a sociedade da época de forma sútil no ponto de vista de um personagem da classe média-alta, retratando suas frustrações e amores mal resolvidos com um tom crítico em alguns pontos. Eu amei o livro e como descreve bem o ser humano e a sociedade da época, além disso, fica a reflexão sobre vários assuntos e sobre a vida e a morte,vale super a pena a leitura!!!

Cl.lcs 25/02/2024

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver
Que clássico! é um livro que eu sempre tive curiosidade de saber como seria ler por conta da dedicatória e pela vontade de ler um clássico brasileiro e sinto que escolhi o melhor possível, que personagem é o Brás Cubas, é um playboy filhinho de papai e isso você até se irrita com algumas atitudes de playboy dele, mas ainda assim tem um carisma incrível e você torce por ele que chega a ser de forma triste porque você sabe o final assim que começa, mas descobrir a história é uma experiência incrível, você ver uma pessoa boa como a Eugênia e começa a xingar o Brás por magoar ela, mas com a Virgília, que personagem foi a Vi, você torce para ter sido diferente onde eles estivessem bem e dessem certos, foi especialmente doloroso para mim e Marcela fez ele sofrer e muito kkkkkk.
A escrita é impecável você não sente o pesar de nada, é um entretenimento incrível e que você se pegará lendo sem parar por curiosidade de como se desenrolou as coisas
um livro que com certeza recomendo, se um dia tiverem a oportunidade de ler, leiam.

Carolina 23/02/2024

Teste
Gostei ksksksksk já anjinho qndjxjjsjwa bh JJ x wjajdjxj wnsjxjw wnsjxjwnq and and d ana s kkk vc bjs

Laryssa317 23/02/2024

Achei a leitura um pouco complicada por conta da linguagem da época. A crítica social retratada nesse livro que embora tenha sido publicado em 1881 ela continua sendo muito atual, rendendo boas reflexões. Os personagens não me cativaram tanto mas é uma leitura que vale a pena.

Maria9002 23/02/2024

Machadinho brocou, broca e vai continuar brocanco
Meu terceiro livro do Machado de Assis, bom de mais
Agora q eu tô mais velha, já tô conseguindo entender mais as coisas e tbm interpretar, os livros dele viraram muito mais revigorantes de ler
Foi divertido ler o drama da vida de Brás Cubas, dramas esses a ele mesmo criou, essa sinceridade q sócio um cadáver pode promover deu um toque diferencial pra história
Engraçado q agora na escola, eu estou aprendendo sobre o Realismo literário, e não sei se vcs sabem, as obras de Machado são dessa época. Elas são dramas e romances e tragédias, mas, realistas, q mostram a desgraça q o mundo é de uma maneira bem legal?
Muito massa

Naosabo 21/02/2024

Jalcemir
Não tem como, é elite demais.

Ps. Alienista é melhor, bem melhor! Agora eu preciso alcançar o mínimo de caracteres para isso ser validado.

Caroline.Morgue 21/02/2024

Vale a leitura
Indicaria a um amigo a leitura. Como muitos ja tinham abordado aqui mesmo, o livro trás vários capítulos pequeninos que são narrados por um defunto sendo este Brás Cubas. Gostei do livro mesmo achando umas partes meio chatinhas como a criação de uma "religião" pelo Quincas Borbas, uns devaneios que não entendi bem, mas que não tiraram o prazer de continuar lendo.

duda 20/02/2024

Como está no próprio título, vamos nessa história rever a vida do defunto autor Bras Cubas, um herdeiro que é "perdido" na vida, já que ela é tomada de indecisões e incongruências, ele nunca está certo do que quer e nada da certo para ele. Além disso, o livro traz um humor ácido para criticar as filosofias da época e os modos da burguesia, com a sutileza de nos fazer refletir sobre escolhas, vida e morte.

Julio.Jose 20/02/2024

O defunto autor mais genial da literatura
Depois de anos de leituras de trechos para o ensino médio eu retorno à obra nessa (mais uma) edição da Antofágica.

São tantas citações e referências
clássicas (óperas, peças, livros, pinturas etc) que uma edição com notas é fundamental pra entender a obra.

Se a obra em 2024 é vanguardista, estranha, peculiar, inventiva etc Imaginem quando foi lançada.

A obra é genial, digna de 5 estrelas e de nossa leitura e reflexão para todo o sempre.

Gaabiis 19/02/2024

15 anos depois...
Finalmente li essa obra, diria que com 15 anos de atraso, pois na época do ensino médio e vestibular não li e me contentei com as explicações da professora.
Mas hoje vejo que tenho muito mais maturidade e posso aproveitar bem mais a leitura desse clássico do que aos 15/16 anos, então não considero um atraso.
Dito isso, um livro genial e revolucionário. De linguagem difícil, sim, para ser lido devagar absorvendo todo o contexto.
A forma como ele critica a sociedade da época, crítica válida até os tempos atuais, e olha que estamos falando de uma obra de 1881!
Não consegui criar nenhuma simpatia pelo personagem principal, justamente por tê-lo visto em tantas pessoas por aí. Talvez não tenha conseguido simpatizar com ninguém além de D. Plácida e Nhã-Loló.
Primeiro livro de Machado de Assis que leio, gostei bastante e pretendo ler outros.

dalonso 19/02/2024

Mais um pra conta
Confesso que não foi um dos meus favoritos, mas eu gostei
É um livro clássico, então por isso a linguagem dele é bem difícil, principalmente por ser meu primeiro clássico br eu fiquei o livro todo procurando palavras no dicionário pra tentar entender
Mas, tirando isso, a história é divertida, tem um grande quê depressivo e reflexões que valem muito a pena se aprofundar, além de parecer que o autor conta uma grande fofoca (o que eu desconfio ser meu aspecto favorito)
Recomendo pra quem realmente gosta e tem paciência para ler clássicos, e confesso que mesmo eu sendo uma dessas pessoas o livro não me prendeu muito

Giulia 19/02/2024

Gostei bastante e quero ler mais livros do autor, achei que seria arrastado e de fato achei meio lento, mas toda vez que começava a ler me pegava envolvida a leitura.

18/02/2024

A história é bastante confusa. Mas não irei considerar aqui a escrita, até porque não é uma obra atual.

A história em si é cativante, te faz sempre querer saber o que acontece depois e o que colabora para isto é os capítulos serem extremamente curtos. Aqui tem de tudo, traição, tristeza, abandono, roubo, ambição, egoísmo... o que faz  com que no ponto de vista do leitor você consiga ver o que de fato vale a pena na vida ao analisar a de Brás.
zxsaturno 18/02/2024minha estante
Para mim, escrita de classicos são maravilhosas!